
Comentário ao post: “Os programas bem sucedidos de industrialização, por Luís Nassif“
Capital é preciso!, por José Carvalho
Um importante fator para que essas iniciativas possam dar certo, além de melhorar essa coordenação entre os participantes interessados, é ter também capital interessado. Esses são investimentos (NIB , Transição Energética, etc) de prazos médio e longo, que portanto necessitam de decisões firmes.
Tanto essas questões como as que envolvem as MPE’s carecem de fontes de financiamento e de visões claras. Aí entra em campo o tema juros, que dificulta investimentos em prazo médio ou longo.
Mesmo diante das pressões citadas, se a participação dos setores envolvidos for além de buscar benefícios, produzindo também ideias que promovam uma execução eficiente do que se quer alcançar, aí sim aumentarão as chances de sucesso desse potencial.
Outra questão está relacionada a não misturar o assunto tratado com outras coisas. Pode servir como inspiração, porém com tratamento em separado.
Quanto ao presidente Lula, ele fez na sua entrevista coletiva a referência da sua confiança no trabalho desenvolvido pelos ministros e os ministérios, e mencionando que o País vai colher o que está sendo plantado.
O País precisa continuar trabalhando e especulando menos. Não é falando que se realiza as coisas. É pondo a mão na massa.
O texto não representa necessariamente a opinião do Jornal GGN. Concorda ou tem ponto de vista diferente? Mande seu artigo para [email protected]. O artigo será publicado se atender aos critérios do Jornal GGN.
“Democracia é coisa frágil. Defendê-la requer um jornalismo corajoso e contundente. Junte-se a nós: www.catarse.me/jornalggn “
O GGN vai produzir um novo documentário sobre os crimes impunes da Operação Lava Jato. Clique aqui e saiba como apoiar o projeto!

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.
Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.