Por eleições, PSDB mira agora ‘crime de reforma ministerial’

Lourdes Nassif
Redatora-chefe no GGN
[email protected]

do G1

do Blog do Camarotti

PSDB vai denunciar reforma ministerial de Dilma como crime eleitoral

por Gerson Camarotti

O PSDB decidiu entrar com uma representação no Tribunal Superior Eleitoral para questionar o uso político da reforma ministerial para ampliar o tempo de televisão da presidente Dilma Rousseff, na disputa desse ano. A interpretação do comando tucano é que Dilma comete crime eleitoral ao incluir na reforma partidos que estão fora da base, como o PTB, o PSD e o Pros.

O argumento dos tucanos é que numa eleição é preciso igualdade de condições entre as candidaturas. E que neste caso, o PSDB não tem os mesmos instrumentos de Dilma para atrair novas legendas e, com isso, aumentar o tempo na propaganda eleitoral gratuita.

Para fundamentar a representação, o PSDB deve utilizar o argumento difundido pelo Palácio do Planalto de que não pode ampliar o espaço do PMDB na reforma eleitoral porque precisa incluir no governo outros partidos para ampliar o palanque da reeleição.

Ao Blog, um cacique do PSDB argumentou que “em qualquer outro período, o uso de cargos no primeiro escalão para ampliar a base governista consolida a prática do toma-lá-dá-cá”. Mas em ano de disputa presidencial, acrescentou esse tucano, “essa prática torna-se um crime eleitoral”.  O presidente do PSDB e candidato tucano, senador Aécio Neves (MG), concorda com esse argumento.

 

Lourdes Nassif

Redatora-chefe no GGN

48 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Bateu o desespero.
    O

    Bateu o desespero.

    O candidato está virando pó (no sentido de se desintegrar, que fique bem claro… rs…).

    Desconfio que já estejam em 3º lugar nas pesquisas. Ou talvez estejam com dificuldades para captar recursos para a campanha. Uma possibilidade não exclui a outra, pelo contrário.

    Se alguém acha que o nível da campanha não pode ser inferior ao da campanha de 2010, sugiro tirar logo as crianças da sala. Estes caras irão para o tudo ou nada porque não têm mais nada a perder. Hoje já são nada. Não fosse a velha e decadente imprensa, já nem teriam espaço para publicarem estas bobagens.

     

  2. Os kamikazes do PSDB

    Prezados e prezadas,

    Não riam (apenas).

    Esta tática é conhecida. Usar estes esquemas pseudojurídicos para manter o governo ocupado, dar munição a mídia, e tentar ganhar tempo e alguma potência eleitoral.

    É o que resta a resistência “japonesa” do PSDB.

    Mas, para entrar no clima do humor, que tal o governo mandar uma carta ao PSDB, solicitando permissão para governar, ou um roteiro de coisas que podem ou não ser feitas?

    Voltando a seriedade, repito o que venho dizendo:

    Este é o papel reservado ao PSDB no bloco do PSB/Marina, o de cão de aluguel.

    Assim Marina pode posar de campeã da higiene política!

  3. Novo significado para a sigla

    Novo significado para a sigla PSDB: PARTIDO SÓ DE BURROS(*)

    (*) Sem querer ofender esses simpáticos animais que tanto serviço prestam a humanidade.

  4. Extinção ao PSDB

    Caramba!

    Já desejei que o PSDB enquanto oposição se constituisse num partido mais qualificado. Num regime democrático é indispensável uma oposição atenta, sóbria, crítica e propositiva.

    Sinceramente? depois de 13 anos, desisti. Quero mais é que este partido acabe e abra espaço para uma nova oposição. 

    É muita falta de senso de ridículo.

  5. QUE DESESPERO!

    Para tentar uma coisa desta, certamente, há um grande desespero.

    Talvez, neste desalento, neste desânimo, queiram mais uma mãozinho do Judiciário.

    E como as coisas vão indo em nosso País, tenho até receio que uma besteira danada desta possa até vingar!

    A sorte é que o JB, ao que parece, não estará por lá, para deleitar a oposição. 

  6. Bateu o desespero. Sempre

    Bateu o desespero. Sempre achei que o país deveria ter uma oposição forte, mas o PSDB caminha a passos largos para ser o novo DEM. Não tem programa, não tem candidato ( o menino do Rio é uma piada pronta)  e não tem o mínimo de vergonha em propor ações contra o governo sem sentido nenhum. Vou lá chorar no cantinho e já volto.  

  7. LINGUAGEM DO POVO

      Na ditadura o PIG “nadava de braçadas” pois era o regime que sempre gostou e o regime que governa pra os 20% de COXINHAS da BIG_HOUSE! Na DEMOCRACIA quem elege é o povo e aí o PIG e os coxinhas ficam apavorados pois não sabem falar a linguagem do povo; não sabem penasar como o povo pensa e não sabem se comportar onde o povo está! Esta é a VERDADE VERDADEIRA! Assim como, pelo povo, os coxinhas não enxergam saída ( PSDB é o representanto coxinístico no Brasil ) ficam querendo ganhar no TAPETÃO! O que me assusta é que com este judiciário ditatorial que temos, acredito que até possa haver a possibilidade de levar uma eleição no TAPETÃO da justiça!!!! Viva o Brasil, o Lula e a Dilma! Viva os poderes democráticos que emanam do voto direto do povo: Executivo e Legislativo!

  8. Qualquer hora dessa, vão

    Qualquer hora dessa, vão entrar com uma representação contra o apoio do povo ao governo do PT. Um absurdo! Assim não pode. Assim, não dá!

  9. Gente, o PSDB acabou.

    Gente, o PSDB acabou. Morreu.

    O velório para poucos presentes e o enterro “oficial” serão em Outubro.

    Agora saindo o PSDB quem entra no lugar? PSB? Rede?

    A oposição brasileira está em profundo estado vegetativo. Tanto é que os maiores “opositores” de Dilma são a velha mídia, alguns “aliados”  fanfarrões do estilo de um PMDB, bancadas ruralistas e evangélicas, e uma parte engajada do judiciário. 

    No mais, W.O.

     

    1. Acho que sim mas em termos.

      Que o PSDB é muito fraco para ser propositivo no plano federal (melhor modo de angariar apoiadores seria fazer um discurso decente e competitivo), é fato.

      Mas em SP não é assim… Ainda estou para ouvir alguma pessoa que tenha votado em Alckmin em 2010 dizer que votará em Padilha. Muita gente na capital e da classe média até manifesta voto em Skaf, mas isso não é exatamente “oposição” em SP, ao contrário, tais votos voltam para Alckmin no 2º turno.

      Não sei como é outros estados, mas PR deve ser parecido com aqui.

      E que não se subestime tanto assim o PSB como substituto. Também não tem grande discurso mas comete menos erros que o PSDB, passa melhor por conciliador e pode haver uma onda de apoios se dirigindo ao próprio, ainda que sem tempo de TV.

      Afinal, tempo de TV não é tudo, FHC-94 e Lula-2002 se elegeram com cerca de 5 minutos cada. PMDB era o maior tempo nessas ocasiões e ficou em 4º ou 5º.

      Muita gente pode ter bronca simultaneamente de PSDB e PT, mas simultaneamente de PSB e PT ou simultaneamente de PSDB e PSB (neste caso sem ser petista)? Também não é comum. É possível que, por gravidade, Campos receba o apoio de todo e qualquer insatisfeito com qualquer coisa, não está desgastado em nenhum estado dos mais populosos (governa estados a partir do 7º e 8º)

      Acho que, se continuar ‘coxinha descolado’ e sem agredir enfaticamente ninguém, Campos tem chances de repetir o desempenho de Serra em 2010.

      Órgãos empresariais, mídia, uns 2/3 das classes médias podem se deslocar para Campos/Marina como a ‘oposição viável’ (mesmo que não tão conservadora como eleitores do PSDB gostariam) e farão o possível para influenciar opiniões.

      Bom, de qualquer modo, o favoritismo de Dilma segue óbvio, claro, mas o de Maduro também era. Obama também, passou 2 anos na frente das pesquisas. E mesmo assim Capriles chegou a 48,5% e Romney a 49%. Muitos dos indecisos nos primeiros momentos de pesquisas são na verdade oposição perdida, mas mesmo assim oposição. E isso aparece na reta final.

      Lembremos de Jacques Wagner 2006… Ou mesmo de Gabeira, que não ganhou por 3%.

      Note-se que não me preocupo com isso de esquerda/direita nessa discussão… Acho que isso não vai “pegar” em 2010.

      Enfim, o WO pró-PT ou anti-PSDB vai ocorrer, mas só na eleição para presidente.

      Não há indicações de que a oposição e a nova oposição (que será governo, pelo menos creio nisso, no governo Dilma 2015) farão menos governadores ou menos deputados que agora.

      Então, tudo ficará mais ou menos como dantes no quartel de Abrantes.

       

      1. Alckmin não se reelege. O

        Alckmin não se reelege. O cordão de isolamento e proteção que ele tinha no interior de São Paulo está mais frágil do que nunca. Na região metropolitana é fato, ele não chega nem em terceiro lugar.

        Quanto ao Padilha esse vem costurando bons apoios no interior. Tudo vai depender da sua campanha eleitoral e até do seu vice. Acho que é o candidato mais forte. Skaf é uma piada, tem dinheiro, estrutura, mas é um zero na política.

        Devemos lembrar ainda que em SP teremos o candidato da Record/Universal, o Russomano ou alguém do tipo. De novo pode ser um coringa. Infelizmente para as minorias, vc bem sabe, um candidato como esse é um desastre total tanto para alianças à direita, como à esquerda.

        Já em MG e PR acho que o PSDB não vinga mais. Com certeza em pelo menos um deles o PSDB sai.

        O PSB eu não entendo.

         

        1. Que eu saiba

          PSB não tem candidato ao sul de Minas em nenhum estado. E entre PR e MG deve ser no segundo que o PSDB estará mais fraco. 

          Mas ainda que as direções que você aponta pareçam estar certas, não creio que as intensidades serão essas.

          Em pesquisas, sim, Alckmin está mal na RMSP. E Padilha certamente irá crescer, tem um provável público cativo de 30-35%. Mas pensar em Padilha como mais forte que Alckmin ainda parece um pouco ousado. Isso seria quase como Campos passar Dilma no Brasil. Mas, enfim, ainda faltam 8,5 meses. E acompanhar a campanha paulista poderá ser mais interessante que a nacional.

          Não acho que Russomano seria um risco tão maior para minorias que Padilha, mas isso é só uma avaliação. Russomano nem evangélico é e evangélicos no governo podem tender a não querer serem criticados por mídia ou mesmo pelo PT. Veja-se o mandato de Garotinho no início dos anos 2000, não aprontou nada na linha antissecularista.

          Há coisas que andam escapando das análises. Evangélicos não são uma massa homogênea e acrítica não. Muitos desejam também não serem alvos de preconceito e também serem incluídos. 

          Note como Romney, mórmon, foi o primeiro governador dos EUA  a sancionar um casamento igualitário nos EUA. Garotinho foi o primeiro governador a sancionar lei estadual antihomofobia (antes que Alckmin e Olívio Dutra, portanto.) Sabemos que não há poder de veto nesses casos, mas em ambas situações eles nem tentaram colocar os deputados em contra.

          Russomano é muito bem informado. Sabe que a classe média o rejeita mais que ao PT. Não é em absoluto por acaso que em 2012 foi o único candidato a querer ser visto na Parada Gay.

          Enfim, as micropolíticas de valores sao mais complicadas que as polarizações esquerda/direita. E, como disse, é só uma avaliação, que eu acredito estar certa mas que pode estar equivocada.

          A aguardar, a aguardar.

           

  10. desespero total ou certeza da derrota…

    ou burrice típica daqueles que por não terem como atacar o adversário com armas políticas legais, optam por tentativas de utilização dos tribunais eleitorais do país como bunkers ou casamatas subterrâneas, tendo geralmente 2 ou 3 canhões, aparentes, com alto poder de destruição………………

     

    sorte que por aqui toda a enorme capacidade de interação do executivo com seus ministérios e com o próprio legislativo, e a qualquer tempo, diga-se de passagem, foi plenamente conferida e segue garantida na nossa Constituição

     

    FHC fez o mesmo, com todo direito, e na época esses mesmos políticos consideravam lindo, maravilhoso e perfeitamente legal, enfim, se não é por burrice só pode ser por acreditarem hoje que o superior tribunal eleitoral é propriedade deles ou algo assim como uma carta patente para qualquer tipo de jogada ou palco para seus passes de mágica

  11. Não, não, não… peraí,

    Não, não, não… peraí, peraí… é sério isso? Parece que a “liderança” do partido foi ali na esquina comprar cigarro e nunca mais voltou.

    1. E a liderança levou junto o

      E a liderança levou junto o mais rasteiro bom senso. Parece uma coletânea de contos de mistério, dos mais vagabundos: o crime da roupa vermelha; o crime do cartão de natal; o crime da reforma ministerial; o crime de ser PT. Daqui até outubro, vamos ter muito mais dessas “reperesentações”. Haja paciência.

  12. E quando eram governo, faziam o que ?

    ” E que neste caso, o PSDB não tem os mesmos instrumentos de Dilma para atrair novas legendas e, com isso, aumentar o tempo na propaganda eleitoral gratuita”

    E a compra o 2° mandato de FHC, não conta ?

    O program do governo do PT, está deixando os caras da oposição sem rumo, sem destino, sem saber o que fazer, sem noção, sem ideal, sem luz no fim do túnel, sem cabeça, sem libido e sem ….

    Por isso falam esse monte de merda !

  13. Com o TSE perseguindo e

    Com o TSE perseguindo e cassando só petistas, não duvidem que este pedido do ignóbil psdb, seja aceito. O presidente desse famigerado tse, se não me engano, é o marco aurélio de mello, velho conhecido, fofoqueiro e lambe-lambe da elite e mídia.. No fundo, no fundo, essa criatura está tentando fazer parte do elenco novelesco da globo. Gente, acho que os “eleitores” dp psdb devem estar morrendo de vergonha por terem que votar nesse partidinho que necessita de tantas forças ocultas e espaciais para se manter respirando. E o helicóptero continua sendo o único culpado, ou alguem vai investigar se existem outros envolvidos?

  14. É isso que dá só olhar seu

    É isso que dá só olhar seu próprio umbigo. Estão sem rumo, sem discurso, sem candidadto e sem noção. Só contam mesmo (será?) com o jb e seus miquinhos amedrontados.

    E quem é que inventou a reeleição e tinha um projeto para 20 anos no poder? Já esqueceram de tudo que fizeram para colocar esse bloco na rua? Onde estaríamos, se esse “projeto” tivesse dado certo, pra eles?

  15. Em São Paulo pode, mas em Brasília não

    Os tucanos questionam em Brasília o que eles praticam em São Paulo. Isto mostra o quanto esses tucanos são honestos, éticos e sérios.

    1. Busquei lá atrás esse

      Busquei lá atrás esse comentário que cabe, aqui, como uma luva.Mas, como dizem os demotucanos;”No Brasil, antes, tudo passa por Minas”. E a prova maior é o mais sofisticado Laboratório de Refino de Corrupção montado no país, mais conhecido como VALERIODUTO. E o controle da imprensa é um desses produtos acabados e testados.

  16. Em todas as postagens,

    qualquer que seja o assunto, tem sempre alguém bradando contra a bancada evangélica, como um bordão. Não entendo essa vontade de destruir a bancada evangélica, quando se toleram outras realmente danosas. O parlamento, em uma democracia, é a expressão dos arranjos dos cidadãos. Não pode ser formada apenas pelos “nossos amigos”. Se o comentarista não é ruralista, gay, evangélico, católico, espírita, militar ou o diabo a quatro, deve entender que a pluralidade é a marca da verdadeira democracia.

    1. É porque a bancada evangélica, de modo geral, é…

      retrógrada, reacionária, homofóbica, intolerante, ignorante e conservadora. E quem não é retrógrado, reacionário, homofóbico, intolerante, ignorante e conservador tende a se posicionar contra essa bancada que, por sinal, nem deveria estar no parlamento. Afinal de contas, já sabemos a merda que é quando não há separação entre Estado e igreja. Se o sujeito quer orientar sua vida com base num conto de fadas, problema dele. O problema é querer, no Parlamento, empurrar goela abaixo do resto do país seus “valores cristãos”, que nada mais são do que uma desculpa para manter o status quo.

      1. Essa bancada religiosa não

        Essa bancada religiosa não costuma ser nada religiosa, pelo contrário, muitos desses religiosos estão ligados a interesses nada cristãos.

  17. TUCANO-SAURUS SE EXTINGUIRÃO ANTES DOS DEMO-SAURUS ?

    TUCANO-SAURUS SE EXTINGUIRÃO ANTES DOS DEMO-SAURUS ?

    Depois desta nova pataquada do PSDB de AehSim, a seguinte pergunta se torna razoável: que espécie de dinossauro político se extinguirá primeiro, a dos DEM-sauros ou a dos PSDB-sauros ?

    Por que os Demo-sauros, cobras criadas pela ditadura e mais espertos, já estão mudando de pele mais uma vez (ARENA => PFL => DEM => PSBd) e deitando na rede do PSBd, o “Partido da Social-Duducracia Brasileira”, ou mais resumidamente, o “Partido do Dudu Traira (Vote num traíra e leve dois)”. Vide, por exemplo, Jorge Bornhausen e Hieráclito Fortes, que agora sentam na mesma mesa do PSBd, ao lado de Luiza Erundina, Marina Silva e Eduardo Campos, para defender o mesmo programa (risos) da “Nova Política”. 

    Enquanto os Tucano-sauros ficam por aí dando bandeira transportando pó em Helipópteros e divertindo a galera com o Patetão-Chefe Aecim R$110.000 do Azeredo e sua troupe de Patetões.

    1. OS DOIS MORRERÃO DE MÃOS

      OS DOIS MORRERÃO DE MÃOS DADAS, E EU MORREREI DE RIR, LKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

  18. O encolhimento da oposição se

    O encolhimento da oposição se deve, sobretudo, a sua estratégia de radicalização e demonização do PT. Ao restringir seu eleitorado apenas aos elementos mais radicais da sociedade, que fazem do ódio irracional ao PT sua bandeira política, a oposição se fragilizou diante de demais adversários que não sejam o PT, pois, basta não ser PT para poder receber os votos desses eleitores. Essa é a situação que permite a Campos não apoiar o PSDB em SP, o voto anti-PT virá de uma maneira ou outra, basta Campos ultrapassar Aécio e se mostrar o candidato com mais chances de vencer o PT e pronto, todo o eleitorado raivoso migrará para ele, deixando o PSDB à mingua.

    1. Desculpe Daytona, mas não é

      Desculpe Daytona, mas não é uma questão de ódio irracional. Muito pelo contrário, é extremamente racional. É a contradição entre o capital e o trabalho, ou seja, entre quem representa o capital e quem representa o trabalho. O psdb está associado, financiado, ideologicamente engajado com as teses do capital.

      Por tanto, estabelece racionalmente a demonização do seu oposto para justificar até, sua existência, sua ação, sua estratégia. E tem aliados fortes na mídia, nos partidos políticos de direita, nos banqueiros.

      Cabe ao PT clarear para a população o porque desta luta, que nada mais é que a reprodução da luta de classes. Cabe ao PT mostrar porque procedem desta forma e qual é a sua verdadeira posição.

      1. Caro Roberto, quem nutre o

        Caro Roberto, quem nutre o ódio irracional é a classe média raivosa, que não tem nada a ganhar(e tudo a perder)com an política econômica defendida pelos jornalões. Os ricaços da elite agem racionalmente, inclusive quando instigam esse ódio da classe média ignorante.

  19. É que depois do julgamento

    É que depois do julgamento criminoso do mensalão, vulgo mentirão, o PSDB aderiu de vez àquela máxima popular  “Vai lambuzando o selo, que se colar, colou”.

  20. É o golpe sendo armado! Vamos acordar!

    Eu gosto de uma teoria conspiratória. Quando se trata de política da direita e da gestão econômica do capitalismo, na maioria das vezes ou tem fundo de verdade, ou é a verdade pura e simples.

    Então, vou lançar a minha: O PSDB, a direita que se esconde atras dele e da mídia já têm como certa a derrota eleitoral. Então estão lançando um processo atras do outro com acusação de crime eleitoral e Dilma e o PT como réus. 2015 vai ser um ano de arrepiar, porque eles vão tentar derrubar a Dilma no tapetão…

    1. É exatamente isso

      É exatamente isso e parece que poucos enxegam tal fato. Tem muita gente achando que a direita raivosa é burra. Burro é quem pensa assim. Mesmo a Dilma ganhando esse ano, o golpe será sempre possível. A única possibilidade de diminuir  a possibilidade de um golpe é se for feita a lei do marco regulatório da imprensa. Fora isso, não podemos nos enganar.

       

  21. Burca

     

    Logo, logo o PSDB vai entrar com um processo obrigando a Dilma a usar uma burca, pois a imagem da face da presidenta aparecer configura crime eleitoral, esse povo comprou votos a peso de ouro e vendeu o país para criar o instituto da reeleição (esta tudo lá no livro O Principe da Privataria) e agora ficam nessa de qualquer coisa ficar chamando a mamãe. Perder a eleição faz parte do jogo democrático já perder a noção de ridículo é coisa de tucano desesperado.

  22. E conseguimos arrecadar o $

    E conseguimos arrecadar o $ necessário para Genoíno pagar a multa. Sem uma nota do pig sobre o assunto. Conclusão: não precisamos do pig para mais nada. Devem estar sentindo na nuca o bafo da pro´pria desimportância. Alvíssaras!(by Prof. Hariovaldo).

  23. Suponham que a tese seja
    Suponham que a tese seja acolhida pelo TSE. É até bastante ebgenhosa, e até acho que faz sentido, da ótica de que a lei eleitoral serve para equalizar condições da disputa.
    Se isso ocorrer, o PT poderá entrar com representação afirmando que o PSDB é cúmplice do mesmíssimo crime em Pernambuco, onde passou a integrar o governo para… dar mais tempo de TV ao PSB.
    Teria pena dessa gente, se não fosse o asco que sinto deles.

  24. Tenho um professor de direito

    Tenho um professor de direito civil que sempre nos lembra que quem cria a jurisprudência é o advogado e não o juiz. Em tempos de AP 470 e de toda essa judiciallização da política, lembrando ainda os episódios de Onduras e Paraguai, todo cuidado é pouco. Vai que uma hora dá certo!

  25. Fonte (des)confiável

    Nassif: notícia dada pelo Camarotti tem de ser recebida com muita reserva. E põe reserva nisso. Mas, partindo da hipótise de ser ela “confiável”, eu diria que este arremedo de oposição, capitaneada pelo PSDB, que me parecia somente burra, chega ao máximo da estupidez. E digo como simples eleitor, sem vínculo com qualquer partido nacional. A continuar, vão botar no colo da Presidente o PTB, o PSD e o Pros, com possibilidade de outros mais. Parece que a petição será assinada pelo presidenciável da sigla, com o polegar direito. E por extenso…

  26. O PSDB recorre ao STJD,pois, Dilma colocou em campo jogadores
    sem contrato assinado anteriormente. hahahahahah.
    O PSDB teve seus pleitos indeferidos posi, pasmem, o campeonato nem começou e o tapetão não julga jogo não jogado e sugere ao Partido em tela a substituição de seus advogados ou seus dirigentes por demonstrarem falta de fair play.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador