Universidades federais ultrapassam um milhão de matrículas

Pela primeira vez, um milhão de alunos nas universidades federais

 

universidade

Apenas em 2013, salto de 23% sobre o total
de matriculas do ano anterior

Apesar da abordagem negativa dada pela reportagem do jornal O Estado de S. Paulo desta segunda-feira (5), acerca das obras que ainda se encontram inacabadas em algumas universidades federais brasileiras, o volume crescente de matrículas registradas a partir do ano de 2003, mostra o sucesso da política adotada pelo governo federal na última década, com a priorização da expansão da oferta de vagas no ensino superior.

As universidades federais ultrapassaram neste ano, pela primeira vez, a marca de um milhão de matrículas. Dados preliminares do Censo da Educação Superior de 2012 mostram salto de 23% nas matrículas em comparação a 2012.

As matrículas de 2013 somam vagas presenciais e também na modalidade a distância, responsável por 11% do total. “Ter um milhão de matrículas é uma meta que vínhamos perseguindo”, afirmou o ministro da Educação, Henrique Paim.

O total de alunos do ensino superior, segundo o censo anterior, de 2012, era de sete milhões – 73% em universidades particulares. De acordo com o Ministério da Educação, o número de vagas nas federais chegou a 337.356 em 2013. O ano de 2013 foi o primeiro também em que a marca de 100 mil concluintes na rede federal foi ultrapassada, chegando a 103 mil formandos.

A expansão da rede federal teve forte avanço a partir de 2007, quando o governo federal criou o Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni). Quase 20 universidades foram criadas, chegando a 63 neste ano, e mais de 170 novos campus foram abertos – muitos em cidades do interior.

Redação

18 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. E vai melhorar ainda mais

    Com os recursos dos royalties do pré-sal ai que a coisa vai melhorar, quanto a tucanos, MG é um dos Estados que paga piores salários a professores, SP tmbm, nem pensar no retorno dessas ratazanas

  2. E facíl detectar a

    E facíl detectar a desonestidade num texto, quando se usa expressões como esta ” a partir do ano de 2003″, como se o numero de vags não fosse sempre crescente, dai em diante é melhor nem perder tempo lendo propaganda.

    1. Muito simples, é só o senhor,

      Muito simples, é só o senhor, que só critica sempre, mas jamais (nunca vi) embasa suas críticas, publicar os gráficos.

    2. 1) Progressão

      1) Progressão aritmética

      Definição
      Progressão aritmética é uma sequência de números reais cuja diferença entre um termo e seu antecedente, a partir do segundo, é uma constante.
       Propriedades

      Página 3

      2) Progressão geométrica DefiniçãoProgressão geométrica é uma sequência de números reais não nulos cujo quociente entre um termo e seu antecedente, a partir do segundo, é uma constante.
       Propriedades

      Página 3

       

    3. Al, você anda muito nervoso ultimamente

      Calma, as noticias boas que são escondidas na grande imprensa você lerá por aqui.

      Como você não quis peder tempo lendo a matéria, deixou de saber que:

      “A expansão da rede federal teve forte avanço a partir de 2007, quando o governo federal criou o Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni). Quase 20 universidades foram criadas, chegando a 63 neste ano, e mais de 170 novos campus foram abertos – muitos em cidades do interior.”

    4. Sabe como vou chamá-lo daqui

      Sabe como vou chamá-lo daqui prá frente:/ O Ney Matogrosso do Blog. Aquele que não lê nada e ainda palpita.

    5. Amigo,
       
      Aposto que você esta

      Amigo,

       

      Aposto que você esta torcendo para a criação do “BOLSA Exame de Vista e óculos gratuito” Acredito que só você enxergou a expressão: “a partir do ano de 2003” até dei um Ctrl+F para pesquisar melhor e não encontrei no texto.

      Sucesso no seu exame de vista!

       

       

  3.  
    Tá aí uma coisa que sou

     

    Tá aí uma coisa que sou contra, Universidade “gratuita”. A maioria desses 1 milhão, poderia está pagando mensalidades, ou seja, Universidade Pública é para as elites brasileiras.

    Sobre essas expansões são ridículas, outro dia fui visitar a UFES, não tem nem papel higiênico nos banheiros

  4. A tragédia brasileira é o

    A tragédia brasileira é o completo desxaso pela EDUCAÇÃO BASICA, cada vez pior, o Brasil nas mais baixas situações em todos os rankings sobre conhecimento de leitura e matematica. Essa situação nasce de um conceito errado que vem

    da era FHC, “é preciso univeralizar o ensino, todos precisam estar na escola”, o conceito é manco se não se criam as estruturas para que todos recebem ensino e foi isso exatamente o que aconteceu, a partir da “vitoria pelas estatisticas” que marcou a gestão Paulo Renato no Ministerio da Educação de FHC. Rapidmente o Brasil atingiu otimos indices de universalização, TODO MUNDO NA ESCOLA, mas que escola era essa? Era péssima e ainda é.

    Nesse quadro pavoroso, deslocar imensos recursos publicos para criar universidades federais improvisadas, verdadeiros puxadinhos, sem laboratorios, bibiliotecas, bons professores só pode sair da demagogia.

    O Brasil NÃO NECESSITA de mais universidades e mais diplomados em ensino superior. Já temos sobrando e não há emprego para todos. Porque o Estado dve dar educação superior gratuita? Não é obrigação do Estado, especialmente quando há outras graves carencias em educação basica, saude, infra estrutura.

    A obrigação é dar a educação básica, a secundaria e a profissional. Ensino superior é caro e pago em todo mundo civilizado. Se tomo mundo for universitario, quem vai trabalhar nas tarefas médias? Canudo sózinho não gera renda.

    Há todavia um outro e perigoso elemento nessa expansão das universidades federais. Elas são um porjeto esquerdizante e hostil à economia de mercado. Conheci alguns professores da Federal do ABC, são todos marxistas e não escondem isso, parece que a visão deles e ideologica e isso vai ser evidentemente transmitido no ensino. Será de proposito ou é coincidencia? Era só o que faltava, “”madrassas” de formação socialista para criar manifestantes e incendiarios de onibus, porque emprego para eles não será facil. Que projeto desastroso, entre tantos que saem dessa usina de ideias tortas.

     

    1. Jamais irei entender os

      Jamais irei entender os americanólogos. Tempos atrás,  era um grito só, pq no Brasil não  haviam  profissionais de nível superior, até espanhóis e portugueses  iriam ser contratados. Não existiam médicos em quantidade suficiente, engenheiros de todas as categorias, professores com gráu universitário p/ lecionar no 2º grau, etc, etc. Agora, depois da investida em novas Universidades, vem um sr. Motta dizendo que temos demais e desempregados. Acredito que temos sim, pois as “pagou-passou” criadas em grande maioria pelo sr. Ministro da Educação do FHC, o Paulo Renato, não contribuiram em nada p/ melhorar o nível dos formandos, daí o desemprego ou mudança de ramo de atuação entre eles. Não conheço a Universidade do ABC, mas pelo que o doutor sabe-tudo disse, deve ser bem superior que as Objetivos , São Marcos, Unips da vida.

  5. Eu acho que esse avanço no

    Eu acho que esse avanço no ensino superior é algo que vai demorar a dar frutos.

    Tenho lido muita coisa sobre a pouca qualidade de muitas universidades criadas. É claro que nas matérias havia sempre um conteúdo negativo, o típico “desce o pau porque foi o PT que criou”. Mas é fato que não vemos universidades de ponta nesses números. Aliás, o país jamais teve universidades de excelência. Mas é comprensível, temos 500 anos de existência e nosso desenvolvimento ainda é precário.

    Mas é preciso entender, também, que expandir o ensino universitário é sempre uma boa medida, especialmente se conseguimos também, elevar o número de matriculados em cursos médios e profissionalizantes. A tendência é esses alunos, depois de formados, quererem  ingressar na universidade, o que fará melhorar o nível das graduações.

    Precisamos muito melhorar o ensino básico, a  cargo das prefeituras. A escola de primeiro grau é ruim, os alunos não alcançam o rendimento necessário, muitos o terminam sem saber ler e compreender um texto. Há propostas de federalização do ensino básico, mas vejo poucos estudos a respeito e não sei se seria bom criar mais esse encargo para o Governo Federal.

    Espero muito que, num segundo governo Dilma, teremos ênfase total sobre educação e saúde. Precisamos acelerar nosso desenvolvimento nessas questões, para podermos dar o desejado salto em qualidade de vida e cidadania no país. Mas receio muito que, num eventual governo PSDB, possamos voltar ao passado. FHC detonou o ensino universitário e fez coisas inimagináveis com o ensino médio, técnico e profissionalizante, tudo em favor do ensino privado. Deus nos acuda se isso vier a acontecer. 

    1. Zuleica, hoje mesmo no Jornal

      Zuleica, hoje mesmo no Jornal Hoje (se não me engano), mostraram um belo trabalho que a Universidade do ABC ven fazendo na área de saúde, em convênio com outra universidade mais conceituada. Nenhuma universidade se torna “De ponta” em poucos anos. É preciso muito trabalho e bons professores e principalmente reitores comprometidos.

  6. O al deve ser indiano. Por

    O al deve ser indiano. Por aqui, no Brasil, nunca se viu tantos da classe média e pobre, ter acesso às faculdades públicas e privadas. Diferentemente do seu país, índia, que por lá só come bem, só mora bem, só tem direito, quem tiver grana. O pobre, no país do al, vale menos que uma vaca, um macaco. Lá, as doenças transmitidas pelo alimento, e muito nas escolas (merenda escolar) são desviadas, sabotadas, matam. Isso é bem normal para quem defende o capitalismo que se avalia a pessoa pelo que ela de tem de material acumulado e não pelo lado humano. Essa é a democracia desejada pelos liberais, coxinhas, direitosos do país. Em outras palavras, o pobre tem que ser eternamente pobre e sem direitos, sempre a disposição dos escravocatas que, até hoje, oferecem trabalho escravo e, nossa justiciaria, apoia e liberta esses senhores de engenho “modernos”. Me desculpa, AL, mas o teu ódio te cega e te insemsibiliza..

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador