A idealização da candidatura Ciro e os erros do PT, por Thessa Guimarães

“Aquele outro velho barbudo nos ensinou, lendo Hegel, que a verdadeira crítica é sempre imanente: vem de dentro pra fora”
 
Foto: Marcelo Camargo / Agência Brasil
 
Por Thessa Guimarães
 
ÚLTIMA PALAVRA
 
venho de família materna branca. ali, sou o espécime que evidencia a mestiçagem familiar. sou o rosto, numa família de galegos, inconvenientemente lembrando a todos de que uma puro sangue Pires resolveu há trinta anos fornicar e constituir família com alguém não-branco: meu pai.
 
ao longo de toda a campanha me mantive calada no grupo da família, por amor. apenas hoje me manifestei, pedindo a meus primos e primas que se lembrem do meu rosto de índia ao apertarem o 17.
 
estou triste. estou afastada dos meus consanguíneos, eleitores do Bolsonaro, gente que chora os mesmos mortos que eu nos enterros em Uberaba. gente em cuja casa, em São Paulo, em Minas, em Brasília, posso chegar sem aviso em caso de emergência ou solidão. gente que participa da criação da minha filha.
 
estou afastada também de alguns eleitores do Ciro. alguns dos meus interlocutores políticos preferidos, gente interessante e lida, gente ao lado de quem venho tentando me aventurar na crítica à esquerda do lulopetismo – por sua capitulação, seu neoliberalismo, seu ataque a movimentos sociais, sua omissão frente à reforma dos meios de comunicação, à reforma política e agrária, entre tantos outros. a lista das críticas ao PT que compartilho com os ciristas é bem extensa.
 
mas os ciristas demonstram falta de senso histórico ao investir com sua inteligência e ressentimento nessa denúncia agora. é hora de unidade da esquerda contra um projeto de regime de extermínio. e por que?
 
porque o PT não morreu, meus caros. 
 
o PT, com Lula preso, Dirceu preso, Palocci delatando, Marisa Letícia morta, vai a segundo turno nas eleições presidenciais em 2018. o PT segue sendo um partido de massa, com cinco milhões de filiados e 27% de intenção de voto segundo o Vox Populi de hoje.
 
a história é vasta e multideterminada. não é nossa ilusão de onipotência, transubstancializada na voz grave e bela do coroné, que vai conseguir determiná-la. ciristas de ocasião estão apostando no CPF Ciro Gomes exclusivamente para não se sujarem na lama mundana dos erros concretos de um partido que deu através de seus governos, ao povo pobre do Brasil, uma margem mínima de liberdade. o PT caiu em 2016 principalmente por isso, também pelos seus erros, mas principalmente por ter dado ao povo pobre o gosto de viver, como disse Roberto Requião certa vez, para ficar num exemplo agridoce e ilustrativo da natureza contraditória do partido.
 
mas a contradição é o critério do real e a idealização da candidatura de Ciro foi um erro da esquerda abstracionista.
 
enquanto não surgir, de forma orgânica, outra organização do porte do PT, não tem conversa de “melhores condições de continência do avanço do fascismo”, nem de “melhor estadista que os postes Dilma e Haddad”, nem “agora é hora de enterrar definitivamente o PT”. o PT ofereceu a vice candidatura e o coroné recusou; espero que seu narcisismo não o impeça de aceitar o mais importante ministério do governo Haddad, pelo tempo que ele durar até o golpe militar.
 
aquele outro velho barbudo nos ensinou, lendo Hegel, que a verdadeira crítica é sempre imanente.
 
estou triste, mas firme como as amigas, os amigos e os parentes bem sabem. uma mulher de luta aprende cedo a amar também na distância.
 
rumo à unidade antifascista de esquerda a partir de amanhã!
 
Marielle presente!
Lula livre!
Haddad 13!
Redação

22 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Muito, muito bom. Tirou não

    Muito, muito bom. Tirou não só todas as palavras da minha boca como também da minha experiência com parentes bolsonaristas. Obrigada. Não me senti tão só.

  2. A arrogância que nos destrói

    “o PT ofereceu a vice candidatura e o coroné recusou”.

    Essa preconceituosa frase contém meia verdade e serve para esconder a verdade inteira. Não vou relatar os fatos tais como eles realmente são, porque acredito que a autora os conhece – o que é pior !

    1. Agora falando um pouco de

      Agora falando em verdades, sabe o problema que eu tenho com o Ciro? É sua capacidade de transformação, ou seja, um “Camaleão Politico”. Passou por mais de cinco partidos, PDS (Arena/partido representante da ditadura) a PSB (dito socialistas), com parada intermediaria no PSDB, dificil de saber o que realmente ele é por dentro, ou seja, muito inconviavel! 

      Agora, entre ele e o Coiso, voto nele!

      1. Qual a postura do Lula ao
        Qual a postura do Lula ao boicotar Ciro? O que dizer do Lula quando sacrificou candidaturas nos Estados em troca do isolamento de Ciro! Quando aqui no Maranhão fez intervenção no diretório do PT para este acompanhar Sarney em 2010? Foi atitude de Coroné? E o loteamento da Petrobrá? Respeitem as pessoas seus pentecostais! Religiosos!

      2. Vocês petistas religiosos
        Vocês petistas religiosos continuam arrogante e ressentidos com Ciro, pois o Coroné não foi lamber a bota do verdadeiro Coroné do PT, prestem atenção no que vocês se transformaram.Vocês se comportam tais quais pentecostais. Preparem-se para dias piores. Como podem desrespeitar as pessoas dessa form? Quem foi que boicotou Ciro? Quem sacrificou as próprias candidaturas para retirar Ciro da disputa? Respeite quem frequenta o GGN, aqui não é 247 ou DCM que são sucursais do PT. Ciro foi um herói na defesa de Dilma e Lula que não o reconheceu, pelo contrário procurou anjquililá-lo da maneira covarde,como faz a direita.
        Vocês o discurso, só lhes restam respeitar o Ciro, companheiro de primeiea5 hora. Qual o estado que deu mais votos contra o impeachment! Quem apoiou Lula por 16 anos? Carlitos -Caxias -Ma

    2. Pt
      Vocês, petistas religiosos continuam arrogantes,ressentidos com Ciro, pois o Coroné não foi lamber a bota do verdadeiro Coroné do PT, prestem atenção no que vocês se transformaram.Vocês se comportam tais quais pentecostais. Preparem-se para dias piores. Como podem desrespeitar as pessoas dessa forma! Quem foi que boicotou Ciro? Quem sacrificou as próprias candidaturas para retirar Ciro da disputa? Respeite quem frequenta o GGN, aqui não é 247 ou DCM que são sucursal do PT. Ciro foi um herói na defesa de Dilma e Lula este não i reconheceu, pelo contrário procurou anjquililá-lo de maneira covarde,como faz a direita.

    3. Parabéns, colega, é difícil
      Parabéns, colega, é difícil lidar com religiosos. Quem é Coroné, Ciro ou Lula, que dentro da prisão injusta tramou contra a candidatura de Ciro, isso é fato, não opinião?

  3. preconceituosa.

    Uma pessoa que chora o preconceito e exala preconceito. Paradoxal? Não! São as duas faces da mesma moeda. Se votamos Ciro é porque acreditamos ser o melhor, inclusive para o Lula, ou você acha que o Haddad vai libertá-lo na marra? É por raciocínios assim que há um antipetismo tão forte e que agora está chegando no seio da própria esquerda.

  4. A arrogância do PT com esse

    A arrogância do PT com esse candidato  picolé de chuchu vermelho (Haddad) entregou o Brasil para o coiso e seus nazistas. Votei no Ciro mas não espero mais nada dessa eleição (além da derrota de Pimentel e Anasasia para o NOVO aqui em MG).

  5. Aliança Moro e Haddad para o Brasil virar um paraiso neo-liberal

    1) Vocês sabem? Hadad se aposentou da USP e agora é professor de uma faculdade chamada INSPER https://www.insper.edu.br/

    uma instituição mantida por banqueiros e seu futuro minitro da economia é o diretor do mesmo. Um senhor chamado Marcos Lisboa. Que parece ser aliado de Sérgio Moro. Ciro Gomes também já tá no esquema. Vai colocar um banqueiro na fazenda.

    A mídia continua inflando a dicotomia “pautas identitárias”x “valores tradicionais”. Semana passada entregaram mais de 75% do pré-sal e os candidatos só falam em aborto e direitos dos LGBT e coisas relacionadas.

    Esse tipo de operação vêm sendo montada também em outros paises. alguns resistem mas outros não. O Brasil parece estar no segundo grupo.

    Por que esse silencio? Lula foi traído por Haddad, silenciado, incomunicavel para que a verdade nao venha a tona.

    1. Para não polemizar, que não é

      Para não polemizar, que não é a hora, vamos admitir que você esteja certo. Daí pergunto, então vamos de Bolsonaro ?

  6. Parabéns

    Ciro foi adotado pela esquerda bossa nova, aquela da ante-sala da casa grande, um achado para quem não aceita em hipótese alguma o porteiro no assento ao lado no avião.

  7. Realmente, parte do país está

    Realmente, parte do país está doente, como diria Jessé Souza. 

    O país ameaçado por uma Besta, o PT, atacado de todos os lados – mídia, judiciário, etc – saindo para um segundoturno e já aparece a avalanche de gente que se diz progressista se agredindo como garotos numa pela de rua. Não comecemos com essa luta inglória que só nos despedaça. É hora de juntar forças com todos que estão dispostos a impedir a chegada de um nazifascismo repaginado ao poder, com consequências tráicas que podem durar anos e anos. É hora da militância na família, nos amigos, no local de trabalho. É hora de luta e de união de forças.

  8. Os Erros de Ciro

    O fato de que ele já havia sido do PSDB e de ser ainda aliado de Tasso Jereissati acendia uma tênue luz amarela na minha mente. Mas, no geral, tinha boa vontade com a candidatura de Ciro, no começo da campanha, como alternativa à do indicado de Lula, impedido de concorrer por ter sido condenado e preso sem provas porque sem crime. A cada dia, porém, a cada declaração de Ciro, ele próprio foi me demovendo da simpatia sobre sua campanha. Para que tanta ofensa ao PT? E não sou petista. Quando ele chegou ao cúmulo de alegar que Lula não é preso político, apesar de todas as evidências que o impedem até de ser visto e ouvido, desisti.

  9. Ainda a cara de pau

    O Bolsonaro está com previsão de 48% dos votos. Essa Sra. não percebe que o que está derrotando o Brasil é o anti-petistmo e não a candidatura de Ciro.

  10. O problema do PT é o PT.
    Amiga, obrigado pela bondade em demonstrar em tão belas palavras o principal problema do PT: a soberba. Eis o adubo ao antipetismo.
    Votar em Haddad é reviver o inferno Dilma Rousseff.
    É preferivel um fim doloroso com Bolsonaro, do que uma dor sem fim do PT.
    Ser democrata implica em aceitar a derrota e aceitar a boa luta. E a boa luta se faz em oposição ao Bolsonaro, mas não no apoio ao PT.
    Que o PT consiga exorcisar seus fantasmas, curar suas feridas e se reinventar. Mas que faça isso fora do governo.
    É preferível eleger um adversário e combate-lo democraticamente, do que ter que submeter à burocracia do PT.
    A busca pela redenção politica com a candidatura de Lula entregou o Brasil ao Bolsonaro. Ele não. Lula tb nao.

  11. Segundo turno é hora de
    Segundo turno é hora de zerar. Nâo há, a meu ver, embate polarizado entre direita e esquerda, no sentido clássico brasileiro, como até a eleição passada – PSDB/PT. Agora o cenário é novo é: democracia versus fascismo, ignorância, barbarie.
    Deixemos as querelas pra mais tarde.

  12. Eu não to entendendo pq o

    Eu não to entendendo pq o Ciro deveria aceitar ser vice na chapa do pt! Ele mesmo já deixou claro q não participaria dessa chapa-farsa, pq até o mundo mineral, como diria mino, sabia q não deixariam Lula se candidatar! O PT errou, e não os q idealizaram a candidatura de Ciro, mais uma vez, vergonhosamente ao não ter humildade e apoiar Ciro, nos jogando nessa encalacrada! E a crítica q se faz ao pt q a autora chama de falta de senso histórico é, mais do que nunca, oportuna e bem vinda, para que não alimentemos esperanças num eventual governo Haddad, um excelente quadro do pt, mas q terá dificuldades absurdas de governabilidade! E essa crítica tampouco impede os eleitores se Ciro de, ao mesmo tempo, apoiarem Haddad no segundo turno, dado q a alternativa é mto pior. As reformas que tanto precisamos e que Lula não fez qdo gozava de popularidade incomum, terão dificuldades até p serem colocadas em pauta num eventual governo Haddad. O PSL, partido do coiso, aumentou de 8 pra 52 o número de deputados federais.  As duas opções são ruins, Bolsonaro mto pior, obviamente, pq nos manterá nessa polarização q continuará alimentando o ódio e o sentimento anti-esquerda! O PT não teve humildade para reconhecer que era preciso dar um passo atrás, fazer uma auto crítica severíssima e dar a vez ao outro! PT nos meteu nesse mato sem cachorro e agora só nos resta, junto com ele, encontrar alguma trilha! 

  13. Dilma Rousseff foi eleita em

    Dilma Rousseff foi eleita em 2010 e virou as costas para quem a apoiou.

    Dilma Rousseff reativou redes sociais, se reelegeu em 2014, depois desativou as redes e novamente virou as costas para quem a apoiou.

    O funcionalismo público foi muito mal tratado nos governos do PT. Os egressos do sindicalismo que foram para posições de poder dentro do governo simplesmente ignoraram e desprezaram os servidores. Os puxa-sacos desses poderosos que eram diretores de sindicatos fingiam que apoiavam os servidores que representavam, quando tudo o que queriam era ganhar migalhas do governo. 

    O PT mostrou uma face muito feia quando chegou ao poder, principalmente nos anos Dilma. Esqueceram do povo, trocaram a cachaça pitu pelo uísque 21 anos, preferiram se aliar ao capital, aos grandes grupos econômicos. 

    A arrogância tomou conta de grande parte da direção do partido. 

    O troco veio. Muita gente deixou de lado o PT e foi para as bandas do Bolsonaro. 

    Mas o PT não vai admitir isso. Vai dizer que os eleitores traíram o PT, o Brasil. Vão colocar a culpa no Ciro, pois ele “dividiu os votos da esquerda”. 

    O PT, claro, continuará em sua arrogância olímpica. De um partido que poderia transformar o Brasil para melhor, transformou-se em uma agremiação que só pensa no poder. Que não admite seus erros. E que começa a prejudicar, fortemente, a esquerda. O antipetismo iniciado pelo PSDB consumiu o próprio PSDB e alimentou o Mito Bolsonaro. 

    É hora da esquerda começar a pensar em alternativas factíveis. O antipetismo não vai desaparecer no ar.

    A Direita está nadando de braçada.

    Sergio Moro sorri, sardonicamente.

    Lula mofa na prisão.

    Governo Bolsonaro será um fracasso em todos os sentidos. Mas derramará muito dinheiro no Congresso e na Mídia. Isso talvez evite uma convulsão social. Talvez.

    E todas as maldades possíveis e inimagináveis serão cometidas. Se o Governo Temer foi ruim esperem até o Governo Bolsonaro tirar as mangas de fora.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador