Miriam Leitão: PT, de fato, combateu corrupção, e ameaça à democracia é com Bolsonaro

Cintia Alves
Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.
[email protected]

Foto: Reprodução/GloboNews
 
 
Jornal GGN – Após ser atacada por seguidores de Jair Bolsonaro nas redes sociais, Miriam Leitão publicou, em O Globo deste domingo (14), um novo artigo reafirmando que é o candidato do PSL, e não Fernando Haddad, do PT, a ameaça maior à democracia brasileira. “A opinião que provocou a fúria dos seguidores de Jair Bolsonaro repito aqui: os riscos à democracia não são equivalentes nos dois cenários eleitorais. São maiores com Bolsonaro”, escreveu.
 
A jornalista aproveitou o texto para reconhecer que o PT, de fato, estruturou o combate à corrupção fortalecendo e dando autonomia às instituições. Porém, em sua avaliação, Miriam assinalou que o partido de Haddad falhou no mea culpa tanto na economia quanto com os escândalos que atingiram suas lideranças.
 
“O PT cometeu os erros que — os que seguem esta coluna sabem — jamais deixei de criticar, mas o partido de fato fortaleceu a Polícia Federal, escolheu o primeiro da lista para o Ministério Público, nomeou ministros do Supremo que em sua maioria tiveram e têm posições de independência. Aprovou a Lei da Delação, da Ficha Limpa e do Acesso à Informação. O partido acabou vendo seus dirigentes denunciados pelo MP e condenados pela Justiça. Em vez de fazer autocrítica pelo vasto esquema de corrupção no qual se envolveu, o PT preferiu dizer que o julgamento não foi justo e que é perseguido por procuradores e por juízes. Também não reconheceu os erros que cometeu na economia e que levaram o país à recessão e ao desemprego.”
 
Já Bolsonaro, por sua vez, “fez, de forma sistemática, na sua carreira política, a apologia do regime ditatorial, exaltando inclusive os seus piores crimes como a tortura e a morte de adversários políticos. Isso é incontestável. Há palavras demais dele confirmando essa visão.”
 
A jornalista reclamou ainda que a imagem de Bolsonaro foi por sua campanha vinculada às Forças Armadas, e a corporação, que deveria por obrigação afastar essa aproximação e manter-se neutra, decidiu cruzar os braços. “O silêncio é eloquente”, escreveu Miriam.
 
Leia o artigo completo aqui.
Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

16 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Agora é tarde, o leitão tá

    Agora é tarde, o leitão tá assando. Para essa “jornalista”, a hipocrisia não tem limites. Ajudou a empurrar a país para o abismo e agora tenta dar um meio cavalo de pau. Agora que só lhe resta se apegar à “mea-culpa do PT”.  É muita cara de pau.

  2. Por falar na Miriam Leitão, a Pitoni$a dos Mercados…

    Os Bancos estão num beco sem saída e terão, inevitavelmente, que fazer um Aju$te Jurá$$ico.

    Explico: A adimplência dos devedores dos bancos depende da concessão de novos empréstimos a esses devedores pelos bancos credores, o que implica no aprofundamento da dívida e no aumento da dificuldade de adimplemento da dívida. Mais cedo ou mais tarde, os Bancos vão ter que enfrentar esses problemas.

    O Haddad disse que ainda não conversou com o mercado. O mercado é, prioritariamente, o mercado financeiro. É sobre isso que o Haddad tem que conversar com o mercado financeiro, do qual dependem todos os demais mercados. Ele tem que conversar com os Bancos para ajustarem a queda da taxa de juros a fim de que a concessão de crédito com juros mais baixos permita aos devedores pogarem suas contas e aos bancos receberem seus créditos, permitindo ainda ao setor produtivo obter empréstimos mais baratos, o que fará aumentar os investimentos produtivos, aumentando o nível de emprego e o crescimento econômico.

    É sobre isso que o Haddad tem que conversar com o mercado.

  3. Que erros cometeu o governo ianque que desaguou na crise?

    A Miriam Leitão não sabe que toda e qualquer economia capitalista não crescerá indefinidamente? Ela não sabe que as crises capitalistas são cíclicas?

    Quais teriam sido os erros que culminaram na recessão?

    Não teriam sido a pauta bomba do Congresso e a sabotagem política da oposição à época do governo Dilma os responsáveis pela recessão?

  4. Suicídio global

    O que ela chama de “mea culpa” é a validação de toda ação anti-PT da globo.

    É o carimbo que a globo impõe ao PT!

    Eu estou certa!

    E poderá continuar fazendo o que quer longe do veredito da ONU!

    Ninguem quer ouvir “mea culpa” dos que aprovaram um impeachment sem culpa!

    Ninguem quer saber dos erros absurdos causados pelo STF e judiciário!

    Milhões de pessoas pelo Brasil a fora, acreditaram que o mensalão foi aquilo que a globo produziu, que lava-jato é a pureza judiciária!

    Essa mentira levará não menos que uns 50 anos para ser vista pelos homens do futuro como ela é!

    E isso é criminoso!

    Hitler não fez o que fez sem apoio popular!

    Anne Frank viveu escondida num porão se não acreditasse que poderia ser entregue por pessoas comuns!

    Essas pessoas comuns participaram do crime de Hitler!

    Os aliados quando invadiram a Alemanha caçaram somente os “cabeças”, mas rasgaram todo vinculo do nazismo, restauraram a liberdade de pensamento, não prenderam todo povo alemão!

    E no Brasil?

    Haddad vence, e sem rasgar o que de verdade nos trouxe até aqui, vai continuar a ficar à mercê da globo, agora junto da record do edir macedo, estadão, folha, judiciário, PGR, PF, políticos da pior espécie,  empresários que vão sabotar a economia dia sim e dia não?

    Uma parte do povo merece um presidente da invergadura de um haddad, o resto não se incomoda se der bolsonaro…

    Começo a ter dúvida se todo Brasil merece o haddad, acredito hoje que só uma parte…

    Não sei mais se vale a pena tentar fazer com que o resto do Brasil entenda um mínimo de humanidade!

    Para parte do Brasil acredito que qualidade do Haddad ficará como sendo “dar pérolas a porcos!”, foi isso que a globo conseguiu…

    Que parte da população brasileira se torne inútil para o ser humano…

    É isso que significa bolsonaro.

  5. Dona Leitão ja comprou a
    Dona Leitão ja comprou a passagem de avião para o exílio de luxo em Nova York ou na Suíça. Finalmente está sentindo no seu cangote o bafo quente do demônio que ela é seus patrões cevaram por anos. Vão xingá-la de comunista, petista. Dirão que o erro da ditadura foi não tê-la matado mas só torturado. Vão xingar Gabeira de comunista homossexual vira casaca. Dirão que não esqueceram do sequestro do embaixador americano. Que vai pagar pelos crimes que cometeu.
    Esses canalhas se venderam aos Marinho por altos salários mas a linha dura dos militares nunca esqueceu.

  6. Que coisa maluca !

    Deram a volta ao mundo , moveram mares e montanhas , abraçaram o capeta , tudo pra arrancar o PT do governo . 

    Com Merval , Miriam , Cantanhede , William Waack , Loprete , Mainardi , Caio Blinder , Jabor , a única coisa que conseguiram foi despertar a cadela do fascismo , e agora acabam tremendo de mãos dadas com o mesmo PT que ajudaram a derrubar. 

    A única coisa prazerosa de se ver numa vitória de Bolsonaro vai ser a agonia dessa turma. 

    1. já não sei

      entendo seu raciocínio, porém provavelmente essa turma não está tão preocupada assim… pegam suas malas e partem para a europa. quem é rico não vai sofrer no caso desse governo fascista ser eleito.

  7. Foi só…

    …o Bolso abraçar o Edir que a Globo (Míriam é só um eco dos filhos sem nome) que este tornou-se um vilão – título antes pertencente ao Lula/Haddad. 

    Não por qualquer virtude, mas por sobrevivência a uma concorrência financeiramente mais sólida, aparentemente saíram da irracionalidade e do ódio cego dedicados, que não acredito que seja permanente.

    Pouco tempo para deter o estrago da inconsequencia ao ignorar o desastre certo.

  8. A cegueira dos outros.

    Olha só quem fala em “irracionalidade e ódio cego”. Tem gente que parece não querer entender nada mesmo. Parece o Nassif avaliando FHC.

  9. Percebe-se o desespero da
    Percebe-se o desespero da Globo, na voz de Miriam Leitão.
    Mas são tão arrogantes e prepotentes que nao sao capazes de num ato de humildade declarar voto no Haddad.

    Ficam dando rodeios, comparações inúteis neste momento difícil.

    Eles sabem como destruir a besta. Bolsonaro não sobrevive a 3 minutos de Jornal Nacional. Se desintrega, vira pó.

    Pode ser que no momento de desespero, façam alguma coisa, ou não.

    Vamos aguardar.

  10. chocado mas não surpreso.

    Permitam-me dar meu pitaco.

    Miriam e outros mais visados pelo seu passado, logo vão receber um cargo no exterior. Ou se aposentam.

    A vida deles vai ser um inferno aqui. Seguranças e carros blindados, fora o medo que aconteça algo com a familia.

    Os três filhos do dr Marinho ( PHA é maldoso, ás vezes) vão tratar de chegar a um acordo com o Bozo. Podem perder influencia e dinheiro. Faz parte.

     Posso apostar que alguns dos recém eleitos da base do PSL têm grande interesse nos negocios dos três filhos. Não sei se voces me entendem…

     

     

  11. isso aí é só a mensagem no letreiro…

    agora passemos às dos circuitos internos:

    adeus votos

    adeus pesquisas

    adeus debates

    adeus novas tecnologias de publicidade

    e adeus meu poder, poque se não há nem possibilidade de desobedecer, imagina a de dar golpe em ditador

     

    mas vivas à toda e qualquer ajuda contra o fascismo

    1. deve ser um conflito terrível…

      dos que sofreram com a primeira ditadura e contribuíram para a segunda

       

      o pior adeus é o adeus que não parte

       

      para o próximo conflito, podem botar aí no mínimo uns 15 anos

  12. me desintegro em desacato…

    já que a desintegração da legalidade, lava jato, Lula fora da disputa, foi aceita até no STF, e visando apenas brincar com o significado de solução, me pergunto…………………….o que é afinal a legitimidade do poder do povo?

    o que afinal nos garantiu a Constituição, uma solução ou qualquer método para se chegar à ela ou não?

     

    apenas me desintegro espiritualmente como a fumaça que se desprende do cigarro e sobe

  13. Miriam Leitão

    Prezada Miriam ,

    Você não consegue ser contrariada. Saiba reconhecer quando perde. Seus comentários na Globo e GloboNews estão carregados de ódio e rancor . Lembre-se que quem foi parabenizado(eleito)  por 57 milhões de votos foi p Bolsonaro , não você . Tire férias em 1 mês indo pro Tibet e aprendendo com os monges como aceitar a ideia dos opostos e viver feliz para sempre. Você é uma ótima comentarista . Não arquiteta de ideias ou melhor criadora de ideias . 

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador