Petistas dizem que mensalão prejudica Padilha em SP, e Dirceu se irrita

Cintia Alves
Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

 

Jornal GGN – O jornal O Globo repercutiu a entrevista do prefeito de São Bernardo do Campo (SP) e coordenador da campanha de Dilma Rousseff em São Paulo, Luiz Marinho, ao Estadão, na qual o petista diz que Alexandre Padilha, candidato ao governo de São Paulo, ainda sofre com os estragos provocados pela Ação Penal 470, mais conhecida como mensalão.

Segundo o jornal do Rio, Dirceu, que passou o final de semana em casa, teria reagido muito mal às declarações de Marinho. A assessoria do ex-ministro nega que ele tenha comentado o assunto e, oficialmente, Dirceu também não pode dar entrevistas para ninguém.

O Globo, por outro lado, afirma que Dirceu classificou as declarações de Marinho culpando os mensaleiros pelo desempenho ruim do PT no Estado como “inaceitável”. “Como ele (Luiz Marinho) diz uma coisa dessas?! — afirmou Dirceu a interlocutores”, diz o jornal.

Padilha, de acordo com a última pesquisa Datafolha, aparece em terceiro lugar na disputa pelo Palácio dos Bandeirantes, com apenas 9% das intenções de voto. Dilma, no Estado, tem apoio de 27% dos paulistas, indica o mesmo instituto, contra 34% de Marina Silva (PSB). Geraldo Alckmin (PSDB), atual governador, seria eleito no primeiro turno.

Embora a campanha petista ainda acredite que Padilha tem condições de virar o jogo e ir para o segundo turno contra Alckmin, tudo indica que se houver uma segunda rodada nas urnas, será entre Alckmin e Paulo Skaf (PMDB).

Em tese, o PT tem quase 30% do apoio do eleitorado paulista, historicamente. Mas Padilha, que nunca disputou uma eleição, não tem esse recall. Foi o que sustentou Marinho em entrevista ao Estadão

“São Paulo tem uma situação onde o PSDB é mais enraizado. O próprio desempenho na capital, e é natural que assim seja, onde só agora o (Fernando) Haddad começa a mostrar resultados. O bom ano de Haddad vai ser 2015, quando ele vai começar a entregar coisas. Além disso, tem a prisão dos companheiros, um conjunto de debates na sociedade que foi muito negativo em São Paulo. É por isso que nós estamos penando na disputa”, disse o prefeito.

De acordo com O Globo, o deputado Paulo Teixeira (PT-SP), que pertence a um grupo oposto ao de Dirceu, concorda com Marinho. Para ele, “as prisões dos condenados no mensalão no final do ano passado têm influência no desempenho de Padilha até agora”. “Esse foi um fato que ajudou no desgaste em São Paulo. As prisões ocorreram em novembro do ano passado, é bem recente. E reacendeu toda polêmica sobre o caso”, afirmou ao jornal da família Marinho.

46 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    1. (No entanto, eh verossimil

      (No entanto, eh verossimil que o politico tenha dito isso sobre os mensaleiros.  Mas eh conversa estritamente microscopica e estritamente paulista.)

  1. Nada a ver. Não havia nenhuma

    Nada a ver. Não havia nenhuma chance de um candidato a governador pelo PT ser eleito em São Paulo, muito menos um candidato sem apelo como Padilha, não tem nada a ver com mensalão. Politica é circunstancia, momento, o fato de Lula ter acertado um ou dois postes não significa que acertará sempre. Errou feio tambem no Rio, quando bancou um oportunista sem enraizamento no Estado, como Lindbergh, quando tinha tudo para apoiar Pezão e sair vitorioso, essa era a tese de Dilma, vencida pela teimosia de Lula.

    Haddad foi eleito por causa da péssma imagem da administração Kassab, mas o PT na Capital já tinha tido dois Prefeitos, São Paulo cidade não tem nada a ver com São Paulo Estado.

    1. Cidade é uma coisa, Estado é outra.

      É isso. Muitos ficam dizendo que o PT tem “historicamente 30% em São Paulo”. Mas isso é na cidade, e não no Estado.  Por isso o PT  já emplacou dois prefeitos, nas nenhum governador. Só que a eleição agora é para o governo do Estado, não para a prefeitura. Apenas uma vez, com José Genoíno, o PT conseguiu ir para o segundo turno numa eleição estadual. Nas demais tentativas – com José Dirceu e Plínio de Arruda Sampaio – não conseguiu nem 15% dos votos. Ou seja, esses 30% “históricos” valem para a capital e não para o Estado inteiro. 

  2. O cúmulo do improvável

    …. Bastidores do PT sendo relatados pelo O Globo.

    Mas o discurso de Marinho e de outros é tremenda bola-fora. “Mensalão” nunca influenciou votação alguma em lugar algum.

    O que existe em SP é um comportamento ainda bovino em relação à midia, especialmente nas cidades do interior. O anti-petismo é fomentado como nunca pelas Tvs e rádios locais, (todas de propriedade de politicos tucanos ou assemelhados). O PSDB só não vai desaparecer completamente porque se tornará um partido legitimamente caipira e paulista.

    Aguardemos o dia 5.

    1. Disse certo

      Nem tem mais o que se desdobrar no assunto é este mesmo, o melhor argumento. O probleme não é o PT. O PSDB é o partido caipira, café-quiemado com leite coalhado, por isto que em SP e MG, no âmbito estadual e nas cidades médias é com ele. Por um bom tempo o PT tem de se focar e esmerar a administração em capitais, principalmente.

    2. Concordo plenamente

      São Paulo é o estado mais influenciado pela mídia e é o estado onde a mídia mais investe.

      O motivo é ser o estado com mais recursos.

      É impressionante como os paulistas nunca cobram nada do governo do estado. Isso foi ensinado por décadas e décadas, não é coisa atual.

      Já faz tempo que São PAulo é o estado mais rico da federação. Riqueza esta que não se estente à população, mas fica concentrada nas mãos da elite mais retrógrada e reacionária do País.

      O estado de São Paulo é muito mais rico que o Brasil. Sendo o segundo orçamento do País (o terceiro é o da cidade de São Paulo), tem um território e uma população muito menor que a nação como um todo. Seria razoável que os paulistas cobrassem do governo do estado melhores serviços de segurança, infraestrutura e educação, responsabilidades dessa esfera de governo.

      Mas os paulistas cobram essas coisas do governo federal, o que deixa quem está no poder no estado de posse de um impressionante volume de recursos, utilizado para perpetuar as mesmas dinastias no poder. São Paulo é muito mais coronelista que o nordeste ou qualquer outra parte do País. Só não se usa a patente para citar a elite econômica que domina o estado.

      Isso não quer dizer que as coisas vão continuar smepre desse jeito. Um dia a casa cai e esse esquema vai ser enfrentado pelo povo paulista. Mas não é agora. No momento os paulistas estão na vanguarda do atraso.

  3. Fica bravo não!

    Porque tem influência mesmo!

    O PT tem que se preocupar em ganhar em MG. E depois de realizar um excelente governo lá.

    O caso do mensalão quando mais mexe mais fede. 

  4. Sem lógica essa entrevista do

    Sem lógica essa entrevista do Marinho. E por que (o chamado mensalão) não atrapalhou a eleição do Hadad, que deu de goleada no “famoso” economista $erra?

  5. Dilma vem pontuando bem em

    Dilma vem pontuando bem em São Paulo. O PT fez o prefeito da capital, e o problema de Padilha é o mensalão?

    Isso cheira a “barriga”.

  6. Da época em que estouraram as

    Da época em que estouraram as denúncias, ainda no primeiro governo Lula, até o julgamento midiático do STF, exploraram o “mensalão” à exaustão. Vão continuar a explorar isso até o fim dos tempos, ou do PSDB, ou da Marina, ou de quem quer que faça oposição ao PT. Há uma chamada atual de propaganda da Globonews, com recortes de falas das estrelas do “jornalismo” Globol, sendo que uma é do William Waak: “o assunto da semana é o mensalão”… De qualquer semana, de todos os dias, a toda hora. De fato, não se trata apenas de propaganda da Globo, mas de propaganda política, no caso, antipropaganda do PT.

    1. A mídia …

      Sobre o mensalão tucano, trensalão, helipóptero, jatinho fantasma e viagem de FHC e Osmarina aos States, ficam caladinhos…   esses assuntos dariam um bom ibope!   Com a palavra… Globo, Veja e Folha! HIPÓCRITAS!!!

    1. Quero acredtiar que isso nao

      Quero acredtiar que isso nao serah um padrao, mesmo depois do post fazendo a tal especulcao psicologica de Dilma, dela ter feito o Lamarca chorar…PELOAMORRRR.

  7. COMUNISMO.

    Não sei se é ainda o Mensalão, mas  outro fato que conspirou e muito foi o Programa Mais Médicos, que a imprensa, monitorada pelos CRM e pelo CFM usou muito contra o Padilha. Aqui mesmo no Blog, médicos postaram que, por eles, a Dilma jamais venceria a eleição, pois iriam trabalhar muito contra. Li que pegaram médicos nos postos distribuindo panfletos contra a Dilma e o Padilha. Não sei se foi um fato isolado, mas dizem que aconteceu. O interior de SP aínda pena de medo do “comunismo”, que seria implantado pelos médicos cubanos. hahaha

     

     

     

  8. O pig tem que manter o Dirceu no notíciário
    Prá isso vale até um sequestro combinado la em Combinado…rsss
    Soldadinho de chumbo compartilhou a foto de Po Serra.2 h · Exclusivo! A equipe Po Serra descobriu qual era a arma de destruição em massa usada pelo #CoxinhaTerrorista!!Exclusivo! A equipe Po Serra descobriu qual era a arma de destruição em massa usadaa‬!!

     

  9. Tatica

    Ha dois fatos ai:

    1-    A entrevista de Luiz Marinho ao Estadão, repercutido pelo Globo, onde aparentemente Marinho diz que a prisão dos companheiros influiu em SP e dai, entre outros fatores, o resultado até aqui pifio de Padilha (isso foi uma canalhice). Dai o resultado nesse aritgo em que o Globo pesa a mão (surenchérir), como sabe fazer bem, colocando a fala de Paulo Teixeira para reforçar a fala de Marinho sobre o poder do mensalão (e como de praxe, aproveita para usar o termo pejorativo mensaleiros) e assim fomenta a divisão dentro do partido e reforça o mito mensalão para o eleitor neste momento;

    2-    Dirceu teria dito o que o Globo diz que ele disse. Ai, acredita quem puder, quem quiser.

    1. Exatamente!

      Foi uma forma da mídia fazer um “recall” de águas passadas, para tentar influenciar os eleitores. São reles criminosos escondidos em seus castelos!  FORA GLOBO!

  10. A míRdia aprendeu que precisa sumir com Lula no noticiário

    A Globo (e demais midiaparças) negou-se a colocar Padilha no noticiário e Lula só aparece quando inevitável..

    Já vi aqui alguns dizendo que Lula “está calado”…

    Não, não está. Sai por esse Brasilzão em eventos e comícios.Apenas a míRdia aprendeu que não deve noticiá-los.

    Enquanto não houver pluralidade midiática neste país, será assim:

    A míRdia domina 95% do “horário eleitoral”.

    Ainda bem que a verdade e o bom senso acaba prevalecendo com 98%.

    Mas a parada é dura!

  11. FALTA DE “TIMING” NA OPOSIÇÃO

    Faltou coordenação cronológica do PIG.

    ·      O mensalão acabou antes do que tinha que acabar (e pretendem esticá-lo chamando Dirceu para as manchetes);

    ·      Barbosa renunciou cedo demais do STF;

    ·      As delações premiadas demoraram em ser “premiadas” pelo PIG;

    ·      O avião do Eduardo Campos devia ter caído apenas três semanas atrás, pegando Marina apenas a parte ascendente da curva pós-velório;

    ·      O Pimenta da Veiga devia ter voltado antes a Minas Gerais (depois de quase 20 anos de ausência);

    ·      O seqüestro bobo de Brasília teria que ter sido na sexta-feira e não ontem;

  12. Tucanos dizem que compra de votos para reeleição prejudica Aécio

    Jornal repercutiu frase atribuída a José Serra, candidato do Psdb a senador por São Paulo, na qual o tucano afirma que a candidatura presidencial de Aécio Neves sofre com a compra de votos para aprovar a reeleição patrocinada pelo ex-presidente Fernando Henrique Cardoso. 

    Segundo um jornal do Rio, FHC, que passou o final de semana em casa, teria reagido muito mal às declarações de Serra. A assessoria do ex-presidente nega que ele tenha sequer comentado o assunto.

    O Jornal, por outro lado, afirma que FHC classificou as declarações de Serra culpando-o pelo desempenho ruim de Aécio no Estado como “inaceitável”. “Como ele (José Serra) diz uma coisa dessas?! — afirmou FHC a interlocutores”, diz o jornal.

  13. Jornalismo de futrica.

    Jornalismo de futrica. Quantas vezes José Dirceu já “falou” nesta eleição? Primeiro foi o “lula de saias”, agora essa bobagem .Esses jornalistas deveriam ter vergonha de fazer jornalismo com tão baixa qualidade.

  14. PARADOXO CONTRA PRODUTIVO

    Estas afirmações feitas por petistas no sentido de pretender justificar o mal desempenho do partido em São Paulo como resultante de efeitos negativos da AP470, além de serem descabidas, constituem um paradoxo contra produtivo.

    Na verdade o mau desempenho do eleitorado paulista se deve muito mais ao fato da população do estado mais rico da federação estar muito mais exposta à manipulação midiática decorrente dos factóides criados pela direita golpista.

    E merece repúdio qualquer referência à farsa denominada mensalão que deixe de destacar, com máxima ênfase, as irregularidades e distorções arbitrárias que foram praticadas no processo ao arrepio da legislação e dos princípios jurídicos.

    Ademais, cumpre recordar que as tentativas de influenciar os resultados das eleições através da produção sistemática de factóides se mostra evidente também na ridícula manipulação do noticiário acerca do pseudo seqüestro ocorrido em Brasília, bem como na promoção de greve bancária a poucos dias do pleito.

    Aliás, merece veemente repúdio a atitude deplorável dos bancários, que deflagraram uma greve por tempo indeterminado a poucos dias da eleição presidencial.

    Tal atitude não denota apenas egoísmo e arrivismo, pois demonstra uma total ausência de civismo e de ética, dado que uma greve às vésperas da eleição deste final de semana assume características de lockout, por favorecer de modo desleal os interesses eleitorais dos banqueiros. Será que toda a categoria dos bancários está a serviço da direita golpista, ou simplesmente a maioria não é capaz de perceber que está servindo a abjeta sabotagem contra a democracia?

    É hora da militância coerente cobrar dos bancários uma postura mais ética e menos desleal, com vistas a preservar o funcionamento normal das instituições democráticas, e impedir que o resultado das eleições seja influenciado por um movimento paredista que pode e deve ser realizado num momento mais adequado, inclusive para preservar a simpatia e o apoio da população em geral.

    1. ERRATA

      Ops, falha minha. Ao invés de ‘contra produtivo’, leia-se contraproducente, no sentido de que as referidas afirmações atribuídas a petistas são prejudiciais ao próprio partido.

  15. Falando em Globo…

    Aguardemos as armadilhas e conhecidas calúnias que podem ser cometidas no último debate, quando não haverá mais possibilidade de defesa de nossa Presidenta. Caso isso ocorra, que eles se cuidem, pois através da internet, já ficou público e notório, sua criminosa manipulação. Depois não adiantará dizer que “a cigana” os enganou. O prujuízo será grande!  

  16. Paulista é o povo mais burro

    Paulista é o povo mais burro do Brasil.

    Não adianta reclamar da falta de água, da criminalidade, da corrupção que grassa neste estado. A culpa não é dos políticos. É daqueles que, sentindo na pele todas as mazelas, continuam a votar neste asnos tucanos.

    Gostaria de saber onde foi que os tucanos fizeram algo que preste. Quebraram o Brasil três vezes em oito anos, roubam tudo que podem(privataria, trensalão, iptu, iss, etc etc) o banditismo toma conta dos estados onde governam ou governaram(vide Goiás, São Paulo, Espírito Santo, etc), MInas term probelmas de segurança e na educação, assim como São Paulo.

    Sedrá que este pessoal é cego, analfabeto político ou é burro mesmo?

    No caso dos paulistas é BURRICE mesmo.

     

  17. “Os melhores homens que conheci na vida foram no Partido”.

    Vai muito além de minha burrice não achar que a ap470 ou mensalão não teve e não tem repercussão numa parcela da população. Minha burrice não conseguiu, ainda, dividir o mundo entre santos e pecadores. Os do lado de cá são todos santos, todos vítimas. Lewandovsky também errou ao ler os autos e votar por pena alta? “Os melhores homens que conheci na vida foram no Partido. E os piores, também” – Jorge Amado, PCB, numa antiga entrevista quando era editada uma revista-livreto vendida em bancas e nalgumas livrarias, tinha 2 edições, mas mesma linha editorial, O Livro de Cabeceira do Homem, O Livro de Cabeceira da Mulher. Quem avaliar pelo título – ó! leituras ligeiras –  temos que lembrar que das melhores revistinhas em formato de livro de bolso sempre tinha o desenho de uma mulher gostosa na capa, se chamava AVEC, meu pai comprava: eram dos melhores contos da melhor literatura mundial.

  18. TEria dito, teriam dito,

    TEria dito, teriam dito, etc.etc.etc. E, para piorar, o cara que “teria dito” está proibido de manifestar-se. Recentemente, um assim chamado jornalista da Folha,  Fernando Rodrigues cometeu essa covardia. Coisa de pulha. No caso da  Folha, nada de surpreeendente, continua sendo o jornal da Operação Bandeirantes. Em 1970, tinha torturadores na redação. Agora, tem esse tipo de gente. O Globo, ao que parece, é a mesma coisa. A liberdade de imprensa está mesmo ameaçada no Brasil. Por esses caras.

  19. A afirmação do Marinho está

    A afirmação do Marinho está obviamente incorreta. 

    A descoberta e o julgamento do fato, mensalão, é atrapalham os petistas de norte a sul. 

    O fato em si, o mensalão, não é o culpado. Senão, é inclusive um dos responsáveis por o PT estar há 12 anos no poder, e portanto, sem o fato, talvez Padilha nem existisse no espectro político nacional.

    Zé Dirceu sabe o que está falando. E tem razão em reclamar. Apanhou calado para beneficiar o resto da turma e os caras ainda reclamam dele ? 

    É muita ingratidão.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador