21 de junho de 2026

Novo presidente do INSS discute ressarcimento a vítimas

Após determinação de Lula, gestão do INSS inicia planejamento para indenizar vítimas afetadas pelo esquema de roubou R$ 6,3 bilhões
Foto: Marcos Oliveira/Agência Senado

O novo presidente do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), Gilberto Waller Júnior, participa na tarde desta sexta-feira (2) de uma reunião com o Advogado-Geral da União, Jorge Messias, para iniciar o planejamento de ressarcimento às vítimas do esquema bilionário de fraudes no instituto.

Siga o Jornal GGN no Google e receba as principais notícias do Brasil e do Mundo

Seguir no Google

O encontro será realizado na sede da AGU, em Brasília, e deve contar também com representantes da Dataprev, empresa responsável pela tecnologia da Previdência.

A reunião marca a providência após a determinação do presidente Lula (PT) de que as associações envolvidas no escândalo sejam responsabilizadas.

“Determinei à Advocacia-Geral da União que as associações que praticaram cobranças ilegais sejam processadas e obrigadas a ressarcir as pessoas que foram lesadas“, afirmou o presidente durante seu pronunciamento em comemoração ao dia do trabalho.

Lula também teria liberado que o novo presidente do órgão, Gilberto Waller conduzisse uma ampla reformulação no INSS, a fim de estabilizar a crise e recuperar a credibilidade do órgão, informou a TV Globo.

As investigações da Polícia Federal (PF) apontaram que, entre 2019 e 2024, associações cadastraram aposentados e pensionistas sem consentimento, utilizando assinaturas falsificadas para descontar mensalidades diretamente dos benefícios pagos pelo INSS. O prejuízo estimado chega a R$ 6,3 bilhões.

Com a garantia do Planalto e o apoio da AGU, a expectativa é de que o novo comando do INSS consiga recuperar o dinheiro dos atingidos e também fortalecer os mecanismos de controle para impedir que esquemas semelhantes voltem a acontecer.

Leia também:

Acompanhe as últimas notícias:

Milleny Ferreira

Milleny Ferreira é estudante de jornalismo, repórter no Jornal GGN e produtora na TV GGN.

Assine a nossa Newsletter e fique atualizado!

Assine a nossa Newsletter e fique atualizado!

Mais lidas

As mais comentadas

Colunistas

Ana Gabriela Sales

Repórter do GGN há 9 anos. Especializada em produção de conteúdo para as redes sociais.

Camila Bezerra

Graduada em Comunicação Social – Habilitação em Jornalismo pela Universidade. com passagem pelo Jornal da Tarde e veículos regionais. É...

Carla Castanho

Carla Castanho é repórter no Jornal GGN e produtora no canal TVGGN

...

Faça login para comentar ou registre-se.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendados para você

Recomendados