Campanha de Dilma lança documentário sobre o Golpe de 2016

Cintia Alves
Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.
[email protected]

Jornal GGN – A campanha de Dilma Rousseff (PT) ao Senado lançou nas redes sociais um documentário sobre “A História do Golpe”, que mostra como foi forjada a aliança entre parte da mídia brasileira e do setor financeiro nacional, o PSDB e líderes do PMDB, para derrubá-la da Presidência da República. O documentário está disponível no YouTube (assista abaixo) e terá versões em inglês e espanhol.

O filme é um documento histórico e político que ajuda a compreender a escalada do impeachment, aprovado pelo Congresso sob o pretexto de que Dilma praticou crime de responsabilidade fiscal com as chamadas “pedaladas fiscais”. 

A obra se propõe a ser didática, expondo como a crise nasceu a partir dos questionamentos em torno da reelição de Dilma pelo grupo político derrotado nas urnas, passando pelo agravamento da situação econômica a nível internacional e a consequente geração de uma instabilidade interna.

Reportagens da imprensa nacional e internacional, além de imagens das sessões do julgamento do impeachment na Câmara e no Senado, compõem a produção, além dos depoimentos de Dilma e de seu advogado no processo, José Eduardo Cardozo.

A primeira parte, com 27 minutos, lançada na quinta-feira, 13, “aponta o envolvimento direto de parlamentares como Eduardo Cunha, Aécio Neves, Antonio Anastasia e outros políticos, como o vice Michel Temer, assim como jornalistas da chamada grande imprensa, para forjar o ambiente que permitiu cogitar o impeachment sem crimes de responsabilidade, antes mesmo da vitória de Dilma nas eleições de 2014 ser obtida nas urnas, em 26 de outubro daquele ano.”

A equipe de Dilma denuncia setores da imprensa, como a Rede Globo de Televisão, que “ajudou a envenenar o ambiente político e mostra também como parte do mercado financeiro atuou para ampliar o clima de descontentamento, fomentando críticas ao governo Dilma por conta das seguidas reduções das taxas de juros promovidas pelo Banco Central ainda no primeiro mandato da presidenta.”

“A História do Golpe” está disponível no site oficial de Dilma Rousseff e nas redes sociais da candidata ao Senado por Minas Gerais. A petista lidera as pesquisas de intenção de voto e vem denunciando na campanha a participação direta dos adversários políticos no Golpe de 2016.

https://www.youtube.com/watch?v=GWpbxLJhgyc width:700 height:394

Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

1 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Eh assim que é preciso fazer:

    Eh assim que é preciso fazer: comunicar, explicar, dialogar. Faz muito bem Dilma em fazer um documentario sobre a violência com que a oposição no senado e na câmara, o judiciario e o Ministério Publico desestabilizaram seu governo e provovaram sua queda. 

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador