As suspeitas sobre a ACCALE no ataque ao Porta dos Fundos

Patricia Faermann
Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.
[email protected]

GGN obteve denúncia criptografada, na qual aponta a Associação como a autora do crime. Eduardo Fauzi seria um dos integrantes. ACCALE nega e a polícia ainda apura

Reprodução de vídeos institucionais da organização ACCALE

Jornal GGN – A Polícia Civil do Rio de Janeiro está apurando os autores do ataque contra a sede da produtora Porta dos Fundos, na última terça (24). Em vídeo divulgado na noite de ontem, o grupo “Comando de Insurgência Popular Nacionalista”, que se diz da “Família Integralista Brasileira”, reivindicou a autoria do atentado. Horas depois, a Frente Integralista Brasileira negou e repudiou a tentativa de associar o movimento ao crime.

O GGN recebeu informações criptografadas com a denúncia de que a organização que se auto-intitulou “Comando de Insurgência Popular Nacionalista” seria a “ACCALE”, uma associação que se descreve como nacionalista, de direita e que segue o Integralismo como uma de suas linhas de defesa. O grupo não está registrado como Associação e, em suas redes, nega ser autora do atentado.

A mensagem recebida pelo GGN, informa ser Eduardo Fauzi olíder da organização do vídeo compartilhado na noite de ontem (26) pelas redes, no qual aparecem três homens encapuzados, dizendo ser do “Comando de Insurgência Popular Nacionalista da família integralista brasileira”.

O áudio do grupo que reivindica a autoria do ataque contra o Porta dos Fundos pode ser ouvido abaixo:

O áudio de uma aula poilítica de Fauzi por ser ouvido aqui:

Eduardo Fauzi Richard Cerquise tem um total de 13 processos ligados ao seu nome, 10 deles no estado do Rio de Janeiro [acesse aqui]. Em um dos casos, ocorrido em 2013, ele agrediu o ex-secretário de Ordem Pública do Rio de Janeiro, Alex Costa. Á época, Fauzi era presidente da Associação de Guardadores Autônomos de São Miguel e seu estacionamento estava sendo desapropriado pela Prefeitura.

A reação gerou uma denúncia por lesão corporal, ameaça, coação, desacato a funcionário público e exercício ilegal de profissão. Em resposta, ele afirmou que “surtou” após o secretário de Ordem Pública “fazer piadas”. No período, o caso foi noticiado pela imprensa. Em vídeo divulgado nas redes, o então presidente da Associação de Guardadores São Miguel falou sobre o assunto, em tom exaltado:

Em três vídeos enviados pela mensagem ao GGN, Eduardo Fauzi aparece participando das atividades da organização “ACCALE”, ao lado das bandeiras com o Sigma, bandeira do Brasil e a bandeira imperial, além de dizeres como “Deus, Pátria e Família”. Em uma delas, ele conduz uma palestra do grupo. Abaixo, foram separados trechos de dois vídeos institucionais:

Sob o nome “Comando de Insurgência Popular Nacionalista”, a mesma organização assumiu em dezembro de 2018 o ataque na UniRio (Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro), quando os integrantes roubaram e queimaram bandeiras com dizeres antifascistas. Em um dos vídeos obtidos pelo GGN, vestindo preto, eles queimam uma bandeira do Partido Comunista.

Outro lado

Em sua página no Facebook, a ACCALE – Nacionalismo publicou uma nota negando a autoria do ataque a bombas na sede da Porta dos Fundos. “Informamos que não temos, em absoluto, nenhuma relação com o ocorrido”, escreveu.

Entretanto, a organização afirma que “caso o vídeo seja autêntico, não será surpresa o ocorrido, pois o Porta dos Fundos atacou deliberadamente e de forma calculista os maiores e mais cultuados símbolos sagrados nacionais, entre eles a figura de Jesus Cristo” e que “ao fazer isso, o Porta dos Fundos se indispôs com milhões de brasileiros”.

https://www.facebook.com/AccaleBrasil/photos/a.157537551520157/524160358191206/?type=3&theater

O GGN não conseguiu o contato com Eduardo Fauzi e disponibiliza espaço para direito de resposta.

O internauta Jorge Alberto (@jorgebyalberto no twitter) corrigiu o áudio e desmascarou o homem que assumiu o ataque à produtora. Em sua rede social, Jorge escreveu que ‘o fascismo e a burrice andam lado a lado’. E explicou: ‘Peguei o vídeo dos integralistas terroristas e corrigi o pitch do áudio, que deveria estar cruzado com dois tons, agudo e grave, mas só tem a grave. Caminho livre pra ouvir a voz original dos caras. Eu não vou rir sozinho’.

Patricia Faermann

Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.

10 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. E eis o que os abnegados patriotas estão dizendo na rede: ” a bomba usada foi um coquetel Molotov, uma arma da esquerda; a máscara ninja é um símbolo da esquerda; a palavra burguês é arroz de festa no vocabulário comunista!!!!! Precisa desenhar para perceber que o atentado foi cometido pela esquerda?”

  2. Ouvindo os áudios e vídeos imediatamente identifico com grupos mais reacionários e perigosos da humanidade: Ku Klux Klan, Daesh( Estado Islâmico), Al Quaeda, Juventude Hitlerista, Os Nazi alemães, os Camisas negras italianos entre outros. Todos eles tem em comum o ódio, a intolerância e a subjugação para quem não compartilha seu modo de vida. Quando você tem os 3 poderes máximos(por exemplo, dois corvos liberando a posse e porte de armas, defendendo excludente de ilicitude), as demais instituições sociais(mídia, religiões, etc) de um país não dando exemplo justiça para frear estes “aloprados”, o caos e a selvageria se instaura. O pior ainda está por vir. Não adianta mais chamar por Jesus ou Deus. Vamos colher nossas escolhas. O povo alemão e italiano, japonês entre outros pagaram por escolhas erradas. A AL e especificamente o Brasil vai aprender através do mesmo enredo.

    Triste!!

    1. tem toda razão…”o pior ainda está por vir”
      ao que, permita-me acrescentar, acontecerá ou virá com o apoio de grupos financeiros e industriais

      na dúvida, acompanhe pela TV como tudo já está às mil maravilhas para eles, e o povo ainda nem começou a sofrer de verdade

      mas, para ser sincero, esse núcleo social fantasiado de vitorioso que a mídia e as igrejas criaram, merece sofrer mais do que os outros, o povo em geral, porque muitos acreditam que é possível sair dessa furada miliciana com orações.

  3. De repente é o mesmo grupo que tentou incendiar a famosa Casa do Mago, também no Humaitá…
    três tentativas, sendo que numa delas jogaram uma bomba caseira estilhaçante, repleta de pregos

    pelo que sei, todos também filmados de vários ângulos, mas nenhum identificado

    é assim que milicianos e terroristas religiosos se criam, com bombas substituindo a bíblia

  4. A direita politicamente correta tem raiva de que os símbolos que ela ousa dizer que são seus estão sendo conspurcados por um bando de humoristas.

    Esses comunistas-esquerdistas-lésbicos-gays que atravancam o progresso do país… culpa deles é que a gente só toma privatização de chinês, americano, finlandês, norueguês… bom mesmo é o tio da Havan que se parece com o Louro José. Mas eu não sou bilionário.

    Esse pessoal que idolatra Deus mas tem uma ideia muito vaga de quem ele é (eles têm certeza de que não é mulher, pois a direita diz que o lugar de mulher é na cozinha, portanto,não está no céu, como reza o Pai Nosso) e até mesmo dá dor de cabeça saber que Deus sempre existiu, antes mesmo de qualquer ser ou coisa, como alguém pode existir antes de qualquer coisa?

    Essa Pátria que fala português e não tupi, essa Pátria de chuteiras que fala de orgulho e usa Nike, essa Pátria que não se sabe se entra negro e índio ou só branco (cada um entra na História do Brasil do pior jeito, mas ser descendente de europeu é esquecer que era a escória da Europa, não veio pra cá a lazer).

    Essa família que faz corar até Nelson Rodrigues mesmo no além-túmulo.

    Se Deus existe, estaria ele realmente se importando com aquilo que a gente faz? E se o Lucrécio estiver correto?

    O bom é que tem um pessoal de direita de folga e, na falta de atividades, fica esmiuçando o site do Nassif.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador