A autocrítica é uma necessidade da direita, por Nelson Barbosa

Em artigo, ex-ministro diz que analistas que pedem avaliação da esquerda não sabem fechar a recém-aberta Caixa de Pandora

Foto: Reprodução/Twitter

Jornal GGN – A recém-soltura do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) levou os analistas a pedirem que a esquerda faça um exame de autocrítica quando, na verdade, ela é feita constantemente. A afirmação é do ex-ministro da Fazenda e Planejamento Nelson Barbosa.

“Já estamos na autocrítica da autocrítica. Para quem duvida, recomendo participar de alguma reunião interna do PT. O processo não é divertido nem agradável, mas ele ocorre periodicamente em partidos verdadeiramente democráticos”, pontua o economista, em artigo publicado no jornal Folha de São Paulo.

Barbosa diz que, no caso da cobrança dos governos Lula e Dilma, tal exigência de cobrança parece algo desesperado diante das tentativas fracassadas de recuperação da economia e da democracia após o golpe de 2016.

Pelo lado da economia, o ex-ministro diz que foi possível ver a queda dos juros e da inflação, ao custo do lento crescimento de renda e salários, da queda do emprego formal e com aumento do desemprego, e da desigualdade. “O que temos visto é um ajuste desequilibrado, que pune mais quem pode menos”. Pelo lado político, Barbosa diz que a luta contra a corrupção foi uma “cortina de fumaça” para quem não preza pela democracia e sonha com a volta do autoritarismo.

Na visão de Barbosa, quem deveria fazer autocrítica é a direita por conta de todas as manobras feitas para impulsionar o impeachment de Dilma e levar o Brasil à situação em que se encontra hoje. “Não se preocupem com a autocrítica do PT, ela continua viva e aberta ao debate, inclusive com a direita. Se preocupem com a Caixa de Pandora que vocês mesmos abriram e não sabem como fechar”, afirma o ex-ministro.

3 comentários

  1. Lula passou 580 dias preso injustamente diga-se de passagem. Falou que sai da prisão muito melhor o que deve ser verdade
    Porém, Lula continua como se fora Zico falando para torcida do Flamengo todos aplaudem com razões de sobra. Fosse eu o tal do influencer de Lula recomendaria urgentemente ele falar também e principalmente ouvir as torcidas do Vasco e do Fluminense
    A torcida do Flamengo já o conhece de sobra.

Deixe uma mensagem

Por favor digite seu comentário
Por favor digite seu nome