Serrano: Tendência é Bolsonaro ganhar eleições e Brasil virar uma Venezuela de direita

Cintia Alves
Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.
[email protected]

 
Jornal GGN – Pessimista declarado, o jurista Pedro Serrano, autor do livro “Autoritarismo e golpes na América Latina”, afirmou em entrevista ao GGN, na tarde deste domingo (7), que “há uma tendência clara do Bolsonaro ganhar as eleições. (…) Corremos o risco de uma venezuelização de direita.”
 
Um eventual governo Bolsonaro seria a imagem do “autoritarismo líquido, autoritarismo fragmentário, em que se produz por medidas de exceção não por um governo de exceção, mas por medidas de exceção que convivem com medidas democráticas, por isso dá uma aparência de legitimidade.”
 
“Bolsonaro vai reduzir o espaço de interlocução com a democracia, aumentar a violência. É difícil até saber a que ponto, e se haverá retorno ao modelo totalitarista do século XX. Acho que o mais provável é manter algum tipo de relação formal com as instituições democráticas, mas na real vamos ter um estado totalitário, que é ainda pior.”
 
Em entrevista ao jornalista Luis Nassif, Serrano apontou que será uma eleição difícil para a parcela da sociedade que demanda respeito às liberdades individuais. “Vão tentar uniformizar os valor éticos e morais da sociedade e, numa sociedade como essa, isso só se consegue com violência”, disse, apontando prejuízo maior para minorias como negros, homossexuais e mulheres.
 
Até para o trabalhador vai sobrar porque, na prática, “o trabalhador na política de Bolsonaro é visto como o culpado de toda a crise. É o trabalhador que tem que pagar mais e receber menos direitos.”
 
https://www.youtube.com/watch?v=bzYwdf42MYo
 

 

Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

26 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Em outras palavras, o golpe

    Em outras palavras, o golpe será institucionalizado, o golpe será permanente, com o congresso e judiciário aprovando as medidas de exceção. É o fim do que existia de civilização em nosso país.

  2. O óbvio

    A eleição para presidente terá segundo turno e será decidida a favor de Haddad com os votos do Nordeste, especificamente pelos eleitores que votaram em Ciro Gomes. Registre-se

  3. o assustador resumo das eleições

    os votos que davam a Lula aliderança nas pesquisas foram em grande parte pra Bolsonaro. Em suma: muite gente, votava em Lula, não no PT.

    São Paulo se afunda como um povo extremamente conservador e ret´rogrado e cada vez mais: só tem boas votações governandores, senadores e deputados de direita leve ou bolsonarista.

    O povo do rio de janeiro tem a criminalidade como o grande e pior problema, com sobras. è nítido o desespero: Witzel centrou sua campanha em remodelar o combate ao crime. Flávio bolsonaro sobra como senador. Jair bolsonaro sobra na presidencial. Ciro, com seu jeito mais agressivo e autoritpário teve mais votos que o conciliador e calmo haddad. Dá pra sentir o grito de desespero contra a violêncai descontrolada nos votos do rio.

    Falaram tanto em renovação, em trocar quem já estava e isto ocorreu: só que os novatos eram ou direitistas conservadores, ou bolsonaristas extremistas.

    A Esquerda foi deletada no Brasil. Depois do furacão nas municipais de 2016, estas eleições de 2018 confirmam, que aideia de demonização da esuqerda foi plenamente absolvida pelo povão denorte a sul: o Brasileiro virou oficialmente coxinha retrógrado. pior: com várias rtendencias de extrema direita pró violéncia.

    Mesmo o Nordeste não mostra a vantagem segura que a esquerda e o pt sempre teve lá. De algum modo, a direita e  bolsonaro estão tomando votos que eram do pt e da esquerda.

    As manifestações feministas do Ele não semana passada, tiveram um efeito inesperado de disparar no brasieiro médio, a vontade de votar no extremismo de bolsonaro. De algum modo, as manifestações foram extremamente mal compreendidas, e tiraram votos do pt e da esquerda e jogaram em bolsonaro. O quanto whatsapp, fecebook e pastores protestantes neo pentescostais de igreja mercenária de garagem foram  responsáveis por esta virada impressionante?

    O povo brasileiro está com medo e ódio devido á imagem de corrupção, desemprego e violência. Estão calramente buscando algo novo e totalmente diferente do que foi usado nos últimos 20 anos. E não dão a mínima pra questões como defesa de minorias, combate ao preconceito, inclusão social, racismo, machismo tortura e ditadura militar. Não ligam a mínima pra isso. Como sensibilizar esssa pessoas com medo, ódio e em busca de algo novo em meio a esta situação insuportável que se arrasta há anos?

    Se não achar um jeito de ser ouvido, compreendido e convencer, a derrota é certa, pois os votos de alckmin e amoedo bastam pra vitória.O PT tem que, de alguma forma, buscar de volta eleitores de bolsonaro qeu eram de lula e abraçaram o extremista militar. Como?

    1. Para o trabalhador e

      Para o trabalhador e aposentado mostrar a proposta deles de acabar com o decimo terceiro e o terço de ferias….

       

      Para o servidor a proposta deles de rebaixar salarios e acabar com a estabilidade……..

       

      Para todos que o capetão é do time do golpista e abraça todas as reformas dele…..

       

      Se mesmo assim o povo elege-lo, paciencia……o povo é soberano para escolher seu destino, se a vontade da maioria é se atirar no pricipício, que seja respeitada……

      O que não se aprende com amor, se aprende com a dor……

       

  4. Hoje cheguei a uma conclusão:

    Hoje cheguei a uma conclusão: a maioria das pessoas votam mesmo é com a barriga. Conversei com algumas pessoas, parentes, amigos, mostrando que Bolsonaro é um candidato a genocida, que ele sempre defendeu que as ditaduras mais sanguinárias da América Latina mataram pouco, que a ditadura deveria ter torturado e depois matado e até hoje fala abertamente em metralhar opositores, condecorar policiais que mais matarem, etc, etc. Nada disso sensibilizou-os.

    Por quê? Porque estavam mesmo preocupados com a ideia que o PT vai transformar o Brasil numa Venezuela! Ou seja, estão mais preocupados com o próprio estômago do que com questões humanitárias. É o egoísmo falando mais alto.

    Enxerguei então uma vantagem numa eventual vitória bolsonariana: pelo menos essa gente vai ver seus temores se tornando realidade em sua própria escolha. O problema é saber se no final restará alguma coisa para reconstruirmos…

    1. Calma gente! Esta onda

      Calma gente! Esta onda conservadora terá duração curta, 3 anos…..agora é hora de recuar, não confundir com “se entregar”…eles irão ruir aos poucos…quando esta onda estiver se dissipando, vai ser a hora de entrar para levar! Dilma, Requião, Supla estarão de volta! No doubt!

      P.S A não ser que haja um golpe militar no final desta onda conservadora!

      1. Se entregar? De jeito nenhum!

        Se entregar? De jeito nenhum! Seríamos tão coniventes quanto os que votaram e votarão nele de novo. É claro que seria muito melhor impedir um governo fascista, mas nesse caso a desvantagem que enxergo é que demoraria mais tempo pra onda conservadora se dissipar. Vai ser muito triste ver alguém como ele destruindo nosso país, mas os eleitores dele também vão sofrer junto e com o peso de ter colaborado.

        Um autogolpe é muito provável, entretanto acredito que tem uma boa parte do exército muito consciente dos malefícios que 64 trouxe pro país. Tenho certeza da catástrofe que será a ponte do Temer ao quadrado, protagonizado por um presidente extremamente imbecil. No fim quem sabe teremos condições muito mais favoráveis pra reformar esse país e com uma bancada conservadora muito reduzida devido ao seu muito provável fracasso.

        Li esse texto de um tucano e não lembro de ter gostado de algum outro, retirando a parte costumeira de rancor anti-PT, achei muito aproveitável:

        https://www.poder360.com.br/opiniao/eleicoes/nos-os-constituintes-de-1988-fracassamos-diz-antonio-britto/

  5. O que é uma “Venezualização de Direita”?

    Admiro muito o trabalho do Professor e jurista Pedro Serrano, mas discordo do termo empregado! 1 O que seria uma Venezualização de Direita? É importante lembrar que a Venezuela chegou a esta situação graças a queda brusca do preço do petróleo impulsinada por uma política imperialista dos Estados Unidos!

    2 Embora o Chavismo tenha cometido erros, como por exemplo, não investir em uma política de desenvolvimento econômico. Isto é, a Venezuela, é um país que pratica a monocultura, ou seja, sua economia está ancorada apenas em um produto, “O Petróleo”, eles não possuem outra saida para o momento, a não ser resisitir a fúria estadunidense. É preciso compreender que a Venezuela é um país que possui petróleo de excelente qualidade, mas sua população sempre foi pobre. O que fazer neste caso? Continuar subjulgando-se ao poder imperialista ou lutar? 

    Lutar contra os Estados Unidos tem um preço elevadissimo e a Venezuela está pagando-o. Não podemos fechar os olhos para isto. 

  6. Tendência não, certeza!

    Estou cansado e decepcionado. O PT finge que não existe anti-petismo intitucionalizado. Ainda com Lula haveria alguma chance de vitória. Sem Lula, o caminho natural seria compor com Ciro.

    A vitória de Bolsonaro é apenas questão de tempo e será consagrada no dia 28/10.

    Luis Nassif, ainda há tempo de o PT e Lula corrigirem esse erro de entregar de bandeja o país para a extrema-direita.

    ‘LEI Nº 9.504, DE 30 DE SETEMBRO DE 1997. Art. 2º (…)§ 2º Se, antes de realizado o segundo turno, ocorrer morte, desistência ou impedimento legal de candidato, convocar-se-á, dentre os remanescentes, o de maior votação.(…)”

     

     

  7. Se nao ganhar no 2, Bolsa ganha no 3 turno
    Contra tudo e contra todos – judiciario, mp, imprensa, Institutos de pesquisa, Adelio, mercadores da fe, forcas armadas e policias, etc. – Haddad furou o cerco do golpismo.
    Se o Bolsonada nao ganhar no segundo turno, ele ganhara no terceiro turno.

  8. Protejam-se

    Recomendo já irem apagando todos os comentários pró Lula e pró PT das redes sociais, antes que seja tarde… Antes que vocês jantem, eles almoçarão…

    Do ponto de vista de costumes, estaremos mais próximos de uma Arábia Saudita, sem o véu é lógico, mas com internet vigiada, e muito mais. As novelas e filmes ficarão mais recatados, com a censura. Falar mal do presidente, nem pensar, nem em postagens de internet, provavelmente os censores estarão vigiando tudo… Roupas recatadas nas ruas e principalmente em repartições públicas… Penas mais duras, presos trabalhando nos presídios… Porte de armas liberado…

    Escolas militarizadas, cantando hino Nacional, fazendo ordem unida, alunos levantando na sala de aula cada vez que o professor chega… Corte de cabelo militar para alunos, OSPB de volta no currículum e muito mais…

    Esquerda na ilegalidade…

    Uma ditadura nos costumes, até seria toleravel ” se” tivessemos um sucesso econômico. Mas parece que dificilmente este será o caso…

    Do ponto de vista da reforma previdenciaária, me parece que alguém do time de Bolsonaro já afirmou que vai reduzir o piso da aposentadoria para 238 reais, para não quebrar a previdência enquanto migramos para um regime de capitalização. …

    Guedes jurou que vai privatizar tudo, tudo mesmo, em menos de 4 anos, então grande parte dos onze milhões de funcionário públicos vão pra rua, se unir aos já 13 milhões desempregados. Será algo nunca visto nestes 500 anos de História…

    Diferentemente da Argentina, se aqui inventarem de invadir super mercados para saquearem, o exército estará no comando. Os profissinais da violência…

    É ilusão imaginar que isto vai durar só 4 anos. Quem está por trás da logistica do Bolso, é bem inteligente. Eu arriscaria dizer que este grupo governará mais de 20 anos.

     

     

  9. Muita luta pela frente. Golpes se estendem no tempo

    Pedro Serrano sempre foi uma voz lúcida e consciente dos ventos que sopravam no sentido do estreitamento dos horizontes no Brasil. Tem nada a ver com pessimismo. É que a sua capacidade de interpretar cenários e fazer a sua correta tradução, o que aliás ele já vinha alertando há muito tempo em sala de aula, palestras e ceminários, era a exposição de uma realidade muito chocante que a maioria ainda não estava preparada para compreender na sua totalidade porque machucava e trazia lembranças dolorosas que uns preferiram esquecer, e outros optaram em não se aprofundar. 

    Que cada um tenha o seu tempo para compreender e entender os ventos e isso possibilite traçar uma estratégia pessoal e/ou aliada a um grupo. 

    Nesse sentdo, deixo aqui mais uma opinião  –  Trecho do artigo de Clarisse Gurgel publicado no Sputnik, publicado também no site Brasil247: “Os resultados das urnas neste domingo mostram a eleição de um Congresso majoritariamente conservador e a queda de figuras conhecidas da ala progressista lançam o país sob a possível sombra de um novo golpe, desta vez com características militares; “Pra mim, o Brasil está sob grave risco de um segundo golpe, desta vez não por articulação parlamentar, mas por meio de uma ação com estética militar à semelhança de 1964. O país que emerge hoje pelo voto é muito semelhante ao 18 de Brumário de Luís Bonaparte mencionado por Kafka: próximo de ser governado por uma figura caricata e sem conteúdo político”, diz a cientista política e professora da Unirio, Clarisse Gurgel – https://www.brasil247.com/pt/247/brasil/371444/Resultado-das-urnas-coloca-Brasil-sob-risco-de-2%C2%BA-golpe-diz-cientista-pol%C3%ADtica.htm

     

  10.  
    Que bom que o Brasil vai

     

    Que bom que o Brasil vai virar uma nova Venezuela.

    Esse país  magníco, democrático e igualitário, onde não há ditadura e as leis e os direitos humanos são respeitados e o povo vive feliz.

     

     

  11. A HORA DAS BESTEIRAS CHEGOU!

    Como seria uma “venezuelização de direita”, há muito que não via besteira desta forma que não quer dizer nada.

    Conservadorismo, entreguismo, banditismo, militarismo, ….. , o que isto tem de concreto com a Venezuela.

  12. A frase voltou.

    Eu acreditava que não ouviria mais uma frase antiga que dizia: “A melhor saída é o aeroporto do Galeão”. Mas, pelo andar da carruagem, ela voltou. 

  13. De tanto falar em venezuela

    De tanto falar em venezuela parece que vão conseguir nos transformar em uma.

    Ou será a Argentina?

    O que vocês acham: seremos uma venezuela ou uma argentina?

  14. A ÚNICA SALVAÇÃO SERIA HADDAD RENUNCIAR EM FAVOR DE CIRO…

    Concordo, inteiramente, com o que o José Paulo disse em seu comentário “Tendência não, certeza!” onde disse: “… Luis Nassif, ainda há tempo de o PT e Lula corrigirem esse erro de entregar de bandeja o país para a extrema-direita. ‘LEI Nº 9.504, DE 30 DE SETEMBRO DE 1997. Art. 2º (…)§ 2º Se, antes de realizado o segundo turno, ocorrer morte, desistência ou impedimento legal de candidato, convocar-se-á, dentre os remanescentes, o de maior votação.(…)”

    Porém, infelizmente, sabemos que isso jamais irá acontecer…

    Será que ninguém entendeu ainda?

    É lógico que o PT sabe que Haddad vai perder para o Bolsonaro no segundo turno; por causa das enxurradas de delações que ainda estão por vir (nem vazou ainda a delação do Marcos Valério) no segundo turno, contra Lula, o PT e o próprio Haddad (já com 32 processos, segunda a capa da Isto É)…

    Mas, talvez, é isso mesmo que o PT quer!

    Quem sabe, torcendo para os direitos trabalhistas regredirem aos do século 19, para a extinção dos sindicatos, para os militantes e blogueiros de esquerda serem perseguidos, torturados e extraditados pelas novas hordas de milícias bolsonazifascistas do novo governo de extrema direita.

    Quem sabe, até sonhando com o sacrifício de Lula na prisão; a fim dele se tornar um verdadeiro mártir de esquerda…

    Quem sabe, estão com saudade da Ditadura Militar e querem reviver aquele antigo sonho utópico da revolução cultural…

    Para, quem sabe assim, a esquerda morrer e, como uma fênix, renascer das cinzas do PT…

    Bem, o Brasil e os brasileiros que se explodam!

    Por isso, o ÚNICA SALVAÇÃO para a Esquerda, o Lula , o PT e para o Brasil seria Haddad renunciar em favor de Ciro Gomes; o único que, talvez (e só talvez), teria condições de derrotar Bolsonaro…

    Mesmo porque, se ele não conseguir salvar o Brasil da dança na beira do abismo, ninguém mais conseguirá!

  15. Venezuela não Filipinas
    Não sou pessimista mas realista. Deve-se esperar o pior. Ninguém têm noção ou consciência do que pode acontecer no Brasil. A barbárie vai desencadear o quê?”Quem espera nunca alcança”.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador