Jornal GGN – José Serra negou a pretensão de segundo posto nas eleições presidenciais, ao lado de Aécio Neves, na chapa do PSDB. Em sua página do Facebook, afirmou: “nunca fui pré-candidato a vice. Também inexistem ‘interlocutores’ atuando em meu nome. Da minha boca, nunca ninguém ouviu nada a respeito”. Para essa informação bem difundida em jornalistas ligados à sua imagem, Serra disse que as suposições pertencem ao “jornalismo criativo”, no “terreno da ficção”.
A referida informação no jornalismo, caracterizado por Serra como criativo, teve início na coluna de Sonia Racy – interlocutora mais que frequente dele – em 23 de abril de 2014. Sob o título “Flash da vez“, Sonia informava que a idéia da dupla Aécio-Serra tinha sido de Fernando Henrique Cardoso.
Antes mesmo de a possível chapa Aécio-Serra dominar as colunas da grande imprensa, Eliane Cantanhêde deu sequência às suas fontes da oposição, no dia 4 de maio: “ninguém acreditava, mas a possibilidade de José Serra ser candidato a vice na chapa de Aécio Neves é real e está crescendo” – assim iniciou a coluna na Folha de S.Paulo.
Curiosamente, a coluna extravasava as mágoas de Serra com Aécio: “Serra poderá dar a Aécio o que Aécio negou a Serra em 2010, com enorme impacto negativo na campanha tucana de então”. Mas, segundo Serra, ele não procurou nenhum jornalista para falar sobre o tema.
Cantanhêde abriu caminho para a matéria divulgada no Painel, no mesmo jornal, dois dias depois. “Serra e Aécio dizem não ter conversado pessoalmente sobre o assunto, mas já foram abordados por interlocutores dentro e fora do tucanato para tratar do tema”, reportou a jornalista Daniela Lima.
O balão foi subindo. A ponto de serem encomendadas pesquisas em alguns estados e testando Serra como vice.
Segundo a Folha, Aécio manteve-se fora da situação, enxergando-a com incredulidade.
Foi quando Sonia Racy, em sua coluna “Direto da fonte”, no Estado de S.Paulo de 11 de maio, apontou: “os defensores da ideia de ter José Serra na vice de Aécio usam, como argumento, a matemática: Serra teve 40 milhões de votos em 2010. ‘Marina, que é supervalorizada por todos, conseguiu a metade’, argumenta tucano de alta plumagem”.
Daí, a repercussão correu dentro e fora do noticiário, da grande mídia à blogosfera.
A criatividade jornalística, se assim foi, teve resultados práticos. Foi a primeira vez a se falar na campanha puro-sangue da dobradinha, que mais tarde mostrou em palanque a reaproximação que o “terreno da ficção” havia gerado. Uma pequena amostra, em um compromisso de pré-campanha de Aécio em Cotia, na última sexta (16), José Serra esteve presente – e como que evitando especulações, o pré-candidato cortou: a imagem só materializava apoio. “É uma honra para qualquer político do país aparecer ao lado de Serra”, disse.
Dora Kramer premeditou a reaproximação. No mesmo dia, mas antes de o evento ocorrer, sua coluna no Estadão ditava: “o que se depreende pelo ambiente no PSDB é que hoje uma composição entre Aécio e Serra seria possível, mas não de todo provável.”. “Mas há contas a serem feitas. Pragmáticas, com vistas a chegar à vitória. Se a conclusão for a de que o nome de José Serra é imprescindível para atrair de modo definitivo o eleitorado de São Paulo, a condição eleitoral objetiva estará dada”, apresentou.
E é com vistas a essas contas que os testes foram lançados. Remetidos a pesquisas em alguns estados; encaminhados na imagem de palanque pré-campanha; e o teste foi lançado pelos interlocutores na grande imprensa: usada como termômetro. Dependendo do resultado, bastava usar dialética contra a “criatividade” dos jornalistas.
Depois que Serra “entregou” seus jornalistas para livrar-se da autoria do boato, os desmentidos surgiram timidamente. A coluna Radar, da Veja, informou que a fonte seria o deputado baiano Jutahy Magalhães, que não dá um passo sem informar seu chefe José Serra.
Na publicação desta segunda (19) do Estadão, a origem do que levou o veículo a repassar tais informações foi à mostra: “a teoria de que o ex-governador seria um bom nome para a vice de Aécio nasceu de aliados de Serra”, informou. Antes disso, Dora Kramer já havia informado que “pessoas próximas ao ex-governador é que levantaram a lebre e não foram desestimuladas por ele”.
Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.
Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.
Partido Político da Mídia
Cabos eleitorais muito ruins.
Olhe fixamente para o
Olhe fixamente para o relogio, Patricia…
Voce nao viu essa sequencia de eventos sendo orquestrada por Serra, Patricia…
Voce esta imaginando coisas…
O PIG MANSO
Pelo visto o PIG se democratizou , passando de golpista para partido de oposição.Menos mal:
http://noticias.uol.com.br/politica/ultimas-noticias/2014/05/19/imprensa-e-tucana-ou-democrata-diz-governador-tarso-genro-pt.htm
“As grandes cadeias de comunicação são massivamente favoráveis às teses da oposição”. Para o governador, essa campanha pode se voltar contra os meios de comunicação. “Se essa tese vencer e se extinguir a politica, o primeiro passo é acabar com a liberdade de imprensa”, afirmou.
“Documento elaborado no início do mês pelo presidente nacional do PT, Rui Falcão, com as táticas petistas para a campanha eleitoral deste ano, classifica a imprensa como “mídia monopolizada, que funciona como verdadeiro partido de oposição”.
O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva reforçou essa tese e criticou duramente a imprensa ao afirmar que é o maior “partido de oposição” do país.
“Estamos em uma disputa eleitoral, disputa eleitoral tem sempre troca de farpas, e nós temos alguns partidos adversários, mas o principal partido de oposição é a imprensa”, disse Lula.
De que adianta tudo isso, se
De que adianta tudo isso, se o Serra não tem votos?
Mas consegue trazer fundos de
Mas consegue trazer fundos de campanha. Neste momento todos os candidatos já estão com o pires na mão.
presidente!
ÇERRA 45 PRESIDENTE! (em 2038)
bater na madeira tres
bater na madeira tres vezes… toc… toc… toc!!!!
Vai lá que ele consiga????
Melhor evitar o mau agouro!!!!
O que o SERRA e o PSDB não se
O que o SERRA e o PSDB não se atinam é que a velha mídia, aliada do Sistema, não precisa deles para sobreviver, se precisar mudar de candidato/partido a ser apoiado ela muda de lado sem nenhuma cerimônia.
Quem precisa da velha mídia para se eleger é SERRA e a quase totalidade dos políticos do PSDB, que sem apoio midiático não tem votos sufcientes para eleição legislativa nenhuma.
Imagina a questão da água em São Paulo. Sem estar aliado da Mídia o Alckmin teria chances de ser reeleito Governador?
Se verem que ele vai perder por causa da água tem um candidato de prontidão para socorrer o Sistema na eleição contra o Padilha do PT: é o Paulo Skaf.
Da mesma forma tem o Eduardo Campos se não decolar a candidatura do Aécio.
Jesus Maria José!
O Skaf não dá. Meteu o pau no Haddad por querer aumentar o IPTU em alguns distritos pra equilibrar o orçamento da prefeitura, mas ergueu o seu mini impeéio com impostos de todo assalariado paulista. Ele é um boçal oportunista!
Olha só, Nassif… como os
Olha só, Nassif… como os acertos mídia-partido acontecem…
http://www1.folha.uol.com.br/poder/2014/05/1456590-jornalista-otavio-cabral-integrara-campanha-de-aecio-neves.shtml
Mais um capítulo da saga
“Quem se mete com porcos, farelo come!”
“nunca fui pré-candidato a
“nunca fui pré-candidato a vice. Também inexistem ‘interlocutores’ atuando em meu nome. Da minha boca, nunca ninguém ouviu nada a respeito”.
Apenas por maldade pura, pincei esta frase atribuida à José Serra. Puxa vida: da minha boca NUNCA NINGUÉM ouviu NADA. Três negativas na mesma frase. Se duas negativas na mesma frase já a tornam positiva, imagine só três negativas.
Vergonha alheia?
Vergonha, vergonha, vergonha! PIG sem vergonha! (4x)
E a privataria, nada ?
O Aécio deve ter desinfetado o rosto três vezes depois desse beijo. O que o sujeito não é capaz de fazer para que falem dele e assim continuar a existir no cenario politco nacional. E é tudo o que Serra quer é ser candidato novamente, mesmo que vice do Aécio, afinal, o que mais ele tem a perder ?
Só o Aécio?
Pela lógica cartesiana, tanto o beijado quanto o beijador deveriam desinfetar-se.
Pelo histórico de ambos, nem careceria nem efeito faria.
Zezinho perde o amigo, mas não perde a piada!
Clique na imagem para mais tirinhas!
Ingenuidade e Torcida
Caro Nassif,
Seu Jornalismo é o que há de mais interessante hoje no Brasil e talvez o melhor mesmo . Por você ser uma pessoa ética, que gosta de política, economia e de jornalismo com profissionalismo e J maiusculo , o seu desejo por um mundo mais limpo , honesto e profissional lhe traiu na hora de escrever que a campnah sem o Serra seria menos suja . Desculpe , mas eu acho que não passou de pura torcida . Acho que você pensa que conhece o Aécio . A sujeira , a baixaria , a desonestidade intelectual está impregnada no DNA do PSDB . Eu acho mais provável que a campanha seja igual ou pior que foi em 2010 . Veja os movimentos recentes do Aécio com sua equipe de mídia para Campanha . Acaba de contratar um dos coordenadores da Revista Veja . Você acha que daí virá coisa boa ou melhor que o Serra ?
A Dilma e o PT tem que se preparar para todo tipo de sujeira , incluindo aquelas que serão fabricadas em Washington !
Torcer somente pelo clube , pelo Brasil e nossos atletas e nossas crianças , e olhe lá !!! Aécio , Eduardo , Paulinho da Força , Roberto Freire , todos fazem parte do mesmo saco fétido que chegou nos porões dos navios Portugueses .
Os tucanos são iguais em
Os tucanos são iguais em todos os lugares, mas o Aócio tem um problema maior, ele se acha um garotão e é mais velho do que eu. Falta-lhe senso de ridículo.
Marfig, se o problema fosse
Marfig, se o problema fosse só esse, “tava” bom. Aliás, “tava” execelente!!!
Seu questionamento é
Seu questionamento é pertinente. Raramente se vê aqui no GGN críticas às gestões tucanas em MG. Mas já ví muitos elogios, inclusive do Nassif.
Aliás, temos um déficit incrível de dados e avaliações de governos estaduais no Brasil, tanto pela grande mídia como pelos blogs alternativos. Não sabemos de nada sobre indicadores de saúde, educação, economia, segurança, mobilidade, situação fiscal etc.
O foco é sempre o governo central… esquisito.
Nassif, imagina Serra de
Nassif, imagina Serra de vice, quem iria provar as refeiçóes do pó royal, acho que nem aquele senador PQP arriscaria.
Essa Sonia Racy é figurinha
Essa Sonia Racy é figurinha carimbada da mídia tucana. Lembro que na época do mensalão, ela era uma das “meninas do Jô”, sempre pronta para detonar o Lula, junto com as coleguinhas rs