
Nota sobre os erros do boletim Focus
por Rodrigo Medeiros
Ontem, 25 de setembro de 2024, foram divulgados os dados do IPCA-15 de setembro que mostraram uma forte desaceleração no índice com relação a agosto (0.13% em setembro contra 0.19% em agosto), e muito abaixo do esperado pelo mercado, que antecipava uma variação no índice entre 0.18% e 0.33% com mediana de 0.28%.
Os economistas do mercado financeiro ERRARAM todos a projeção de inflação em mais de 100% dado que a mediana era 0.28%.
Não é a primeira vez que isso ocorre. As previsões do mercado sobre a inflação tem se mostrado sistematicamente acima do observado pois o mercado tem sistematicamente subestimado o hiato de produto.
Desde final de 2022 o “mercado” tem estimado um hiato do produto positivo – o que deveria levar a um aumento da inflação- mas o observado é justamente o contrário.
O Brasil tem um problema de “missing inflation” de acordo com os cânones dos economistas do mercado, fenômeno similar ao ocorrido nos Estados Unidos depois de 2014.
Talvez o problema resida no fato de que as estimativas de produto potencial são todas backward looking, de forma que, quando o crescimento da economia se acelera, o produto potencial aumenta, deixando os economistas do mercado financeiro com a broxa na mão.
Isso mostra apenas o nível da ignorância deles sobre princípios básicos de Economia. Nada que um pouco de estudo sério não possa resolver.
Rodrigo Medeiros é professor do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes)
O texto não representa necessariamente a opinião do Jornal GGN. Concorda ou tem ponto de vista diferente? Mande seu artigo para [email protected]. O artigo será publicado se atender aos critérios do Jornal GGN.
“Democracia é coisa frágil. Defendê-la requer um jornalismo corajoso e contundente. Junte-se a nós: www.catarse.me/jornalggn “

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.
Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.