Dória mostra drama familiar, Marta pede desculpas e Haddad faz balanço na 1ª propaganda

Cintia Alves
Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.
[email protected]

Jornal GGN – Aposta do governador Geraldo Alckmin (PSDB), o candidato a prefeito de São Paulo João Dória Junior (PSDB) abriu sua primeira propaganda em vídeo usando uma roupagem mais humilde e agarrada ao discurso de meritocracia. Dória, ou “João”, como foi chamado na peça de propaganda eleitoral lançada nesta sexta (26) expôs o drama familiar de viver no exílio durante a ditadura, os momentos difíceis por falta de dinheiro para pagar contas e a perda da mãe aos 14 anos.

Após a tentativa de despertar a simpatia do eleitor, Dória é apresentado como um empresário bem sucedido que chegou aonde está hoje – é presidente do grupo LIDE, que concentra a maior parcela do PIB nacional – graças a sua dedicação e trabalho. Trabalhar muito, de 14 a 16 horas por dia, é o que Dória fez como executivo e promete fazer como prefeito da maior capital do País.

Em outra peça, Dória ataca Fernando Haddad (PT) nas áreas da saúde e mobilidade. O tucano diz que ciclovia é bom, mas quando mal feita, é ruim. 

Ele afirma ter montado uma equipe com 100 colaboradores para elaborar o melhor e mais inovados plano de governo para São Paulo.

Marta e o mea culpa

Já Marta Suplicy (PMDB), que carrega o “ônus” de ter sido do PT e tomado algumas medidas impopulares quando prefeita de São Paulo, usou seu primeiro programa para se apresentar e pedir desculpas pelas decisões erradas que tomou no passado. Inclusive por ter dito “relaxa e goza” enquanto ministra do Turismo. 

“Ajudei a construir um partido para defender quem não tinha vez. (…) Eu não fiz tudo que queria fazer [como prefeita], mas fiz muito do que era possível. (…) Quando encontro hoje gente que estudou nos CEUs e venceu na vida, sinto que valeu a pena. Quando penso no Bilhete Único e Renda Mínima, também”, disse a senadora.

Marta reconheceu que errou ao “criar uma nova taxa quando era prefeita. Eu errei ao falar o que não devia quando fui ministra. Mas mais importante que aprender com os próprios erros é ter humildade de pedir desculpa por eles. Espero que me desculpem pelos meus tropeços.”

 

Fernando Haddad fez um balanço de governo e afirmou que tem muita coisa feita na cidade que ainda não foi divulgada para a população. “Apesar da crise, entregamos muitas coisas. (…) Fizemos muito, mas confesso que divulgamos pouco nossas ações. Nessa crise, preferi cortar os gastos em publicidade para investir nas áreas essenciais.”

O prefeito citou alguns projetos como as faixas exclusivas para ônibus, o passe-livre para estudantes, as ciclovias, as ações para destravar o trânsito além de investimentos na educação infantil e na saúde.

 

Até o fechamento desta matéria, os candidatos Celso Russomanno (PRB) e Luiza Erundina (PSOL) ainda não haviam divulgado seus vídeos nas redes.

DATAFOLHA DE AGOSTO

O esforço de Dória para ganhar a simpatia do eleitor não é à toa. No Datafolha divulgado nesta sexta-feira (26), Dória é o único candidato que tem queda de desempenho. Ele ainda aparece no quinto lugar, com 5% da intenções de voto (1% a menos que a pesquisa de julho). O tucano está atrás de Haddad (8%), Erundina (10%) e Marta (16%). Os três mantiveram a mesma pontuação da pesquisa anterior. Russomanno, por sua vez, ampliou a liderança de 25% para 31%.

O candidato do PRB também vence todos os principais adversários no segundo turno, segundo a sondagem do Datafolha. Contra Marta, o placar seria 50% para Russomanno ante 25% para a senadora. Contra Erundina, 56% a 29%. Contra Haddad, 60% a 21% e, contra Doria, 63% a 16%. 

Caso Russomanno fique fora do segundo turno, Marta venceria Erundina (41% a 33%), Haddad (47% a 24%) e Doria (50% a 25%). O atual prefeito também venceria Doria por 35% a 33%. Na pesquisa anterior, o tucano venceria por 30% a 24% de Haddad.

Foram ouvidas 1.902 pessoas entre 23 e 24 de agosto. A margem de erro é de 3%. Pesquisa foi encomendada pela Folha e Rede Globo.

Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

13 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Nossa, que novidade…

    “Dória ataca Fernando Haddad (PT) nas áreas da saúde e mobilidade. O tucano diz que ciclovia é bom, mas quando mal feita, é ruim”:

    Porque eh que Doria nao nos mostra as ciclovias que o PSDB construiu entao?  Nao eh facil o suficiente?

    Eh so mostrar pra nos.

    UMA ciclovia que eles construiram.  Bem ou mal.  SO UMA.

    Mostre UMA delas pra gente.

  2. Martha pedindo desculpas me

    Martha pedindo desculpas me faz lembrar de Maluf pedindo desculpas pela gestão Pitta na Prefeitura de São Paulo (tá certo eu errei, mas vou consertar…). Pesquisas eleitorais é sempre o mais do mesmo, agora se vai refletir a votação final é que são elas…. Para não esquecermos as eleições de 2012. Na realidade, ainda não sabemos quem será eleito, como sempre são as eleições municipais da cidade de São Paulo. E ainda tem aqueles dizendo que eleições da cidade de SP refletem o cenário nacional, para próximas eleições, blablabla, etc e tal. Discordo disso. Muitas vezes, eleições em SP são mais provincianas que pensamos.

  3. Drama

    Que drama familiar ter de comer pastel!

    Será que ele aprendeu a amarrar o casaquinho de cashmere ao redor do pescoço durante o exílio?

  4. Em tantas eleições que já vi

    Em tantas eleições que já vi para prefeito, nunca um dos partidos principais apresentou um traste do calibre deste tal de “joão”. Acho que ele bateu o recorde que pertenceu a pitta por muitos anos. Agora a martraíra tá pedindo desculpa pelo que, por ter sido eleita para o senado com meu voto dado à candidata do PT que depois se aliou com o que existe de mais baixo na política?

  5. João Dória Júnior não sabe o

    João Dória Júnior não sabe o que é sofrer, tremendo mentiroso. Criado na Suíça e na França, teve do bom e do melhor. Conheci o pai dele, me contou toda a história da sua vida, do exílio forçado, da decisão de estudar Psiquiatria para poder se recuperar da expulsão do país, inclusive ele mesmo me disse que foi o inventor do dia 12 de junho, Dia dos Namorados. Perdeu a mãe mas ganhou uma madrasta gente fina, muito elegante e educada. O pai era um cara leval, já o filho…

  6. Russomano estava na rente nas

    Russomano estava na rente nas pesquisas em 2012, e levou uma lavada.
    Dessa vez será a mesma coisa, ele tem ficha suja, é mal gestor, enganador, e só entende de roubar o consumidor.
    No debate com Haddad, nenhum ganha, porque Haddad tem honestidade intelectual, e nenhum concorrente tem, são desleais, mentirosos.

     

  7. É nesse fresco que os

    É nesse fresco que os paulistanos vão depositar suas esperanças? Bem feito. Cada povo tem o governo que merece. Neste caso os paulistanos terão um prefeito que tem nojo deles.

  8. Marta relaxa  e goza, eleita

    Marta relaxa  e goza, eleita agora só para deputada federal e olhe lá,  eu nem seu lugar tentava para vereador é mais certo

  9. Qualquer um aí pode fazer um

    Qualquer um aí pode fazer um governo razoavel para São Paulo. Ao menbos o mínimo .Exceto João Doria , que não tem identificação alguma com povo. Esse cara gasta dinheiro do erário , generosamente presenteado pelo PSDB para cobrir despesas de revista revista de consultório odontológico ou oftálmico de elite , que ninguém lê . Ou eventos de cachorros de raça cara .
    Esse cara não pode ser prefeito de cidade alguma.
     

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador