Ibope: favoritismo de Dilma é o maior desde julho, por José Roberto de Toledo

Lourdes Nassif
Redatora-chefe no GGN
[email protected]

do Estadão

Ibope: favoritismo de Dilma é o maior desde julho

José Roberto de Toledo

A cinco dias do primeiro turno, Dilma Rousseff (PT) nunca foi tão favorita na corrida eleitoral – pelo menos aos olhos do eleitor. Segundo o Ibope, subiu de 52% para 58% a proporção de brasileiros que acham que a presidente será reeleita. Essa é a maior taxa desde que o instituto começou a fazer essa pergunta, em meados de julho. Ainda mais significativo: o favoritismo de Dilma cresceu mais entre os eleitores dos adversários.

Entre quem vota em Aécio Neves (PSDB), subiu para 36% os que acham que a petista será a vencedora – depois de esse percentual ficar estável em torno de 28% desde o fim de agosto. Já entre os eleitores de Marina Silva (PSB), a taxa de favoritismo de Dilma cresceu de 24% para 31% em apenas uma semana. Entre os eleitores que votam na presidente, a taxa oscilou de 91% para 92%.

A contrapartida do aumento do favoritismo de Dilma foi que Marina se tornou menos viável aos olhos do total do eleitorado. Há uma semana, 26% achavam que a candidata do PSB seria a próxima presidente. Hoje, só 20%. Aécio nunca chegou a empolgar: continua sendo favorito apenas para 10% do eleitorado total.

A diminuição da esperança de eleger seu candidato costuma ter impacto na decisão de voto do eleitor. Isso ajuda a explicar a curva declinante das intenções de voto em Marina. Ao perder seu favoritismo, a candidata do PSB perdeu o voto útil daqueles eleitores que viam nela uma chance maior de derrotar Dilma.

Como Aécio tampouco é visto como uma opção viável, nem mesmo pela maioria do eleitorado oposicionista, ele tem dificuldade para cooptar quem abandona a canoa de Marina. Uma parte foi para Dilma e outra parte voltou para o time dos indecisos. É possível que esse eleitor que se desiludiu com as chances de Marina e está sem candidato acabe migrando para o tucano na última hora.

Por isso, não é improvável que Aécio cresça no final e chegue ao dia da votação disputando a vaga no segundo turno com Marina. Se nada alterar as tendências verificadas até agora – o que não é pouco em uma eleição como essa -, uma projeção das curvas de votos de Aécio e Marina feita pelo Ibope indica que elas devem se encontrar na madrugada de 5 de outubro, o dia da eleição.

Lourdes Nassif

Redatora-chefe no GGN

27 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

        1. Para fazer justiça…

          Bispo,

          Pra fazer justiça acabei de ver o vídeo e tive uma verdadeira aula de como inflar criminosamente um conteúdo na web e faço duas perguntas, a primeira é se há um órgão mesmo não oficial que monitore, constate e puna os autores dessas bandidagens e, segundo é se já há gente punida por conta desse caso em particular, inclusive se já foi removido

          1. Caro Aldo

            Eu acho que não há punição porque não existe tipificação para crimes cibernéticos.

            Grande abraço, companheiro Aldo.

  1. Datafolha de ontem:
    Aprovação

    Datafolha de ontem:


    Aprovação do governo Dilma em ótimo/bom = 39%
    Aprovação do governo Dilma em regular = 37%


    Ela aparece apenas com 40% de votos.


    Pare e pense !


    Datafolha de ontem:


    Na pesquisa espontânea, considerando os votos válidos, a Presidenta Dilma alcança o índice de 48%.


    Ibope de ontem :


    Pesquisa espontânea, votos válidos Dilma 48,5%

  2. Quiromancia gráfica

     

    Compilação gráfica básica de pesquisas desde o final de Agosto até agora; não considerado o período antes da morte de Eduardo Campos (lembremos que ele patinava na casa do 8% a 9% de preferência pelo eleitorado).

    Legenda de institutos: VP (Vox Populi), DF(Datafolha), IB (Ibope), SE (Sensus), MDAAcrescentada linha de tendência para Dilma, Aécio e Marina; em um levantamento estatístico sério, uma linha de tendência é um ótimo indicativo do que pode ou deve acontecer, ao longo de tempo, em um determinado sistema estudado, com variáveis físicas ou sócio-antropológicas (o caso de sondagens eleitorais), o que, pelos menos pra mim, não é o caso dos levantamentos eleitorais que esses institutos fazem; mesmo assim nos dá uma ideia de como os senhores-da-guerra das pesquisas estão se movendo para que até o dia 05/10 não sejam tão astronomicamente desmoralizados.

    OBS:

    – 1) Um dado curioso é que o Datafolha “sumiu” com 2% de votos no 1° turno na última pesquisa, a soma chega a 98% (Dilma 40%,  Aécio 20%,  Marina 25%,  Outros 3%,  Brancos-Nulos 5%,  Indecisos 5%), é um percentual pequeno mas significativo quando vamos aferir votos válidos; até 07h da manhã os dados continuavam os mesmos, sem a correção.

    – 2) O Ipobe apurou que Dilma teve crescimento entre 2% e 4% em vários estados (SP, MG, RJ, DF) no mesmo período da pesquisa nacional, notando também que no Nordeste ela foi de 51% para 56% segundo o mesmo instituto, causa estranheza esse crescimento dela em somente 1%, no país como um todo, de uma pesquisa para outra.

     

    1. Caramba, era isso que eu

      Caramba, era isso que eu estava procurando!

      Cheguei a solicitar aqui nesse blog. O falecido Marcus Figueiredo providenciava isso, mas…

      Obrigado, joão maria..

      PS: acrescentando que os registros dos indecisose o correspondente polinômio cmam atenção, não? Sobretudo se coligidos com as taxas de nnao votos das eleições anteriores. Faz sentido?

      1. Aldo e Bispo!


        Não me canso desde ontem de ver esse vídeo!  Emocionante!  Ainda verei muitas vezes. Ontem mesmo compartilhei esse vídeo!  Maravilha! E slavas de palmas à Giovanna! 

      2. Aldo e Bispo!


        Não me canso desde ontem de ver esse vídeo!  Emocionante!  Ainda verei muitas vezes. Ontem mesmo compartilhei esse vídeo!  Maravilha! E salvas de palmas à Giovanna! 

  3. Para enganar trouxas

    Dilma está onde estava desde pesquisas feitas há quase 3 anos,

    Anda há espaço para o Datafolha se corrigir até Domingo.

    Ou seja, Dilma ainda vai continuar  “subindo”…

  4. Nunca duvidei que venceríamos

    Nunca duvidei que venceríamos esta eleição .

    Esta oposição de mierda só subirá a rampa do Planalto em 2022 .

     

    1. Eu duvido

      Desculpe duvidar de você, Antonio Carlos, mas provavelmente quem subirá a rampa do Planalto em 2022 será Fernando Haddad. Só não tenho certeza se será pela primeira ou segunda vez.

       

  5. Gostei da frase final…”as

    Gostei da frase final…”as curvas se encontrarão na madrugada de 5 de outubro”. Quer dizer que os eleitores vão mudar seus votos durante o sono? Essa nos imprensa é mesmo uma comédia!!!

    Nenhuma linha sobre o perfil ascendente de Dilma, que pode levar ao término do pleito já no domingo. Acho que, neste caso, ele considerou que os eleitores do PT vão estar dormindo.

    1. Esqueceu dos paranormais e

      Esqueceu dos paranormais e viajantes do tempo da mídia?

      Sim, eles existem… até conseguem captar tudo que Dilma e Lula pensam e falam… imagina se não conseguem ver o que vai acontecer num gráfico cartesiano na madrugada do dia 05/10/2014… fichinha pra eles.

  6. “Mentirosa é quem não sabia da corrupção na Petrobras”

    Marina dispara: “Mentirosa é quem não sabia da corrupção na Petrobras”

    Terça-Feira, 30 de Setembro de 2014 A cinco dias das eleições, os presidenciáveis partem para a ofensiva em busca do voto dos indecisos. Dilma alertou para o risco de uma aposta no que chama de aventura. Marina disse que a presidente mentiu ao afirmar que ignorava desvios na Petrobras, e Aécio atribui os números negativos do mercado financeiro à falta de credibilidade do governo. Veja todos os vídeos do Jornal da Band. Fonte: http://noticias.band.uol.com.br/jornaldaband/videos/2014/09/30/15217650-marina-dispara-%E2%80%9Cmentirosa-e-quem-nao-sabia-da-corrupcao-na-petrobras%E2%80%9D.html

    1. Não adianta…

      Osmarina continua mentindo!  Afirmou que Dilma só construiu 417 creches, quando na verdade foram quase 6.000! Osma rina vive de mentiras! Diz e desdiz! Volta atrás ao sabor dos ventos! O povo já percebeu a personalidade fraca e incongruente de Osmarina!!!!!!

    2. Brasil 247

      Pega na mentira, Marina acusa Dilma de mentir

      Flagrada pela presidente Dilma Rousseff, em debate pela TV, mentindo sobre seu voto contrário à CPMF, candidata Marina Silva procurou um troco na mesma moeda; “Mentirosa é quem diz que não havia corrupção na Petrobras”, devolveu a presidenciável do PSB; ela não lembrou, porém, que investigação foi aberta por iniciativa de Dilma, diretores foram exonerados e até uma CPI foi instalada; no caso da CPMF, votos contrários foram quatro em quatro ocasiões

      http://www.brasil247.com/pt/247/poder/155322/Pega-na-mentira-Marina-acusa-Dilma-de-mentir.htm

  7. Os ataques do PT despertaram a militante histórica que é Marina

    A eleição presidencial esquentou de vez e Marina começa a engrossar o discurso e sair do banho-maria que a caracterizou em boa parte da campanha. Marina, em resposta a ter sido chamada de “mentirosa” pelo programa eleitoral de Dilma, acusou, de forma contundente e emulando os anos de sua militância histórica no PT, a presidente da república de “mentir” quando diz que não sabe que havia “roubo” na Petrobras. Marina provou que sabe reagir e sabe sim engrossar o discurso. Se tivesse feito isso desde o início, talvez a eleição estivesse mais disputada. O 2º Turno, se for confirmado, promete ser tenso. Marina deu provas de que não vai mais aceitar os ataques de graça. A intimidação não vai funcionar com ela. Eu conheço isso. Mexeram com os brios de Marina.

    Dou valor. Ela está certa em agir assim. Se querem partir para o confronto nesse nível, vão ter que aguentar os contra-ataques de Marina. Marina é da militância, muito mais do que Dilma. Sempre foi. Dilma, perto de Marina, é um menina bem criada que surgiu na política ontem. Marina faz política de esquerda há décadas. Liderança popular. Eu queria que ela fosse a mesma de sempre. E não esse remedo que a fizeram se tornar. Mas no fundo, Marina continua sendo a militante histórica de sempre.

    Discurso invocado o de Marina. Despertaram a militante histórica. Se ferraram.

     

  8. Discurso fortíssimo de Marina e que ganha votos

    Agora sim, Marina entrou de vez na disputa, dentro do clima certo. Ela já percebeu que receber os ataques calada a faz cair nas pesquisas. Além disso, tem a questão pessoal envolvida. Ela não vai deixar barato nem a pau. Por um momento, ontem eu vi em Marina a velha militante do Acre das antigas. Agora ela já começa a entrar no timing da campanha que vem pela frente.

    Minha avaliação é a seguinte: se ela começar a empolgar, e com esse discurso essa é a tendência e não a de queda, vai ser muito dura a reeleição de Dilma. Marina vai vender cara a derrota. Não vai ser tão fácil quanto andam dizendo por aí.  Dilma continua favorita. Mas eleição disputada é eleição disputada: tudo pode acontecer no fim das contas.

    E como Marina disse ontem, com a garra da militante histórica, ela está no 2º turno. Eu não tenho a menor dúvida disso.

  9. como já disse, a gande mídia

    como já disse, a gande mídia torce mais pela

    disputa pelo segundo lugar do que pelo primeiro.

    a possibilidade de marina e áecio  ficarem entre

    20 a 21 cada nunca é aventada.

    pois dilma ganharia já se subisse para 43 por cento,por exemplo.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador