4 de junho de 2026

Em Minas, Pimentel cresce e Pimenta estaca

Jornal GGN – A pesquisa Ibope divulgada ontem deu um panorama eleitoral em Minas Gerais. Fernando Pimentel, candidato do PT, lidera a disputa e cresce, com 20 pontos de diferença sobre Pimenta da Veiga, do PSDB. Na pesquisa, Pimentel vai de 37% para 43% das intenções de voto e o tucano permanece com os 23% já apurados anteriormente. A matéria é do Estadão.

Siga o Jornal GGN no Google e receba as principais notícias do Brasil e do Mundo

Seguir no Google

Pimentel comentou que tem ouvido muitas queixas sobre a qualidade do atendimento, especificamente da Cemig e da Copasa

Do Estadão

Em Minas, Pimentel cresce e abre 20 pontos de diferença para Pimenta

Suzana Inhesta

Petista passou de 37% para 43% das intenções de voto e tucano manteve os 23%, mostra Ibope

Belo Horizonte – Pesquisa Ibope divulgada nesta terça-feira, 16, pela TV Globo, apontou que o candidato ao governo de Minas Gerais pelo PT, Fernando Pimentel (PT), continua liderando a disputa. O petista teve 43% das intenções de voto, seguido pelo candidato Pimenta da Veiga (PSDB), com 23%, e Tarcísio Delgado (PSB), com 3%.

O levantamento mostrou que a distância entre os candidatos do PT e do PSDB aumentou para 20 pontos. Na última pesquisa, divulgada em 26 de agosto, Pimentel tinha 37% das intenções de voto e Pimenta, 23%, 14 pontos de diferença. Tarcísio aparecia com 3%.

Fidélis Alcantara (PSOL) teve 2% das intenções de voto. Os candidatos Eduardo Ferreira (PSDC) e professor Túlio Lopes (PCB) aparecem com 1% cada. Cleide Donária (PCO) não atingiu 1%. Os votos em branco e nulo somam 10% e 17% não souberam informar ou não responderam. Na pesquisa anterior, os votos brancos e nulos eram de 11% e 22% não souberam dizer em quem votariam ou não quiseram informar.

O Ibope ouviu 2.002 eleitores entre os dias 13 e 15 de setembro. A pesquisa está registrada no Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG) sob o número 00092/2014. A margem de erro é de dois pontos porcentuais, para mais ou para menos. O nível de confiança é de 95%.

Com 15%, Pimenta da Veiga segue com a maior rejeição entre os eleitores. Fidélis tem 14%; Fernando Pimentel, 13%; professor Túlio Lopes, 11%; Tarcísio Delgado, 10%; Cleide Donária, 10%; e Eduardo Ferreira com 10%. Votariam em qualquer um dos candidatos, 30%, e ainda não sabem, 30%. No levantamento anterior, a taxa de rejeição do tucano era de 14%, do petista, 11%, Fidélis, 9%, Delgado, 8%, Cleide e Lopes, com 7% cada e Ferreira, com 6%.

Senado. A pesquisa Ibope também divulgou as intenções de voto para o Senado no Estado. Antonio Anastasia (PSDB) oscilou de 45% para 46%; Josué Alencar (PMDB), subiu de 10% para 16%. Margarida Vieira (PSB) e Tarcísio (PSDC) somaram 2% cada. Geraldo Batata (PSTU), Graça (PCO) e Pablo Lima (PCB) tiveram 1% cada. Brancos e nulos somaram 11% e não sabem ou não opinaram, 20%.

O levantamento ainda informou a avaliação dos mineiros com relação ao governo atual de Alberto Pinto Coelho (PP). Os que acharam que a gestão atual é boa ou ótima somaram 33%; regular, 29%; ruim ou péssimo, 17% e 22% são souberam responder.

Lourdes Nassif

Redatora-chefe no GGN

Assine a nossa Newsletter e fique atualizado!

Assine a nossa Newsletter e fique atualizado!

Mais lidas

As mais comentadas

Colunistas

Ana Gabriela Sales

Repórter do GGN há 9 anos. Especializada em produção de conteúdo para as redes sociais.

Camila Bezerra

Graduada em Comunicação Social – Habilitação em Jornalismo pela Universidade. com passagem pelo Jornal da Tarde e veículos regionais. É...

Carla Castanho

Carla Castanho é repórter no Jornal GGN e produtora no canal TVGGN

20 Comentários
...

Faça login para comentar ou registre-se.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Ana Dias

    17 de setembro de 2014 12:47 pm

    Pelo visto, não está

    Pelo visto, não está adiantando arrancar os adesivos do Pimentel e da Dilma dos nossos carros…

  2. altamiro souza

    17 de setembro de 2014 1:04 pm

    se aécio não for para o

    se aécio não for para o segundo turno, de quem serão os votos

    mineiros para o segundo  turno entre dillma e marina?

    apenas uma curiosidade de um admirador dos mineiros.

    confesso que, na verdade, é um desejo.

    um desejo de que os mineiros

    votem em  sua conterrranea dilma.

    em massa.

    ficariam na história como “salvadores”

    (não encontrei outra expressão)

    d um legado que já faz e far´parte da história

    e se torna a cada segndo mais importante

    em função do perigo  que corre

    com a possibilidade da COMPLETA

    retomada do poder político e economico

    pelos neonliberais em nome de uma fálácia eco-regressivo mercadista-capitalista-financeirizadora,

    estranhissimo paradoxo do início do século.

  3. jc.pompeu

    17 de setembro de 2014 1:16 pm

    “Em Minas, Pimentel cresce e

    Em Minas, Pimentel cresce e Pimenta estaca

    … é a força política crescente do coletivo, com sotaque mineiro, estacando o individualismo atroz na espécie picante…

  4. DanielQuireza

    17 de setembro de 2014 1:16 pm

    Parece que é o único estado

    Parece que é o único estado que o PT tem mesmo chance de vencer. Que ironia, é o estado do Aécio.

    1. drigoeira

      17 de setembro de 2014 1:31 pm

      Minha previsão…

      Se o PT ganhar em Minas. Certamente fará o pior governo do estado nos últimos anos. A crise institucional lá é tão grande que em 4 anos não dá para fazer nada. Sem falar do clientelismo aecista que acostumou mal o povo mineiro. Vai demorar 2 anos para colocar a casa em dia, o povo quer a casa em dia em 1 mês, impossível de fazer.

      O Aécio retornará ao governo de Minas como salvador da pátria. Devia ter voltado este ano, mas…

      Na realidade todo governo do PT é assim, demora 2 anos para colocar a casa em ordem.

       

      1. J. Alberto

        17 de setembro de 2014 2:07 pm

        E a mídia??? Devidamente

        E a mídia??? Devidamente embolsada pelo PSDB, ela deve estar doidinha pra voltar a denunciar o governo. Adivinhem pra quem vai sobrar?????

      2. El Cid

        17 de setembro de 2014 2:27 pm

        …e com vocês, drigoeira, mais conhecido como:

        1. drigoeira

          17 de setembro de 2014 2:40 pm

          kkkkkkkkkkkkkkk

          Gostei da comparação.

          Presidente Lula demorou 4 anos para colocar o governo em ordem.

          Haddad está tentando colocar a casa em ordem, quase dois anos de mandato.

          No Sul o governo do PT só teve sucesso porque substituiu o PDT do Brizola, quando substitui o PSDB demora no mínimo 2 anos para colocar o governo em ordem.

          Vamos aguardar. Primeiro tem que ganhar.

          1. lenita

            17 de setembro de 2014 8:21 pm

            Puxa ! Até que enfim vc falou

            Puxa ! Até que enfim vc falou uma verdade. Colocar a casa em ordem após governo do PSDB it’s not mole not ! Por isso nem estou torcendo p/ o Padilha vencer. Ele não merece ! O estrago é mt grande e somente em 8 anos poderíamos ver alguma coisa.

    2. Marcos Paulo

      17 de setembro de 2014 4:17 pm

      No meu estado (MS) o Delcídio

      No meu estado (MS) o Delcídio do Amaral vai ganhar no primeiro turno. 

      1. DanielQuireza

        17 de setembro de 2014 7:10 pm

        Obrigado.

        Obrigado.

  5. MarFig

    17 de setembro de 2014 1:31 pm

    O Pimentel, apesar de ter

    O Pimentel, apesar de ter feito uma grande bobagem de ter entregue a Prefeitura para o M Lacerda, fez um ótimo trabalho em BH e é muito bem quisto pela população e não tem aquele ranso antipetista da classe média contra ele.

  6. rosenvald flavio barbosa

    17 de setembro de 2014 1:42 pm

    uai sô

    uai, mas o aecim vive arrotando que seu governo e o de anastasia fizeram maravilhas nas minas gerais………

    eita povo ingrato este povo mineiro……….kkkkkkkkkkkkk

    vai Pimentel………….vai Dilma……………….vitória!!!

  7. lenita

    17 de setembro de 2014 2:01 pm

    Tomara que nós mineiros

    Tomara que nós mineiros consigamos desapear do poder esses tucanos. Ontem no debate na CNBB, o Aécio , vestido com a roupagem da ética e anticorrupção, foi desmascarado e calado pela Luciana Genro, que não esqueceu de mencionar todos os escândalos do partido dele, inclusive a compra de votos pela reeleição. Como é bom poder falar à vontade, já que tem poucos votos. Mas gostei muito. Obrigado Luciana!

  8. Athos

    17 de setembro de 2014 2:01 pm

    Tem que ser muito idiota para
    Tem que ser muito idiota para lançar Pimenta.
    Me . parecem perdidos na realidade que os cercam.

    Aposto que acreditam nos editoriais que escrevem para si.

  9. Silvio Torres

    17 de setembro de 2014 2:30 pm

    É, tem irmã

    É, tem irmã assessora/especialista/salvadora da pátria que está com o prestígio sendo enterrado junto com o candidato. A perda de 17 mil cargos comissionados vai ser a sentença de morte prá muita gente que se julgava dona de um enorme cassife político.

    1. alexis

      17 de setembro de 2014 5:38 pm

      Sugar tudo o possível

      Os tucanos terão que sugar todo o possível antes de deixar o governo de MG (expressão do Aécio em relação aos seus opositores que, meses atrás, corriam para sua candidatura)

  10. janes salete

    17 de setembro de 2014 11:59 pm

    O problema que o PT arruma a

    O problema que o PT arruma a casa destruida pelo psdb(vide RS) e os analfas colocam, depois da casa arrumada, um candidato midiático que limpa os cofres novamente. Assim mesmo, contra toda a mídia e o bando de antipetistas, o PT consegue deixar a marca de bom trabalho. Só não se elege o Tarso, novamente, porque a mídia não divulga, pelo contrário, esconde tudo de bom que está acontecendo no RS com a gerência do PT. Mas, aqui no RS, é um ciclo, Votam nos candidatos midiáticos. Roubam tudo. Voltam a colocar no poder o PT. Ajeita tudo. Quando começa a recuperar o estado, o eleitor volta a colocar no governo, o mesmo que limpou os cofres e deixou a rbs(mídia malandra gaúcha), usufruir, desavegonhadamente, do dinheiro público. E o ciclo continua. Menos mal, porque sp é o caos eterno.

  11. Marcos Antônio

    18 de setembro de 2014 12:13 pm

    Isso está

    Isso está aqui: http://g1.globo.com/politica/eleicoes/2014/noticia/2014/09/dilma-tem-36-marina-30-e-aecio-19-aponta-pesquisa-ibope.html

    Avaliação do governo
    A pesquisa mostra que a administração da presidente Dilma tem a aprovação de 37% dos eleitores entrevistados – no levantamento anterior, divulgado no último dia 12, o índice era de 38%. O percentual de aprovação reúne os entrevistados que avaliam o governo como “ótimo” ou “bom”.

    Os que julgam o governo “ruim” ou “péssimo” são 28%, segundo o Ibope. Para 33%, o governo é “regular”. Os dois índices são os mesmos do levantamento anterior.

    O resultado da pesquisa de avaliação do governo Dilma foi o seguinte:
    – Ótimo/bom: 37%
    – Regular: 33%
    – Ruim/péssimo: 28%
    – Não sabe/não respondeu: 1%

    E a pesquisa na mesma página diz:

    Pesquisa Ibope divulgada nesta terça-feira (16) aponta os seguintes percentuais de intenção de voto na corrida para a Presidência da República:
    – Dilma Rousseff (PT): 36%
    – Marina Silva (PSB): 30%
    – Aécio Neves (PSDB): 19%
    – Pastor Everaldo (PSC): 1%
    – Zé Maria (PSTU): 0%*
    – Luciana Genro (PSOL): 0%*
     Eduardo Jorge (PV): 0%*
    – Rui Costa Pimenta (PCO): 0%*
    – Eymael (PSDC): 0%*
    – Levy Fidelix (PRTB): 0%*
    – Mauro Iasi (PCB): 0%*
    – Branco/nulo: 7%
    – Não sabe/não respondeu: 6%

    Ou seja:

    Daqueles que acham o governo DILMA ÓTIMO E BOM 1% não votará nela!

    33% que acham seu governo REGULAR – NINGUEM VOTARÁ NA DILMA!

    28% que acham o governo Ruim/Péssimo votarão na oposição!

    Isso é correto?

    Ou isso é que faz com que haja segudo turno?

    Quem veio primeiro? A galinha ou o ovo?

    Quem veio primeiro para a marina: As intenções de voto ou as pesquisas?

Recomendados para você

Recomendados