Pesquisa Vox antecipa a onda Fernando Haddad, por Luis Nassif

Foto Ricardo Stuckert

Em todas as eleições ocorrem os fenômenos das ondas sucessivas, de eleitores testando vários candidatos, até se fixar nos favoritos. Nessas eleições, houve uma pequena onda em direção a Joao Amoedo, mas que não chegou a ganhar dimensão.

 

Entra-se na reta final, para o 2º turno, na seguinte situação.

 

Bolsonaro – houve a onda inicial, depois o aumento da convicção dos eleitores e, agora, uma segunda onda motivada pela facada. Tem que esperar mais alguns dias para o balanço final.

 

Alckmin e Marina –  entram na reta final com as candidaturas fazendo água. Nem facada reverte esse esvaziamento.

 

Ciro Gomes – especialmente nos segmentos médios, cresceu, na última semana. em cima da demora de Lula em definir sua candidatura.

 

Haddad – a onda Haddad começa agora, depois de oficializada sua candidatura.

Ainda não se tem o desenho final para o 2º turno por conta de duas variáveis indefinidas.

 

  1. Até onde irá a onda Bolsonaro, que ganhou um reforço adicional com a facada.

  2. A transferência de votos de Lula a Haddad.

  3. Os factoides que a mídia sempre explode às vésperas de cada eleição. Parou na delação de Antonio Palocci, ou vem mais?

 

O poder de manipulação da mídia está reduzido, depois da falsa ilusão do pós-Dilma e da era Temer. Nos segmentos mais esclarecidos, há um fenômeno curioso, que ocorreu também com a avaliação das políticas sociais de Lula e com o sucesso no enfrentamento da crise de 2008: o reconhecimento vem de fora para dentro, graças ao maior acesso às informações internacionais pela Internet.

 

Hoje em dia, especialmente a Globo ainda mantém influência, mas sobre um inventário fixo de seguidores. Ao contrário de outros momentos, não tem mais o poder de influenciar, por factoides, a massa dos eleitores. E Veja tornou-se tão irrelevante que até uma boa matéria sobre a facada em Bolsonaro passou despercebida.

 

A pesquisa Vox

 

Por que a pesquisa Vox é mais confiável que as demais? Divulgada hoje, a pesquisa coloca Haddad na frente, com 22 pontos, contra 18% de Bolsonaro, 10% de Ciro Gomes, 5% para  Marina Silva e 4% para Geraldo Alckmin.

 

As demais pesquisas medem o grau de conhecimento atual dos eleitores, sobre a indicação de Haddad por Lula. A da Vox informa o leitor dessa ligação. Portanto, fica mais próximo do nível de conhecimento dos eleitores no dia da eleição, o pico da onda Haddad.

 

Para o 2º turno, a pesquisa também é favorável a Haddad contra qualquer candidato.

 

Luis Nassif

48 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Concordo.
    É uma pesquisa que mostra uma tendência, o futuro quando todos saberão que Lula apóia Haddad. E parece crível pelas manifestações dos adversários atacando Haddad. Veremos.
    PS: Haddad deve manter seu jeito ameno falando as verdades. O povo quer paz e menos violência.

  2. Sonhar não é proibido ainda.

    Sonhar não é proibido ainda. Quem sabe Ciro consegue crescer, Bolsoignaro desidrata e aí teríamos Ciro e Haddad no segundo turno – o que os rentistas, patrocinadores do golpe, nunca pensariam que poderia acontecer. Apesar de até achar interessante o programa de governo do Ciro -e principalmente de ouvir alguns de suas frases, como a de chamar Mourão de jumento de carga (quando ouvi comecei a rir sozinho ) – vou votar no PT. Parto do princípio que um partido que foi miseravelmente traído pela elite que tanto ganhou dinheiro com Lula no poder não irá cometer os mesmos erros. E uma das primeiras coisas a fazer não é querer impor uma lei de mídia – que não será aprovada NUNCA por esse congresso. O que tem que fazer é, até em nome do ajuste econômico que dão orgasmos a Miriam e Sadenberg, zerar, eu disse zerar a verba estatal pra todos os veículos de comunicação. Se Haddad-Manuela fazem isso no dia 2 de janeiro, já no dia 3 a Band dos Saad e o Estadão dos Mesquitas coloca uma placa VENDE-SE  rss. E os Marinhos vão ter que começar a reduzir salários pornográficos, como o do macho-auaufa Bonner rss

     

  3. Bolsonaro bateu no teto ?

    Quando o atentado aconteceu pensei que o Bolsonaro subiria uns 7 – 10 pontos num primeiro momento, o que não aconteceu.

    Vi algumas pessoas nas redes sociais falando que “agora decidiram votar no Bolsonaro”, isso num primeiro momento me assustou, mas vendo os dias passarem acredito que eram na verdade eleitores que já tinham a intenção de votar nele e simplesmente sairam do armário. O ganho eleitoral do atentado parece insignificante e ainda estamos em pleno clamor do acontecimento, requentado agora pela segunda cirurgia.

    Vejo nas redes sociais uma grande exaltação ao Bolsonaro, postagens com declarações apaixonadas, seguidas de muitos comentários igualmente apaixonados. Mas as pessoas são sempre as mesmas, os grupos de auto elogios são os mesmos, formando um bolha. Ofendendo a lógica, muitas das bolhas afirmam que o Bolsonaro leva no primeiro turno, afinal dentro da bolha ele tem 100% das intenções votos. Quando a derrota vier haverá uma inundação de tópicos sobre fraudes nas urnas eletrônicas dentro desses grupos.

    Precisa olhar a rejeição !

    Continuo achando que o Bolsonaro torce por um segundo turno entre ele e o Haddad. É o único caso que ele teria alguma chance. Seria a maior rejeição contra a pessoa (Bolsonaro) x a maior rejeição contra o partido (Haddad).

    A estratégia do PT precisa trabalhar a rejeição e o anti-petismo.

    A estratégia do Ciro precisa trabalhar a menor rejeição e a maior facilidade em derrotar o Bolsonaro.

    Marina e Alckmin estão fora do páreo.

    O Amoedo nunca foi um candiddato viável. Entendo quem vota nele, está votando num conceito. Mas eu troquei o Amoedo pelo Ciro.

    1. Haddad é sempre o segundo

      Haddad é sempre o segundo menos rejeitado em todas as pequisas, seja Vox, Data ou Ibope. Só não é menos rejeitado que Ciro.

  4. Acho que Bolsonaro mais perdeu que ganhou com a facada

    Apesar do nome ter ficado mais exposto na mídia, minha teoria é que ele mais perde que ganha. 

    A maioria esmagadora de seus eleitores o tem como mito e mito é mito. Mito não faz cocô, não fica doente, não chora e muito menos fica numa cama de hospital com aquela roupa humilhante e uma sonda enfiada nariza a dentro com ar de coitado e fraco.

    Estas cenas destroem a imagem mitológica do subconsiente dos seus eleitores e, com isso, seus eleitores ficam menos motivados. Continuam a votar nele mas é um banho de água fria na onda Bolsonaro.

    O caso do atentado de Bolsonaro me fez lembrar de uma passagem do livro Os Irmãos Karamazov onde os sarcedotes de uma Igreja estavam preocupados com a imagem mitológica de um padre que morreu e ficou no caixão por um longo tempo para os fiéis visitarem. Se o cheiro mal começasse a surgir, a imagem de mito seria destruída. É meio isto que aconteceu com Bolsonaro, eu acho.

    Com isto, no meu ponto de vista, o primeiro turno se encaminha para isso aqui:

    https://jornalggn.com.br/blog/jandui-tupinambas/esta-e-uma-eleicao-para-se-ganhar-no-primeiro-turno

     

     

  5. Ondas

    A onda Lula era inexorável. Lula venceria facilmente no primeiro turno. As forças institucionais do golpe a barraram, mas não conseguiram evitar (até agora, ao menos) que ela transbordasse. Para vencer o golpe, na minha opinião leiga, será necessário, primeiro, que a onda Lula não arrefeça, mantendo ou aumentando o volume do transbordo. Em segundo lugar, que o desempenho de Haddad, sem demasiado bom-mocismo, não desanime a militância.

  6. Bolsopata sofreu uma cirurgia de urgência ou de emergência?

    Afinal, o Bolsonaro foi submetido a uma cirurgia de urgência ou emergência?

     

    De acordo com Nota do Hospital:

    “Com este diagnóstico, o paciente foi levado para a cirurgia de URGÊNCIA onde foram desfeitas as aderências do intestino e liberado o ponto de obstrução. Além disso, constatou-se um extravasamento de secreção entérica (secreção intestinal) a montante [antes] do ponto de obstrução em uma das suturas realizadas anteriormente para correção dos ferimentos intestinais”.

    Os Jornais da mídia corporativa falam de emerência e de urgência. Tem alguém faltando com a verdade:

     

    “O candidato do PSL à Presidência da República nas eleições 2018, Jair Bolsonaro, voltou à Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Albert Einstein nesta quinta-feira, 13, depois de passar por uma nova cirurgia de EMERGÊNCIA em razão de uma obstrução intestinal“.

    https://aovivo.folha.uol.com.br/2018/09/13/5497-aovivo.shtml#post380831

    https://politica.estadao.com.br/noticias/eleicoes,bolsonaro-volta-para-a-uti-e-reage-bem-apos-nova-cirurgia-diz-hospital,70002500515

    https://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia/politica/2018/09/12/interna_politica,705599/bolsonaro-volta-ao-centro-cirurgico-para-operacao-de-emergencia.shtml

    https://gauchazh.clicrbs.com.br/politica/eleicoes/noticia/2018/09/bolsonaro-se-recupera-bem-de-nova-cirurgia-mas-permanece-na-uti-cjm0m4j9p02w201mnxo6mvac9.html

    Urgência

    https://www.infomoney.com.br/mercados/politica/noticia/7615588/bolsonaro-se-recupera-bem-apos-cirurgia-de-urgencia-diz-boletim-medico

    https://www.gazetadopovo.com.br/eleicoes/2018/bolsonaro-passa-por-cirurgia-de-urgencia-2l9fcfeau7t0oerkcvj0m2gb2

  7. Pesquisa fajuta

    Esta pesquisa é bem fajuta. A urna não informa o eleitor da ligação de Haddad com Lula. Ela só pergunta que número você quer votar.

    PT errou, não dá tempo de transferir votos de Lula para Haddad. Ninguém o conhece fora de SP.

    A esquerda tem de fechar com Ciro!

    1. Comentário tipo “brasileiro

      Comentário tipo “brasileiro não sabe votar”. Por achar que não dará tempo para a transferência e que a esquerda TEM que fechar com Ciro por esse motivo. A eleição vai te colocar na real.

    2. A urna também não informa o

      A urna também não informa o nome de vários candidatos pata você votar, como acontece na pesquisa estimulada. Você tem que chegar lá e digitar um número. Nenhuma pesquisa reflete o que acontece exatamente na hora do voto.

  8. A única chance de Bolsonaro

    A única chance de Bolsonaro ser eleito é tendo um adversário do PT no segundo turno. Por isso, considero que Lula cometeu uma das maiores bobagens de sua história (comparável a colocar Dilma na disputa) em não abrir mão de um candidato próprio. A única chance de Lula não passar mais 4 anos na cadeia é com a eleição de Ciro Gomes, caso contrário o próximo presidente irá piorar ainda mais o STF indicando figuras do padrão intelectual e ético de um Alexandre Moraes.

      1. O q feliz/ nao aconteceu por causa da soberba do Ciro…

        Chapa com Ciro na cabeça nao tinha como acontecer, é só o que faltava um partido com a maioria dos votos apoiar o candidato do eu-sozinho. Mas foi oferecido a Ciro o lugar de vice, mas o soberba nao aceitou. Felizmente, teria sido um erro, Ciro nao é confiável.

          1. Ô palhaço, cada um confia ou nao no que quiser

            Se vc quer ser velhinho de Taubaté e confiar no Ciro, esteja à vontade. Mas nao amola, tá? Passe bem.

  9. O “mito” está como a pipa do

    O “mito” está como a pipa do vovô: não sobe mais.

    O único com grande margem e com óbvia tendência para crescimento é o Haddad.

  10. Não é pesquisa

    Desculpe Nassif, isso que o Vox Populi divulgou é qualquer coisa, menos pesquisa.

     

    Se criticamos aqui todos as manipulações que a direita faz (e FAZ MESMO!), então temos que ter coerência e dizer a verdade: essa pesquisa é uma peça de propaganda.

    1. É pesquisa? claro que é…

      É pesquisa? claro que é… pode ser utilizada como propaganda? claro, toda pesquisia é. Fornece informações importantes sobre um dado cenário, mas deve ser analisada de acordo com seu pressuposto, o de que todos os eleitores estarão informados sobre Haddad. Todos estarão bem informados? Qual sera a porcentagem dos eleitores de Lula bem informados sobre Haddad? esta é pergunta que ainda não está respondida

       

      1. Pode-se discordar, mas o Vox

        Pode-se até discordar da metodologia, mas o Vox Populi é bastante sério, sendo o instituto que mais tem se aproximado dos resultados finais, nas últimas eleições; a pesquisa está bem detalhada sobre percentuais de conhecimento/intenção de voto em Haddad. O Jeferson Miola fez um bom resumo da mesma (aqui):

        O Vox Populi cobriu um período em campo [7 a 11 de setembro] mais abrangente que o Ibope [8 a 10 de setembro] e o Datafolha [10/9]. E, por isso, conseguiu captar com maior fidedignidade o efeito eleitoral dos 2 acontecimentos mais relevantes do período: [1] o ataque a faca a Bolsonaro e [2] o anúncio da substituição do Lula pelo Haddad.

        Deve-se anotar, porém, que a aferição do poder de transferência de votos do Lula a Haddad ainda é incipiente, uma vez que a pesquisa colheu a reação do eleitorado numa mínima fração de tempo do primeiro dia do anúncio transmitido pelo Lula na tarde do 11 de setembro.

        O real potencial de votos em Haddad, portanto, somente será realisticamente medido nos próximos dias, quando a mensagem de Lula alcançar todas as regiões do país e a maioria do eleitorado lulo-petista e à medida que Haddad se tornar mais conhecido como candidato.

        De acordo com o Vox Populi, apenas 53% reconhece Haddad como candidato do Lula; e Haddad é o candidato menos conhecido de todos demais – 37% só conhecem o nome dele.

        Em comparação a seus próprios levantamentos anteriores, nesta pesquisa o Vox Populi encontrou os seguintes resultados:

        1. o crescimento exponencial do Haddad [12% para 22%], o congelamento do Bolsonaro [16% para 18%] e do Ciro [9% para 10%], o definhamento da Marina [de 11% para 5%] e do Alckmin [de 7% para 4%] e a insignificância estatística das demais candidaturas anti-petistas;
        2. o decréscimo de 39% para apenas 16% do percentual de pessoas que não sabem que Lula foi impedido de concorrer;
        3. o crescimento de Haddad de 15% para 24% entre os eleitores com ensino fundamental e de 15% para 25% entre os eleitores com ganhos de até 2 salários mínimos. No nordeste, Haddad alcançou 31%. No sul, apenas 11%;
        4. a segunda menor taxa de rejeição do Haddad [38%] – empatado com Ciro [34%] e bem para trás Bolsonaro, que é o mais rejeitado, com 57%.

    2. Qual é o fundamento da sua declaração, Sr. Adão?

      A pesquisa do Vox Populi é uma peça de propaganda só porque você assim o afirma ou por algum motivo plausível?

      1. Caro, veja que no formulário

        Caro, veja que no formulário de pesquisa havia a informação, ao lado do nome de Haddad, de que é apoiado por Lula. E isso faz toda a diferença no resultado.

         

        Essa informação não estará presente na urna. Podemos argumentar que o eleitor tem o direito de saber quem é apoiado por quem, e isso é abolutamente legítimo, mas não é esse o papel de um instituto de pesquisa que pretende aferir a preferência do eleitorado. O Vox Populi tem uma tradição de enviesamento, mas dessa vez extrapolaram bonito. Tentei encontrar o relatório completo para postar o link mas não consegui, normalmente é uma informação meio complicada, mas dessa vez parece que esconderam de propósito.

         

        Ah, e a pesquisa BTG-Pactual? Eu ponho as duas no mesmo balaio, são dois lados da mesma moeda. Tanto é assim que mal discutimos essa pesquisa por aqui pela falta de credibilidade.

         

        O Ibope e o Datafolha fazem até pior, e sempre para o lado de lá. Mas como disse antes, se criticamos esse expediente quando favorece o campo fascista e de direita, temos o dever de fazer o mesmo quando acontece do lado de cá. Vamos ganhar essa eleição, seja com Haddad ou Ciro, tenho certeza. Mas carregar nas tintas e tentar mostrar uma realidade que não existe, isso nós deixamos para o consórcio do golpe, concorda?

         

        Espero ter explicado meu ponto. Não é minha intenção provocar o campo progressista, mas existem coisas que acho que merecem discussão e, na minha modesta opinião, essa “pesquisa” VP parece mais torcida e propaganda do que algo sério.

        1. A informação estará na mente dos eleitores

          A informação de que o “Andrade” é o candidato indicado e apoiado pelo Lula não estará na urna, mas estará na mente dos eleitores. Pelo menos é o que se espera.

  11. Só digo uma coisa: esperemos

    Só digo uma coisa: esperemos o resultado do dia 07/10 e vamos ver alguns institutos de pesquisa terem que dar explicações sobre como puderam errar tanto nas previsões para a eleição. Eu não sei quem está certo, se todo o resto ou o voxpopuli, mas se esses números de todos eles não convergirem na última semana, o resultado final vai ser vexatório para uns ou para o outro.  Da mesma maneira, ao apresentarem uma pesquisa de boca de urna depois de encerrada as eleições e antes da apuração com números muito diferentes vai ser também desmoralizante para quem o fizer. A ver mais à frente. Por hora, só anoto no meu caderninho quem está falando o que.

  12. Bolsonaro e Alckimin ‘empatarão por baixo’

    Infere-se nessa pesquisa do Vox, a meu ver que se se mantiver a desidratação da candidatura de Marina, poderemos ter no segundo turno uma disputa esquerdista entre Haddad e Ciro, além do que, Bolsonaro e Alckimin, ambos com eleitorado dual, ‘empatarão por baixo’, isso logo se vê quando se refere-se na pesquisa feita com eleitores especificamente de São paulo. 

  13. Hora de reler os números sob outro prisma

    Temos, todos, aceitado uma hipótese única para o segundo turno, a de que se dará um embate esquerda vs. direita. E se não for bem assim? 

    Assumamos, como pressuposto óbvio, que a transferencia dos votos de Lula inflle os votos em Haddad e o leve ao segundo turno. Mas, consideremos que parte desses votos migre para Ciro, o que também é um pressuposto válido. E, por fim, tomemos como hipótese que Bolsonoro empaque e até, como já foi vaticinado derreta um pouco. Afinal, além do handcap pessoal e inerente à candidatura ele ainda carrega o peso de ter um Mourão no assento do co-piloto.

    Acho que está na hora de olharmos para os números sob outro prisma, o da possbilidade de termos uma esquerda vs. meio- esquerda no segundo turno.

     

  14. Haddad é o genro que toda

    Haddad é o genro que toda dona de casa quer ter casado com sua filha, por isso terá uma votação gigantesca entre as donas de casa de todo o Brasil. Já a Manuela é o exemplo da mulher moderna: bonita, independente, corajosa e mãe, ela representa as mulheres jovens brasileira. A simbologia da dupla Haddad e Manuela comtempla uma parcela expressiva do eleitorado brasileiro, o voto feminino, que é a negação do voto machista do Bolsonaro.

    Quanto ao Ciro, ele representa o machão encrenqueiro que arruma briga por onde passa. Suas agressões agrada um público muito específico, que é o eleitorado masculino de classe média que não está com Bolsonaro. As pessoas mais simples como a dona Maria e o seu José não gostam de confusão.

     É quase certo que o Haddad disputará o 2º turno com o Bolsonaro. Isso por que os dois candidatos representam duas forças políticas antagônicas, no caso o: novo X velho; feminismo X machismo; paz X violência; amor X ódio e assim por diante

    1. Você se trai.

      Pois as pesquisas demonstram que o Ciro cresce é no eleitorado feminino, mais do que no masculino. E você se policiou muito bem para falar da Manuela, mas não conseguiu, no todo, escapar do machismo e misoginia ao tentar explicar a psiquê das eleitoras donas de casa e a “mulher moderna”.

  15. Parece cada vez mais óbvio

    Parece cada vez mais óbvio que Haddad estará no segundo turno. O futuro do país e mesmo do planeta está em jogo nessas eleições. A plutocracia ainda não chegou ao limite na sucessão de golpes. É bem possível que o estado profundo americano terá a última palavra, ou lança o país à beira do abismo ou teremos uma chance de paz e de renascimento.

  16. política

    estrategia petista passo a passo está dando certo!!, Haddad se consolidando para ir ao segundo turno e triunfar nessa eleição. Será a derrota dos GOLPISTAS E ENTREGUISTAS DAS RIQUEZAS DA NAÇÃO BRASILEIRA. É  a volta dos projetos sociais e infraestrutura que se encontram paralisados pelos golpistas..

  17. Silêncio da mídia hegemônica de direita

    Globo, Folha, Estadão não estão dando a pesquisa Vox Populi de hoje (13/9/2018).

    Ignoram como se considerasem que Vox Populi não é confiável. Não é o que mostra o histórico de pesquisas do Vox Populi. A preferência por um lado não deveria pautar a missão de informar o público com imparcialidade.

  18. O PT sempre foi um calo para
    O PT sempre foi um calo para a União das forças progressistas. Lula, à época sem chances, não se uniu a Brizola e ganhou Collor. Brizola teria massacrado Collor nos debates. Justo ou não, eu creio que não, Haddad está na mira do MP. PT é um telhado inteiro de vidro. Ciro Gomes é limpo de crimes. Responde a inúmeros processos por chamar ladrão de ladrão. Tem projeto de país. A manobra de Lula só demonstra projeto de poder e permanência. Elegeu um poste tosco e agora pretende um poste sofisticado. Desconhecido fora de SP. Presidente de fato será o mentor criador.

  19. Muita água vai passar nesse moinho

    Eu penso que neste momento as opiniões são muito mais “vontade” do que “realidade”. No dia 17/09 terá passado uma semana e aí sim veremos qual é a força de transferência de votos de Lula para Haddad.

    E é preciso contemplar que outros vetores estão atuando e que podem provocar alterações: o movimento “Mulheres contra Bolsonaro” está dialogando com 52% do eleitorado. E já influenciou o segmento LGBT a criar uma rede semelhante.

    1. As mulheres vão fazer toda diferença nesta eleição

      Ai não tem santo que salve o Bolsonaro. Ainda mais se somarem os meus amigos LGBTS. Tamos juntas, moçada.

  20. Vamos ser honestos, por favor

    A pesquisa não é pesquisa. Não há registro no TSE portanto é qualquer coisa menos umas pesquisa. A XP já faz a simulação do Haddad como candidato de Lula e os resultados são bem diferentes.

    Informar e fazer essa associação é uma tarefa da campanha, não se pode dar isso como garantia como faz a pergunta indutora.

    Se não registrou a pesquisa é porque há algum problema com a metodologia. A Vox já teve uma época de glória, mas após a ida do Coimbra para o instituto e a vinculação mais extensiva com a CUT e o PT perdeu o bom senso completamente.

    1. A pesquisa foi registrada no TSE

      A pesquisa foi registrada no TSE (BR-01669/2018). Nao existe problema algum com a metodologia, em fato a amostra é até mais confiável que as anteriores por parte da Datafolha. Vincular o nome Haddad e Lula só reflete o que a populaçao já está vendo na campanha eleitoral. Aliás, discrepâncias suspeitas entre VOX e Datafolha, já ocorreram em 2010 entre Dilma e Serra. O que nao tem sentido é esconder pesquisa eleitoral.

  21. Pesquisa Vox antecipa a onda Fernando Haddad

    o transe se aprofunda. haverá algum retorno possível dele?

    mal se inicia a transferência de votos de Lula para “Andrade”, marcada por um vídeo simplesmente genial, o delírio também se propaga: a onda Haddad ira gerar um irrefreável tsunami de Norte a Sul, de Leste a Oeste, com o povo todo aprendendo a soletrar o nome do ungido pelo Cavaleiro da Esperança.

    como no caso emblemático de Bolsonaro, cujo apelo em seu material de campanha ao corte rápido da faca Tramontina foi premonitório, todo cuidado ainda é pouco.

    vamos pensar em voz alta, enquanto ainda é nos permitido:

    Lula e Bolsonaro, os dois candidatos preferidos pelo eleitor, estão “removidos” diretamente das respectivas campanhas.

    tanto o outro quanto o um vão ter que realizar o mesmo temerário milagre: protagonizar uma campanha sem estar de corpo presente.

    a História, esta velha toupeira, capturou ambos em suas ardilosas ironias.

    Lula por sua inacreditável insistência em “acreditar na Justiça” – cfe. declarou em seu último comício em S. Bernardo.

    e Bolsonaro pela agressiva apologia da violência para superar divergências políticas.

    a Justiça tirou Lula das ruas, e a violência imobilizou Bolsonaro no hospital.

    muito cuidado então ainda é pouco, tanto com o que se prega quanto com o que se acredita.

    se fosse um script de filme, seria considerado inverossímil. mas no Brasil a realidade sempre foi mais estranha do que qualquer ficção.

    mesmo se a mais bem-aventurada profecia se realizar, com Haddad ameaçando vencer no primeiro turno, os golpistas simplesmente enfiarão os rabo entre as pernas, e irão sair se arrastando ganindo baixinho?

    fala sério… já não há retorno deste Brasil em Transe. guerra, por exemplo.

     .

    1. Porque os eleitores do Ciro mudariam para o Haddad?

      Então as poucas pessoas que você conhece mudaram para o Haddad?

      Você tá tentando ser sorrateiro, seu Collingwood. Ah, tá, Americano?

  22. Porquê cargas d’água os
    Porquê cargas d’água os grandes grupos da midia (Globo, Folha e Estadão) não divulgaram essa pesquisa??? Medo? Não acham confiável? Querem tentar esconder? Mistério…

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador