
O Federal Reserve (Banco Central dos Estados Unidos) surpreendeu as expectativas do mercado e anuncia um corte de 0,50 ponto percentual na taxa básica de juros, a maior redução anunciada nos últimos quatro anos.
A autoridade monetária também projeta outro corte de 0,50% nas taxas até o final deste ano, o que levaria o indicador para 4,4%. A expectativa é que as taxas cheguem a 3,4% até o final de 2025.
“Indicadores recentes sugerem que a atividade econômica continuou a avançar de forma sólida. Os ganhos de emprego desaceleraram, e a taxa de desemprego subiu, mas continua reduzida. A inflação fez mais progressos em direção ao objetivo de 2% do Comitê, mas continua um tanto elevada”, disse o colegiado no comunicado divulgado após a reunião.
“À luz do progresso na inflação e do equilíbrio de riscos, o Comitê decidiu reduzir a faixa-alvo para a taxa de fundos federais em 1/2 ponto percentual para 4-3/4 a 5 por cento”, disse o Fed, destacando que o comitê “avaliará cuidadosamente os dados recebidos, a perspectiva em evolução e o equilíbrio de riscos” para realizar cortes adicionais.
“O Comitê continuará reduzindo suas participações em títulos do Tesouro e títulos lastreados em dívidas de agências e hipotecas de agências. O Comitê está fortemente comprometido em apoiar o emprego máximo e retornar a inflação ao seu objetivo de 2%”, disse a autoridade monetária.
Clique aqui e acesse a íntegra da nota do Federal Reserve

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.
Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.