Lula e FHC apostam no clássico PT X PSDB no 2º turno

Cintia Alves
Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

Jornal GGN – Os ex-presidentes Lula (PT) e Fernando Henrique Cardoso (PSDB) votaram na manhã deste domingo, em São Paulo. Após o ato, em conversa com jornalistas, FHC disse que aposta em um segundo turno entre Aécio e Dilma Rousseff (PT), e afirmou que vai procurar o apoio de Marina Silva (PSB) se esse cenário se consolidar. Na hipótese de segundo turno entre Dilma e Marina – que FHC disse ser pouco provável – o tucano recomendou que o PSDB dê suporte à ex-ministra para tirar o PT do poder.

Antes de votar, o sociólogo pediu mudança à sociedade brasileira. “Estamos com condições equivocadas na condução da política econômica e em nossa relação comercial com o mundo.” “Eu acho que uma mudança é necessária e isso vai permitir também trazer mais recursos para continuar as políticas sociais que foram iniciados no meu governo e aumentadas no governo do Lula”, completou FHC, segundo informações da Reuters. 

Lula, por sua vez, fez críticas indiretas à Marina ao considerar que Aécio e o PSDB reúnem mais condições estruturais de empurrar esta eleição para o segundo turno. Ele também disse que a presidente Dilma Rousseff (PT) não tem preferência pelo adversário. “Não se inventa candidatura de última hora. Quando se começa o jogo para valer, você tem que ter um time pronto”, disparou o petista, de acordo com a CBN.

Lula ainda sugeriu que se o “clássico” entre PT e PSDB realmente acontecer, será bom para que Dilma tenha mais tempo de discutir corrupção com Aécio. Ele também foi questionado sobre buscar aliança com o PSB no segundo turno, e respondeu que é preciso esperar, primeiro, o resultado hoje.

O presidente de honra do PT evitou aprofundar a análise sobre o desempenho do candidato ao governo de São Paulo, Alexandre Padilha. O ex-ministro da Saúde foi escolhido por Lula para disputar o pleito contra Geraldo Alckmin (PSDB), mas não conseguiu decolar nas pesquisas de intenção de voto. Padilha ocupa o terceiro lugar, atrás de Paulo Skaf (PMDB). Alckmin, de acordo com os estudos, deve vencer a eleição ainda neste domingo.

Às vésperas da eleição, Aécio deslanchou nas pesquisas de opinião e ultrapassou Marina. Desde agosto, a pessebista vinha ocupando o segundo lugar na preferência do eleitor, mas passou a estagnar e cair no final do setembro. Hoje, se considerada a margem de erro dos estudos, a situação entre Aécio e Marina é de empate técnico. Mas o tucano tem vantagem numérica de até quatro pontos. FHC encerrou dizendo que independente de pesquisas, “eleição se ganha no dia”.

16 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. LULA descobre a pólvora e

    LULA descobre a pólvora e delara;

    http://www1.folha.uol.com.br/poder/2014/10/1527588-lula-diz-que-aecio-sera-adversario-de-dilma-porque-nao-se-inventa-candidatura-de-ultima-hora.shtml

    Lula alfineta Marina e avalia que Aécio deve enfrentar Dilma no 2º turno

    Oh….que surpresa!!

      Eu quero ver Lula se explicar c om a Petro;

    Ainda nutro esperança que irá preso!

    É Justamento o que falta pro Brasil avançar.

             Tornezeleira pro Lula, já.

    1. Coitado..

      anarquista sério, nos tempos atuais, é uma contradição em si…

      vai ter uma surpresa sobre quem vai preso.

      mas a expectativa é que mantém a vida interessante.

      para o anarquista, bons uísques para manter a sanidade.

      1. Que nada!! Os 37 anos que

        Que nada!! Os 37 anos que paguei de aposentadoria , me forneciam um uísque 12 anos.

         Depois de Lula tirar TUDO da classe média e dar aos famintos e súper ricos( ”Nunca os bancos ganharam tanto quanto no meu governo”) Estou tomando NATUN NOBILIS e olhe lá…..

                    E estou de olho na ”barrigudinha”’ , que será o meu próximo destino.

                          Abraços!

    2. Como pode depois de tanto

      Como pode depois de tanto tempo o discurso imbecializante do ódio ainda ter adeptos como o senhor? Que se julga apto a apontar o dedo na cara dos “lodrones” que vc não compactua.

  2. não é aposta, era previsível

    entre minhas besteiras, vídeos, brincadeiras provocativas de tempo atrás, fuçando meu arquivo aberto a todos, tá lá prognóstico de um blogueiro sobre o dualismo nas eleições brasileiras (dualismos, e não vitórias), em q considerava bem antes a direita maior em torno do Aécio/PSDB, e a esquerda maior no PT , este seria o 1. turno (embora ele vote em Marina no 2. turno, Marina ex-PRC e que tem alguns pontos interessantes pra nossa novíssima, frágil democracia que se espanta com nuances e apela , sim, vejo tb esquerda no PSB e em Marina e seu grupo – oportunistas, como Dilma disse , em longa entrevista aos feras da Globo, corruptos há em todos – isso foi momento educador imortante pela DIlma). A propósito, em Pernambuco ao invés de partidos e de projetos (como tb não há no resto do país) o efeito e o marketing arrasador da morte de Campos, e seu grande aliado Direção Nacional e as brigas públicas do PT local pra Prefeito, deixaram marcas q demorarão muitíssimo a recuperar. Daí, renovação também no PT a partir das Direções. Militâncias, ou parte, vão atrás acriticamente (uso força de expressão, apesar de prolixo, não é um tratado metido a besta, e nem sei pq to aqui…)

  3. lula é inconttestavelment um

    lula é inconttestavelment um dos  maiores estadistas do  país nos últimos tempos,

    fhc é um simulacro do que era e não foi e pelo jeito nem será…

    um ser patético.

     

  4. [  “Estamos com condições

    [  “Estamos com condições equivocadas na condução da política econômica e em nossa relação comercial com o mundo.” ]  equívoco é tentar crescer mais do que pode e chegar num apagão. Nem vem como essa de abraçar o mundo, nossos amigos da américa latina é mais do que o suficiente

  5. [  isso vai permitir também

    [  isso vai permitir também trazer mais recursos para continuar as políticas sociais]  Hoje temos recursos tão abundantes que se o BNDES, por exemplo, não aplcar em Cuba o dinheiro vai virar lama

  6. [  O presidente de honra do

    [  O presidente de honra do PT evitou aprofundar a análise sobre o desempenho do candidato ao governo de São Paulo, Alexandre Padilha]  de fato, essa análise vai depender se valeu ter levado esse  do Pará para SP, pois isso depende do filho de Jader Barbalho ser eleito governador

  7. [  Eu quero ver Lula se

    [  Eu quero ver Lula se explicar c om a Petro;]  tem explicar para um semianalfabeto o que seria R$ 1 mi, que esse vai pensar que é coisa de R$ 100,00. Lula nada tem haver com isso, pois se engenheiros não viram nada de errado nas contas, não haveria de ser esse que iria perceber

  8. “Na hipótese de segundo turno

    “Na hipótese de segundo turno entre Dilma e Marina – que FHC disse ser pouco provável – o tucano recomendou que o PSDB dê suporte à ex-ministra para tirar o PT do poder”:

    Sim, tirar o PT do poder pra fazer bem A QUEM?

  9. Pow, se for clássico deve ser

    Pow, se for clássico deve ser igual ao Famengo e Vasco. Onde o Vasco não sabe o que é vencer o Flamengo a aaaaaaaaaaaaaaaaaanos.

  10. Já pensaram como os babacas

    Já pensaram como os babacas estariam fazendo barulho de crime eleitoral es o Lula estivesse com um adesivo da Dilma no peito no dia da eleiçao? (boca de urna?)

  11. Dilma x Aécio

    Voto Dilma, mas não será fácil a vitória dela. Aécio é muito articulado e sabe fazer alianças, e este marqueteiro do PT jogou tão sujo com Marina que esta deverá ter um sabor especial em se aliar ao mineiro para derrotar o atual governo.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador