Bancos médios nos EUA pedem socorro ao governo

Tatiane Correia
Repórter do GGN desde 2019. Graduada em Comunicação Social - Habilitação em Jornalismo pela Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS), MBA em Derivativos e Informações Econômico-Financeiras pela Fundação Instituto de Administração (FIA). Com passagens pela revista Executivos Financeiros e Agência Dinheiro Vivo.

Instituições querem garantia de depósitos pelo FDIC por dois anos; depósitos começam a migrar para bancos maiores

Diversos bancos norte-americanos de médio porte pediu socorro aos reguladores federais, buscando a extensão do seguro FDIC a todos os depósitos pelos próximos dois anos como forma de evitar uma corrida maior às instituições.

“Fazer isso interromperá imediatamente o êxodo de depósitos de bancos menores, estabilizará o setor bancário e reduzirá muito as chances de mais falências de bancos”, disse a Mid-Size Bank Coalition of America (MBCA) em mensagem enviada aos reguladores, segundo a Bloomberg News.

O recente colapso das operações do Silicon Valley Bank e do Signature Bank levou a uma corrida de transferência de recursos dos bancos regionais para instituições vistas como grandes demais para falir, como o JP Morgan Chase e o Bank of America.

“Apesar da saúde e segurança geral do setor bancário, a confiança foi corroída em todos, exceto nos maiores bancos”, disse o grupo na carta. “A confiança em nosso sistema bancário como um todo deve ser imediatamente restaurada”, ressaltou a coalizão, acrescentando que a fuga de depósitos aumentaria caso outro banco falisse.

O grupo também citou comentários da secretária do Tesouro, Janet Yellen, de que os backstops implementados até agora protegerão os depósitos não segurados apenas se os reguladores considerarem “necessário proteger o sistema financeiro”.

“É imperativo restaurar a confiança entre os depositantes antes que outro banco quebre, evitando o pânico e uma nova crise”, escreveu o MBCA na carta.

“Embora o custo do seguro de depósito não seja insignificante, a probabilidade de ser necessário é muito, muito menor se todos os depósitos forem temporariamente segurados.”

A carta foi enviada para Yellen, o Federal Deposit Insurance Corp., o Comptroller of the Currency (Controlador da Moeda, em tradução literal) e o Federal Reserve.

Leia Também

3 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. O estado corrompido ajudara com essa crise uma concentração de poder do sistema bancario, se já não exista, me maos de uns poucos feudais . Ditadura é certamente o futuro do capitalismo

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador