Datafolha: Ciro e Haddad crescem, Marina despenca e Alckmin estaciona

Cintia Alves
Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.
[email protected]

 
Jornal GGN – O Datafolha de segunda (10) é ruim para Marina Silva (Rede) e Geraldo Alckmin (PSDB), bom para Ciro Gomes (PDT) e Fernando Haddad (PT) e um pouco melhor para Jair Bolsonaro (PSL), embora o episódio do esfaqueamento não tenha se convertido num aumento expressivo de apoiadores. É Bolsonaro quem comanda a disputa com 24% de intenções de voto, já que Lula, o favorito nas pesquisas até então, era quem liderava com um patamar de 30%.
 
Como Lula foi barrado pelo Tribunal Superior Eleitoral – que deu ao PT até esta terça (11) para fazer a substituição de candidato – os institutos de pesquisas, como o Datafolha, recuaram dos cenários estimulados com o ex-presidente, que está preso em Curitiba.
 
No atual contexto, portanto, os números mostram que Bolsonaro se mantém estável desde o início da campanha oficial, inclusive a despeito da propaganda eleitoral em rádio e TV, onde ele tem poucos segundos. Em relação à pesquisa anterior, ele oscilou para cima dentro da margem de erro, que é de 2 pontos, indo de 22% para 24%.
 
Os únicos candidatos que cresceram desde o dia 22 de agosto um pouco além da margem de erro são Ciro Gomes (que saiu de 10% para 13%) e Fernando Haddad (de 4% para 9%).
 
Geraldo Alckmin, que precisa acelerar para desbancar Bolsonaro da liderança, praticamente não saiu do lugar. Tinha 9% no final de agosto, agora tem 10%.
 
Já Marina está em queda. Na pesquisa anterior, ela tinha 16% dos votos, apenas 6 pontos de distância de Bolsonaro, ocupando virtualmente o segundo lugar. Agora, ela perdeu o posto numericamente para Ciro, e ficou tem 11%. A distância de Marina para Bolsonaro mais que dobrou: é de 13 pontos. 
 
Na prática, dentro do limite da margem de erro, há empate técnico entre Ciro, Marina, Alckmin e Haddad. Mas os dados de rejeição mostram que o cenário não está bom para a mentora da Rede, indicando tendência de queda.
 
REJEIÇÃO
 
Entre os principais candidatos, apenas Marina e Bolsonaro têm feito a rejeição aumentar expressivamente de uma pesquisa para outra. Antes, ela tinha 25% de rejeição. Agora, 29%. Bolsonaro é o mais rejeitado, com 43%. Em agosto, tinha 39%. O salto, nos dois casos, foi de 4 pontos.
 
A rejeição de Haddad oscilou na margem de erro, de 21% para 22%. A rejeição a Alckmin caiu, também na margem, de 26% para 24%. A de Ciro, de 23% para 20%. 
 
SEGUNDO TURNO
 
Apesar das dificuldades, Marina venceria Bolsonaro no segundo turno por 43% a 37%, respectivamente. 
 
Marina, contudo, caiu no cenário de segundo turno contra Alckmin. Na pesquisa anterior, ela ganharia por 41% a 33%. Agora tem 38% e o tucano, 37%.
 
Com Alckmin, Bolsonaro também perderia por 43% para o tucano ante 34%.
 
Entre Ciro e Alckmin, a vitória seria de Ciro, por 39% a 35%. Na pesquisa anterior, Alckmin ganhava por 37% a 31%.
 
Contra Bolsonaro, Ciro venceria com 10 pontos de diferença (a maior vantagem entre todos os candidatos), por 45% a 35%. Na pesquisa anterior, o placar era 38% para Ciro e 35% Bolsonaro.
 
Haddad contra Alckmin perde por 43% para o tucano, contra 29% do petista. Com Bolsonaro, o ex-prefeito sai com 39% e o ex-capitão, 38%.
 
 
ESPONTÂNEA
 
Segundo a Folha desta terça (11), Lula caiu na pesquisa espontânea. Na anterior, ele foi citado por 20% dos eleitores. Mas depois que foi barrado pelo TSE, este número caiu para 9%.
 
Bolsonaro, por sua vez, saiu de 15% para 20%. Alckmin, de 2% para 3%. Haddad, de 0 para 4%. Ciro, de 2% para 5%. Marina tem 2% das menções.
 
 
 
Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

19 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Não foi ruim para o “jogar parado” de Alckmin

    Manter-se com 9% ou 10%, nas atuais circunstâncias, é bom para Geraldo Xuxu Alckmin. E se ele se mantiver assim até 10 dias antes do 1o turno pode se tornar muito competitivo.

    Isto porque Bolsonaro não tem a menor chance de ganhar no 2o turno contra Ciro nem Haddad, ao contrário de Alckmin, que é competitivo. Quando os apoiadores menos radicias (e menos burros) de Bolsonaro perceberem isto, podem dar seu voto útlil para o tucano ainda no 1o turno.

    Se na reta final Alcmim tomar 6 pontos de Bolsonaro, mais metade dos votos de Dias e Almoedo, fica competitivo. Tenham certeza que seus estrategistas estão se preparando para isto.

    E esta migração de voto útil costuma acontecer na última semana antes das votações, como acontaceu em 2014, quando os eleitores antipetistas da Marina migraram para o Aécio. O que pode complicar o Alckmin é a postura centrista de Ciro, que pode abocanhar algum voto útil dos bolsonaristas.

    Por via das dúvidas, o PT deveria usar, desde agora, os comerciais da TV para bater forte no tucano, forçando-o a cair, dispersando ainda mais os votos da direita antilulista. E nos debates, a esquerda (PSOL, PT e Ciro) deveria cerrar fogo no tucano.

      1. Bater forte no sentido de

        Bater forte no sentido de desconstruir, inclusive o programa econômico do tucano, que é privatista e neoliberal, continuação do Temer. Desconstruir tbem politicamente, explicitando o vínclulo de Alckmim com o governo Temer.

    1. Zé Simão Que se Cuide

      “Quando os apoiadores menos radicias (e menos burros) de Bolsonaro perceberem isto…”

      “Isso não ecziste”, diria padre Quevedo.  

  2. Eu estou feliz com o

    Eu estou feliz com o resultado do Datafolha. Foi confirmado que 80% da população brasileira resiste ao fascismo do Bolsonaro. Mesmo com a vitimização do esfaqueado e  o “atentado à democracia” propagado pela Carminha das farmacêuticas, pela Globo e seus asseclas após a facada do Bispo. 

    Quanto ao resto do resultado, a eleição esta muito longe e o que importa são as tendências do eleitorado. 

     

     

  3. Haddad cresceu 125% em pouco tempo

    Acho que se houver empenho dos Progressistas, o “Andrade” leva no primeiro turno.

    Facada quando não elege ou mata, deixa doente. A farsa da tentativa de homicídio do Bolsossaco foi a última cartada daquela Troglodita. Conseguiu subir dois pontinhos, ficando dentro da margem de erro.

  4. – Vai dar Ciro – ” O que é ser de esquerda hoje? ”

    Sugiro o artigo https://www.revistaforum.com.br/eleicoes-2018-especialistas-respondem-o-que-e-ser-de-esquerda-hoje/ 

    Pontos entre PT e Ciro.Entendo,sinteticamente,q esquerda é o q faz avançar as camadas exploradas rumo a igualdades de oportunidades,para diminuição de desigualdades(o q é diferente de melhorar salário,renda-mínima,mantendo a distãncia com estratosféricos lucros do capital).Não é dando(da bela Oração de São Francisco, nem doando desinteressadamente).Mas não tô negando q é importante doar,dar,são medidas de humanidade,dentro do capitalismo,e criam currais eleitorais: as classes “inferiores” continuam sendo subalternas, agradecidas, e só, diminuem-se-lhes(ainda mais) a consciência de classe.

  5. Oportuno para este dia…

    Resultado de pesquisa bem oportuna para o dia da opressão dos candidatos golpistas de dentro do PT para a retirada do Lula da parada.

    Semana que vem o Haddad estará com seus 5% novamente. 

  6. A segunda onda Bolsonaro

    Com todo respeito ao Nassif e suas pertinentes análises, dizer que a pesquisa é “um pouco melhor” para Bolsonaro é tentar enquadrar a realidade naquela previsão da “segunda onda”.

    O cara teve 3 dias de cobertura ostensiva em todos os meios de comunicação em pleno feriado nacional. Foi vítima de um atentado à faca. Seus apoiadores imaginavam a tal da onda vindo como um tsunami a indicar sua vitória no primeiro turno e a única coisa que cresceu fora da margem de erro foi sua rejeição.

    Já Haddad cresceu 5 pontos percentuais. Ainda não assumiu o posto de candidato, não apareceu no JN, não foi a debates. Se ele não é o grande ganhador dessa rodada de pesquisas, não se sabe quem seria.

    Agora serão mais 25 dias de ostracismo de Bolsonaro, com sua participação resumida a “agora o candidato comeu sopa sozinho e pediu um pudim” e divulgação massiva do nome de Haddad, em viés de crescimento.

    A única onda que virá será a vermelha.

  7. bom post

    Vamos fazer campanha pelo Hadad, sem mais perda de tempo!!!

    Vejo sites da esquerda dando como certa a ida do Hadad. Como eles têm tanta a ceerteza?.

    Eleição se ganha do dia da votação e contagem de votos.

     

  8. Eleições 2018
    Com a divulgacao da pesquisa do Datafolha de ontem, a bolsa abriu hj em forte queda e com o dólar em disparada mesmo após o governo interferir com a venda de swaps de aproximadamente 10 bilhões de dólares.

    O Bolsonaro creio que já bateu no teto e começará uma trajetória de queda; o Ciro vem comendo pelas beiradas e é o candidato que vem mostrando uma trajetória de ascensão com o seu discurso desenvolvimentista e nacionalista, vai angariar muitos votos do centro e de muitos petistas que utilizarão a tática do voto útil para o segundo turno.

    O Haddad vai crescer também bastante e não me surpreenderam se os dois candidatos cheguem ao final do mês com grandes possibilidades de disputar o segundo turno e o Bozo cair fora devido aos altos índices de rejeição.

    Em tempo, a prisão do único tucano gordo Beto Richa logo após a pesquisa do Datafolha pode ser um sinal de que a lava jato queira mostrar-se por fim imparcial e esteja atuando diretamente nesta direção a fim de influir no resultado eleitoral e não permitir que os dois candidatos da esquerda cheguem ao segundo turno.

    Vamos ver no que vai dar e torcendo pra que o Ciro e o Haddad disputem o segundo turno. Seria a desmoralização consagradora do golpe, da mídia, do STF, do MPF etc.

  9. Eleições 2018
    Com a divulgacao da pesquisa do Datafolha de ontem, a bolsa abriu hj em forte queda e com o dólar em disparada mesmo após o governo interferir com a venda de swaps de aproximadamente 10 bilhões de dólares.

    O Bolsonaro creio que já bateu no teto e começará uma trajetória de queda; o Ciro vem comendo pelas beiradas e é o candidato que vem mostrando uma trajetória de ascensão com o seu discurso desenvolvimentista e nacionalista, vai angariar muitos votos do centro e de muitos petistas que utilizarão a tática do voto útil para o segundo turno.

    O Haddad vai crescer também bastante e não me surpreenderam se os dois candidatos cheguem ao final do mês com grandes possibilidades de disputar o segundo turno e o Bozo cair fora devido aos altos índices de rejeição.

    Em tempo, a prisão do único tucano gordo Beto Richa logo após a pesquisa do Datafolha pode ser um sinal de que a lava jato queira mostrar-se por fim imparcial e esteja atuando diretamente nesta direção a fim de influir no resultado eleitoral e não permitir que os dois candidatos da esquerda cheguem ao segundo turno.

    Vamos ver no que vai dar e torcendo pra que o Ciro e o Haddad disputem o segundo turno. Seria a desmoralização consagradora do golpe, da mídia, do STF, do MPF etc.

  10. Dormindo Quase Roncando

    GGN, além de lento, ‘tonharo’?

    Como assim “bom para Ciro Gomes (PDT) e Fernando Haddad (PT) e um pouco melhor para Jair Bolsonaro (PSL)”, se na realidade, mais que dobrando, é ótimo para o ainda vice Haddad e péssimo para o hiper midiático vitimado, Bolsonaro, crescendo apenas na margem de erro?

    Que barbaridade é essa, “os únicos candidatos que cresceram desde o dia 22 de agosto um pouco além da margem de erro são Ciro Gomes (que saiu de 10% para 13%) e Fernando Haddad (de 4% para 9%)”, se Haddad cresceu uma e meia margem acima da margem de erro?

    Sem falar na espontânea em que o vice Haddad vai de 0% para 4%, sem chamar a atenção.

    GGN, que se passa?

      

     

  11. O brasileiro quer solução rápida para seus problemas imediatos

    Para mim  Ciro subiu por ter tocado na inadimplência,  que atinge mais de 60% da populaçao, aproximadamente 40% dos eleitores. Propostas factíveis, não imitações, deveriam ser apresentadas porque parece que ele tem outras coisas  nessa linha.

  12. Pesquisa é o retrato de um momento e Marina é competitiva, sim

    “Pesquisa é o retrato de um momento. As candidaturas têm que fazer o debate, apresentar suas propostas, e continuo fazendo meu trabalho. Ontem (segunda-feira) estive na Bahia, e fui muito bem recebida. Na Bahia estou em primeiro lugar. Quando as pesquisas se colocavam favoráveis, eu dizia a mesma coisa. Não dá para saber se é (balde de água) fria ou quente” – Marina Silva

    O retrato da Marina moribunda política e eleitoralmente é um retrato do momento da sua velhice e ela nunca mais rejuvenescerá. Pesquisa de boca de urna é o retrato de um momento.

  13. desde sempre

    dizia que o boçal é cavalo paraguaio e não chegaria ao 2º turno

    Ainda acredito em LULAddad leva no primeiro turno, mas se não levar, o Ciro vai com o LULAddad

     

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador