Especulações sobre a natureza centralizadora de Dilma

 
 
Jornal GGN – O perfil centralizador de Dilma nos bastidores do Planalto vem de sua juventude e infância, conforme informações recolhidas por jornalistas da Folha de S. Paulo. Ela teria batido de frente com o capitão Carlos Lamarca (1937-1971), quando militante do grupo VAR-Palmares, por defender uma tendência a ala dos políticos e não daqueles que achavam mais importante a organização popular para a realização de guerrilhas.
 
Dilma teria levado Lamarca “a um nervosismo extremo, incluindo choro”, durante discussão no congresso em Teresópolis, em 1969. O artigo também afirma que a presidenta levou também às lágrimas o ex-presidente da Petrobras, José Sérgio Grabrielli. E para corroborar mais ainda o perfil de insensível de Dilma, a Folha resgata um episódio de infância narrado no livro “A Vida Quer É Coragem (ed. Primeira Pessoa, 2011), quando, em uma festinha, a pequena Dilma ficou de braços cruzados se recusando a ver a boneca exibida pela aniversariante.
 
Folha de S. Paulo
 
Dilma
 
 
MARCELO COELHO
COLUNISTA DA FOLHA
NATUZA NERY
DE BRASÍLIA
 
“Se eu perder alguns pontos de popularidade, tudo bem.” A frase de Dilma Rousseff (PT) mostra a sua autoconfiança em 2011, seu primeiro ano de governo. Eram os tempos em que à imagem de “mãe do PAC”, lançada por Lula, acrescentava-se a da iniciadora de uma “faxina ética” no governo.
 
Leitora minuciosa de jornais, a presidente demitiu seis ministros num intervalo de menos de 12 meses -sem contar o mais importante de todos, pelas articulações com o meio empresarial: Antonio Palocci, da Fazenda.
 
 
A demissão de Palocci não foi o único fator a dar uma espécie de “carta de alforria” para Dilma exercer sua vocação centralizadora no governo. Diagnosticado com um câncer na garganta em outubro de 2011, Lula se afastaria dos bastidores de Brasília. A autoconfiança da “faxineira” já não tinha como diminuir.
 
“Quando ela viu que era Lula mais ‘x’ de popularidade, começou a cometer erros”, diz um ministro que a acompanha desde o primeiro ano de governo.
 
Em 2012, acabariam as reuniões de coordenação no Planalto, nas quais ela se reunia com os principais assessores para discutir a agenda e aparar arestas.
 
Torturada durante a ditadura militar, Dilma terá guardado do período de clandestinidade uma aversão profunda ao vazamento de informações -o que restringe o compartilhamento de pontos de vista em discussões internas. Com o fim das reuniões, alguns ministros passaram a se encontrar sem sua presença, para afinar discursos e estratégias. “Isso é conspiração!”, reagiu a presidente.
 
O melhor exemplo da atitude centralizadora de Dilma está no controle que ela exerce sobre o plano de voo do avião presidencial. Para evitar turbulências, o piloto é forçado a ziguezagues e desvios de rota. “Estamos indo para a África?” perguntou certa vez o ex-presidente José Sarney, que pegava uma carona, ao ver na tela do avião a curva imposta ao trajeto do piloto.
 
O detalhismo de Dilma encontra outro exemplo num diálogo com sua equipe de segurança, nos preparativos para o desfile de 7 de setembro do ano passado. Escaldada pelas manifestações de junho, Dilma estudou a exata localização das grades e arquibancadas da parada. “Põe mais cercas”, determinou.
 
Um episódio de infância, narrado pelo jornalista Ricardo Batista Amaral em “A Vida Quer É Coragem” (ed. Primeira Pessoa, 2011), revela a altivez da futura presidente.
 
Numa festinha, a amiga aniversariante exibia a boneca importada, do tamanho de uma criança real, que tinha acabado de ganhar. As convidadas, diz o biógrafo, “faziam fila para admirar a novidade, mas Dilminha, de braços cruzados, não quis chegar nem perto”.
 
A aniversariante dirigiu-lhe uma pergunta imprudente. “Não quer carregar minha boneca?” Dilma respondeu que não. “O meu pai vai me dar uma boneca maior que a sua.”
 
Muitos anos depois, em pleno governo Lula, a “rapidez no gatilho” da ex-militante do grupo VAR-Palmares se voltaria contra Marina Silva, sua colega de ministério. Debatia-se a construção de usinas no rio Madeira. “Ou fazemos as usinas ou vamos ter de queimar carvão em termelétrica. É isso o que você quer?”, perguntou Dilma, então ministra das Minas e Energia.
 
Discussões desse tipo haverão de ter sido café pequeno para quem, com pouco mais de 20 anos, divergia do capitão Carlos Lamarca (1937-1971) sobre os rumos da luta contra a ditadura.
 
No congresso da VAR-Palmares em Teresópolis, em 1969, Dilma defendia a ala dos “políticos” dentro do movimento, contra os “militares” de Lamarca. Considerava mais importantes as tarefas de organização popular do que partir para a guerrilha.
 
A discordância levaria Lamarca, segundo Ricardo Amaral, a um nervosismo extremo, incluindo choro “e pelo menos um tiro de ameaça”.
 
DESFEITAS E SOLIDÃO
 
Ainda que não tenha sido nenhuma intervenção particular de Dilma o motivo do descontrole de Lamarca, acumulam-se os casos em que a dureza da atual presidente tem sido capaz de abalar os mais experientes militantes.
 
A presidente levou às lágrimas José Sérgio Gabrielli, presidente da Petrobras de 2005 a 2012, e a ministra do Planejamento, Miriam Belchior.
 
Acessos de raiva também vitimam as escalas inferiores da hierarquia. Uma caixinha de remédios, por exemplo, foi arremessada no chão em instante tempestuoso de Dilma; em outro, roupas tiveram o mesmo destino.
 
A petista não é dada a pedir desculpas pelas desfeitas, mas reparações acontecem: uma camareira foi incluída no programa Minha Casa, Minha Vida por intervenção da presidente.
 
Detalhismo e caturrice, segundo muitos, paralisam o seu governo. Cabe perguntar, de todo modo, se nas reclamações sobre “falta de disposição para o diálogo” não há inconformismo quanto à determinação de Dilma em baixar as taxas de juros e em restringir as margens de lucro das empresas nas concessões de infraestrutura.
 
Diálogo por diálogo, o próprio Lula se ressente de não ter sido consultado -ainda que por questão de cortesia- quanto à candidatura dela à reeleição.
 
A solidão de Dilma parece ter-se acentuado nos últimos tempos. Quando um encontro de trabalho se prolonga até mais tarde, a presidente tem uma pergunta pronta para o interlocutor: “Não quer tomar uma sopinha?” Não há informações sobre o que acontece a quem recusa.
 

 

Redação

89 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Quanto bobagem

    Olha, conheci e conheço Sérgio Gabrielli e, a menos que tenha mudado, não é cara de chorar. Notícia absolutamente falsa. Imaginem Lamarca chorar!!! Quanta bobagem!

    1. E eu conheci a repórter N.

      E eu conheci a repórter N. Nery qdo esta se mudou pra BSB e cursar jornalismo. Era uma pessoa amiga, jovial, alegre, divertida e, claro, ambiciosa. Anos depois a vi na Reuters com textos ácidos contra o Governo Federal. Em pouco tempo se encaixou no gosto dos barões. Taí agora, mediocrizada por jornalismo fuleiro ao gosto do patrão. Vai longe esta menina…

    2. Mentira pura, mas era so

      Mentira pura, mas era so perguntar pra ela:

      Presidenta Dilma, a unica discussao que voce teve com Lamarca foi a respeito do SEU grupo usar armas, nao foi?

      Alguem ta achando que Lamarca sairia aos prantos dessa conversa?

  2. A solidão de Dilma parece

    A solidão de Dilma parece ter-se acentuado nos últimos tempos. Quando um encontro de trabalho se prolonga até mais tarde, a presidente tem uma pergunta pronta para o interlocutor: “Não quer tomar uma sopinha?” Não há informações sobre o que acontece a quem recusa.

    Que lixo são essses tipos de texto. Como se quisesse expor que Dilma implora por compahia e está isolada de tudo e todos. Mas também, é isso que dá bater nessa tecla nefasta de querer dar uma de psicanalista a distancia da presidente.

    1. Pois é, é a forma que o

      Pois é, é a forma que o Nassif encontra para ajudar a comprovar sua tese sobre a forma e natureza de gestão da Dilma.

      Agora sim, tá comprovado… tô cada vez mais crendo…

       

        1. Analu, o objetivo foi citado

          Analu, o objetivo foi citado pelo Sergio ai em cima. O Nassif vem a um bom tempo fazendo essas construcoes psicologicas baseado em depoimentos de ” conselheiros nao ouvidos pelo Rei”.

          1. Concordo. Ele nao se conforma em nao ser o “tutor” da Dilma

            E afinal uma mulher precisa de um, nao? (rs, rs)

          2. Não acho que a critica do

            Não acho que a critica do Nassif tenha vies machistas ou coisa parecida. Fico com a ideia de que seus interlocutores fazem parte do grupo que não teve todos os seus anseios ou sugestões ouvidas pela Rainha. Daí para frente o discurso fica contaminado com palavras como autoritarismo, etc. Por isso, vai ver a culpa nem é do Nassif, é de quem ele pega informações para construir  o perfil Dilma autoritária.

          3. Gostei do papo… o Francys

            Gostei do papo… o Francys faz uma leitura boa, e concordo com a Analu de que Nassif (e todo jornalista com a bagagem dele, que são bem poucos) tem pretensões de ser mais influente. E tá construindo um portal para ser…

            Mas estes textos com conjecturas, especulações, fofoquinhas da rádio corredor, diz que me diz etc. não leva a lugar algum, apesar de dar um Ibope danado… vai entender…rs

  3. O pau comeu no ninho midiático.

    Depois de venderem a Marina chorona e coitadinha e esta aceitar de bom grado e se dar mal. Agora eles, se não inventam a Dilma durona, extrapolam em sua dureza, tentando vender ao eleitor uma mulher que nasceu sem alma e sem coração.

    Vão quebrar a cara de novo. Pois só de ver já se percebe, com um pouco de perspicáca e sensibilidade; se ela não é  a geleia geral/real em que Marina se transformou, tambem não é essa estátua granitica que  a folha tenta vender ao eleitor. Ela faz um meio de campo muito adequado ao cargo e função que ocupa. É uma estadista de marca maior, como tem que ser!

  4. Mexericos da Candinha

    Nos anos 40 a 70 havia a famosa Revista do Rádio*, que tinha uma coluna de fofocas chamada “Mecericos da Candinha”.

    Hoje temos a coluna espalhada nas primeiras páginas e principais colunas da Veja, Folha, Estadão e Globo, dentre outros.

    Notem que o artigo da Shit, i.e. Sheet (?) não meramente supõe, avalia, mas pura e definitivamente, afirma.

     

    (*)

    http://hemerotecadigital.bn.br/artigos/revista-do-r%C3%A1dio

    http://www.nossajovemguarda.com.br/2012/08/a-revista-do-radio-e-os-mexericos-da.html

     

  5. isso é tudo que se pode obter de “objetivo” contra Dilma

    Ou seja, uma fofocalhada sem fim. 

    A da festa infantil chega a ser … não vou chamar de infantil, porque tenho o maior respeito pela inteligência das crianças (até que chega o dia em que começam a ler nosso jornais para poder participar das conversas entre cabeças adequadamente adestradas). 

    E pensar que houve tempo em que eu não conseguia passar um domingo sem ler a FSP…

     

    1. “Não há informações sobre o

      “Não há informações sobre o que acontece a quem recusa”

      Dilminha esfrega a cara do recusante no prato de sopa fumegante.

  6. A loucura toma conta da oposição

    Essa “matéria” revela o cada vez maior desequilíbrio emocional dos leitores da mídia de direita…

    Só com muito remédio tarja preta…

  7. Mais uma para o histórico da

    Mais uma para o histórico da facção de paranormais da imprensa brasileira, é uma turma pra lá de antenada e mentalmente desenvolvida… os russos precisam saber disso, afinal eles são um dos povos que mais pesquisam esses tipos de eventos.

    O episódio com o Lamarca deve ter sido mesmo marcante na vida de Dilma e na afirmação do seu poder supremo e centralismo futuro: estava ali o Capitão de Exército Carlos Lamarca, o “terrorista” mais procurado pelas forças de repressão (o segundo era Marighella) aos prantos diante dos arroubos autoritários de uma mulher extremamente centralizadora e anti-foquista que, já naquela época, pregava a politização gradativa do povo… (Lamarca, segundo o livro “Lamarca, o Capitão da Guerrilha”, era foquista, defendia a criação de focos de guerrilhas como forma de começar uma guerra-popular revolucionária contra os ditadores); é muito provável que ela tenha ganhado a simpatia de Yara Yavelberg na contenda com o dirigente máximo da VPR… dai o choro dele…

    O episódio com Sarney também é uma pérola de jornalismo parapsicológico… provavelmente algum(a) dos(as) jornalistas se conectaram diretamente e simultaneamente  com os instrumentos de vôo da aeronave e com o cérebro do ex-presidente… dai que soubemos dessa revelação de que ele desconfiou que o avião aparentemente desviava o curso em direção ao continente africano.

    Dos episódios com Lula, pouco ou nada a comentar, há tempos que os cérebros dele e da Dilma dão mole pra esses paranormaisdemais quando conversam in loco em recintos fechados ou via telefonia.

    Aqui a comprovação fatídica de que a fofoca transcendental não perdoa nem mesmo a criançada:

    “A aniversariante dirigiu-lhe uma pergunta imprudente. “Não quer carregar minha boneca?” Dilma respondeu que não. “O meu pai vai me dar uma boneca maior que a sua.”

    Sei não… acho que tem gente lendo aquelas tirinhas que vez por outra vemos aqui no blog, ou é isso ou é uma extremada capacidade de, além da paranormalidade, viajar no tempo usando as Equações de Campo de Einstein ou a 5ª Dimensão de Kaluza Klein.

    Explêndido!!!

  8. Seguindo o raciocínio logo

    Seguindo o raciocínio logo “afirmarão” que Dilma se auto-torturou

    por não concordar com os métodos do torturador.Apesar que muitos

    deles, possivelmente não creem nessa coisa de tortura pesada..

    talvez “branda.

    1. nah.
      Ela fez o torturador

      nah.

      Ela fez o torturador chorar, dizendo que choque elétrico era coisa de maricas. E fez o coitado se demitir, quando disse que torturador de verdade usa moto-serra.

      E em seguida saiu voando da cela, depois de arrebentar a parede com um golpe ninja.

      É um pássaro? É um avião? É um aeroporto? Nããããooo!!!

      É a Super-Dilma!

      ****************************

      Sim, qual era a pergunta? Por que esse pessoal perde eleição? Vai saber, né?

  9. Deus do céu! E a

    Deus do céu! E a “articulista” ainda deve receber salário para escrever uma porcaria dessas”!

    A quem isso pode interessar? Conversa em cabeleireiros? Dentistas? Muro? Feira ou Supermercado?

  10. sai de baixo !

     Por volta do mês de maio ,tomando umas cervejas com amigos o  nosso “correspondente” da folha desabafou sobre a veracidade de se evitar pautas positivas para o governo e Dilma durante a copa e o tom de cobertura das eleições  aonde foi “pedido” que fizessem incursões sobre sua vida intima ,afinal se ela tem amigos que a levam para passear de moto deve ter “mais coisa ae ” ,que coisa triste que fizeram, a mensagem final então, deixa a entender que se ela não é nossa amiga não tem amigos .        

  11. DILMA DURA

    Acho o texto tendencioso, mas todos aqui conhecem a dureza de Dilma, só não creio nessa  extrema intransigência descrita pela Folha. Carregou nas tintas com esse papo de dizer que ela fora casca grossa desde a infancia, Esse blá-blá-blá de sopinha, bonecas e de fazer homem chorar não colam e foram incluídos no texto somente para  queimar o nome da Presidenta junto aos mais incautos, tocados pelo sentimentalismo puritano em época de eleição.  Notem que quando eles insinuam que a Presidenta fez um bem a camareira do Palácio com o Minha Casa Minha Vida, também empurram a ideia de que nesse ato “humano” houve um indício de ilicitude, ou seja, a quebra de regras administrativas que condenam a utilização do cargo público em proveito próprio ou para o benefício de outrem. O texto é um morde e sopra constante, muito embora o número de dentadas na personalidade de Dilma seja bem maior que o de afagos, ou seja, mais do mesmo em se tratando da mídia raivosa. Acredito, sim , que Lula a tenha escolhido justamente por ela ser uma pessoa de decisões firmes, independentes. O ex-presidente não é idiota como o texto também tenta passar e de forma alguma foi apanhado de surpresa por atitudes ditas intempestivas de Dilma. Lula a indicou, pois sabia que ela detinha autoridade moral para desmontar a bomba deixada pelos aloprados desde a época do dito “Mensalão” e que quase o conduziu ao “patíbulo guilhotinesco” da direita  em 2005.  Ele sabia que somente ela, que não viera dos quadros do PT, teria independência para tomar atitudes que desagradariam até mesmo aos seus iguais. Dilma, no meu entender, foi a pessoa certa  para abrir caminho  a um possível próximo governo de Lula. Sem os incautos do PT o ex-presidente tem tudo para voltar ao Planalto e encerrar sua carreira política sem os traumas deixados pelo famigerado Mensalão.

    PS; Dilma que se prepare, pois numa possível vitória de Pezão no RJ ela só terá dissabores em terras fluminenses. Apoiadores de Aécio, os membros do PMDB local liderados por Cabral, família Picciani, Eduardo Cunha  e Cesar Maia prometem chutar o PT do poder e infernizar Dilma nos quatro anos vindouros.

  12. Espelho, espelho meu

    Especular vem do latim e quer dizer espelhar, (speculum, espelho) ou, melhor dizendo, já que não sei como você é, que tal eu me ver no espelho e ao me descrever eu imaginar  que estou te descrevendo?

    Pois então, imaginemos que o jornalista Marcelo observou atentamente a jornalista Natuza e a partir dessa contundente e criteriosa observação… nos brinda com uma face da Dilma que as mídias não cansam de contar desde os tempos em que ela nem presidente ainda era.

    Oh, glória!

     

  13. A Dilma de fato não é esta fantasia midiática

    Na hora em que foi chamada Dilma respondeu à altura

    A imprensa, grande mídia, sempre ela, ao dar-se conta que a grande exposição do ex- Presidente Lula, ocasionada por sua tentativa de vender a  necessidade da troca de candidato para viabilizar a manutenção do Partido dos Trabalhadores na presidência, era benéfica para a Presidente Dilma, teve que sustar tais iniciativas.

    No caso, ao não lograr êxito nesta empreitada, a imprensa, em sua tentativa de atingir a candidatura dos partido dos trabalhadores,  viu que, ao invés de construir um problema na relação politica entre Lula e Dilma com a desconstrução da imagem desta (objetivo da campanha midiática), na realidade, graças a habilidade de Lula e da Presidenta, obteve efeito contrário, proporcionando espaço e visibilidade para Lula manifestar sua  aprovação e apoio a Dilma, na reeleição.

    Pronto. Caiu a ficha.

    Como num passe de mágica, Lula saiu dos noticiários.

    A seguir, incontinenti, passou ao segundo movimento.

    Apostando que a presidenta Dilma não se sairia bem,  estes grandes grupos de mídia, em sua nova estratégia,  passaram a tentar coloca-la em situações limites e assim passaram a agir,  como na entrevista ao Jornal Nacional onde William Bonner e Patricia Poeta figuraram como inquisidores e acusadores de oposição e não como entrevistadores em busca de esmiuçar as propostas da candidata.

    Além disso, a todo momento tentaram contrapor Dilma em sua área mais sensível, sua imagem de gerente dura e inflexível.

    Para tanto, em diversas oportunidades, distorceram os fatos e tentaram vender sua imagem como sendo a de uma pessoa com pouco jogo de cintura para a negociação politica, o que estaria levando ao fracasso no cumprimento de suas tarefas de bem governar.

    Pois bem.

    Novamente não obtiveram o resultado esperado, a Presidenta Dilma respondeu de forma firme e didática a cada uma destas tentativas de desestabilizar sua imagem e saiu-se cada vez mais forte destes embates.

    Encerrava-se, desta forma, de forma melancólica, mais esta tentativa da oposição real (midiática). 

    Assim, não tendo obtido sucesso nestes enfrentamentos diretos, partiram para a ultima alternativa, o ataque indireto, ou seja, aos atos e procedimentos do governo ou a de seus órgãos de atuação, ai incluídas as estatais.

    A escolha, como não poderia deixar de ser, foi atacar a Petrobrás, que além de tudo é o objeto de desejo e disputa mais cobiçado pela oposição e seus apoiadores.

    Mas, a esta tentativa, se contrapôs a realidade, o que tornou a defesa de Dilma menos árdua.

    É que, a cada dia a Petrobrás anuncia recorde de produção de petróleo, a cada dia, o futuro da Petrobrás se revela mais grandioso e, a partir da vinculação do sucesso da Petrobrás, aos valores a serem destinados a Educação e Saúde…o sucesso passa a ser de todo o povo brasileiro.

    Libra, campo de petróleo – valor 1 trilhão de reais.

    E, com isso, há o pensamento lógico.

    Se por um lado, se a Petrobrás hoje tem problemas, aliás como toda empresa do seu porte – mas que,  diga-se de passagem, estão sendo investigados e resolvidos – o que dizer do passado, quando nada era feito.

    Em razão disso, desta falta de cuidado, no período imediatamente anterior, quase conseguiram privatizar a Petrobrás (Petrobrax), mesmo não tendo conseguido integralmente seu intento, ainda assim, quebraram o monopólio e a transformaram em sociedade de economia mista, bem como venderam a maior parte de suas ações (as sem direito a voto, mas com direito a lucro).

    Mudado o governo, mudou a Petrobrás.

    A Petrobrás, tal como a vemos hoje, alvo de intensa disputa e cobiça do capital internacional, nem se assemelha aquela dos tempos de FHC, que quase foi vendida a preço de banana.

    Como foi dito acima, somente Libra, é avaliado em mais de um trilhão de reais…somente o campo de Libra.

    Feitos os devidos reparos, prossigo.

    Desta forma, como acima sinalado, foi durante o atual governo – retifico – durante OS GOVERNOS DO PT, que a Petrobrás tomou corpo e, agora – tendo descoberto e tornado  possível a exploração da imensa  riqueza do pré-sal -, está em vias de tornar o Brasil um dos maiores produtores de petróleo do mundo.

    Nesse ponto, pergunta-se. O que era feito antes??

    Ressalvo que a atual realidade da Petrobrás, como potencia, é mérito de seus funcionários e DESTE governo, mas, principalmente, deve-se a população brasileira e suas escolhas – mediante a confiança depositada em um governo popular – e, materializadas nos investimentos e prioridades, que transformaram esta empresa no polo de desenvolvimento do país – este empreendimento/empresa, no tamanho e qualidade que agora ostenta.

    Agora, após tantos investimentos, no momento em que foi viabilizado o pré-sal, e, as novas descobertas já foram confirmadas, vem novamente a mídia e seus partidos – tentando entregar a administração de toda esta fortuna do povo brasileiro na mão de especuladores e administradores privados.

    Desculpem, mas é o mesmo caso da Vale do Rio Doce, após ter sido mensurado e mapeado o potencial e quantidade de minérios, foi realizada a privatização – venda, por preços irrisórios, ou, no dizer do drama de Goethe – venderam a alma ao diabo por um preço que envergonharia Fausto – de imensas jazidas, subtraídas do verdadeiro dono, o povo brasileiro (o verdadeiro custo está em descobrir, mapear e mensurar, a exploração não tem risco, apenas contabilizam-se os lucros – neste caso, tornados privados).

    Ele vendeu por amor – eles, por dinheiro.

    Agora, novamente, tentam repetir a história, depois de descoberto, mapeado, e tornada viável a exploração (que eles diziam ser impossível ou anti-economica),querem se apropriar dos frutos do trabalho e investimento de todo um povo, que tornou possível realizar este projeto essencial e obter a dimensão colossal que a Petrobrás hoje detém na economia mundial.

    Pois bem.

    Mesmo desnecessário, me apresso em informar que novamente não obtiveram êxito e, espero, nunca tenham.

    A Presidente Dilma, tem se saído, também neste terceiro campo de ataque, nas diversas entrevistas e debates, com uma desenvoltura cada vez maior, ao contrário dos adversários, que a semelhança de Aécio, foi humilhado por Luciana Genro.

    Esquecem, por exemplo, que tratando-se de uma presidente extremamente atuante, ela domina os temas pertinentes ao exercício da presidência…

    Esquecem que, ao ser compelida a falar ou explicar a atuação de seu governo nos mais diversos ramos, ela consegue dar respostas claras, que invariavelmente revelam o caráter social e democrata de sua gestão…

    Esquecem que, nestes espaços, oportunizam a demonstração de que a maior parte dos projetos (bolsa família, minha casa minha vida, mais médicos, luz para todos, pleno emprego, educação, valorização dos salários), destinam-se à  atender a população mais desassistida…

    Esquecem que, esta opção pelos mais pobres, sem nunca esquecer os rumos do país, norteou toda a sua trajetória e seu modo de administrar esta República…

    Esquecem que, na origem do Partido dos Trabalhadores esta uma visão generosa da sociedade, onde todos, todos, desfrutem da liberdade, em seu sentido mais amplo, com condições de exercê-la e de terem vida plena, com saúde, educação, emprego, moradia, e espaço para desenvolverem seus potenciais como indivíduos e como partes desta nação…

    Esquecem que Dilma, em nome de semelhante projeto, não se dobrou a tortura, não se vergou a força, e, portanto,  em sua luta, de toda uma vida, não deixará que nada a impeça de realizar este sonho, a ser partilhados por todos, brasileiros e brasileiras de boa vontade. 

  14. O que seria dos domingos sem as piadas vespertinas da folha?
    Quem conta um conto aumenta um ponto… Tradição oral no interior não me deixa mentir, por isso fofoca boa mesmo é aquela que a gente escuta. Fofoca lida é como flor de plástico: vistosa, mas de textura desagradável.

    Folha se superando no quesito humor e pecando na forma e no conteúdo. Eu me pergunto ao assistir “jackass” e depois de ler certos colunistas: era para rir?

  15. Ri para me acabar com o trecho abaixo

    “Torturada durante a ditadura militar, Dilma terá guardado do período de clandestinidade uma aversão profunda ao vazamento de informações -o que restringe o compartilhamento de pontos de vista em discussões internas. Com o fim das reuniões, alguns ministros passaram a se encontrar sem sua presença, para afinar discursos e estratégias. “Isso é conspiração!”, reagiu a presidente.”

    Hahahahahahahahahaha

    É bem assim mesmo. Imaginei a situação e ri alto hahahahahaha

  16. o artigo é compilação de

    o artigo é compilação de coisas que o Reinaldo de Azevedo escreve faz tempo.Puro lixo.

     

    Portanto ,não tem ligação com as verdades jornalísticas ,apenas serve para propaganda de uma imagem que a Folha vene(não sei para quem) neste fim de camapanha já que a Dilma vai levar no primeiro turno….

  17. Qua qua qua

    DilMalvada !

     

    Provavelmente os autores desse post não tinham essa intenção, mas Qua qua qua.

    Há muito tempo que não leio um texto tão hilário.

     

    Olha pra boneca Dilminha !

     

    Para de fazer chorar esses homens tão meigos !

  18. Esse texto me lembrou o que Manzarek disse da crítica ao Doors

    Publicada por um jornal americano (não me lembro agora se foi o Los Angeles Times). Ele disse que a ideia do jornalista que escreveu a matéria sobre um show do The Doors era ridicularizar a banda, descrevendo como os músicos se comportavam no palco. Ele disse que teve a certeza, ao ler a matéria, que o que o jornalista tinha conseguido foi transformar a banda em sensacional hahaha. A impressão de Manzarek, tecladista dos Doors, se confirmou, pois todos os shows subsequentes eram lotados para conhecer quem era aqueles caras que se comportavam do modo descrito na matéria.

    A mesma coisa pode ser dita desse texto sobre a Dilma. Somente conseguiu tornar a Dilma uma figura sensacional. Gostei de todos os detalhes hahahahaha, principalmente da “sopinha” e da recusa em ver a boneca da aniversariante hahahahaha

  19. Eita Folha, é duro encarar

    Eita Folha, é duro encarar uma candidata sem rabo preso né mesmo? Se a Folha quer angariar antipatias sobre a Dilma para beneficiar o seu doce candidato que é o Aécio, “faiou”.

    “a presidente tem uma pergunta pronta para o interlocutor: “Não quer tomar uma sopinha?” Não há informações sobre o que acontece a quem recusa.” – Então é por isso que toda semana o lixeiro encontra um “interlocutor” morto na lata de lixo do Planalto.

    Só Jesus na causa!

  20. Gosto do jeito da Dilma.

    A força da Dilma está exatamente em sua maneira de ser. No começo da campanha eu e alguns amigos discutíamos a campanha na TV da Dilma, o pessoal dizia que ela cozinhando não convencia, não tinha nada haver com a Dilma. A presidenta é uma pessoa corretíssima e que gosta das coisas certas. O povo gosta disso e respeita. “A Dilma tem que ser ela mesma para ganhar essa eleição”. Ela é centralizadora porque é atacada todos os dias e não pode confiar em qualquer um. Espero que se eleita faça mudanças nos ministérios, economia e na forma de se comunicar, mas no essencial a Dilma é nota dez.

    1. Acredito que só DIlma.
      Lula,

      Acredito que só DIlma.

      Lula, já de algum tempo, percebeu que fez a escolha errada e que o que construiu em oito anos corre sério risco de ir para o ralo.

      E porque a apóa a reeleição ?  Simplesmente porque, para ele, não sobrou nenhuma outra alternativa.

       

  21. É natural que se especule e

    É natural que se especule e se publique sobre o estilo, as particularidades de cada governante e o quanto isso reflete nos resultados de seus governos.

    Famosos são os “bilhetinhos” de Jânio, que, incapaz de conversar sem se alterar, fazia uso deles para dar ordens até a ministros e generais sobre assuntos que variavam desde um asfaltamento de estrada no interior de Minas até a lei anti-trust ou mesmo uma ordem para proibir a contratação de Pelé por um clube europeu.

    JK se notabilizou pelo poder da sedução quando expunha suas metas, seus projetos, suas idéias. Afável, sempre simpático e sorridente, atingia seus objetivos convencendo os oposionistas pela prosa fácil. Sempre acessível, recebia, ouvia e dava atenção a vozes discordantes dando-lhes a devida importância. Segundo ele mesmo, aqueles que o antecederam portavam-se como estátuas de si mesmos.

    Lula pode ser facilmente comparado a JK. Por isso atingiu bons resultados em seu governo.

    Dilma é uma turrona. E se comportando como “a professora de deus” perante seu auxiliares, conseguiu trazer o país de um crescimento de 7,5% em 2010 para 0% em 2014, enquanto os demais emergentes continuam crescendo a taxas superiores a 5%.

    Lamentável que teremos mais 4 anos disto.

    1. E você vê uma coisa… Foi só

      E você vê uma coisa… Foi só a Dilma que, quando criança, invejou o brinquedo da amiguinha.

      Quero só ver o dia em que a presidente arremessar o Pib pela janela. Ou mandar cercar o Pib. Ou fazer o Pib chorar.

      1. Se não me engano, ela já fez

        Se não me engano, ela já fez as tres coisas. Não exatamente nesta ordem.

        Como se vê, entre a criança e o adulto, a diferença é o tamanho e o preço do brinquedo.

        Quem sabe, talvez, o pai dela dê um crescimento do PIB maior que o de todos os outros emergentes de presente prá ela no próximo aniversário.

        Vamos esperar.

  22. Não??? Estou pasma…
    Então a

    Não??? Estou pasma…

    Então a Dilma não conversou com o Lula sobre a sua candidatura a reeleição?

    Pior do que essas bobagens só uma maior que eu li do blog do Noblat quando a Dilma ia sair candidata em 2010. Segundo Noblat, numa reunião de ministério do governo Lula  a então ministra tomou uma pasta de couro da mão de um outro ministro que a contrariava e a fez em pedaços.

    Obs:eu fiz um post perguntando como a Dilma conseguiu rasgar uma pasta de couro mas o Noblat não respondeu. Aí eu magoei.

  23. Dúvida: não sei se rio ou se

    Dúvida: não sei se rio ou se choro dessa matéria. Tsc tsc ….a Folha não tem jeito. Enquanto a VEJA vai(o vem) de “bala de prata”, o Otavinho prefere o traque.

  24. Tem também o outro lado

    Tem histórias interessantes sobre a Dilma, é só procurar.

    Li (acho que foi no DCM) uma que achei muito boa. Quando Dilma estava presa, aconteceu a instituição das 200 milhas marítimas. Todas as companheiras foram contra; apenas Dilma achou certo e justificou que era bom para o Brasil, apesar de ter sido feito pelos militares. Minha admiração por ela, que já era grande, aumentou. 

    Também não acho a presidenta uma empedernida. Lembro de tê-la visto emocionada em várias ocasiões, como na tragédia da boate Kiss em Santa Maria, ou ao falar sobre as amigas dos tempos de prisão. Dilma é humana sim, e solidária.

    Centralizadora? Sim, mas Dilma é muito mais que isso!

    Sua verdadeira obsessão é que o Brasil se torne aquilo que pode ser. E só posso admirá-la por isso!

  25. Uma bobagem desta e a

    Uma bobagem desta e a desconhecida palavra TRAGETÓRIA  hoje presente várias vezes na folha, demonstra que o panfleto está no lixo.

  26. Nassif,
    Eu conheço, você tb

    Nassif,

    Eu conheço, você tb deve conhecer, episódios muito piores do que estes envolvendo a presidente

    Tem um do BNDES, em que um dos diretores pediu para ser chamado em sua sala quando a então ministra chega-se para uma reunião. Por pura concidência, acabou pegando um elevador que chegou poucos segundos depois dela à sala de reunião (no 20º andar do prédio). Olha, foi uma aula de desrespeito inaceitável o que o tal diretor ouviu da ministra. 

    Conheço uma dúzia de história, de gente que foi interrompido aos berros no meio de uma apresentação no palácio do planalto, chingamento (com palavrões) a ministros, reuniões em que os participantes não conseguem abrir a boca pra falar, e por aí vai

    Ela é completamente desequilibrada

    1. Essa eu não conhecia. 
      Que eu

      Essa eu não conhecia. 

      Que eu saiba, a relação dela com o 1,99 foi uma lojinha que ela quebrou em seis meses lá em Porto Alegre. 

      Segundo contam, comprou um enorme estoque de figuras do “cavaleiros do zodíaco”  quando a febre do desenho já estava terminando. Apesar dos avisos, ela confiou na sua intuição e sifu.

      Foi isso aí que o Lula vendeu prá vocês. KKKKKKK

      1. Quebrar uma loja de 1,99 deve

        Quebrar uma loja de 1,99 deve ter causado um impacto tao grande quanto quebrar 3 vezes o Brasil como feito pelos competentes do passado.

  27. não acredito em nada da Folha…

    não acredito em nada da Folha… 

    acham que uma celebridade política que tira selfies assim no meio do povo é insensível, dura, controladora, cheia de altivez?

    “Eu pago meus impostos, vai tirar selfie comigo SIM!”

  28. Qual o melhor perfil pessoal para um presidênte do Brasil?

    Na minha humilde opinião um que não erre as decisões favoráveis ao Brasil e que adie “ad eternum” as desfavoráveis.

    No mais, se for esperto o suficiente para montar uma equipe que se beneficie de uma estrutura unitária, onde a cadeia de comando esteja disposta de forma lógica, harmônica e equilibrada e possa se beneficiar da sua energia, honestidade e vontade de acertar então teremos um governo, com sopinha ou sem sopinha, infinitamente melhor.

    Mas é melhor sem sopinha, para diminuir os gastos públicos desnecessários KKKKK!!!!!

  29. Segundo a margem de erro do

    Segundo a margem de erro do DATAFALHA, a Dilma é centralizadora mas pode ser descentralizadora até 180 graus para um lado ou para o outro.

    • • •

    “Dilma teria levado Lamarca “a um nervosismo extremo, incluindo choro” “

    Segundo a margem de erro do DATAFALHA, Lamarca pode ter ido a uma serenidade extrema, incluindo muito riso

    • • •

    Segundo a margem de erro do DATAFALHA, Marcelo Coelho e Natuza Nery podem ser calunistas do Estadão, do Zero Hora, do Granma ou do Pravda

    • • •

    Segundo a margem de erro do DATAFALHA, a Folha falha …

  30. todo delirante tm direito de

    todo delirante tm direito de delirar e dizer o que quiser.

    todo idiota tem a presunção de

    divagar  sobre outras pessoas

    sem atentar para os fatos,

    só inventando, que terá direito a

    atendimento médico até no sus.

    eles devem ter lido o livro do érico veríssimo

    e resolveram parafraseá-lo, esperando que alguém retrucasse:

    olhai os delíríos da folha!

    toda a matérie é reconhecido

    por qualquer estudante de

    linguística como  um imenso aparato  de imbecilidades

    e uma saco de maldades, maledicencias, diz-que-diz-que…

    é de enraivecer qualquer ser por mais paciente que seja.  

  31. Numa festinha, o amigo
    Numa festinha, o amigo aniversariante exibia uma caixa com doze ovos de avestruz importados, cada um deles tinha o tamanho de uma bola de futebol, que tinha acabado de ganhar. Os convidados, diz o biógrafo, “faziam fila para admirar a novidade, mas Ovotavinho, de braços cruzados, não quis chegar nem perto”. O aniversariante dirigiu-lhe uma pergunta imprudente. “Não quer carregar minha caixa de ovos?” Ovotavinho respondeu que não. “Eu sou um futuro dono de jornal e sou chamado de Ovotavinho porque tenho o ovo de uma serpente na cabeça”. O meu pai vai me dar uma chocadeira para chocar meu ovo quando for minha vez de assumir a direção do jornal. O aniversariante correu para a cozinha e voltou trazendo uma frigideira, dizendo a Ovotavinho. “Frite o seu ovo agora mesmo, para não se tornar malvado quando crescer.”

  32. Folha+Veja=Lixo

    É a reedição da ficha falsa da Dilma. A Folha não passa de lixo!!!

    Quem define muito bem a Folha e Veja é o PHA, que chama a Folha de ‘Fel-lha’ e a Veja de ‘Detrito de Maré Baixa.’

  33. Mexidão escondido

    Desculpem, mas na entrevista ao Ratinho, Dilma reclamou que o Alvorada não tem fogão. Que ela queria ter um fogãozinho pra poder fazer um mexidão escondido para aquela fominha que dá de noite. Só tinha microondas e aí ela se virava com cházinho e bolachas mesmo. 

    Essa mulher que fala com tal familiaridade de mexidão, cházinho e bolachas não tem pica nenhuma que ver com a monstra da fofoca ridícula da Falha de SP. 

    Na coletiva de imprensa que ela deu, ainda no Uruguai (se não me engano) antes de viajar a Santa Maria por conta do incêndio da boate Kiss, ela simplesmente não conseguiu concluir sua fala. Lembro que as mãos dela tremiam. Não era a presidenta, era uma pessoa, uma mulher, uma pessoa comum como qualquer um de nós. É nessa mulher que vou votar com muito gosto domingo que vem.

  34. E por que ela não usa a sua

    E por que ela não usa a sua “turrice” contra o PIG ?

    Por que ela não bate de frente com o PIG ?

    Ao invés disso prefere o controle remoto ?

    Parafraseando o Chico Buarque, ela fala grosso com a Bolivia e fino com Washington.

    Presidenta, nesse 2° mandato, se Deus quiser virá, bata de frente com o PIG, isso é uma questão de sobrevivência para o  PT.

    1. Para bater de frente com o

      Para bater de frente com o PIG precisa da turrice de milhões de pessoas. Nas ruas, pedindo a cabeça da Globo, da Folha e da Veja.

      Sem respaldo popular não dá.

      Mas a gente continua travado nessa ideia de presidente super-herói, que resolve tudo sozinho. Onde é que a gente estava em junho de 2013?

  35. O pior da campanha.

    O mais vil momento da campanha estar por vir. Do sábado para o domingo veremos as ruas Brasil afora tomadas por panfletos apócrifos com mentiras escabrosas sobre Dilma e o PT.

    Aguardem!

    Quanto à polícia do Zé… continuará como sempre a mesma desde a saída do honrado Paulo Lacerda: incompetente e maliciosa.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador