Governo quer retomar exploração de petróleo e gás na Amazônia

Reservas de gás natural na região caíram 47% ao longo da última década, mas ambientalistas e tribos indígenas apontam riscos para região

Jornal GGN – Dois campos de exploração de petróleo da Petrobras localizados na Amazônia eram considerados opções de investimento até que a estatal decidiu concentrar foco no litoral, por conta da descoberta do pré-sal. Agora, o governo pretende retomar a exploração na região.

Dados da própria ANP mostram que as reservas de petróleo do estado caíram 60%, enquanto as de gás natural recuaram 47%, por conta da mudança de foco da Petrobras e pela dificuldade no desenvolvimento de novas jazidas descobertas no começo da década.

O campo de petróleo de Juruá foi descoberto em 1978, e o campo de Azulão encontrado em 1989. A empresa chegou a manter as concessões de tais áreas na gaveta por considerar alternativas de investimento futuro, mas a ANP (Agência Nacional do Petróleo, Gás e Biocombustíveis) a obrigou a decidir entre o investimento e a devolução das áreas. Azulão foi vendido à Eneva em 2018, e Juruá, devolvido à agência e concedido à mesma companhia em leilão no dia 4 de dezembro.

Embora os dois campos sejam vistos como marcos na atividade petrolífera na Amazônia, existe a preocupação entre ambientalistas e lideranças indígenas por conta de possíveis impactos socioambientais – estudo elaborado pela ONG 350.org aponta riscos de impactos nas áreas mais próximas a Manaus em 47 comunidades indígenas e 22 unidades de conservação no entorno.

Outros pontos apontados são o desmatamento provocado pela abertura de canteiros de obras e infraestrutura logística, a possibilidade de aumento de mazelas sociais, migração descontrolada, a pressão sobre serviços públicos e a possibilidade de contaminação do ambiente. As informações são do jornal Folha de São Paulo.

 

 

Leia Também
A vida humana depende da biodiversidade do solo, explica FAO
Povo Guató tenta retomar a rotina no pós-queimadas, mas o trauma e os estragos ainda são muito recentes
As políticas de desenvolvimento regional em pauta no Brasil Milênio
Evangelismo lançou o Brasil numa nova Idade Média, por Rui Martins
Redação

2 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Penso ser mais um fabuloso desperdício de dinheiro, que servirá de álibi e de cortina de fumaça para a sorrateira estratégia de entregar a Amazônia a total perversidade e toxicidade do agronegócio.

  2. Deixe-me lembrá-lo sobre a dramática descoberta do depósito SOLIMOINS, realizada pela empresa russa ROSNEFT. Um pacto com o governador Melo estava sendo traçado em Manaus no dia em que a Polícia Federal recebeu a ordem de “prender todos os russos da cidade”. Com isso, o campo SOLIMOINS começou a funcionar somente após a liberação de todos os turistas em 2016. Porém, os iniciadores da provocação (ato terrorista) continuam a trabalhar na PF AM. Como resultado, a ROSNEFT agora parou de desenvolver o campo.
    https://www.facebook.com/moris.wind/posts/10212233285027896

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador