Erundina considera vexatório apoio do PSB a Aécio

Enviado por Mara Barauna

 
Da Carta Capital
 
Erundina: apoio do PSB a Aécio é “incoerente” e “vexatório”

Partido que lançou Marina Silva decidiu, por maioria de votos, ficar ao lado do tucano no segundo turno

Por Rodrigo Martins

Reeleita pelo estado de São Paulo com 177,2 mil votos, a deputada federal Luiza Erundina defendia a liberação dos votos dos militantes e eleitores do PSB no segundo turno das eleições. Mas, nesta quarta-feira 8, a Executiva Nacional da legenda decidiu, por maioria de votos, apoiar o candidato do PSDB à Presidência Aécio Neves. Em entrevista a CartaCapital, a parlamentar avalia que a decisão dificulta a situação dos governadores Camilo Capiberibe e Ricardo Coutinho, que disputam o segundo turno das eleições estaduais no Amapá e na Paraíba, respectivamente, com o apoio do PT. Além disso, ela considera a posição do PSB “vexatória” e “incoerente” com o que a legenda pregou ao longo da campanha.

“Desde o início do processo eleitoral, tanto Eduardo Campos quanto Marina Silva defenderam ser preciso superar a velha polarização entre PT e PSDB. É incoerente, depois de tudo que se passou, reforçar um desses polos agora”, diz Erundina. “É ainda mais vexatório declarar voto para uma candidatura notadamente conservadora, que defende posições tão contrárias ao que defendemos, como a redução da maioridade penal.”

Após a decisão pelo apoio ao candidato tucano, por parte de 22 membros da sigla, Erundina e o deputado Glauber Braga, do Rio de Janeiro, decidiram se retirar da reunião. “Saímos no momento em que eles começaram a redigir a carta de apoio a Aécio. Respeitamos a decisão da maioria, mas não queríamos referendar essa posição”, comentou. Além de Erundina, votaram pela neutralidade a senadora Lídice da Mata (BA), o senador Antônio Carlos Valadares (SE), Katia Born, o secretário de Juventude Bruno da Mata, o presidente do partido Roberto Amaral e o secretário da Área Sindical, Joílson Cardoso. O senador João Capiberibe (AP) foi o único que votou pelo apoio a Dilma.

A deputada admitiu que o partido está dividido. Acredita, ainda, que a decisão de apoiar Aécio terá efeitos sobre as eleições internas do PSB, marcadas para a segunda-feira 13. O atual presidente da sigla, Roberto Amaral, disputa a recondução ao cargo, mas desgastou-se ao defender a neutralidade do PSB no segundo turno das eleições presidenciais.

“Vamos ver quais serão os desdobramentos dessa decisão da Executiva do PSB. É inegável que há uma crise interna, uma divisão dentro do partido, e isso emerge num momento em que ainda estamos disputando o segundo turno em quatro estados.”

Luis Nassif

85 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Há algo muito estranho nesse

    Há algo muito estranho nesse apoio do PSB ao PSDB.

    Como o grupo pernambucano consegue se distanciar tanto dos eleitores do estado?

    Nas últimas eleições, no 1º turno, os pernambucanos assim definiram os seus votos:

    Em 2006, Lula 70,93%, Alckmin 22,86%

    Em 2010, Dilma 61%, Marina 20% e Serra 17%

    Em 2014,  Dilma 44,22%, Marina 48,05%, e Aécio com minúsculo 5,92% a pior votação de Aécio em todos os estados

    Pelos dados os dirigentes do PSB desprezaram os eleitores pernambucanos

    1. Se algum dia, Assis, vc se

      Se algum dia, Assis, vc se eleger governador da Bahia, resista a tentação de nomear para uma secretaria de estado (principalmente a da fazenda) um neto inteligente, bem falante, de futuro promissor. Como avô coruja, vc nunca irá perceber que o seu netinho querido e talentoso pode ser tb muito “esperto”.

    2. Apoio PSB

      Ei galera, keep a calm and dane-se o apoio!

      O povo não é bobo, sabe dos desmandos da Rede Globo e da outrora grande imprensa em geral (hj pequena e boateira) e sabe onde colocar seu voto. Uma simples declaração de apoio não significa tranferência de voto.

    3. Quanto a Pernambuco, desde a

      Quanto a Pernambuco, desde a eleição para Prefeito de Recife o PT e PSB não andam juntos, nessa eleição aumentou o distanciamento. Veremos como votará o Pernambucano nesse segundo turno.

    4. E quanto aos dirigentes do

      E quanto aos dirigentes do PSB desprezarem os eleitores pernambucanos, acho que o que fizeram foi muito, muito pior do que isso. Manipularam com as emoções do seu povo pra proteger um legado que tinha mais pecados que virtudes. E disso participou, de forma decisiva, a família do falecido. Para a tarefa era essencial o alinhamento à direita, onde estão os políticos com tradição (de séculos) na arte de obter o perdão dos pecados, sem sequer rezar uma  única ave-maria.

  2. Só isso, Erundina? Não vai

    Só isso, Erundina? Não vai deixar o PSB? Claro que não porque agora pode perder o mandato. Dançou; Erundina agora é de partido da direita.

  3. Erundina, do alto de sua vida

    Erundina, do alto de sua vida política, é uma santa ingênua ou uma hipócrita. Como achar que o programa que ela defendeu ao lado de Marina se encaixa numa adesão ao PT?

  4. História

    O assunto deve ser estudado desde a saída do PSB e de Campos do Governo, por causa provável da destituição do Diretor da Petrobras Paulo Costa, a começos de 2012, e que tinha braços fortes em Pernambuco.

    Depois de passar o show do funeral e a comoção, muita cinza ainda deverá sair desse acidante aeronáutico.

    1. Alexis

      Essa bola que você levanta seria uma bomba se o nosso jornalismo alternativo tivesse a mesma disposição da grande mídia

      Há um grande escândalo escondido que envolve a demissão de Costa e o rompimento do PSB com o governo em 2012, e uma relação mais estranha ainda entre PSB e PSDB desde antes.

      Parte disso que está escondido pode ser visto em:

      GRAMPOS DA PF REVELAM ESQUEMA MILIONÁRIO OPERANDO DURANTE ANOS DENTRO DO GOVERNO EDUARDO CAMPOS COMANDADO POR TESOUREIRO DO PSB E TUCANO

      dados que estão no inquérito nº 433/2007 da Polícia Federal

      1. Eu já vi

        Lamentavelmente, se não sai na Globo essas noticias nem existem.

        A Dilma deve bater nisso, dizendo que da parte dela demitiu ao Paulo Costa e que permite que a corrupção seja investigada e punida no Brasil, dando plenos poderes aos órgãos competentes. Poderia pedir ao Aécio fazer o mesmo, pois assim este país seria muito melhor.

      2. É bem por aí. É o discreto

        É bem por aí. É o discreto charme da neutralidade que revela a chantagem eleitoral/midiática que está por trás. Foram-se os anéis e os dedos do PSB.

      3. Trechos

        Outro fato que chama a atenção nos grampos da “Operação Zalador” é o próprio ex-governador Eduardo Campos ser flagrado cobrando Romero Pontual sobre a licitação da Saúde, apesar de Romero Pontual ser presidente da CEASA, órgão, portanto, totalmente dissociado da área a ele cobrada pelo ex-governador. Em outra conversa interceptada entre Romero Pontual e o ex-governador Eduardo Campos, observa-se que o assunto tratado é a licitação da “Educação”. 

        Os grampos ainda apontam para a influência de Romero Pontual, juntamente com Jordão Emerenciano na Casa Militar, além de possível tráfico de influência do ex-deputado Bruno Rodrigues, junto ao governador de São Paulo, também do PSDB, que, na época, era o recém eleito senador José Serra:

         

        O presidente da CEASA de Pernambuco, Romero Pontual, de acordo com as investigações realizadas pela Polícia Federal, nas Opreações “Farda Nova” e “Zelador”, mantinha rotina de almoços com o ex-governador Eduardo Campos, ao mesmo tempo em que manipulava os resultados das licitações e negócios nas mais diversas secretarias e órgãos do governo de Pernambuco, o que demonstra o alto grau de confiança e proximidade do Chefe do Executivo pernambucano com seu subordinado, chefe do esquema de achaques ao Erário, flagrado pela Polícia Federal:

         

        O que causa estranheza é que tendo sido iniciadas em 2007, nenhuma dessas operações, apesar dos flagrantes de crimes gravíssimos, até agora resultaram nem no afastamento do senhor Romero Pontual e nem muito menos em processos ou prisões para os criminosos flagrados, pela própria Polícia Federal, com o conhecimento do Ministério Público Federal, em atos atentatórios contra o Erário.

      4. As denuncias pra la de seletivas de uma imprensa sem moral

        Além dessas denuncias, que não aparecem na velha imprensa, o que aconteceu com a papelada do avião que caiu ? Quem é ou são responsavel (eis) ? Ou o laranja vai ficar como o responsavel real ? E os danos materiais ? Por que não se ve uma linha sobre isso em jornal nenhum ? 

  5. Lamento

    Lamento o PSB ter se traído tanto. Lamento que Erundina, com tanta experiência, não tenha percebido isso ou não tenha expresso antes sua posição. Lamento que outros membros históricos do Partido, em todo o país, não façam o mesmo. Lamento que nenhum deles tenha ainda se desfiliado. A cara de Roberto Amaral diante da Ceia Profana de ontem não é suficiente para mudar esse jogo. Aliás, só havia Judas na ceia? Lamento que o PSB tenha virado bandeira de aluguel tucano-marina. E que a relação entre Eduardo Campos e Costa não venha a baila ainda. Lamento que o PSB possa estar contribuindo para destruir tudo o que foi plantado, e ainda está longe de ser totalmente colhido. Lamento que o país esteja à beira de um precípicio. Novamente. E que os “Jornadas de Junho” não prevessem que tudo isso seria catalisado pela Globo em favor da única oposição que eles toleram, abertamente. Lamento que Erundina, batalhadora pela valorização da comunicação em nosso país, manche sua trajetória dessa maneira.

        1. Segue relação da executiva e outros dados

          Executiva:

          http://www.psb40.org.br/fixa.asp?det=7

          Votos:

          7 pela neutralidade e um pelo apoio a Dilma

          Os que votaram pela neutralidade foram a senadora Lídice da Mata (BA), o senador Antônio Carlos Valadares (SE), Katia Born, o secretário de Juventude, Bruno da Mata, o presidente do partido Roberto Amaral, a deputada Luiza Erundina (SP) e o secretário da Área Sindical, Joílson Cardoso.

          Apenas o senador João Capiberibe (AP) votou pelo apoio a Dilma.

          Os 22 restantes votaram pelo apoio a Aécio

  6. Gente, o PSB sempre foi

    Gente, o PSB sempre foi fisiológico. Sempre viveu em busca de cargos e emprego para os seus, desde quando conheço este partido. Só que ultimamente ele era fisiológico apoiando o PT, e não podemos fingir que era socialista e por isso apoiava o PT.

    Caiu na rede da Marina e não adianta o Roberto Amaral e a Erunda fingirem que não querem… é só um jeito de manter um pé em cada canoa.

    Afora ainda todo o esquema do delator da Petrobrás que o Assis publica acima.

    Não tem bobo aí, e a viúva do Dudu é uma evidência.

    1. O PSB não engana mais

      Desde anos atrás, ainda na década de 90, o PSB em São José dos Campos é adiversário/inimigo do PT.

      Aliás, é notável o papel desempenhado pela viúva de Campos.

      Ainda, é deplorável a utilização da imagens dos filhos de Campos pelos apoiadores de Aécio no Facebook.

  7. A omissão da Erundina e a

    A omissão da Erundina e a inclinação para a direita  dos líderes “socialistas ”  do PSB mancham a história do partido para sempre.  As eleições de 2014 ficarão marcadas por essa traição coletiva  que jamais será esquecida. Aqui no RS o nome do Beto Albuquerque , que foi secretário do Tarso , será sempre ligado a essa infâmia ! Espero que a memória dos passofundenses  guarde esse episódio e que respondam nas urnas  em eleições futuras. Quem se junta ao Aécio e ao PSDB jamais pode se dizer socialista. Vergonha !

  8. Erundina não entendeu nada

    “É ainda mais vexatório declarar voto para uma candidatura notadamente conservadora, que defende posições tão contrárias ao que defendemos, como a redução da maioridade penal.”

    Este é o discurso de quem não entendeu nada do que aconteceu na campanha até agora e nem conhece o quê Marina e seus economistas defendiam.

    Acho a decisão de Marina totalmente coerente com a campanha dela.

    Está agora no lugar a que pertence e pode até solicitar um lugar quentinho no ninho do PSDB.

  9. Marina entrou com o mesmo

    Marina entrou com o mesmo intuito satânico, destruir o que restava do PSB, infelizmente deixaram-na passar, o PSDB e a mídia farisaica precisava de um Judas Escariotes do momento e encontrou vendendo-se por poucas moedas de pratas, Marina fez o seu papel direitinho. 

  10. Ah, D. Erundina, se não

    Ah, D. Erundina, se não enxergou bem lá atrás os caroços desse angú, agora é tarde. Não adianta esse blá, blá, blá. Infelizmente, o lugar do seu registro na história do Brasil foi alterado por conta do vacilo.

  11. Será que Luíza Erundina está

    Será que Luíza Erundina está de fato surpresa ou vendo como vexatóro o apoio do PSB/Rede ao candidato da direita? Será que ela está com problemas de audição e de vista (porque de visão, sem dúvida), pois bastava ouvir ou ler o que a candidata pelo PSB dizia em entrevistas e demais falas televisivas, radiofônicas e impressas para constatar que a opção do partido socialista pelos ricos é absolutamente coerente com tudo o que foi pregado durante o 1º Turno.

    Além disso, como dizia meu avô, quem com porcos anda, farelo come…

    Luíza Erundina escolheu não ser vice do Haddad por causa do Maluf, o que mereceu meu respeito, embora eu não concordasse. Que beleza, acabou nos braços da Marina, do Beto Albuquerque, do Bornhausen, do Heráclito, do Aécio e de toda extrema direita, que será a primeira a defenestrá-la, e talvez, até por isso, esteja oportunisticamente prenunciando um rompimento ou qualquer coisa do gênero. Depois de eleita, claro.

  12. A Erundina me desculpe, mas a

    A Erundina me desculpe, mas a indignação tinha que ser bem maior. O que está em jogo nesta eleição passa por cima de vendetas pessoais.

     

  13. Nossa, ajuda tanto isso

    Nossa, ajuda tanto isso agora… Faz muito tempo que Erundina está na política pra que ainda  seja ingênua. Será que ela não percebeu em que meio estava metida? Será que ela nem desconfiou de nada? Manchou sua biografia, Erundina. Que pelo menos tenha a coragem de vir a público manifestar voto em Dilma contra o retrocesso que nos ameaça em vez de ficar em cima do muro. Não existe neutralidade, que cala ou se omite, consente.

  14. -Ei, Luiza,
    Quem está do lado

    -Ei, Luiza,

    Quem está do lado do Brasil, da Petrobras, do pobre e do trabalhador é o Lula.

    E a Dilma.

    Peão NÃO vota em patrão.

    O resto é pescar baleia com anzol, porque as águas do Cantareira já secaram e o “rilampigo” é de caracol.

  15. Se a Erundina acha

    Se a Erundina acha “vexatório”, o que pensamos nós? Que “vexatório” é um eufemismo. O correto seria afirmar: “indecoroso”, “cínico”, “oportunista”, e termos similares.

    Não fossem esses tempos de anti-petismo radical, no qual a racionalidade e a própria honestidade intelectual são deixadas em segundo plano, esse esdrúxulo e contraditório  apoio do PSB à Aécio Neves seria repudiado prontamente pelos dirigentes e filiados ao partido.

    Não sei qual será a reação do eleitorado pernambucano, reconhecidamente um dos mais politizados do nordeste. Será que voltará assim tão facilmente às costas a seu passado de afronta aos tucanos? Esquecerá que foi lá que emergiu um das maiores matrizes da esquerda brasileira? Que estarão também renegando seu filho mais ilustre e que tanto fez para melhorar as condições da sua terra, no caso Lula? 

    O que o PSB não atenta, ou dá uma de “João sem braço”  é que o partido está servindo apenas de massa de manobra para dois sentimentos de Marina Silva e sua entourage: 1) O de vingança, cujo alvo é o PT. 2) O de satisfação de seu imenso e incontrolável ego. 

  16. A biografia secreta de Aécio Neves

    Biografia secreta de Aécio: o patrimônio milionário oculto, longe dos olhos do eleitor.

    Fonte: http://osamigosdopresidentelula.blogspot.com.br/2014/10/biografia-secreta-de-aecio-o-patrimonio.html

      Não há mal nenhum em políticos serem milionários, desde que honestos, e que os eleitores saibam a explicação para a origem de sua fortuna.

    Josué Alencar, que foi candidato a senador em Minas pelo PMDB tendo uma votação surpreendente para um estreante, todo mundo sabe que é um industrial, dono da Coteminas, fundada por seu pai, o ex-vice presidente José Alencar.

    Mas e o Aécio?

    Salário de senador é alto para nós, pobres mortais de classe média baixa ou remediada, mas não dá para ser vizinho de milionários e da Patrícia Poeta na Praia de Ipanema no Rio, onde um apartamento do tipo do que o Aécio vive custa cerca de R$ 12 milhões para cima (o da Poeta custou R$ 23 milhões, segundo o noticiário).

    Também não dá para ter jatinho, nem fretar, toda vez que vai passear em Cláudio (MG), com salário de parlamentar.

    Além de Senador, Aécio é o que? É empresário, afinal de contas? Se for, de qual ou de quais setores? Mercado Financeiro, que tanto o apoia? Pedágios? De jogos? Empresa de ônibus? Mineração? Telefonia? Empresa privatizada? Tem parcerias com a Cemig, já que gosta tanto de tarifas altas? É fornecedor de Furnas?

    Não dá para políticos, principalmente aqueles que disputam o mais alto cargo, terem patrimônio e atividades econômicas ocultas do eleitor.

    O cidadão precisa saber até para não haver conflito de interesses em suas votações como senador.

    O patrimônio declarado por Aécio à Justiça Eleitoral é muito menor do que o valor do apartamento onde mora.

    Consta que ele é sócio em uma rádio, em uma empresa agropecuária (da fazenda em Montezuma, que eram registradas como terras públicas do Estado de Minas e foi apropriada em processo de usucapião). Mas não são empresas de porte suficiente para morar em apartamento de milionário.

    O bicho pega em três outras empresas de Participações, com capital social pequeno.

    Participação em que?

    O povo precisa conhecer em quem está votando antes da eleição. As atividades econômicas que levam Aécio a viver como milionário é um mistério.

    Nem emprego, ninguém consegue sem apresentar o currículo e explicações.     

     

    1. Concordo contigo

      Para os que tem a pretensão de governar um país ou qualquer outro espaço público, a transparência é necessária.  Todos temos o direito de fazer o que quisermos com nossa vida privada, mas um político não pode ter coisas escondidas no baú, pois caso tenha ele será um sério candidato a ser  chantegeado no exercício de sua função.  Quer ter seus prazeres escondidos? Tudo bem, isto é somente de sua conta, mas se abstenha dos cargos públicos.

  17. DEPOIS DA GESTAÇÃO, ERUNDINA RECUSA O BEBÊ NA HORA DO PARTO

    DEPOIS DA GESTAÇÃO, ERUNDINA RECUSA O BEBÊ NA HORA DO PARTO

    Haja espanto de Luiza Erundina com o nascimento do bebê-monstro, gerado por inseminação artificial de Marina Silva com material genético da própria Erundina e de Bornhausen, Roberto Amaral, Hieráclito Fortes e tantos outros, e gestado há bem mais que nove meses na barriga de aluguel do PSB.

    Seja coerente, Erundina: embale a criança, ela é sua.

    1. francisco

      acredito que sao francico de assis em sua vida mostro a importancia de sermos humildes.erundina nao é um partido,e uma deputada e pessoa de carater.marina sim é de espantar como virou filhote de fhc na questao de rancor.nao importa as pessoas ou os animais para ela importa sua vitoria pessoal.

      1. O RANCOR, A INVEJA E A AMBIÇÃO DESMESURADA
        O RANCOR, A INVEJA E A AMBIÇÃO DESMESURADA

        (comentário movido para outro, mais recente, às 11:02) 

  18. O correto é apoiar o PT o

    O correto é apoiar o PT o mesmo que durante a campanha eleitoral  caluniou Marina e o PSB, isso seria coerente.

    1. O correto é agir corretamente, cada vez

      Na política existem prioridades e, ainda, pelo fato de lutar por causas da sociedade e não necessariamente em vantagens pessoais, as discussões pontuais são e devem ser esquecidas ou relevadas, ainda, atendendo à dinâmica social.

      Eu mesmo amarelei já alguns bons comentários seus AL, e não me sinto incoerente por isso.

    2. Um dos grandes equívocos do

      Um dos grandes equívocos do liberalismo político, Aliança Liberal, é esse: fulanizar para camuflar suas reais intenções, seu próprio ideário, o debate político. Venha com outros argumentos, porque este é fraco, fraquinho. 

      Em todas as campanhas políticas aqui e alhures sempre houve e sempre haverá rusgas pessoais que de modo algum podem ser óbices para alianças de ordem programática.

      No caso, Marina também ofendeu pessoalmente a Dilma. Sim mas qual foi a calúnia assacada por Dilma contra Marina?

  19. rachou, como o previsto.
    mas

    rachou, como o previsto.

    mas aí a erundina dançou nessa, né.

    é duro querer manter a coerencia num partido

    que representa a partir dessa decisão

    a velha política baseada na

    oligarquia mais ultrapassada e ultrajante,

    além de tudo, pelo que se lê,

    corrupta e corruptora das instituições.

     

    .esssa decisão a favor de aécio

    supõe que os eleitores o seguirão

    automaticamente como um rebanho

    tisnado para a fogueira de suas vaidades(dos políticos).

    mas nem sempre isso acontece.

    espero que desta vez tb não.

     

  20. minha conciencia
    Sou do tempo em que pobre tinha duas opcoes no rio, era estudar nos colegios estaduais/federal ou militar. Tive muitas discussoes com tanto uns como outros. Tinhamos os secundaristas e gremios estudantil. Une.
    Muitos dos comunas tinham uma palavra ae luta admiravel, que mais tarde nos envolvemos novamente nas trincheiras contra a ditadura.
    Lutei contra Lacerda por saber da escravidao e sua familia. Alem claro das suas posicoes politicas contra Getulio.
    Agora meu transbordar da razao vai a um limite imaterial do pensamento. A decisao do Psol e do Psb. Nao gostaria do apoio. A neutralidade seria a normalidade.
    Posso criticar o PT, seus politicos, Lula e Dilma. Mais tenho plena certeza onde estou politicamente como uma estaca de porto. Certo ou errado.
    Critico a falta da luta por uma governabilidade.
    Critiquei a uniao ao Maluf e nao concordo com estes acordos.
    Agora sera que vale apenas se arrepender por atos da Erundina?
    Os homens fazendo politicas desmontam palavras, crencas, razao, atos, ideias e sao tao baixos que acredito se depender deles para sobrevivencia da especie estamos condenados a morte.
    Sera o poder?

    1. PSOL

      Vale lembrar que Jean Wiilys dep. Federal pelo PSOL e Marcelo Freixo dep.estadual PSOL, ambos do Rio, a despeito  de divergências com o PT, já se manifestaram em favor de Dilma. Pela coerência e mostrando dignidade no cargo que ocupam , quero aqui deixar aos dois, minha admiração e respeito. 

  21. A dona erundina, custou a

    A dona erundina, custou a aperecer nessas eleições, mas, quando apareceu, veio, horrivelmente, vexatoriamente vestida de tucano. Tenebrosa a posição covarde de dona erundina. Gente, não tem jeito. Esses que sairam do PT porque se achavam “puros”, nunca estiveram tão na lama, chafurdam nela, e fazem carra de paisagem e, sempre eles, são os que tornam possível a tomado do poder`pelo atraso, a velha oligarquia, que os votos conscientes lutaram décadas para livrar o país deles. Pois bem, O BRASIL está caminhando para ser um grande país, dono de suas riquezas e, de repente, vem essas deslumbradas ex-petistas, de beijos e abraços com os coronéis velhacos e ditadores. Se, antes, as “esquerdas” só se uniam na cadeia, nem  isso mais são capazes. Esfarrelam-se por picuinhas em tempo de eleição e acabam permitindo o golpe “lícito”, agora, nas urnas. Estou de saco cheio de ver essas mulheres metidas a besta, ex-petistas, agirem SEMPRE dessa forma em época de eleição. Agora entendo porque sairam do PT, o negócio delas, é elas, o povo.. o povo é para ser enganado mesmo. Será que a dona erundina, a ex, outrora, passada, quase extinta, pelo menos falará sobre a corrupção do psdb, ou está proibida pelos interesses que a ela interessam? Como osmarina, um ministério.. quem sabe cargo de porta voz do aócio, ou…diretora de creche (se elas ainda forem possiveis num possível governo tucano), sei lá. Acho que depois de tudo, qualquer coisa, desde que seja no governo, servirá. Maijésus!!!!! Realmente, a política apodreceu.

  22. Pois é, amiga

    [video:https://www.youtube.com/watch?v=mU3MxvxkExM%5D

     

    Pois é, amiga Erundina, agora a direita reaça range os dentes, o que podemos fazer para que esse pais não saia dos trilhos, o que ocorrerá se os abutres vencerem, e agora amiga, o que podemos fazer senão arregaçar as mangas para evitar que esse pais naufrague nas mãos do Armínio (nau)Fraga, George Soros e cia,,,e CIA….Não nos resta dúvida agora sobre os planos de Marina Silva, a musa do nilismo, o contra “tudo o que está ai”, pois é, o que está ai senão uma direita muito bem organizada para solapar nossos direitos.,..?..E agora amiga, o que podemos fazer senão reunir forças e entrar no bom combate para derrotarmos esses fascistas e corruptos safados reunidos em torno de aecioporto(clique aqui)

     

    http://josecarloslima85.blogspot.com.br

  23. “Desde o início do processo

    “Desde o início do processo eleitoral, tanto Eduardo Campos quanto Marina Silva defenderam ser preciso superar a velha polarização entre PT e PSDB. É incoerente, depois de tudo que se passou, reforçar um desses polos agora”, diz Erundina. “É ainda mais vexatório declarar voto para uma candidatura notadamente conservadora, que defende posições tão contrárias ao que defendemos, como a redução da maioridade penal.”

  24. A Erundina dá um espetáculo

    A Erundina dá um espetáculo de hipocrisia ” a força do fascismo reside mais que tudo no fato lamentável divisão das forças capazes de se opor ao seu avanço” ( José Diaz Ramos), falar em neutralidade é cinismo, diante daquilo que está em jogo, lavar as mãos é criminoso. È triste assistir a pessoas idosas negarem sua história e seus princípios por sabe-se lá que razões. 

  25. A Erundina dá um espetáculo

    A Erundina dá um espetáculo de hipocrisia ” a força do fascismo reside mais que tudo no fato lamentável divisão das forças capazes de se opor ao seu avanço” ( José Diaz Ramos), falar em neutralidade é cinismo, diante daquilo que está em jogo, lavar as mãos é criminoso. È triste assistir a pessoas idosas negarem sua história e seus princípios por sabe-se lá que razões. 

  26. Se é vexatório então por que

    Se é vexatório então por que não declarou apoio a Dilma.?

    A esquerda é bura.

    Enquanto a direita está se unindo, a esquerda se divide, por raiva, ódio mágoa.

    Se a direita voltar ao poder eles vão ficar mais 20 anos com o apoio do PIG.

    Aí já era !

  27. O RANCOR, A INVEJA E A AMBIÇÃO DESMESURADA

    O RANCOR, A INVEJA E A AMBIÇÃO DESMESURADA
    (resposta ao colega comentarista Wesley, neste post, às 10:01, em resposta ao meu comentário anterior (*))

    Wesley

    O objetivo do meu comentário foi o de mostrar que Luiza Erundina é responsável por esta escolha do PSB, pois tal decisão não surge do nada, ela foi construída desde 2012, com a participação efetiva ou omissa de Erundina em todas as etapas, quando por exemplo foi obrigada a sentar-se lado a lado, NO MESMO PARTIDO, na mesma mesa, com os Bornhausen, com Hieráclito Fortes e tantos outros reacionários. NO MESMO PARTIDO DELA, repito. Ela, que tanto criticou Lula, por uma foto que representava uma aliança eleitoral de DOIS partidos bem distintos para eleger um prefeito progressista em São Paulo, participou ativamente de um processo que está levando a uma aliança eleitoral para eleger um presidente reacionário para o Brasil. Que mal Lula fez a São Paulo com aquela foto, que mal Fernando Haddad está fazendo ao povo de São Paulo, em especial os mais pobres? Quanto mal poderá Luiza Erundina fazer ao Brasil pela sua grande contribuição até aqui para restabelecer (espero que não consiga) as forças do atraso, representadas pelo PSDB, FHC, Serrra, Bolsonaro, Malafaia, que tanto já infelicitaram o nosso país?

    Foi isso que eu quis dizer, que Luiza Erundina não pode achar que, por não concordar com esta decisão do SEU partido, está livre da responsabilidade por esta decisão. E lhe digo que respeito muito as posições progressistas de Luiza Erundina e a sua história neste campo.

    Mas finalizo dizendo-lhe que os equívocos de Erundina não começaram há pouco, e sim, lá atrás, quando, contrariando a posição do seu partido naquela época, o PT, agregou-se ao governo de Itamar Franco, que gerou o governo do PSDB (e que antes havia ajudado a gerar, como vice, o governo de Fernando Collor. E para lá foi, não por idealismo ou por achar que Itamar era seu líder, e sim picada pela mosca azul do poder, antevendo-se como uma futura presidente. Se, naquela época, foi capaz de sair do PT, por que não faz o mesmo agora, vendo seu novo partido, o PSB, servir de barriga de aluguel para a direita mais retrógrada do Brasil?

    Daquele episódio, principalmente, e da oposição de correntes do partido, quando foi prefeita de São Paulo, é que nasceu o rancor de Luiza Erundina, não só contra o PT, mas também contra Lula. rancor este que é a fonte para os seus equívocos políticos. Neste sentido, do rancor, da inveja do nosso maior líder popular e da ambição política pessoal, sem medidas, ela é, Luiza Erundina, infelizmente, a precursora de Marina Silva.

    ————————————————————–
    (*) Meu comentário anterior:

    DEPOIS DA GESTAÇÃO, ERUNDINA RECUSA O BEBÊ NA HORA DO PARTO

    Haja espanto de Luiza Erundina com o nascimento do bebê-monstro, gerado por inseminação artificial de Marina Silva com material genético da própria Erundina e de Bornhausen, Roberto Amaral, Hieráclito Fortes e tantos outros, e gestado há bem mais que nove meses na barriga de aluguel do PSB.

    Seja coerente, Erundina: embale a criança, ela é sua.

    1. a primeira pedra

      nao sou catolico ou tenho religiao mas gosto dos das passagens na biblia.”atire a primeira pedra quem nao tiver pecados”.é incontavel os erros que cometi nos meus 39 anos de vida.no caso da erundina aceitando cargo no governo itamar ela nao errou na minha opniao.mesmo que ela tinha errado e tentado fazer o achava certo.se o proprio lula ja adimitiu muitos erros do partido naquela época quem sou nao estou dentro do partido para dizer o contrario?estou querendo dizer que devemos analisar o todo e erundina no seu todo é uma grande pessoa e erra e muito como todos.

      1. Erundina é, sim, uma grande figura

        Wesley

        Erundina é, sim, uma grande figura.

        E, apesar de não ter certeza, acho que ela não votará no PSDB de FHC e Aécio, nem tampouco recomendará, aos que a elegeram mais uma vez como deputada federal, que votem num governo de racistas como Bolsonaro,Malafaia, Bornhausen e tantos outros.

        Aliás, o que a impede de declarar seu voto e orientar seus eleitores? Certamente não será a disciplina partidária.

         

    2. ponto a seu favor

      bornhausen,hieraclito x maluf=? o que é pior?.mas vejo coerencia dela nao apoiar niguem agora para nao dividir o partido.foi vencida.

      discordo quando dizem que tentou dar um salto para frente quando saiu do pt.ela tentou recomeçar.viu(eu acredito)que errou novamente.espero que erundina reflita e saia do psb como fez cid e ciro gomes.

  28. Vexatório?

    Vexatório já foi  o comportamento de abandono ao Haddad, homem sério e competente!  E, mais vexatório ainda é fazer parte dos que se vendem  ao FHC e seu pupilo Aéssim, em detrimento de uma mulher dígna, forte e que há 4 anos vem conduzindo o país, com mãos limpas e, defendendo os brasileiros dos efeitos maléficos da crise mundial!  Vergonha, sra. Erundina, é que a senhora  nos passa! 

  29. Incrível…

    A queda rumo ao buraco da indignidade raramente oferece um caminho de volta…Erundina é a prova acabada desta premissa.

    Eu sei que a vida da depútada no PT nem sempre foi bolinho, desde sua eleição em 1988.

    Mas o tempo e a vivência deveria ter lhe ensinado algo…Parece que não.

    E o que ela esperava juntando pé de porco, carne seca, feijão, orelha de porco e nariz de porco(ops, nariz de porco pode dar duplo sentido)? Strogonff?

    Engraçado que alguns debiloides da ultra esquerda acusam o PT de ter se desfiguardo no exercício do poder…Eu até sou capaz de concordar em alguns (poucos) pontos desta análise, mas eu me pergunto:

    E o PSB? Nem bem se apresentou com alguma institucionalidade e presença em algumas esferas de governo e já pulou o alambrado (sem nem antes costeá-lo, como dizia o bom e velho Briza).

    Uma lástima.

    Disso tudo eu tenho que reconhecer: Nunca subestime o peso do ressentimento.

    1. Participei da vaquinha para

      Participei da vaquinha para  a Erundina pagar a multa imposta a ela  injustamente pelo Tribunal de contas.

      Lamentável esta senhora servir a direita com tanta inocência.

      Lamentável Eduardo Jorge, Marina, etc.

      A história e o tempo mostrarão a vocês a traição que estão cometendo.

      .

  30. perdeu Erundina

    mais uma ressentida com o PT que jogou sua história na lata do lixo, agora não dá mais para espernear segura essa bomba das más companhias..seu partido foi empastelado pela direita e vcs nem notaram..

    1. Também acho incoerente, mas??

      Também acho incoerente, mas o PT também faz essas alianças para governar, neste caso do PSB foi por cargos. A crítica a Erundina não é coerente, pois, o PT também faz isso!

      1. Weslei

        só uma diferença básica e fundamental: o PSB e ela estão a reboque de um projeto da direita no caso do PT é o contrário tem junto com o PC do B e PDT a hegemonia do processo..que coisa né?

      2. Pó parar, meu amigo, pó parar…

        Então a aliança para governar este imenso país de desigualdades e assimetrias, cuja a representatividade parlamentar nem sempre acompanha as variáveis escolhidas para a administração executiva pode ser comparada com rendições eleitorais?

        Ainda mais quando o partido em questão passou a campanha inteira se apresentando como “novo”?

         

        É bom lembrar que o PT, em 2002, sinalizou sua mudança de rumo (certo ou errada, a História julgará), na famigerada “Carta aos Brasileiros”…

        Agora o PSB busca o quê mesmo unindo-se ao écinho? Qual a mudança estrutural que promoverá na sociedade brasileira?

  31. E então, vamos falar sobre os 20 anos do tucanistão paulista ???

    E então, vamos falar sobre os 20 anos do tucanistão paulista ???

    Marta Suplicy declara voto em Covas no segundo turno

    Ex-candidata do PT disse que quer impedir eleição de Maluf

    SÃO PAULO – A deputada federal Marta Suplicy, que foi candidata a governadora de São Paulo pelo PT, declarou ontem que vai votar em Mário Covas (PSDB) para governador de São Paulo. Tudo para impedir que o “nefasto” (como ela disse), Paulo Maluf (PPB), vença a disputa e volte ao governo do estado.

    Ela deu a declaração de voto em Covas depois de ter recebido em sua casa, nos Jardins, bairro nobre de São Paulo, a visita de Covas, que esteve acompanhado do ministro da Saúde, José Serra, e pelo governador em exercício, Geraldo Alckmin, candidato à reeleição como vice de Covas.

    “Vou votar no Covas, mas não vou participar da campanha dele, de jeito nenhum. Repito tudo o que disse anteriormente: que o Covas me prejudicou ao pedir o voto útil nele e que foi favorecido pela manipulação das pesquisas do Ibope, que me colocaram em quarto lugar, quando eu estava em segundo. Só vou votar no Covas para impedir que o nefasto, Paulo Maluf, ganhe e volte governar São Paulo”, disse Marta Suplicy, que confessou ainda estar magoada com Covas.

    CONDIÇÕES

    O governador licenciado Mário Covas considerou “extremamente importante” a declaração de voto feita pela ex-candidata do PT ao governo, Marta Suplicy. “A dimensão desse voto é muito expressiva”, afirmou Covas, que disse estar “gratificado” com o apoio. O governador reiterou as afirmações feitas por Marta de que não houve negociação de cargos ou de incorporação de propostas petistas no programa de governo tucano. “Quero ressaltar que ela não colocou condições para negociar”, garantiu.

    Além da declaração de voto da candidata petista, Covas recebeu também ontem o apoio de um grupo suprapartidário denominado Democracia e Seriedade na Vida Pública. Estiveram presentes o ex-candidato à presidência, Ciro Gomes, o deputado federal Roberto Freire, ambos do PPS, o senador Eduardo Suplicy (PT), a deputada federal Luiza Erudina (PSB), o ex-deputado Dalmo Dalari (PSB), os ministros José Serra (Saúde) e Cláudia Costim (Administração), além de deputados líderes sindicais, estudantis e empresariais.

  32.  
    Falando a verdade  aqui em

     

    Falando a verdade  aqui em casa são cinco votos Dilma .

    Continuando  falando a verdade já estou torcendo pro aécioporto ser eleito .

    Mas vou guardar o cartaz  da Dilma.

    Collor eleito, veio o caso poupança .

    Apanhei um estandarte Lula e  coloquei na janela por uma semana .

    Os que riam/riram de mim sumiram .

  33. Erundina – Ilusão e Decepção.

    Nunca foi tão fácil à direita uma eleição no Brasil. Ressentimentos, vaidades pessoais, alianças duvidosas, discursos dissimulados foram os motivos que levaram Erundina a renegar seu passado ao entrar no cavalo de tróia chamado Marina. A direita fortaleceu-se graças aos que se acham acima do bem e o mau. Agora passam para a história como verdadeiros fantoches a serviço do que mais danoso à soberania nacional existe. Receber votos confiantes e orgulhosos como antigamente, jamais. A Direita festeja e goza. Seu estratagema atingiu, parcialmente, seus inconfessáveis objetivos. E agora Erundina?

  34. ESPANTO.

    Como é que se pode colocar em risco um projeto nacional de inclusão desta magnitude ? Como é que a esquerda pode se dividir tanto. Tristeza, somente tristeza!!!

  35. A gaulesa resistirá no alto castro!

    Eu acho que a Erundina buscou o PSB pela bela história de décadas: socialistas como Otávio Mangabeira; a luta de O Petróleo é Nosso; a coerência programática datada na luta pelo parlamentarismo nos 50 e 60, pois diminuiria o excesso de tensionamento pela esquerda que acabou precipitando o Goulart ao enfrentamento na véspera da intervenção ianque no Vietnã; a luta antineoliberal ( do PSB de fora de São Paulo); seu apoio à Marta Suplicy. Na realidade, todos temos um preço. No caso dos patriotas e democratas revolucionários do PSB, talvez seja a convicção de que resistir dentro desse partido é a melhor tática para salvar a legenda histórica que será depurada com a Marina carregando para o esgoto seus iguais aboletados nessa legenda. Essa Katrina Marina passará e as construções não feitas no pântano da especulação imobiliária de New Orleans resistirão. Enquanto isso, ela deverá ser o nosso Asterix que bebe da porção do Obelix Amaral, para manterem a alma calejada, como ela a si se referiu pela maneira que suportava o PT das bravatas que difamava ela pelo seu apoio ao programa do Itamar em 1990.

  36. FORA PT!!

    Não acho que Marina está errada, é o mais coerente se aliar ao Aécio pra vencer e tirar a Dilma do governo! Juntos contra a corrupção!

  37. Acho que lamentável seria

    Acho que lamentável seria poder fazer algo para que o PT não permaneça no poder e não fazer nada, quado sabemos que é vontade geral que haja mudança, alternância de poder! o partido não ganhou então o que podem fazer pelo Brasil é juntar forças pra tirar o PT e acabar com essa corrupção toda, eles já nos roubaram demais!!!

  38. Incoerente seria Marina

    Incoerente seria Marina apoiar o PT, partido que tanto criticou durante sua campanha, no qual já até fez parte e disse que saiu por divergências ideológicas! Marina é oposição, nada mais coerente que apoiar Aécio Neves.

  39. Incoerente seria Marina

    Incoerente seria Marina apoiar o PT, partido que tanto criticou durante sua campanha, no qual já até fez parte e disse que saiu por divergências ideológicas! Marina é oposição, nada mais coerente que apoiar Aécio Neves.

  40. Papuda

    Aécio tem o apoio de um  partido, com pessoas sérias, diferente de Dilma que tem pessoas condenadas em um partido corrupto! Cala a boca Erundina!

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador