5 de junho de 2026

STF forma maioria pela suspensão do “orçamento secreto”

Os ministros Luís Roberto Barroso, Cármen Lúcia, Edson Fachin, Ricardo Lewandowski e Alexandre de Moraes seguiram a decisão liminar da relatora Rosa Weber,
Foto: Marcello Casal/STF

Jornal GGN –  O Supremo Tribunal Federal (STF) formou maioria a favor da suspensão de repasses parlamentares feitos por meio de emendas de relator, prática conhecida como “orçamento secreto” que tem beneficiado congressistas aliados do governo. Os votos foram registrados a partir da madrugada desta terça-feira (9), em sessão no Plenário Virtual. 

Siga o Jornal GGN no Google e receba as principais notícias do Brasil e do Mundo

Seguir no Google

Os ministros Luís Roberto Barroso, Cármen Lúcia, Edson Fachin, Ricardo Lewandowski e Alexandre de Moraes seguiram a decisão liminar da relatora Rosa Weber, em resposta a uma arguição de descumprimento de preceito fundamental ajuizada pelo PSOL.

Ajude o jornalismo independente do GGN. Clique aqui e saiba mais

Os ministros que ainda não votaram têm até as 23h59 de quarta-feira (10) para se manifestarem. Caso, haja algum pedido de vista ou destaque, será marcada nova data para retomar a análise.

Na última semana, Rosa Weber suspendeu os pagamentos do “orçamento secreto” até que o plenário da Corte se manifeste sobre o tema. Para ela, a prática é anti republicana, pela falta de transparência e impessoalidade.

LEIA TAMBÉM:

Orçamento secreto: Governo Bolsonaro ainda tem R$ 13 bilhões em emendas de relator para barganhar com parlamentares

STF tem quatro votos pela suspensão do “orçamento secreto”

Governo tenta no STF retomar uso de orçamento secreto para garantir apoio

Decisão de Rosa Weber sobre ‘orçamento secreto’ divide colegiado

Redação

Curadoria de notícias, reportagens, artigos de opinião, entrevistas e conteúdos colaborativos da equipe de Redação do Jornal GGN

Assine a nossa Newsletter e fique atualizado!

Assine a nossa Newsletter e fique atualizado!

Mais lidas

As mais comentadas

Colunistas

Ana Gabriela Sales

Repórter do GGN há 9 anos. Especializada em produção de conteúdo para as redes sociais.

Camila Bezerra

Graduada em Comunicação Social – Habilitação em Jornalismo pela Universidade. com passagem pelo Jornal da Tarde e veículos regionais. É...

Carla Castanho

Carla Castanho é repórter no Jornal GGN e produtora no canal TVGGN

...

Faça login para comentar ou registre-se.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendados para você

Recomendados