Programa de Marina propõe um Brasil “colcha de retalhos”, dispara Lula

Cintia Alves
Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.
[email protected]

Jornal GGN – O ex-presidente Lula criticou, durante ato em defesa do pré-sal, o programa de governo e a condução da campanha de Marina Silva (PSB), principal adversária de Dilma Rousseff (PT) nesta eleição. Segundo ele, Marina terceiriza as propostas para chegar à Presidência e, consequentemente, propõe um Brasil “colcha de retalhos”, fragmentado em “centenas de interesses” individuais.

“Se tem uma coisa que não dá para terceirizar é a presidência da República. Ou você assume ou não assume. Esse negócio de pedir para cada um falar um pedacinho das coisas que vão acontecer nesse País não é certo. Afinal de contas, o País é grande, mas não é uma colcha de retalhos que pode ser subdividido em centenas de interesses”, disparou, nesta segunda (15).

Ainda segundo Lula, as propostas de Marina para a economia – que convergem, assumidamente, com o viés tucano – acarretará em benefícios para uma parcela pequena da população. “Eu, se fosse a candidata que faz oposição à Dilma, proibiria seus economistas de falar, porque cada um que fala, fala mais bobagem do que o outro. Ela vai acabar mostrando o que pode acontecer de ruim em um programa de governo feito a quinhentas mãos”, acrescentou.

No sábado (13), cumprindo agenda em São Paulo, Lula criticou algumas falas de Marina. Na ocasião, ele dedicou mais tempo para rebater especificamente uma reportagem da Folha de S. Paulo, que afirma que a ex-ministra chorou ao dizer que não pode deter o que Lula pode fazer contra ela, mas que ela não quer fazer nada contra o ex-presidente.

Em resposta, Lula disse que vai morrer sem falar mal da “dona Marina” e, a exemplo de Dilma, propôs um embate político pautado pelas propostas. Ele criticou a instabilidade do discurso da pessebista, além da auto-vitimização. “Um verdadeiro líder não muda de discurso ou de partido toda hora”, sentenciou.

Leia mais: Lula à Marina: “Um verdadeiro líder não muda de opinião ou de partido toda hora”

Hoje, Lula disse que a política econômica de Dilma é alvo de crucificação por parte da mídia, que tenta retirar o reflexo da crise internacional no modo de gestão. “O país não está crescendo como eu ou Dilma gostaríamos, mas pega o G-20 ou veja quanto os países da Europa estão crescendo. Vejam que a solução lá foi a de mandar pessoas embora do trabalho. E no nosso país, durante a crise, nós criamos mais de 11 milhões de emprego”, disse Lula, segundos antes de ser ovacionado. “Vamos ser francos: o que era o Brasil quando nós pegamos e o que é o Brasil de hoje. Pessoal fica atacando a Dilma sem dizer o que é que vai fazer!”, emendou.

Em defesa do pré-sal

Lula esteve no Rio de Janeiro em ato de defesa do pré-sal. O candidato evitou citar nominalmente Marina ou Aécio Neves (PSDB), enquanto discursava sobre o descobrimento e exploração das reservas de petróleo e a divisão dos royalties, mas indagou a quem interessa que o pré-sal seja abandonado ou que a Petrobras seja privatizada. 

O ex-presidente também defendeu os trabalhadores e o governo das denúncias na mídia sobre a Petrobras. “Depois do pré-sal, já houve três pedidos de CPI da Petrobras. Eu as vezes tenho impressão de que as pessoas pedem CPI para depois os empresários correrem atrás delas, e elas achacarem os empresários, pedindo dinheiro, para fazer não sei o quê”, disse Lula.

“Eu, quando era presidente, era todo refinado e não podia falar essas coisas. Mas eu não esqueço nunca de uma figura que vivia me ameaçando e pedindo CPI da Petrobras. Ele não podia conversar comigo que falava: “Eu tô com o pedido de CPI no bolso, eu tô com o pedido de CPI no bolso”. Um dia, eu disse: Meu filho, tira do bolso. Faz a CPI que você quiser!” Graças a Deus, ele não fez. Teve juízo. Mas eu resolvi que tinha que vir até a porta da Petrobras para discutir esses assuntos com vocês, os trabalhadores. (…)

Quero dizer aos petroleiros que não tenham vergonha dessa camisa. Os milhares de trabalhadores da empresa não podem ser confundidos com quem praticou erros. Se alguém roubou, esse alguém tem que ser investigado, julgado, e se for culpado, ir para a cadeia”, comentou.

Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

18 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Estive lá, foi muito

    Estive lá, foi muito emocionante . Estou enviando imagens para o youtube, mas está demorando para carregar .

    Dilma vencerá no 1º turno e Lindbergh poderá ir para o 2º turno aqui no RJ .

     

       Saudações libertárias !!

      1. É que emn tais horas não há

        É que emn tais horas não há recurso para fazer algumas tomadas áreas para que se veja a fila indo até a baixada fluminense

  2. ALGUÉM AVISA PRO LULA

    …lembrar na próxima estocada que no dia velório e no dia do enterro do Eduardo Campos a Marina Madalena era só sorrisos, fotos e selfies!

    Obviamente que após esse discurso do Lula a chorona Marina Manteiga vai se derreter novamente, se fazer de coitada.

    Ui, coitada!!!

    Abrs.

  3. PT

    Sempre que vejo brasileiros defendendo a corja do PT, só me vem na mente o egoísmo de pessoas que pensam apenas nos próprios benefícios que conseguem usurpar do Brasil com a ajuda desta cambada de vagabundos que usam do poder político para enfiar o nosso país cada vez mais na lama. É neste momento que vemos a verdadeira falta da educação e da ética no Brasil.  Nosso pais está recheado de políticos corruptos, mas o maior problema é o respaudo em massa de brasileiros que se dizem ‘honestos’ e que assim como o Lula não conseguem ver nada!  Estão cegos meus amigos? ou então me contem em que Brasil estão vivendo, todos estamos sem segurança, sem saúde, sem educação, sem condições de igualdade no comércio e na indústria, sem salários justos sem justiça e mesmo assim tem gente achando isso aqui uma maravilha?  

    1. Seu Artur m….

      Lamento muito que o senhor esteja sem segurança,sem saúde,sem igualdade no comércio e na indústria e sem vergonha na cara.Que Alá se apiede da tua alma e Silas o malafaia te cure dessa peste.Abs troll.

    2. Athur m..da

      Sempre que vejo brasileiros atacando o partido do PT, só me vem na mente o egoísmo de pessoas que pensam apenas nos próprios benefícios que conseguem usurpar do Brasil com a ajuda desta cambada de vagabundos que usam do poder político para enfiar o nosso país cada vez mais na lama. É neste momento que vemos a verdadeira falta da educação e da ética no Brasil.  Nosso pais está recheado de políticos corruptos, mas o maior problema é o respaldo de parte de brasileiros que se dizem ‘honestos’ e que não conseguem ver nada! Nem com o Lula lhes mostrando!  Estão cegos meus amigos?

      Ou então me contem em que Brasil estão vivendo, não percebem que segurança é constitucionalmente atribuição dos estados, assim como educação fundamental e básica?

      Não percebem que as condições de igualdade no comércio e na indústria estão postas, basta correr o risco inerente ao empreendorismo?

      Empresários agora tem que pagar salários justos!

      E que gente que viveu sob o tucanato, principalmente os mais pobres e desassistidos tão achando isso aqui uma maravilha, comparando a m..da que era isso aqui antes?

      Não percebem que o déficit cognitivo e a ignorância política é que mantém o país nesse atraso?

      E que trollagem é essa m..da de sempre, fala um monte de asneira desconectada de dados claros e objetivos?

    3. [  sem salários justos sem

      [  sem salários justos sem justiça]   Ante uma situação dessa, estais querendo que cara banque o honesto para morrer de fome? A vida não é o bem mais importante que qualquer coisa material fica irrelevante?

  4. A melhor parte do que Lula

    A melhor parte do que Lula falou é esta. A fala mais inteligente de hoje foi a de Lula: A MARINA ESTÁ QUERENDO TERCEIRIZAR A PRESIDÊNCIA. A rigor mata muitos coelhos com uma paulada só, esta fala dá um tratado para um bom jornalista como vocês. Marina, já demonstrou não ter condições de governar, vai fazer o que o Itamar fez, chamou FHC e não seu partido para fazer o real e governar terceirizado. Os economistas dela são muito ruins, ela convocará os economistas do plano real para sua campanha. O que quero dizer é que Lula está prevendo isto e está preparando o terreno para uma possível “terceirização”. Lula é esperto, sô.

  5. Lula é f….

    Esse cara, o Lula, não é “brinquedo”. Duas vezes presidente da República, e vai fazer comício na Cinelândia. deve estar lembrando dos vlehos tempo de líder metalúrgico. Maior respeito por esse cara.

  6. Marina diz que não faz “embates” com “auxiliares” (Lula!)

    Isso depois de se comparar a M. Luther King, Mandela e Gandhi…

    Continua a não fazer debate, só consegue falar dela (contra o Universo!).

    Sua assessoria deve tê-la instruido para falar (pelo menos) na palavra “debate”.

    Ou seja, mudaram do “coitadismo” para a “voz empostada” (o coitadismo foi pra neca…).

    Como ela sequer entende as táticas mercadológico-eleitorais, traduziu como, por ex. depreciar Lula.

    Mas discutir idéias e propostas, Neca.

    Fala, Marina, fááálaa!

  7. Bobagem! É exatamente isso

    Bobagem! É exatamente isso que a oposição profere ad nauseam. Tem que botar esse trecho no horário eleitoral e repeti-lo até o último dia antes da eleição.

  8. Muito cuidado sr. Artur M…..

    Segundo li hoje de manhã, até a “mocinha do dedo em riste ” vai sair do JN. Tudo culpa do PT, que faz as pessoas perderem seus empregos ou serem deslocadas para “entretenimentos”.

  9. vídeos emocionantes, resgata

    vídeos emocionantes, resgata a

    velha força da militancia, enfim revivescida.

    já o lula denuncioua terceirização  da prsidencia da república,

    jái niciada com  o fhc e suas privatizações, braços

    vorazes da iniciativa privada

    que tudo açambarca e 

    a tudo expropria para repor e

    engordar os cofres das matrizes deficitárias

    com as crises criadas por eles mesmos e seus neonliberalismo estagnantes

    existentes em seus países de origem.

    quando ele falou que a marina silva propõe a repartição do país numa  colcha de retalhos,

    um cara do meu lado lembrou das capitanias hereditárias

    da época colonização portuguesa.

     – ela repartiria então toda a nossa riqueza para a direita em centenas de interesses,

    dos banqueiros, das petroleiras intrernacionais, dos greenpeaces paralisantes etc  e tal ?

    ironizou uele. 

     

  10. Deveria ter sido só depois

    Deveria ter sido só depois que todos os acusados já tivessem soltos para que pudessem  participar e se defenderem publicamente ao ladoi do Lula.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador