4 de junho de 2026

Datafolha coloca Marina empatada com Aécio no 1o turno e com Dilma no 2o

Siga o Jornal GGN no Google e receba as principais notícias do Brasil e do Mundo

Seguir no Google

Jornal GGN – Pesquisa Datafolha realizada já com Marina Silva no lugar de Eduardo Campos mostra que a possível candidata do PSB com 21% das intenções de voto no primeiro turno, ficano em segundo lugar na disputa presidencial, um ponto a frente de Aécio Neves (PSDB) e 15 pontos atrás de Dilma Rousseff (PT).

Na simulação de segundo turno, Marina aparece com 47% contra 43% da presidente, situação de empate técnico dos limites da margem de erro. Em uma disputa contra Aécio no segundo turno, Dilma teria 47% das intenções, contra 39% do candidato do PSDB, representando um aumento da vantagem da presidente. Em julho, a pesquisa indicava 44% a 40%, também considerado empate técnico. A pesquisa foi realizada entre os dias 14 e 15 de agosto.

Da Folha

 
Ex-ministra disputa a segunda posição com Aécio Neves (20%), diz Datafolha
 
Taxa de eleitores sem candidato cai com a entrada de Marina no lugar de Campos, morto na semana passada
 
RICARDO MENDONÇA
 
Marina Silva (PSB) entra na disputa pela Presidência com 21% das intenções de voto. Segundo o Datafolha, ela larga em segundo lugar na corrida presidencial, um ponto à frente de Aécio Neves (PSDB) –o que os coloca em situação de empate técnico– e 15 pontos atrás de Dilma Rousseff, candidata à reeleição pelo PT.

 
Inicialmente inscrita como vice na chapa de Eduardo Campos, o presidenciável do PSB morto no último dia 13, a ex-ministra tem um desempenho que afasta a chance de a eleição ser resolvida no primeiro turno.
 
Já na simulação de segundo turno, Marina, que deve ser oficializada candidata na quarta-feira (20), fica numericamente à frente de Dilma, com 47% das intenções de voto contra 43% da presidente.
 
É uma situação de empate técnico nos limites máximos da margem de erro, que é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.
 
Contra Aécio, Dilma venceria o segundo turno por 47% a 39%. Nesse caso, os oito pontos de diferença representam uma ampliação da vantagem da petista. Em meados de julho, o cenário era de 44% a 40% (empate técnico).
 
A hipótese de conclusão da eleição no primeiro turno é afastada porque Marina surgiu com quase o triplo das intenções de voto em Campos (8%), porém sem provocar alteração nas taxas dos rivais mais competitivos.
 
Com Campos no páreo, Dilma também tinha 36%. Aécio alcançava os mesmos 20%.
 
Na comparação direta entre o cenário atual, com Marina, e o cenário anterior, com Campos, caíram de forma notável os percentuais de eleitores sem candidato.
 
Intenções de voto nulo ou em branco eram 13%. Com Marina candidata, essa taxa recuou para 8%. Indecisos eram 14% e agora são 9%.
 
Vários analistas apresentaram Marina como possível herdeira de um grupo crescente de eleitores descontentes com o sistema político. Nos protestos de junho de 2013, um sentimento de rejeição aos partidos ficou explícito.
 
Os dados da atual pesquisa combinam com esse tipo de interpretação. Muitos que pensavam em fazer um voto de protesto (anular), ou estavam com dificuldade para escolher, vão de Marina se essa opção estiver ao alcance.
 
Outra informação que reforça essa tese aparece na simulação de primeiro turno da atual pesquisa sem o nome de Marina no cartão de resposta –situação que seria possível caso o PSB deixasse de lançar a ex-ministra de Lula e abrisse mão da candidatura própria.
 
Nesse cenário, Dilma venceria a eleição já no primeiro turno com 41% (oito pontos a mais que a soma de seus rivais). Mas o percentual de eleitores sem candidato continuaria alto: 13% de brancos e nulos, 12% de indecisos.
 
Um conjunto de dados da atual rodada do Datafolha sugere que a entrada de Marina na disputa ocorre num momento de recuperação de Dilma. Além da ampliação de sua vantagem sobre Aécio no teste de segundo turno, a avaliação do governo melhorou (confira na pág. A6), sua taxa de rejeição oscilou para baixo (35% para 34%), e as intenções de voto espontâneas com seu nome oscilaram para cima (22% para 24%).
 
O Datafolha ouviu 2.843 eleitores em 176 municípios nos dias 14 e 15 de agosto.

Redação

Curadoria de notícias, reportagens, artigos de opinião, entrevistas e conteúdos colaborativos da equipe de Redação do Jornal GGN

Assine a nossa Newsletter e fique atualizado!

Assine a nossa Newsletter e fique atualizado!

Mais lidas

As mais comentadas

Colunistas

Ana Gabriela Sales

Repórter do GGN há 9 anos. Especializada em produção de conteúdo para as redes sociais.

Camila Bezerra

Graduada em Comunicação Social – Habilitação em Jornalismo pela Universidade. com passagem pelo Jornal da Tarde e veículos regionais. É...

Carla Castanho

Carla Castanho é repórter no Jornal GGN e produtora no canal TVGGN

74 Comentários
...

Faça login para comentar ou registre-se.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Raimundo Alcides

    18 de agosto de 2014 11:53 am

    Votos nulos sumiram

    Os votos nulos sumiram nessa pesquisa será que verteram para a risonha Marina?

     

    1. Cristiana Castro

      18 de agosto de 2014 1:11 pm

      Os nanicos, tb. Essa pesquisa

      Os nanicos, tb. Essa pesquisa aí tá meio zuada… Marina saiu do velório com quase 30 milhões de votos???

  2. Bruce Guimarães

    18 de agosto de 2014 11:57 am

     
    A eleição de fato será

     

    A eleição de fato será decidida no 1º turno. Quem passar, Aécio ou Marina, ganha da Dilma no 2º turno. A rejeição à Dilma só faz aumentar. 

    1. Marcio Oliva

      18 de agosto de 2014 12:16 pm

      Os votos brancos, nulos e

      Os votos brancos, nulos e indecisos foram tudo na margem de erro… Inacreditável…

       

    2. El Cid

      18 de agosto de 2014 12:20 pm

      Folha é cadavérica…

      Isso está escorrendo como fel em sua boca, Bruce. A Folha produziu uma pesquisa com o cadáver ainda não encontrado, explorando sentimentos, e com um marinismo desavergonhado da mídia. Mas não a trate como fenômeno de momento. É um erro fatal.

      1. Bruce Guimarães

        18 de agosto de 2014 12:40 pm

         
        Mas o retrato é esse, meu

         

        Mas o retrato é esse, meu caro. Ela tem voto, penso que não tem sentimento algum aí, ela tem um recall de 2010, lembre-se que ela teve 20 milhões de votos em 2010!!!

        1. Jorge Luis

          18 de agosto de 2014 2:24 pm

          E quem ganhou a

          E quem ganhou a eleição?

          Agora ficou ainda mais parecido com 2010, com a diferença que Aécio tem menos votos que Serra.

    3. zé lima

      18 de agosto de 2014 1:10 pm

      Não se faz necessário realizar eleições…

      Bruce, façamos o seguinte:

      Partindo da sua “abalizada” opinião, não se faz necessário realizar mais eleição no próximo dia 05 de outubro.

      Basta tão somente encomendar ao “confiável” Datafolha determinada pesquisa, a ser realizada na data em que ocorreria a eleição, e quem estiver em 1º lugar terá o seu nome diplomado pela Justiça eleitoral, e assegurado o direito natural, quiçá divino, à unção ao posto de Presidente da Republica Federativa do Brasil.

      Pelo visto, será a “genial” ex-viúva política de Chico Mendes e agora, neo-viúva política do falecido Eduardo Campos. 

      Ademais, elimine-se o horário eleitoral gratuito, a ser iniciado amanhã, assim como, os debates já programados e a serem realizados pela televisão, posto que em nada influenciarão o eleitorado, sobretudo, o indeciso, não é mesmo?

      Cara, você é um gênio!

       

    4. LC

      18 de agosto de 2014 2:07 pm

      Para o Aécio não, para Marina sim

      A briga entre os dois será por dez pontos no segundo turno. O Aécio não vai herdar automaticamente o voto dos que acham corretamente que esse governo é uma calamidade.

      Quanto a Marina, eu concordo com você, todo mundo que tem dois centavos de dúvida se a Dilma deve continuar vai votar em massa na Marina.

      No final a eleição será plebiscitária. Se a Dilma convencer de que vai fazer nos próximos quatro anos absolutamente tudo que ela não fez nos quatro passados, ele leva. Caso contrário…

      Há dois anos atrás conversava com colegas que entre a Dilma e a Marina (acho até que já falei isso aqui), votava na Dilma tranquilamente. Acho a Marina obscura e com posicionamentos pouco claros. P/começar um papo de esquerda com uma equipe econômica talvez à direita da equipe do Aécio.

      Passados quatro anos (especialmente os dois últimos) da política econômica catástrófica do governo Dilma, a prioridade número é tirá-la do Poder. Estou plenamente convencido de que ninguém conseguirá ser tão incompetente na área econômica quanto esse pessoal que está aí.

      Não espero nada de bom da Marina, talvez ela surpreenda positivamente. Na pior das hipóteses, não vai ser diferente da Dilma, que após quatro anos provou que não tem nenhuma capacidade gerencial, e foi vendida como gerentona.

      Se a Marina for mal, em 2018 a gente vê o que faz. O bom desse sistema é esse, a pessoa não tem que ter compromisso com o erro. Por isso fanatismo é burrice…

  3. Assis Ribeiro

    18 de agosto de 2014 12:02 pm

    A mágica do Datafolha

    E, de repente, todos os votos de Campos migraram para Marina e o povo brasileiro voltou a acreditar na politica fazendo despencar o número de eleitores que declaravam votar nulo ou branco e os que não sabiam em quem votar.

    E mais, nenhum eleitor, com a entrada de Marina, desistiu de Dilma ou de Aécio.

    Fantástico, não?

    Datafolha -18/08/2014 (Foto: Editoria de Arte / G1)

    1. Ivan de Union

      18 de agosto de 2014 12:07 pm

      Isso eh so mais prova que

      Isso eh so mais prova que Aecio esta, de fato, em terceiro.

      1. Fulvia

        18 de agosto de 2014 4:43 pm

        Você quer dizer em último

        Você quer dizer em último Ivan?

    2. Ninguém

      18 de agosto de 2014 12:10 pm

      Mas, Assis, você não percebeu?

      É o milagre da multiplicação dos votos.

    3. Marcos Marques de Sousa Trindade

      18 de agosto de 2014 12:15 pm

      Caro Assis, brancos e nulos

      Caro Assis, brancos e nulos baixaram de 13% para 8%, eleitores que não sabiam em quem votar baixaram de 14% para 9%, além de Dilma, Aécio e Pastor Everaldo não terem oscilado. Eduardo Campos tinha 8%. Mesmo que todos os indecisos e que não sabiam em quem votar, como em um passe de mágica, migrassem para Marina, ela não passaria de 18%. Por que cargas d’água então ela foi a 21% ? Milagre da multiplicação dos votos ? Esse DATAFOLHA está cada vez pior.

      1. Jorge Luis

        18 de agosto de 2014 12:32 pm

        É a força do arredondamento

        É a força do arredondamento dos nanicos.

        Se antes, fulano tinha meia dúzia de votos e era arredondado “para cima” com 1%, reduzindo o percentual da Dilma, agora Luciana Genro, Rui Costa Pimenta, Eymael, Levy Fidelix e Mauro Tati foram “arredondados” para 0%, dando a Marina os 3% a mais.

    4. bill

      18 de agosto de 2014 12:48 pm

      Fantástica é a mágica do 2º turno!!

      No 1º turno temos 17¨% de não sabe/brancos/nulos, 83% de votos válidos. Na simulação de 2º turno dá 47% x 43% entre Marina x Dilma, ou seja, total de 90% do eleitorado.

      Pesquisador: Em quem o(a) sr(a) vota no 1º turno? —  Ah, não sei. Não resolvi ainda, estou em dúvida, é muito cedo prá pensar nisso, nem começou a campanha direito!!

      Pesquisador: E no 2º turno? —  Ah, no 2º turno é prá Marina!!

      Então tá, quer dizer que 7% do eleitorado nacional não sabem em quem votar no 1º turno. E, na mesma hora, escolhem seus candidatos no 2º turno??

      Que matemática é essa? Não consegui entender!

  4. Ivan de Union

    18 de agosto de 2014 12:04 pm

    Como previsto.
    Bem vindo ao

    Como previsto.

    Bem vindo ao numero 3, Aecio.

  5. André Paulo Reis

    18 de agosto de 2014 12:05 pm

    Collor- II

    Ela não é politica mesmo sendo

    Ela é a favor do povo sem ser, pois quem tem André Lara Resende e banqueiros como gurus econômicos não serve ao povo: Ou um ou outro

    Ela é boa de gogó e no enrolation, agrada a todos

    Ela é “apartidária”…..sei

    Se fosse eleita, o que não ocorrerá, quero ver se ela teria força e base política para enfrentar os abutres que estão de olho no Brasil depois de terem detonado a Argentina

  6. Ninguém

    18 de agosto de 2014 12:09 pm

    Muito boa a análise do Fernando Brito, no Tijolaço

    “Efeito-mídia” não tira um ponto de Dilma. Isto é o sólido na pesquisa Datafolha

    18 de agosto de 2014 | 08:35 Autor: Fernando Brito

    datafmarina

    O monstruoso volume de mídia  gerado pela morte trágica de Eduardo Campos, apresentado como um semi-deus sacrificado  e tendo Marina como sua ungida sucessora ia, como é natural, alçar a candidatura da ex-verde aos níveis que a pesquisa Datafolha lhe dá.

    Não apenas Marina Silva é personagem conhecida, sempre glamourizada pelos meios de comunicação como, é obvio, tem um recall de sua candidatura anterior.

    Ainda mais em uma coleta de dados feita nos dois dias seguintes à tragédia, com as tevês transmitindo ininterruptamente o clima de comoção.

    O que é significativo, na pesquisa, porém, é que isso não teve o poder de tirar sequer um ponto nas intenções de voto de Dilma Rousseff, cujo eleitorado – mais pobre, menos instruído e mais periférico que o de Aécio Neves – estaria, em tese, mais sujeito ao bombardeio de mídia.

    Ao contrário, as declarações de voto espontâneas dela sobem ( 24 para 26%) e seus números de segundo turno ficam nos mesmos patamares que tinham na pesquisa anterior, até um pouco mais altos do que antes, em relação a Aécio. O que se mostra é que os eleitores de Aécio votam em peso  em Marina ou em qualquer um contra Dilma. Não chega a ser novidade.

    O que o Datafolha tenta nos convencer é de que todas as pessoas Marina capturou todos os votos das pessoas que estavam indecisas ou que iriam anular o voto e, agora, com a sua presença, sentem-se de novo motivadas a escolher um candidato.

    Esta parcela dos eleitores, que somaria 27%, agora estaria reduzida a 17%, com todos os 10% que mudaram escolhendo Marina.

    Que, de quebra, ainda leva o 1% de votos que tinham, cada um, Luciana Genro (PSOL), de Rui Costa Pimenta (Partido Comunista Operário) e do Ei-Ei-Eymael.

    Aliás, os três, coitados, são os únicos que perdem votos no Datafolha.

    Desde o dia em que se anunciou esta pesquisa de alto índice de insensatez, com os despojos do candidato morto ainda na cena do acidente,  diz-se aqui que seu valor científico é zero, a não ser para retratar o que uma avalanche de mídia mórbida.

    A crer-se, com boa vontade, que não houve uso da “reserva técnica” representada pelo “não-voto”, o que se prova, apenas, é o limite de manipulação da opinião pública pela mídia.

    Foi  incapaz de mover um voto sequer daqueles que, ao lado do governo ou da oposição de direita, haviam tomado partido.

    E capaz, se tanto, de mexer com uma parcela de 10% dos brasileiros menos definidos politicamente.

    Desde ontem, porém, cessaram as condições objetivas para que continue a avalanche de mídia mórbida, ou – no máximo – que ela tenha apenas uma última “marola” com uma hipotética – e abominável – indicação da viúva como vice de Marina.

    É que, na noite de amanhã, acaba o monopólio midiático da oposição, embora esteja longe de acabar-se o desequilíbrio nos meios de comunicação.

    Começa o horário eleitoral e começarão a serem vistas as realizações concretas de governo, o que Aécio tem parcamente e Marina não tem.

    Não é possível, como em 2010, dizer se isso será o suficiente para evitar um segundo turno.

    Mas é exato dizer-se que a candidatura Dilma atravessou o deserto de comunicação que lhe impôs o sistema de comunicação brasileiro – a mais forte e orgânica máquina partidária deste país – sem maiores perdas.

    As percentagens, agora, são valores apenas relativos.

    Conta é cada decisão de voto, que é mais profunda e pessoal do que qualquer “efeito-boiada” que os meios de comunicação sejam capazes de fazer.

    O terreno a conquistar, o dos indecisos e, sobretudo, o do não-motivados, é estreito porque, de fato, a negação da política representada em Marina Silva há de ocupar certa parte dele, sobretudo na classe média-alta.

    Já não se pode afirmar o mesmo dos ex-votos de Eduardo Campos no Nordeste ou do voto da periferia das metrópoles.

    Onde pesa, e como, a palavra e a presença de  Lula, o fator mais importante desta eleição, como na passada.

     

    Fonte: http://tijolaco.com.br/blog/?p=20128

    1. Marco Antonio Bergamaschi

      18 de agosto de 2014 1:03 pm

      A pesquisa é fajuta, mas

      A pesquisa é fajuta, mas tirou pontos de Dilma sim. Na pesquisa anterior que seria divulgada, Dilma já estava com mais de 40% ganhando com folga no 1º turno e deslanchado para próximo de 50º no 2º turno. Acho que são estes números o mais próximo, quando passar o clima de comoção nacional. De qualquer modo, a pesquisa é muito boa para Dilma

      1. Rodrigo Negrão

        18 de agosto de 2014 2:01 pm

        Quie informação preciosa, ia

        Quie informação preciosa, ia sair uma que ela tinha 50 % e agora saiu 36 %

        De onde você tirou isso ?

        Não foi sonhando não ?

        1. Marco Antonio Bergamaschi

          18 de agosto de 2014 2:35 pm

          Leia a própria matéria do

          Leia a própria matéria do Datafolha até o fim, tem que ter um pouco de paciência. Dilma já estava se recuperando no cenário anterior (com Aécio e Campos) com 41% no primeiro turno. E no segundo turno, contra Aécio ela tem 48%.

    2. joao

      18 de agosto de 2014 1:06 pm

      sacanagem !
      A midia nao eh seria e responsavel.
      A eleicao do Haddad, do Brizola e de outros estao sempre a comprovar esta realidade.
      A cada dia enche mais o saco.

  7. Jorge Luis

    18 de agosto de 2014 12:11 pm

    Quem deve ter ficado mais

    Quem deve ter ficado mais preocupado é o agora terceiro colocado…

  8. Rafael

    18 de agosto de 2014 12:13 pm

    Marina está se saindo muito

    Marina está se saindo muito melhor do que a encomenda. Os mesmos analistas tucanos que nem aguardaram o enterro de Eduardo Campos e imploravam pela sua candidatura na semana passada, já deverão começar a bater antes mesmo dela entrar oficialmente no pleito. Se bobear, vamos ver até teorias conspiratórias envolvendo Marina, o acidente aéreo e o filho do Lula!

    O Datafolha indica que a eleição vai se tornar imprevisível e olha que nem começou-se a discutir uma série de problemas que a troca da candidatura do PSB irá impor. Marina participou pouco dos acordos costurados por Eduardo Campos e, provavelmente, quererá revê-los. Por outro lado, o material de campanha terá que ser refeito e isto custa dinheiro que não sabemos se a candidata terá.

    Daqui a umas duas semanas, vamos ter uma ideia melhor. Uma vez que tivermos passado pela fase do luto e o horário político tiver pelo menos uma semana de exposição, poderemos ver o que as pesquisas irão dizer. Neste momento, a posição de Marina no Datafolha se deve à exposição maciça em mídia da candidata. Caso a posição da candidata do PSB se consolide e como temos uma tendência de subida de Dilma com o horário político, torna-se provável ver o maior tiro no pé da história do colunismo da imprensa pró-PSDB.

    1. Ivan de Union

      18 de agosto de 2014 12:24 pm

      Tanto nao respeitaram que ate

      Tanto nao respeitaram que ate a data da pesquisa eh ofensiva.  So que…

      Que o PSB ainda nao se pronunciou sobre da “candidatura” de Marina.  E ja disse porque tambem.

      Como eu ja disse, seria um prazer ver os aecioportos em 3o lugar.  Mas a decisao nao foi tomada ainda, e existe perigo real da escolha de Marina se tornar um partidicidio.

    2. New7ton

      18 de agosto de 2014 12:51 pm

      Dinheiro não vai ser problema

      Dinheiro não vai ser problema para ela, haja vista os 21% da pesquisa e o apoio do setor financeiro, ITAU à frente. No entanto, a esfingie Marina vai ter de se revelar. O que ela pensa de n coisas as quais até agora ela nao se posicionou? Marina monotemática tem perna curta.

  9. Vera das Alterosas

    18 de agosto de 2014 12:25 pm

    O bom, o mau e o feio…. um clássico de 1966

    Os cinéfilos irão me entender. A vida imita a arte…. ou será o contrário?

    Sinto-me vendo um remake do clássico western spagetti, ” O bom, o mau e o feio”. Um filme longo, quase três horas, um clássico, que fala da luta de três homens por dinheiro e poder. A cena do duelo é espetacular! E há uma frase antológica, algo como ” nesta vida uns nascem pra cavar e outros para terem a arma carregada”. Mas nada do comentário faz sentido para os que não viram o filme. Recomendo com entusiasmo. E pode agradar a todo gosto, visto que, ao dar novo título para o filme, colocando dois adjetivos no feminino, pode-se usar de toda liberdade poética kikiki.

    Ah! tentei colar aqui um pedacinho, só pra estimular os leitores que não viram a ver. esta cena é do duelo final, todos contra todos…. todos tinham bala na agulha? Quem cavou a sepultura do que morreu?  seria o bom? o mau? o feio? Assistam! Em tempo: Detalhe curioso que só vi hoje:  Observem o dedo do meio  do que atira e mata….

     

    http://youtu.be/yp8uoQ2PS_0

    1. Jorge Luis

      18 de agosto de 2014 12:35 pm

      No Brasil, foi lançado com o

      No Brasil, foi lançado com o título “Três Homens em Conflito”.

    2. drigoeira

      18 de agosto de 2014 12:54 pm

      Vi este filme umas 10 vezes…

      Marina será colocada como “O Bom”, Dilma e Aécio serão o “Mal e o Feio” e vice versa.

      Vejo a disputa eleitoral desfavorável para a Presidenta Dilma, porque ela tem o que perder, os outros não. O PIG quer tirar o PT do poder a qualquer custo.

      Este ano vamos ver se o povo assiste o Programa Eleitoral Gratuíto. Porque será praticamente impossível não votar no PT quem acompanhá-lo. 

      O sentimento é de ódio ao PT, triste fim ao povo brasileiro. 

      1. Cícero Moraes

        18 de agosto de 2014 4:38 pm

        Tem a perder, mas não perdeu

        Só Dilma tem a perder, mas não perdeu. Ela continua com os 36 firmes da avaliação anterior sem Marina, a Messiânica.

        Tempo de antena com os bons resultados aos borbotões que o governo do PT tem para mostrar irão angariar eleitores ex-inidecisos que manifestaram sua intenção em Marina no auge da emoção da tragédia que matou Eduardo de assessores. E olha que era só o nome dela sendo bombardeado pela grande mídia, e sem a contraposição de atividades de campanha dos demais candidatos.

        Como alguém falou acima, ela vai ver o que é a malidicência do PSDB pesando sobre sua imagem de carola.

         

  10. Vitor Carvalho

    18 de agosto de 2014 12:26 pm

    A Hora de Dilma!

    Marina, ao que tudo e todos indicam, aceitou que este é o seu momento para ser candidata a presidente da república. Desde quarta, esta era a hora de Marina. Passado este primeiro momento, a semi-divinização de Campos e a suposta ‘predestinação’ de Marina, a hora passa a ser de Dilma. Isso se dá porque uma candidatura baseada em mito de Marina, que a elevou aos mesmos números de Aécio, são de maior problemas para o tucano e não para a petista. E isso se dá por três fatores.

    Com a sua candidatura dada como certa, Marina subiu aos 21% somente baseada em recall do seu nome, raiva de políticos difuso na socieade, e claro o emocionalismo que fora dado a Campos. Mas uma pergunta paira no ar: fora isso, quais as propostas OBJETIVAS de Marina? Percebem, que tudo o que a candidata falou até agora se baseia em principios subjetivos, e dela não se pediu nenhuma explicação de como colocará tudo aquilo em prática. As beses de voto em recall, sentimento político difuso, e sentimentalismo provocado pela morte de Campos, não são suficientes para suportar 50 dias de campanha para presidente da república num país grandioso como o Brasil. O discurso anti-político e da não notícia são muito pouco para Marina superar o PSDB e chegar ao segundo turno. E isso cria duas frentes nas campanhas do PSDB e PT, com favorecimento para a Dilma.

    Dilma terá um bom tempo de espaço na TV para mostrar ao Brasil as mudanças OBJETIVAS realizadas pelo seu governo, COM TODOS OS PROGRAMAS COLOCADOS EM PRATICA no novo Brasil que está surgindo. E são muitas coisas que a mídia não colocou em evidência até agora, dando espaço para a petista surpreender justamente por ter muito o que mostrar para a população. Tanto é que até agora a maior parte da população não sabe ainda como a Copa fora organizada e todo o legado em infraestrutura, segurança, e capacidade de organização de nosso país realizada pelo governo Dilma. E a petista tem muuuuuuuito a mais para mostrar para o país, e ainda mais demonstar que tudo o que ela tem feito dá sim uma direção de futuro para o país quando tudo ser colocado de forma integrada. Isso é problema para os candidatos que até agora puderam surfar na onda anti-petista e difusa do tudo contra o que aí está na política sem ter a necessidade de debate ENTRE eles. O pior: ninguém foi capaz de montar um discurso coerente de como desatar o nó dos problemas econômicos do Brasil sem falar em desemprego. Com isso, acredito que vale para a Dilma aquilo que valeu para Lula em 2002 quando Roseana Sarney subia nas intenções de voto: a Marina como Roseana, é um problema para a o PSDB! Se o PSDB não desconstrui-la não irá ao segundo turno. Enfrequecendo-a, parte do eleitor de Marina ira para Dilma no segundo turno. E Marina, sem um discurso objetivo coerente, tera capacidade de sobreviver a ataques e ainda debater tudo o que a Dilma fez sem te-lo feito até agora de forma OBJETIVA? 

    Diante de um sentimento anti-petista e fincado nos 20% (num patamar pior do que o Serra quando Dilma disparou), até agora Aécio somente conseguiu cativar o eleitorado fiel do PSDB. Isso ficou evidente com o anúncio da candidatura de Marina, pois muitos indecisos e votos brancos/nulos voaram para Marina. Portanto, Aécio e toda a sua esposição não tinham sido suficientes para tornar o tucano e seu discurso conhecidos ou aceitos pela sociedade. Como resultado, Marina tirou o espaço do tucano, que se apertava na esperança inglória de Marina tirar votos de Dilma. Agora, ameaçado diretamente por Marina o tucano saiu do canto de conforto, pois esperava que tanto ele quanto Campos poderiam crescer o suficiente com a propaganda eleitoral para levar as eleições para o segundo turno. A mídia e o mecado podem até mesmo estar felizes com o segundo turno ‘assegurados’, mas fica o real problema: diferentemente de Campos, Marina subiu não para garantir o segundo turno somente para o PSDB, mas também para para tirar Aécio dele. Até agora Aécio podia contar com Campos também batendo em Dilma sem ameaçar a sua vaga para o segundo turno, mas tudo mudou agora. E agora fica a pergunta: o que o tucano irá fazer para desconstruir o discurso SUBJETIVO  de Marina e passar para o segundo turno? Isso aumentará a rejeição do tucano? como isso fara que os votantes em Marina votem nele se ele bater nela para chegar ao segundo turno? Aécio terá agora de explicar OBJETIVAMENTE sua política economica financista para marcar diferenças em relação ao discurso subjetivo de Marina? São perguntas que Aécio tem deresponder pra ontem. E pra piorar: o tucano pode ser sofrer com o discuros hipócrita e moralista que fomentou contra o PT justamente porque perdera com o escândalo do Aécioporto a ‘imagem’ de pureza moral para Marina. No mundo da internet e dos eleitores mais novos isso já é fato!

    Exatamente por essa nova realidade que acerta em cheio o tucano, Dilma poderá se preocupar somente em mostrar todos os feitos e realizações do seu governo. Poderá ainda por ser presidente num mundo objetivo, chamar os adversários para o lado objetivo do debate. Ela poderá contrastar o que fez, faz e promete que fará baseado nos seus 4 anos de governo com desemprego baixissimo dentro da realidade mundial, com as propostas subjetivas e escondidas dos candidatos até agora. Portanto, ela poderá ditar o debate, exigindo dos candidatos respostas para tudo o que se tem realizado no Brasil até agora, e são muitas coisas nos últimos 12 anos de PT, pois Lula estará no programa da Dilma como se seu governo 2003-2010 tivessem continuado entre 2011-2014. E pelo que se viu até agora, Aécio clama por FHC e não consegue explicar os grandes problemas que o governo do tucano causara ao país. O tucano também não conseguiu montar propostas objetivas que pudessem ser engolidas pelo povo, e ainda por cima perdeu o discurso moralista devido ao Aécioporto. Marina, até agora não precisou abrir a boca. Se continuar a discursar ‘filosofia’ se perderá diante da realidade objetiva apresentada por Dilma e os ataques de desconstrução do Aécio. Campos era bom político, mas não popular o suficiente para dar suporte de 50 dias de sentimento de perda para a população numa eleicão presidencial. Quem aposta numa aurea ‘metafisica’ de que Marina é a herdeira de Campos e de que isso pode consolidar apoio a Marina acredita que Campos era Ayrton Senna, ou até mesmo o Lula. 

    Portanto, afirmo: passada a hora de Marina, chegou a hora de Dilma! A Marina coube liderar, mas até agora surfou em sentimentalismo e imposição mídia/família Campos para ver seu nome a frente do PSB sem fazer parte do mesmo. Dilma, pelo contrário, teve de convencer a cada nova crise que era capaz de liderar o PT e o país nas eleições. Depois de tanto ataque, reviravolta, manifestações, crises, a petista é a única que pode mostrar que tudo que fez e faz OBJETIVAMENTE dão direção para o futuro do país! Esta é a hora de Dilma! 

     

  11. Vitor Carvalho

    18 de agosto de 2014 12:26 pm

    A Hora de Dilma!

    Marina, ao que tudo e todos indicam, aceitou que este é o seu momento para ser candidata a presidente da república. Desde quarta, esta era a hora de Marina. Passado este primeiro momento, a semi-divinização de Campos e a suposta ‘predestinação’ de Marina, a hora passa a ser de Dilma. Isso se dá porque uma candidatura baseada em mito de Marina, que a elevou aos mesmos números de Aécio, são de maior problemas para o tucano e não para a petista. E isso se dá por três fatores.

    Com a sua candidatura dada como certa, Marina subiu aos 21% somente baseada em recall do seu nome, raiva de políticos difuso na socieade, e claro o emocionalismo que fora dado a Campos. Mas uma pergunta paira no ar: fora isso, quais as propostas OBJETIVAS de Marina? Percebem, que tudo o que a candidata falou até agora se baseia em principios subjetivos, e dela não se pediu nenhuma explicação de como colocará tudo aquilo em prática. As beses de voto em recall, sentimento político difuso, e sentimentalismo provocado pela morte de Campos, não são suficientes para suportar 50 dias de campanha para presidente da república num país grandioso como o Brasil. O discurso anti-político e da não notícia são muito pouco para Marina superar o PSDB e chegar ao segundo turno. E isso cria duas frentes nas campanhas do PSDB e PT, com favorecimento para a Dilma.

    Dilma terá um bom tempo de espaço na TV para mostrar ao Brasil as mudanças OBJETIVAS realizadas pelo seu governo, COM TODOS OS PROGRAMAS COLOCADOS EM PRATICA no novo Brasil que está surgindo. E são muitas coisas que a mídia não colocou em evidência até agora, dando espaço para a petista surpreender justamente por ter muito o que mostrar para a população. Tanto é que até agora a maior parte da população não sabe ainda como a Copa fora organizada e todo o legado em infraestrutura, segurança, e capacidade de organização de nosso país realizada pelo governo Dilma. E a petista tem muuuuuuuito a mais para mostrar para o país, e ainda mais demonstar que tudo o que ela tem feito dá sim uma direção de futuro para o país quando tudo ser colocado de forma integrada. Isso é problema para os candidatos que até agora puderam surfar na onda anti-petista e difusa do tudo contra o que aí está na política sem ter a necessidade de debate ENTRE eles. O pior: ninguém foi capaz de montar um discurso coerente de como desatar o nó dos problemas econômicos do Brasil sem falar em desemprego. Com isso, acredito que vale para a Dilma aquilo que valeu para Lula em 2002 quando Roseana Sarney subia nas intenções de voto: a Marina como Roseana, é um problema para a o PSDB! Se o PSDB não desconstrui-la não irá ao segundo turno. Enfrequecendo-a, parte do eleitor de Marina ira para Dilma no segundo turno. E Marina, sem um discurso objetivo coerente, tera capacidade de sobreviver a ataques e ainda debater tudo o que a Dilma fez sem te-lo feito até agora de forma OBJETIVA? 

    Diante de um sentimento anti-petista e fincado nos 20% (num patamar pior do que o Serra quando Dilma disparou), até agora Aécio somente conseguiu cativar o eleitorado fiel do PSDB. Isso ficou evidente com o anúncio da candidatura de Marina, pois muitos indecisos e votos brancos/nulos voaram para Marina. Portanto, Aécio e toda a sua esposição não tinham sido suficientes para tornar o tucano e seu discurso conhecidos ou aceitos pela sociedade. Como resultado, Marina tirou o espaço do tucano, que se apertava na esperança inglória de Marina tirar votos de Dilma. Agora, ameaçado diretamente por Marina o tucano saiu do canto de conforto, pois esperava que tanto ele quanto Campos poderiam crescer o suficiente com a propaganda eleitoral para levar as eleições para o segundo turno. A mídia e o mecado podem até mesmo estar felizes com o segundo turno ‘assegurados’, mas fica o real problema: diferentemente de Campos, Marina subiu não para garantir o segundo turno somente para o PSDB, mas também para para tirar Aécio dele. Até agora Aécio podia contar com Campos também batendo em Dilma sem ameaçar a sua vaga para o segundo turno, mas tudo mudou agora. E agora fica a pergunta: o que o tucano irá fazer para desconstruir o discurso SUBJETIVO  de Marina e passar para o segundo turno? Isso aumentará a rejeição do tucano? como isso fara que os votantes em Marina votem nele se ele bater nela para chegar ao segundo turno? Aécio terá agora de explicar OBJETIVAMENTE sua política economica financista para marcar diferenças em relação ao discurso subjetivo de Marina? São perguntas que Aécio tem deresponder pra ontem. E pra piorar: o tucano pode ser sofrer com o discuros hipócrita e moralista que fomentou contra o PT justamente porque perdera com o escândalo do Aécioporto a ‘imagem’ de pureza moral para Marina. No mundo da internet e dos eleitores mais novos isso já é fato!

    Exatamente por essa nova realidade que acerta em cheio o tucano, Dilma poderá se preocupar somente em mostrar todos os feitos e realizações do seu governo. Poderá ainda por ser presidente num mundo objetivo, chamar os adversários para o lado objetivo do debate. Ela poderá contrastar o que fez, faz e promete que fará baseado nos seus 4 anos de governo com desemprego baixissimo dentro da realidade mundial, com as propostas subjetivas e escondidas dos candidatos até agora. Portanto, ela poderá ditar o debate, exigindo dos candidatos respostas para tudo o que se tem realizado no Brasil até agora, e são muitas coisas nos últimos 12 anos de PT, pois Lula estará no programa da Dilma como se seu governo 2003-2010 tivessem continuado entre 2011-2014. E pelo que se viu até agora, Aécio clama por FHC e não consegue explicar os grandes problemas que o governo do tucano causara ao país. O tucano também não conseguiu montar propostas objetivas que pudessem ser engolidas pelo povo, e ainda por cima perdeu o discurso moralista devido ao Aécioporto. Marina, até agora não precisou abrir a boca. Se continuar a discursar ‘filosofia’ se perderá diante da realidade objetiva apresentada por Dilma e os ataques de desconstrução do Aécio. Campos era bom político, mas não popular o suficiente para dar suporte de 50 dias de sentimento de perda para a população numa eleicão presidencial. Quem aposta numa aurea ‘metafisica’ de que Marina é a herdeira de Campos e de que isso pode consolidar apoio a Marina acredita que Campos era Ayrton Senna, ou até mesmo o Lula. 

    Portanto, afirmo: passada a hora de Marina, chegou a hora de Dilma! A Marina coube liderar, mas até agora surfou em sentimentalismo e imposição mídia/família Campos para ver seu nome a frente do PSB sem fazer parte do mesmo. Dilma, pelo contrário, teve de convencer a cada nova crise que era capaz de liderar o PT e o país nas eleições. Depois de tanto ataque, reviravolta, manifestações, crises, a petista é a única que pode mostrar que tudo que fez e faz OBJETIVAMENTE dão direção para o futuro do país! Esta é a hora de Dilma! 

     

  12. Vitor Carvalho

    18 de agosto de 2014 12:26 pm

    A Hora de Dilma!

    Marina, ao que tudo e todos indicam, aceitou que este é o seu momento para ser candidata a presidente da república. Desde quarta, esta era a hora de Marina. Passado este primeiro momento, a semi-divinização de Campos e a suposta ‘predestinação’ de Marina, a hora passa a ser de Dilma. Isso se dá porque uma candidatura baseada em mito de Marina, que a elevou aos mesmos números de Aécio, são de maior problemas para o tucano e não para a petista. E isso se dá por três fatores.

    Com a sua candidatura dada como certa, Marina subiu aos 21% somente baseada em recall do seu nome, raiva de políticos difuso na socieade, e claro o emocionalismo que fora dado a Campos. Mas uma pergunta paira no ar: fora isso, quais as propostas OBJETIVAS de Marina? Percebem, que tudo o que a candidata falou até agora se baseia em principios subjetivos, e dela não se pediu nenhuma explicação de como colocará tudo aquilo em prática. As beses de voto em recall, sentimento político difuso, e sentimentalismo provocado pela morte de Campos, não são suficientes para suportar 50 dias de campanha para presidente da república num país grandioso como o Brasil. O discurso anti-político e da não notícia são muito pouco para Marina superar o PSDB e chegar ao segundo turno. E isso cria duas frentes nas campanhas do PSDB e PT, com favorecimento para a Dilma.

    Dilma terá um bom tempo de espaço na TV para mostrar ao Brasil as mudanças OBJETIVAS realizadas pelo seu governo, COM TODOS OS PROGRAMAS COLOCADOS EM PRATICA no novo Brasil que está surgindo. E são muitas coisas que a mídia não colocou em evidência até agora, dando espaço para a petista surpreender justamente por ter muito o que mostrar para a população. Tanto é que até agora a maior parte da população não sabe ainda como a Copa fora organizada e todo o legado em infraestrutura, segurança, e capacidade de organização de nosso país realizada pelo governo Dilma. E a petista tem muuuuuuuito a mais para mostrar para o país, e ainda mais demonstar que tudo o que ela tem feito dá sim uma direção de futuro para o país quando tudo ser colocado de forma integrada. Isso é problema para os candidatos que até agora puderam surfar na onda anti-petista e difusa do tudo contra o que aí está na política sem ter a necessidade de debate ENTRE eles. O pior: ninguém foi capaz de montar um discurso coerente de como desatar o nó dos problemas econômicos do Brasil sem falar em desemprego. Com isso, acredito que vale para a Dilma aquilo que valeu para Lula em 2002 quando Roseana Sarney subia nas intenções de voto: a Marina como Roseana, é um problema para a o PSDB! Se o PSDB não desconstrui-la não irá ao segundo turno. Enfrequecendo-a, parte do eleitor de Marina ira para Dilma no segundo turno. E Marina, sem um discurso objetivo coerente, tera capacidade de sobreviver a ataques e ainda debater tudo o que a Dilma fez sem te-lo feito até agora de forma OBJETIVA? 

    Diante de um sentimento anti-petista e fincado nos 20% (num patamar pior do que o Serra quando Dilma disparou), até agora Aécio somente conseguiu cativar o eleitorado fiel do PSDB. Isso ficou evidente com o anúncio da candidatura de Marina, pois muitos indecisos e votos brancos/nulos voaram para Marina. Portanto, Aécio e toda a sua esposição não tinham sido suficientes para tornar o tucano e seu discurso conhecidos ou aceitos pela sociedade. Como resultado, Marina tirou o espaço do tucano, que se apertava na esperança inglória de Marina tirar votos de Dilma. Agora, ameaçado diretamente por Marina o tucano saiu do canto de conforto, pois esperava que tanto ele quanto Campos poderiam crescer o suficiente com a propaganda eleitoral para levar as eleições para o segundo turno. A mídia e o mecado podem até mesmo estar felizes com o segundo turno ‘assegurados’, mas fica o real problema: diferentemente de Campos, Marina subiu não para garantir o segundo turno somente para o PSDB, mas também para para tirar Aécio dele. Até agora Aécio podia contar com Campos também batendo em Dilma sem ameaçar a sua vaga para o segundo turno, mas tudo mudou agora. E agora fica a pergunta: o que o tucano irá fazer para desconstruir o discurso SUBJETIVO  de Marina e passar para o segundo turno? Isso aumentará a rejeição do tucano? como isso fara que os votantes em Marina votem nele se ele bater nela para chegar ao segundo turno? Aécio terá agora de explicar OBJETIVAMENTE sua política economica financista para marcar diferenças em relação ao discurso subjetivo de Marina? São perguntas que Aécio tem deresponder pra ontem. E pra piorar: o tucano pode ser sofrer com o discuros hipócrita e moralista que fomentou contra o PT justamente porque perdera com o escândalo do Aécioporto a ‘imagem’ de pureza moral para Marina. No mundo da internet e dos eleitores mais novos isso já é fato!

    Exatamente por essa nova realidade que acerta em cheio o tucano, Dilma poderá se preocupar somente em mostrar todos os feitos e realizações do seu governo. Poderá ainda por ser presidente num mundo objetivo, chamar os adversários para o lado objetivo do debate. Ela poderá contrastar o que fez, faz e promete que fará baseado nos seus 4 anos de governo com desemprego baixissimo dentro da realidade mundial, com as propostas subjetivas e escondidas dos candidatos até agora. Portanto, ela poderá ditar o debate, exigindo dos candidatos respostas para tudo o que se tem realizado no Brasil até agora, e são muitas coisas nos últimos 12 anos de PT, pois Lula estará no programa da Dilma como se seu governo 2003-2010 tivessem continuado entre 2011-2014. E pelo que se viu até agora, Aécio clama por FHC e não consegue explicar os grandes problemas que o governo do tucano causara ao país. O tucano também não conseguiu montar propostas objetivas que pudessem ser engolidas pelo povo, e ainda por cima perdeu o discurso moralista devido ao Aécioporto. Marina, até agora não precisou abrir a boca. Se continuar a discursar ‘filosofia’ se perderá diante da realidade objetiva apresentada por Dilma e os ataques de desconstrução do Aécio. Campos era bom político, mas não popular o suficiente para dar suporte de 50 dias de sentimento de perda para a população numa eleicão presidencial. Quem aposta numa aurea ‘metafisica’ de que Marina é a herdeira de Campos e de que isso pode consolidar apoio a Marina acredita que Campos era Ayrton Senna, ou até mesmo o Lula. 

    Portanto, afirmo: passada a hora de Marina, chegou a hora de Dilma! A Marina coube liderar, mas até agora surfou em sentimentalismo e imposição mídia/família Campos para ver seu nome a frente do PSB sem fazer parte do mesmo. Dilma, pelo contrário, teve de convencer a cada nova crise que era capaz de liderar o PT e o país nas eleições. Depois de tanto ataque, reviravolta, manifestações, crises, a petista é a única que pode mostrar que tudo que fez e faz OBJETIVAMENTE dão direção para o futuro do país! Esta é a hora de Dilma! 

     

  13. Assis Ribeiro

    18 de agosto de 2014 12:29 pm

    A confirmação dos dados dessa

    A confirmação dos dados dessa pesquisa indicarão:

    1) o esfacelamento do PSDB

    2) o falsidade do mantra de Aécio grande político e gestor

    3)  Marina, mantendo o seu discurso, comprovará que a população brasileira deu um basta ao neoliberalismo

    4)  Que o povo está saturado (o discurso de Marina é a negação da política) e passa a optar por não políticos (grande risco para o processo democrático)

    5)  Que o povo gosta de personagens criadas tal como fizeram de Jânio e Collor

    6)  Que para os apoiadores pouco importa candidatos, propostas, ou partidos. O que se pretende é chegar ao poder pelo poder

    7)  Com as características de Marina, a expectativa de um novo impeachment tal como o de Collor

    1. marta

      18 de agosto de 2014 12:41 pm

      Concordo em número, gênero e

      Concordo em número, gênero e grau.  Agora a pergunta é: todos os indecisos estavam esperando a Marina para decidirem o voto?  

      1. Alcides Barbosa

        18 de agosto de 2014 1:36 pm

        Acho que não. A pesquisa não

        Acho que não. A pesquisa não quis jogar o PSDB no rodapé de imediato.

      2. Alcides Barbosa

        18 de agosto de 2014 1:36 pm

        Acho que não. A pesquisa não

        Acho que não. A pesquisa não quis jogar o PSDB no rodapé de imediato.

    2. Frederico69

      18 de agosto de 2014 1:32 pm

      não dá pra acreditar Assis

      pesquisa eleitoral não dou confiança pra nenhuma. é dar atestado de credibilidade pra mentiroso.

    3. Motta Araujo

      18 de agosto de 2014 1:43 pm

      Ela é contra o neoliberalismo

      Ela é contra o neoliberalismo vivendo todos estes anos por conta do Banco Itau e da Natura, ambos cotados na Bolsa de Nova York e simbolos do velho e do novo capitalismo globalizado brasileiro.

      As duas familias controladoras constam da lista de bilionarios da FORBES. Outro ultra neoliberal que a apoia é André Lara Resende, da turma do Plano Real, morador em Londres, vive de rendas e tem como hobby o hipismo.

      Como tem santelmo que  é cego.

      1. Assis Ribeiro

        18 de agosto de 2014 2:39 pm

        Senhor, falo da imagem que

        Senhor, falo da imagem que ela passa e a resposta do eleitor.

        Não desvirtue a palavra dos outros como você é contumaz.

  14. Manoel Teixeira

    18 de agosto de 2014 12:30 pm

    Nulos e Brancos

    Realmente, a pesquisa está ‘ajustada’. Aécio não perdeu e Marina só ganhou?

    Estranho, muito estranho!

  15. Jorge Leite Pinto

    18 de agosto de 2014 12:32 pm

    Estou rindo à toa.Vou surfar

    Estou rindo à toa.
    Vou surfar nessa onda mentirosa e vender minhas Petr4, pois vai subir que nem foguete. E quando o Lulão entrar na TV a coisa entra no eixo.
    Dilma 1o. turno mole, mole…

  16. Silvio Torres

    18 de agosto de 2014 12:42 pm

    Aécio com 20%? Nem aqui nem

    Aécio com 20%? Nem aqui nem na China….kkkkkkk

  17. marta

    18 de agosto de 2014 12:44 pm

     Olhem os n. da espontânea:

     Olhem os n. da espontânea: Dilma 24, Aécio 11 e Marina 5. Estes são os votos consolidados, o resto é arranjo de pesquisa.

    1. DanielQuireza

      18 de agosto de 2014 6:14 pm

      Desculpe mas não são.
      Alguns

      Desculpe mas não são.

      Alguns alimentam o mito de que pesquisas espontâneas valem alguma coisa, mas não valem nada.

      Simplesmente porque à medida que as eleições se aproximam há a convergência para que todos os candidatos sejam igualmente conhecidos – pelo menos os que têm chances de vitória – o que iguala com a pesquisa estimulada.

  18. Motta Araujo

    18 de agosto de 2014 1:03 pm

    E ela declarando que foi o

    E ela declarando que foi o destino que a ungiu como candidata, um pensamento congratulatorio consiga mesma, mostrando que o destino a favoreceu, portanto ela quer dizer que a morte de Campos lhe deua boa posição.

    Da nauseas.

  19. MThereza

    18 de agosto de 2014 1:05 pm

    A questão não é matemática,

    A questão não é matemática, pois poucos vão se dar ao trabalho de fazer a soma. É uma questão de manchete. E as “pesquisas” vão usar a margem de manobra, formada por margem de erro + indecisos + brancos/nulos, para fazer os “ajustes” que a ricaria tanto precisa. Essa de não sei quantos % não terem candidato, mas num eventual  2º turno votarem todos na Marina… só com muito chazinho da floresta é que dá pra engolir.

  20. Marco Antonio Bergamaschi

    18 de agosto de 2014 1:07 pm

    Aécio foi cristianizado pela

    Aécio foi cristianizado pela grande mídia?

  21. altamiro souza

    18 de agosto de 2014 1:07 pm

    femomeno momentneo.
    forçação

    femomeno momentneo.

    forçação de barra do datafolha.

    impossível que o percentual de dilma não aumente com as extensas realizações do governo dela no horário eleitoral gratuito.

    é isso e o jogo é jogado.

     

  22. MarFig

    18 de agosto de 2014 1:14 pm

    O que concluí com essa

    O que concluí com essa “pesquisa”: o Serra vai votar na Marina.

  23. bill

    18 de agosto de 2014 1:16 pm

    Alguem me explica?

    No 1º turno temos 17% de não sabe/brancos/nulos, ou seja, 83% de votos válidos. Na simulação de 2º turno dá 47% x 43% entre Marina x Dilma, ou seja, total de 90% de votos válidos.

    Pesquisador: Em quem o(a) sr(a) vota no 1º turno? — Não sei. Não resolvi ainda, estou em dúvida, é muito cedo prá pensar nisso, nem começou a campanha direito. Vou resolver mais próximo da eleição!

    Pesquisador: E no 2º turno? Para quem o(a) sr(a) vota? — Ah, pro 2º turno eu já decidi, é Marina, sem dúvida!!

    Então tá, quer dizer que 7% do eleitorado nacional não sabem em quem votar no 1º turno e, na mesma hora, na pergunta seguinte, já tem seus candidatos do 2º turno?? Que matemática é essa? Não consegui entender!

  24. Tina

    18 de agosto de 2014 1:18 pm

    Perfeito!

    O título do post não poderia ser mais exato:

    Datafolha COLOCA Marina empatada com Aécio no 1o turno e com Dilma no 2o. 

    Colocou mesmo. Haja malabarismo!!

  25. Malú

    18 de agosto de 2014 1:18 pm

    Kkkkkkkkkkkkk (rindo da cara

    Kkkkkkkkkkkkk (rindo da cara do Aecio)

  26. Zanchetta

    18 de agosto de 2014 1:24 pm

    Vamos desenhar… Escolha 1

    Vamos desenhar… Escolha 1 dos candidatos abaixo para o 1o. turno

    a) Aécio

    b) Dilma

    c) Marina

    d) Pastor Maldonado (ou algo assim)

    e) Levy Fidelix

    f) etc…

    17% não souberam…

     

    2a. pergunta . Em caso de segundo turno entre Marina e Dilma, em quem vc votaria?

    só 10% não souberam… O que mostra a alta taxa de rejeição que tem a Dilma…

  27. Maria Rita

    18 de agosto de 2014 1:33 pm

    Li no blog do Sakamoto um

    Li no blog do Sakamoto um texto interessante sobre as teses conspiratórias da tragédia de Santos e as profecias dos ‘Iluminatti’, em que ele coloca em cena até os agentes Mulder e Scully do arquivo X. Pois é, o datafalha nessa pressa toda  e a imprensa em geral tentando erguer Marina como candidata messiânica, vão acabar trnasformando a Scully num scooby doo. Ainda não dá para levar a sério.

  28. CB

    18 de agosto de 2014 1:34 pm

    Agora marina vai descobrir o

    Agora marina vai descobrir o que é a mão pesada do psdb quando se trata de esculhambar alguém sem nenhum escrúpulo.

    1. Franbeze

      18 de agosto de 2014 2:04 pm

      É isso mesmo

      Vamos ver como ela vai reagir.

    2. Vitor Carvalho

      18 de agosto de 2014 2:32 pm

      Concordo! 
      E por isso acho

      Concordo! 

      E por isso acho que a Dilma tem mais chance. O PSDB tem de desconstruir Marina pra ter chances de chegar ao segundo turno. Se os tucanos passarem, muitos que ainda votarem em Marina terão rejeição ao Aécio. Se Marina passar, estará desgastada e ainda poderá ter caído um pouco com o Aécio, pois será alvejada. Já a Dilma poderá ditar o debate a partir de agora, pois terá muiiiiiito o que mostrar de forma OBJETIVA o que fez, faz e qual o Brasil que foi construido que deve ser debatido. Com isso, tanto Aécio quanto Marina terão de se posicionar ao que tem sido feito OBJETIVAMENTE pelo governo em favor do povo, e ao mesmo tempo, debaterem entre si o que ainda podem fazer de melhor do que o outro e o govern. Portanto: acabou a zona de conforto de enrolação dos dois! Ou falam o que irão fazer a partir do Brasil REAL em construção, ou já era.

  29. Testemunha de VEJAiova"

    18 de agosto de 2014 1:34 pm

    a incrivel coincidencia entre

    a incrivel coincidencia entre desejo dos donos da folha com resultado de suas pesquisas

    vale tambem para haddad, covasxmarta, fhc/janio, padilha, etc etc etc,,,

  30. Emerson Costa

    18 de agosto de 2014 1:39 pm

    Não Tem Preço

    Ver o PSDB em terceiro colocado, Não tem preço……….

    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  31. Bruce Guimarães

    18 de agosto de 2014 1:42 pm

     
    Dilma ainda com 36% dos

     

    Dilma ainda com 36% dos votos??? Acho que tem alguma coisa errada!!!

    1. José Lidio Moura Pinho

      18 de agosto de 2014 2:10 pm

      Próximo passo do psdb.

      Próximo passo do psdb. Substituir aébrio por Serra; aí a Marina ganha mais um voto, o seu!

  32. drigoeira

    18 de agosto de 2014 1:48 pm

    Só sei de uma coisa…

    Tem que voltar com a barra de rolagem dentro do quadrinho do Últimos Conteúdos GGN.

    Pra quê facilitar se a gente pode complicar!

  33. lucascosta

    18 de agosto de 2014 1:50 pm

    O resultado da pesquisa já era esperado

    Não entendo o porquê da surpresa. Nas eleições passadas, não houve contradição quando os votos foram apurados. As pesquisas para eleições presidenciais não são tão inconfiáveis assim. Marina tem, de fato, um bom público eleitor cativo, a verdade é essa. 

  34. Maria Silva

    18 de agosto de 2014 2:01 pm

    Trapaça

    Se 5% do indecisos mais  5% de brancos e nulos se decidiram por Marina, (se, somente se), somados a todos os 8% do Campos temos então 18% . Onde é que o Data Folha arranjou esses 21%? Que magica é essa?

    1. alessandroduarte

      18 de agosto de 2014 2:49 pm

      Simples, os 1% do PCO, PSOL,

      Simples, os 1% do PCO, PSOL, etc sumiram de uma hora para outra.

  35. aliancaliberal

    18 de agosto de 2014 2:53 pm

    O vencedor nestas eleições

    O vencedor nestas eleições será o anti petismo.

  36. -Charlie-

    18 de agosto de 2014 3:01 pm

    Tomara que esse desarranjo

    Tomara que esse desarranjo sirva para o Lula voltar a ser candidato. Isso pode acontecer até 20 dias antes do primeiro turno.

    A grande verdade é que Lula foi um grande presidente, mas é péssimo para indicar pessoas: errou feio nas indicações ao STF, à PGR e à sua sucessão. Dilma não é o que se esperava dela. Enquanto a economia cresceu 4% ao ano em média nos dois governos Lula, o governo Dilma tem crescimento inferior a 2% ao ano, resultado pior até do que durante os privatas anos 1990.

    A inflação estoura o centro da meta ano após ano, e com isso o poder de compra dos trabalhadores se reduz paulatinamente.

    Enfim, só sendo cego para não ver que os resultados do governo Dilma são MUITO PIORES do que os do governo Lula. Se o PT insistir com Dilma, vai perder a presidência.

    1. DanielQuireza

      18 de agosto de 2014 4:14 pm

      Concordo que a melhor opção

      Concordo que a melhor opção seria mesmo Lula.

      Mas é algo politicamente inviável.

      Nâo vão fazer a troca, de jeito nenhum.

  37. IV AVATAR

    18 de agosto de 2014 3:01 pm

    Marina, a “não partidária” que deu certo para os rentistas

    Atualizado – 10:56

    [video:http://www.youtube.com/watch?v=mU3MxvxkExM%5D

    De pensamento obtusângulo, Marina nega tudo, ela é o não ser, não é nada e muito menos partidária mas sabe-se que não é nada disso, até mesmo pq o mundo real não pode ser confundido com o virtual no qual ela tudo justifica, como por exemplos o casamento homoafetivo, o aborto, a legalização da maconha, assuntos que ela, para se sair bem na fita, joga para o plebiscito, o combate ao agronegócio, e tudo o que for possível agradar ao eleitor ela resolve no gogó, algo esquizofrênico, o Brasil é uma das maiores economias do mundo e não precisa disso, não comporta mais esse tipo de engodo,  ninguém merece. Eleger essa figura seria arakiri, não duvido que uma parte da juventude sem noção caia no conto do vigário dessas forças que se rebelaram a partir do momento em que Dilma baixou os juros ao patamar de 5%, ai na sequência veio a “revolução do tomate” cujo símbolo foi Ana Maria Braga exibindo todos os dias um colar da leguminosa, ficou claro que poderosas forças se articularam para desencadear as manifestações de junho, a Fiat veio com o VemPraRua(coincidência que de minuto em minuto o Brasil vê a chamada VemPraUrna, um trocadilho bem claro para favorecer tais forças dais quais, sem dúvida, Marina é representante, ela foi a musa que, como ocorre em todos os momentos de negatividade, mais uma vez ela veio na sequência e, naquele momento, conseguiu se apresentar como “apartidária” e criou uma Rede(???) e não um partido mas que, por força de uma tragédia, virou candidata que, da forma como virou candidata, vindo mais uma vez no rasto de forças negativas, é uma espécie de não-candidata, bem ao gosto dos black blocks e, por falar nisso, não duvido que eles(bb)  voltem nestas eleições para dar uma forcinha à “não-candidata” ou o que seja…o que sabemos é que ela(Marina) caiu do céu para os rentistas e atende perfeitamente ao clamor do mercado financeiro e da grande mídia. Ao povão e aos interesses nacionais, como por exemplo a defesa do pré-sal é a que ela não servirá, isso não deixa dúvida quando olhamos para sua equipe econômica, da qual André Lara Rezende faz parte(para saber quem é a peça, clique aqui) e a mídia que não pensa noutra coisa senão derrotar o PT e, nesse jogo sujo, vale qualquer um, afinal de contas foi dentro dessa lógica que, numa eleição para prefeito de SP,  trocaram Marta Suplicy por Maluf que, na sequência, emplacou Celso Pitta e a história sabemos como foi.  Mundo louco.

  38. robson_lopes

    18 de agosto de 2014 3:22 pm

    Esses números são uma

    Esses números são uma fotografia retirada de uma cena de um filme, não representa o fim, mas tão somente o momento.
    Muitas águas irão rolar ainda, amanhã se inicia o horário político de televisão, o governo tem 11 minutos, contra apenas 5 dos concorrentes, isso faz toda a diferença. As maiores verbas ainda não chegaram, quando chegarem tudo se ajusta, segundo turno provavelmente irá acontecer, mas ainda acredito que dará Dilma.

  39. armandolo

    18 de agosto de 2014 8:20 pm

    Mais uma vez ficarei sem

    Mais uma vez ficarei sem votar. Parece que Deus não é brasileiro: Dilma x Aécio x Marina.

    Concordo com alguns comentarios aqui postados : Volta Lula. Francamente, a candidata do PT mal sabe articular uma frase !! Tá mais para Palmirinha (que ao menos conhece seu ofício). Parece ser o Forrest Gump do PT. As contas do país, o descontrole no gerenciamento, as alianças, a ideologia como principio economico, tá tudo muito pior que no tempo do Lula . Por favor senhores, o Lula é brilhante.O PT ganha esta eleição, mas será a ruína do partido.

  40. lucascosta

    18 de agosto de 2014 10:05 pm

    Articulação política ruim

    Parece que o trato com governadores não é fácil. Há muitos relatos de Dilma passando pito em governadores – em altos decibéis. Isso respinga na pesquisa de hoje. O bom trato com mandatários estaduais é fundamental para garantir popularidade perene em níveis elevadíssimos. O mesmo se pode dizer em relação à costura no Congresso Nacional.

    Sem dúvidas Lula é muito melhor nesse quesito, infinitamente melhor. Mas um Lula não surge todo dia e Lula foi bastante generoso com o partido mesmo ao abrir espaço para outras pessoas. Partido de um único homem morre quando este se vai. Lula fez certo ao tentar construir novas lideranças. Dilma não deu certo? Talvez. Mas importa lembrar que ela ainda figura em primeiro lugar nas pesquisas, após 12 anos de governo do PT, com os desgastes inevitáveis decorrentes do fato de ser vidraça. A eleição ainda está a ser decidida. Com o PT ainda na condição de favorito.

    E mesmo o PT do futuro, o de 2018, ainda não resta comprometido: pode ser que Haddad tenha sido uma escolha perfeita da parte de Lula. Os projetos que ele vem desenvolvendo em São Paulo podem dar certo. E os frutos a serem colhidos desse êxito podem redundar no seu nome, um dia, ungido como candidato do PT à presidência da república.

    Não tenho nenhuma dúvida de que o PT NÃO é um partido sem futuro.

Recomendados para você

Recomendados