Seis bancos exploram ‘200 milhões de trouxas’, nas palavras de Paulo Guedes

Em vídeoconferência, ministro diz que concentração do sistema bancário significa que a economia brasileira é hostil

foto: Antonio Cruz/Agência Brasil

Jornal GGN – O ministro da Economia, Paulo Guedes, criticou a concentração do sistema bancário brasileiro em videoconferência promovida pelo Itaú BBA.

“Em vez de termos 200 milhões de trouxas sendo explorados por seis bancos, seis empreiteiras, seis empresas de cabotagem, seis distribuidoras de combustíveis; em vez de sermos isso, vai ser o contrário. Teremos centenas, milhares de empresas”, disse, segundo informações do jornal Folha de São Paulo.

O debate contava com a presença de Candido Bracher, presidente do Itaú BBA – e um dos maiores bancos do país. Para contornar a saia justa, Guedes declarou que não foi uma recriminação a algum banco específico ou a uma determinada empreiteira, mas uma afirmação de que a economia brasileira é hostil, com alta carga tributária, por exemplo.

Na visão do ministro, as reformas e ampliação dos investimentos ajudarão a economia a ficar mais competitiva – inclusive com maior valorização dos trabalhadores, já que a mão-de-obra seria menor.

 

Leia Também
Governo Bolsonaro veiculou campanha da reforma da Previdência em sites de fake news
Onde está o dinheiro, por Heldo Siqueira
GGN revisita a trajetória de Moro em projeto inédito. Saiba mais aqui
Redação

14 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Ué? Este sujeito é funcionário do Itaú? Estamos na Era da Transparência, porque paulo guedes nem finge mais para quem realmente trabalha.

    1. Rui, muito bem. Eu acho e, a CF trata disso que os juros deveria ter um teto máximo, o que não teve nem tem e, isso, exploração do 200 milhões de trouxas, é da alçada do ministro da economia e da Fazenda, assim como a tributação dos lucros dos bancos, dos investidores improdutivos ou rentistas, das grandes fortunas, etc, a BA, tá com ele.
      Sebastião Farias
      Um brasileiro nordestinamazônida

  2. De certa forma, neste momento extremo da historia, veremos ao menos um aspecto positivo dessa concentração : se houver uma crise sistêmica do setor bancário , os bancos paquidermicos seguram o tranco. Ao contrário do que aconteceria se tivessemos um sistema pulverizado em pequenas instituições.

    1. Os seis bancos seguram o tranco às custas dos recursos públicos (bail outs)

      Os lucros dia capitalistas são privatizados mas seus prejuízos são socializados

  3. Senhor pseudoministro, favor dobrar a lingua quando se dirigir ao povo, aos 200 milhoes que chama de trouxa.
    E também, quem poderá garantir que v.sas nao faz parte dos 10 milhoes restantes da população que vêm se beneficiando há muito com os lucros do engodo bancário?

  4. De fato deve provocar uma corrida alucinada de investidores…
    Preços fixados em Reais e com o dólar batendo R$6.00 …. China e USA que se cuidem

  5. Pois é,” seis bancos exploram 200 milhões de trouxas”…e um governo de asnos assassinos fazem de tudo para impedir que se gastem recursos públicos com saúde, educação, segurança,etc decorrentes da EC 95, justamente para continuarem pagando juros mais caros do mundo aos seis bancos exploradores. Ou seja, esse idiota ministerial é cumplice dos 6 ladrões…..ou sócio, sei lá….

  6. A concentração dos meios produtivos é real no Brasil, e deve ser combatida à esquerda e direita, porem, nao devemos nos esquecer que essa concentração é cria do centrão, pois é FHC, com a palavra PSDB, FHC e o pupilo Gesner.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador