Irlanda recorre à UE e ao FMI

Irlanda pede formalmente ajuda financeira à UE e FMI

21 de novembro de 2010 | 19h 52, Agência Estado/As informações são da Dow Jones. 
http://www.estadao.com.br/noticias/internacional,irlanda-pede-formalment…

O primeiro-ministro da Irlanda, Brian Cowen, disse neste domingo que seu governo pediu formalmente ajuda à União Europeia (UE) e ao Fundo Monetário Internacional (FMI).

Em entrevista coletiva em Dublin após uma longa reunião ministerial, Cowen disse que os países da zona do euro concordaram em dar assistência ao país com o objetivo de salvaguardar a estabilidade financeira da região e da UE como um todo.
O ministro de Finanças irlandês, Brian Lenihan, disse que a ajuda seria um programa conjunto da UE com o FMI e acrescentou que o Reino Unido e a Suécia também estão prontos para conceder empréstimos bilaterais à Irlanda. Um elemento central do programa será uma “reestruturação profunda” do setor bancário irlandês.

O pedido formal de ajuda abre caminho para o segundo socorro da zona do euro a um de seus membros este ano; em maio, a Grécia recebeu um pacote emergencial de 110 bilhões de euros.

O tamanho da ajuda à Irlanda ainda é negociado, juntamente com as condições, mas o montante pode aproximar-se dos 100 bilhões de euros, segundo uma fonte. 
O pacote incluirá recursos para fechar o déficit fiscal do governo e também para salvar o setor bancário. Analistas dizem que o país pode precisar de pelo menos 80 bilhões de euros para convencer os mercados financeiros de que conseguirá manter sua solvência. As informações são da Dow Jones…….

Luis Nassif

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador