Ciro critica reforma trabalhista e é vaiado por empresários

Lourdes Nassif
Redatora-chefe no GGN
[email protected]

Jornal GGN – O pré-candidato do PDT à Presidência da República, Ciro Gomes, foi vaiado por empresários industriais que compunham plateia de evento em que participava. O ex-governador do Ceará e ex-ministro afirmou que abriria discussão sobre a reforma trabalhista, aprovada no ano passado pelo Congresso, e que foi, naturalmente, apoiada incondicionalmente pela classe empresarial. Não agradou.

O evento ocorrido nesta quarta-feira, em Brasília, “Diálogo da Indústria com Candidatos à Presidência da República” foi promovido pela Confederação Nacional da Indústria (CNI). Após as vaias, Ciro atenuou as declarações dadas, quando afirmou que revogaria a reforma trabalhista. Mesmo depois disso, ainda houve manifestações negativas.

Disse então que não teria poder de revogar reforma trabalhista ou qualquer outra coisa no primeiro dia. “Precisamos substituir essa selvageria a que se deu o nome de reforma trabalhista por uma outra reforma trabalhista”, disse ele. Daí emendou que iria tentar ponderar ao empresariado brasileiro que insegurança jurídica e insegurança econômica jamis fez prosperar uma nação no planeta Terra.

Afirmou que seu compromisso com as centrais sindicais “é trazer de volta essa bola para o meio de campo”, e daí a plateia reforçou o coro de vaias.

Ele as ouviu quieto e, depois, retrucou: “É assim que vai ser mesmo. Se quiserem presidente fraco, escolham um desses que vêm aqui com conversa fiada para vocês.” E disse ser “ilusão as pessoas que imaginarem que vai ter capitalismo sem consumo de massa”. 

Seguindo a conversa, Ciro foi aplaudido ao defender uma taxa de câmbio com o real mais baixo em relação ao dólar para beneficiar quem produz.

Com informações do Valor

 

 

Lourdes Nassif

Redatora-chefe no GGN

11 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Bem feito. Ciro Gomes quer
    Bem feito. Ciro Gomes quer agradar a direita e a esquerda como se isso fosse possível. A candidatura dele já afundou na esquerda. Agora naufragou na direita. Talvez nas eleições Lunares ele tenha alguns votos. No Brasil ele não conseguirá se eleger nem para um Conselho Tutelar.

  2. El País traz comentário sobre o evento
    “Quando se é vaiado defendendo os trabalhadores, parece que é um prêmio. E nem quero fazer disso um prêmio.” (Ciro Gomes, julho de 2018)
    https://brasil.elpais.com/brasil/2018/07/04/politica/1530727099_691325.html

    Elite da indústria aplaude Bolsonaro e vaia Ciro por criticar reforma trabalhista

     

    Frase de Ciro:
    “Quando se é vaiado defendendo os trabalhadores, parece que é um prêmio. E nem quero fazer disso um prêmio”

  3. O pior problema é perder ação injustamente

    Ao conversar com pessoas que lidam com demissões de centenas de pessoas, ouve-se casos de que mesmo provando que o funcionário estava errado, ele ganhava a ação trabalhista. Esta é a maior indignação que ouço empresários do comércio!

    Tem que definir parâmetros pra empresa seguir nesses casos. Quais as provas serão aceitas ou rejeitadas pela justiça? Por que não se elabora práticas pra isso?

  4. Empresários gananciosos

    Muito bem Ciro.

    Aplaudo totalmente.

    Esses empresários gananciosos escrotos, que não chegam a 1% da população brasileira, não querem apenas abocanhar uma renda equivalente á renda de 50% da população.

    A meta deles é chegar a 90%. 

    Achatamento salarial, corte de direitos dos trabalhadores, desemprego, informalidade, trabalho escravo,  tudo que for possível cortar para diminuir ao máximo a folha salarial.

    Privatizações a preços irrisórios e entreguismo total ao capital estrangeiro.

    Em condições de consumir vai sobrar a classe média A coxinha que vai ter que se contentar com o que exceder à produção destinada ao exterior.

    É até bom que seja assim pois isso intensifica a luta de classes.

    O que espanta é que ainda tem trabalhador de direita que aplaude esses escrotos, mesmo quando eles lhe enfiam uma trolha grossa no rabo como esse retrocessso (reforma) trabalhista.

     

     

      1. Empresários gananciosos, sim

        Prezado Caetano:

        Empresário não gera emprego, Empresário gera uma demanda por força de trabalho que é fornecida como uma mercadoria por um trabalhador habilitado em troca de dinheiro. Quanto menos dinheiro envolvido na troca dessa mercadoria melhor para o empresário que, assim, maximiza seus lucros.

        O emprego (carteira assinada e um conjunto de direitos que o caracterizam) só surgiu em consequência da luta de classes desenvolvida pelos trabalhadores.

        Pelo lado dos empresários, é óbvio que o melhor seria que a força de trabalho fosse fornecida por escravos ou pelo trabalhador informal (sem direitos e sem carteira de trabalho)..

        A dita reforma trabalhista imposta pelos representantes dos empresários no Congresso Nacional é um retrocesso pois precariza o emprego.(diminui os postos de trabalho com carteira assinada e retira direitos).

        A esmagadora maioria dos empresários brasileiros e estrangeiros aplaudiu essa reforma pois atende totalmente seus interesses de maximização de lucros pela via do aumento da exploração da mão-de-obra.

        São escrotos, sim, pois estão pouco se lixando para o papel social da empresa.

        É verdade que existem empresários que valorizam sua mão-de-obra e reconhecem o papel social de suas empresas.

        Mas são uma imensa minoria no mar de empresários gananciosos escrotos que vão apoiar, se preciso for, para garantir seus privilégios e a selvagem exploração do trabalhador, a implantação de um regime fascista no Brasil..

        Obs: parece que você é empresário. Pelo visto, você se encontra naquela minoria que valoriza a mão-de-obra e reconhece o papel social da empresa previsto na Constituição de 1988..

         

  5. Valente oportunista

    Comprar briguinha com 1% do eleitorado para mostrar serviço para o 99% restante.

    Grande coisa!

    Poderia criticar a lavajato e a prisão do Lula….vamos machão! se anima?

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador