20 filmes que exploram o olhar das crianças sobre o mundo

Confira uma lista de produções, de diversas partes do mundo, protagonizados por crianças e que revelam a forma como elas vivenciam problemas familiares e sociais.

Por Dafne Melo, do Centro de Referências em Educação Integral

Como as crianças vivem momentos de efervescência política? Como vivem o acirramento da luta de classes? Como elaboram o luto, as perdas e o abandono? Ou a separação de seus pais? Como elas experimentam a pobreza e as mazelas do mundo?

Quando pensamos em filmes com crianças, não vem à nossa cabeça realidades adversas e complexas, mas o cinema tem se dedicado bastante em construir um olhar infantil sobre situações permeadas pelo sofrimento.

E se a realidade vivida é difícil de suportar, maior a necessidade de substituí-la por outra mais lúdica e poética, o que as crianças fazem melhor do que ninguém.

“O privilégio da infância é podermos transitar livremente entre a magia da vida e os mingaus de aveia, entre um medo desmesurado e uma alegria sem limites (…) Eu sentia dificuldade para distinguir entre o que era imaginado e o que era real”, escreveu o cineasta sueco Ingmar Bergman.

Centro de Referências em Educação Integral preparou uma seleção de produções, de diversos países, que registram histórias nas quais diversos acontecimentos – da separação dos pais a eventos históricos trágicos, passando por situações de vulnerabilidade social e o luto – são protagonizadas por crianças. Confira aqui a lista completa

Redação

Redação

View Comments

  • Discordo extensivamente do 14

    Discordo extensivamente do 14 e 15.  O primeiro eh tragedia apos tragedia do comeco ao fim.  O segundo eh psicotico.

    Nao gostei do 20 quando crianca, mas pudera:  eu tinha lido 4 livros (ou eh um livro de 4 contos, nao me lembro mais) do autor e todos terminavam em tragedia.

  • Gostaria de sugerir "The

    Gostaria de sugerir "The Go-Between", de Joseph Losey (O Mensageiro, 1971), e também "Pixote, A Lei do Mais Fraco", de Hector Babenco.

    O primeiro mostra um menino, em férias na casa de um amigo abastado, em meio a uma sociedade vitoriana em que tudo é permitido, desde que não se fale no assunto, além de lançar um olhar sobre o sistema de classes da Inglaterra.

    O segundo é bem conhecido, e me deu, em 1981 - quando pude vê-lo pela 1ª vez,aos 18 anos, minha primeira noção de sintaxe cinematográfica, na cena em que Pixote - já encerrada a narrativa - caminha, tentando se equilibrar, sobre uma linha de trem.

  • Faltas

    Faltas que notei: os brasileiros "O ano em que meus pais saíram de férias" e "Pixote, a lei do mais fraco". Mas no geral, a maior falta é do belo fime de Truffaut, "Os incompreendidos". Para não falar do olhar da criança em "Ladrões de bicicletas".

    • Urariano, faltou tambem o

      Urariano, faltou tambem o Kikirou

      https://www.youtube.com/watch?v=1DIQReecj8Y (parte 1 mas ta la completo e vale a pena)

      E o "Guerra dos Botoes", nao sei nem lembro nada a respeito exceto que eh da Franca, um filmasso tambem.  Falando em Franca, se eu tivesse visto "Le Planete Sauvage" alguns anos antes talvez eu seria somente psicotico de primeira classe e nao doid...  ops!

    • Oh, agora notei o seu segundo

      Oh, agora notei o seu segundo filme:  Pixote, filme que nao mostra mas implica (com sangue e tudo mais) um feto recem-abortado na lata de lixo NAO eh filme apropriado pra criancas.

  • Modesta opinião

    1) Vá e veja

    Florya, 13 anos, testemunha o horror nazista na Bielorússia. De Elem Klimov, URSS 1985.

     

    2) Asura

    Um menino sem nome, no Japão em guerra civil, torna-se uma fera na Kyoto do Século XV, mas embaixo de toda a brutalidade ainda existe um ser humano. De Keiichi Sato, Japão, 2012.

     

    3) Pelle, o conquistador

    Pai e filho fugindo da miséria na Suécia emigram para a Dinamarca. Pobreza e preconceito. De Billie August, Dinamarca, 1989.

     

    4) Conta Comigo

    O que seria da infância sem os amigos? Baseado em conto de Stephen King. De Rob Reiner, EUA, 1989.

     

     

  • Dos quatro ou cinco da lista

    Dos quatro ou cinco da lista que assisti gostei de todos. Destaco Persepolis,  pela forma amena de tratar questões marcantes  e muito mitificadas e desconhecidas sobre o Irã. O Garoto da Bicicleta é um filme triste, que vai ficando mais triste acaba com a tristeza sufocante sendo a maior protagonista. Também senti falta de Ladrões de Bicicleta, apesar do papel coadjuvante da criança é chocante o pós gerra da Itália e o quanto se assemelha ao quotidiano do Rio de Janeiro de hoje ou de 20 anos atrás. Também recomendo a animação Mary & Max, porque é linda, tem o enfoque de uma criança e trata da Síndrome de Asperger.

Recent Posts

Choques políticos em série refletem bagunça institucional, por Antonio Machado

O chamado ativismo judicial provoca rusgas institucionais desde o tempo do mensalão, antecedendo os ataques…

2 horas ago

Lei de Alienação Parental: revogar ou não revogar, eis a questão

Denúncias de alienação descredibilizam acusações de violência contra menores e podem expor a criança aos…

3 horas ago

Papa Francisco recebe Dilma Rousseff no Vaticano

Os dois conversaram sobre o combate à desigualdade e à fome. Para Dilma, o papa…

6 horas ago

Exposição à poluição aumenta o risco de doenças cardíacas em moradores de São Paulo

Os pesquisadores constataram que pessoas que sofrem de hipertensão sofrem ainda mais riscos, especialmente as…

6 horas ago

Vídeo mostra a ação da polícia durante abordagem de Tiago Batan

Caso ganhou repercussão no interior de SP; jovem faleceu após ser baleado na região do…

7 horas ago

Roberto Campos Neto e o terrorismo monetário

É papel do Banco Central administrar as expectativas de mercado, mas o que o presidente…

8 horas ago