Trafigura, poupada pela Lava Jato, hoje enfrenta problemas com a crise de commodities

O grupo esteve envolvido em lobbies do meio ambiente e corrupção e foi poupada pela Lava Jato. Agora está em crise

Foto: Divulgação

O grupo Trafigura, a grande comercializadora de petróleo mundial, sob controle de operadores financeiros e que esteve envolvida em corrupção na Angola, quando foi concorrente direta da Petrobras, hoje enfrenta problemas financeiros pela crise no setor de commodities.

Como mostrou reportagem de Luis Nassif, do GGN, no ano passado, o grupo esteve envolvido em diversos lobbies do meio ambiente e negociações suspeitas de corrupção, que ocasionaram a prisão, inclusive, de seu sócio e fundador.

Mariano Marcondes Ferraz, lobista carioca envolvido em esquema de corrupção em Angola e que foi promovido na Trafigura, chegou a ser alvo da Lava Jato, que, por sua vez, blindou o nome do grupo internacional e sequer investigou a concorrente direta da Petrobras.

Em meio à alta dos preços de combustíveis e crise de commodities no mundo, a Trafigura hoje está ameaçada e apela ajuda financeira a outros credores além de seu grupo societário.

É o que noticia a Bloomberg: “Nas últimas semanas, a Trafigura intensificou os esforços para buscar novos financiamentos além de seu grupo tradicional de credores bancários, segundo pessoas familiarizadas com o assunto.”

O grupo teria pedido investimento entre 2 a 3 bilhões de dólares à Blackstone Inc. em troca de ações preferenciais ou outra modalidade de investimento na comercializadora de petróleo.

Segundo o jornal, as negociações também teriam sido feitas com outros grupos, como a Apollo Global Management Inc., BlackRock Inc. e KKR & Co., em troca de ações diretas ou financiamentos de projetos específicos.

Questionada pela Bloomberg, a Trafigura justificou que os contatos foram feitos com o objetivo de “diversificar nossas fontes de financiamento”, omitindo as dificuldades financeiras que está passando.

Redação

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador