Meirelles confirma saída do BC

Do Estadão.com.br

‘É o momento certo para encerrar a missão’, diz Meirelles

Ele confirmou que deixará a presidência do BC, mas ressaltou que ainda não indicação oficial para o cargo

Adriana Fernandes, Fernando Nakagawa e Célia Froufe, da Agência Estado

BRASÍLIA – O presidente do Banco Central, Henrique Meirelles, afirmou nesta quarta-feira, 24, que deixará o cargo. “Acredito que um profissional deve iniciar e concluir sua missão na hora certa”, disse ele, durante entrevista coletiva na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado. Meirelles lembrou que regras prudenciais aconselham que um presidente do BC não fique mais do que dois mandatos à frente da autoridade monetária, o que, no Brasil, coincide com o mandato do presidente da República. “É o momento adequado para encerrar a missão.”

Meirelles informou que o anúncio a ser feito da nova equipe econômica será de três nomes. Meirelles, no entanto, não quis dar detalhes sobre as indicações que serão feitas pela presidente eleita Dilma Rousseff. “Não há nenhuma indicação oficial de escolha dos três nomes. Não posso comentar”, ponderou ele, ressaltando que qualquer comentário seria inadequado. “Eu não sou de tomar esse tipo de atitude”, completou.

MeirMeirelles disse que não vai deixar o Banco Central antes do dia 31 de dezembro. Questionado se estava triste em deixar o BC, Meirelles foi enfático: “Estou feliz, gratificado e realizado”.

Meirelles salientou que o Brasil é um País que tem respeitabilidade internacional, bem como o BC, que tem o respeito dos órgãos internacionais. “Isso (a saída do BC) não é algo para ser anunciado em momento inadequado, gerando incertezas e custos desnecessários ao País”, alegou. “É uma decisão pessoal minha. Estou feliz, gratificado. Tenho recebido enormes manifestações de carinho dentro e fora do BC, nas ruas, no exterior”, enumerou.

O presidente acredita que o BC conclua agora mais esse ciclo, com sua saída, um ciclo que conceituou de “sucesso”. Segundo ele, a saída foi acertada com a presidente eleita Dilma Rousseff. “Já conversamos longamente”, afirmou ele, sem, no entanto, dizer se a conversa foi ontem ou hoje. Meirelles disse também que o anúncio da nova equipe será feito pela nova presidente da República mais tarde e que não seria elegante de sua parte dar pistas a respeito de seu substituto

Balanço positivo

O presidente do Banco Central, Henrique Meirelles, fez um balanço positivo da instituição ao longo do governo Luiz Inácio Lula da Silva nesta quarta-feira, 24. Em entrevista coletiva, reiterou que a sua intenção e objetivo eram concluir o trabalho junto com o presidente Lula. “Foi um governo de sucesso que mudou a face do País”, afirmou. Ele destacou sobretudo que a inflação está na meta e que as taxas de juros caíram. Meirelles fez questão de destacar que no início do governo Lula, em 2003, a economia tinha um crescimento médio em torno de 2% e a inflação acumulada registrava patamares muito elevados.

Ele destacou que em maio de 2003 a inflação acumulada em 12 meses estava em 17%. “A inflação está na meta e tem estado na meta”,afirmou. Ele destacou que o Brasil enfrentou com sucesso a crise de 2008.

O presidente do BC abriu a entrevista falando sobre o caso Panamericano, que segundo ele, foi mais um momento de sucesso. Ele ressaltou que a solução para o Panamericano não trouxe prejuízos para os cofres públicos e nem para os depositantes e o sistema financeiro. Segundo Meirelles o custo foi totalmente assumido pelo controlador, com o apoio do Fundo Garantidor de Crédito. “É mais uma história de sucesso no Brasil de enfrentamento de problemas”, disse. Em tom de alerta, Meirelles destacou que não se deve ignorar que a economia e o sistema financeiro tem problemas e que a questão é como enfrentá-los. 

Luis Nassif

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador