TSE derruba 68 postagens Fake News contra o PT, Haddad e Manuela

Patricia Faermann
Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.
[email protected]


Foto: Divulgação PT
 
Jornal GGN – O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) já derrubou 68 postagens consideradas Fake News contra o PT, contra o candidato à Presidência, Fernando Haddad, e contra a candidata à vice, Manuela D’Ávila. A medida foi tomada em duas decisões de caráter liminar.
 
A primeira delas, adotada ainda neste sábado (06), o ministro Carlos Horbach pediu a retirada de 35 conteúdos da internet, seja nas redes sociais Facebook e Twitter ou de páginas online. 
 
“Do exame perfunctório ora realizado, é possível concluir que 35 dessas postagens efetivamente contêm a divulgação de fatos inverídicos, alguns dos quais já analisados por este Tribunal Superior Eleitoral”, havia concluído o ministro ainda no último sábado, na véspera das eleições em primeiro turno.
 
Agora, foi o ministro Sérgio Banhos do TSE que detectou outras 33 publicações de teor negativo e inverídicos, ou seja, Fake News contra a candidata à vice na chapa de Haddad, Manuela D’Ávila (PCdoB). O ministro concedeu o prazo de 24 horas para o Facebook retirar todos estes conteúdos do ar.
 
De acordo com a coligação “O Povo Feliz de Novo” (PT, PCdoB e PROS), “as pessoas representadas responsáveis pelas contas e páginas no Facebook teriam se utilizado da rede social para ofender e difamar a candidat Manuela D’Ávila e a coligação representante, por meio da publicação de vídeo, no qual se atribui condutas moralmente reprováveis à candidata”.
 
O vídeo mistura trechos de autoria da candidata, com publicações de jornais sobre manifestantes distribuindo imagens de santas e chutando crucifixos, com trecho de vídeo de Manuela pedindo o combate da homofobia em escolas, com a sobreposição de imagens que deturpam o conteúdo real.
 
Ainda, determinou que os autores deve ser identificados pela rede social e informados à Justiça, que devem intimar estes autores e o Ministério Público Eleitoral (MPE), sobre um posicionamento destas postagens mentirosas. 
 
O ministro concordou que as publicações foram criadas com o intuito de “mancharem a imagem da candidata perante o público católico e cristão, com o objetivo evidente de interferir no pleito eleitoral” e determinou a “imediata retirada do conteúdo” e a disponibilização dos dados pessoas dos autores para “eventual responsabilização”.
 
Em resposta, a coligação informou que a medida foi “mais uma decisão histórica” e ressaltou que os partidos criaram um canal de comunicação para qualquer um denunciar as chamadas Fake News, por meio do whatsapp (11) 974028726, em tentativa de combater essa divulgação de informações inverídicas.
 
“Vale sempre lembrar: divulgar Fakenews é crime! Envie para esse número qualquer material com conteúdo ofensivo e mentiroso que receber nas redes sociais”, publicou a Coligação “O povo feliz de novo”.

 

Patricia Faermann

Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.

9 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Quem são estas pessoas?
    Pois tem que ser processadas e com divulgação de seus nomes, para que outras pessoas pensem duas vezes em cometer tal delito, e se possível impugnar a candidatura do tal jair.

  2. As páginas circularam a

    As páginas circularam a vontade e os ministros dos fake news vem agora com perfunctórios. Vai pro inferno. E quem colocou as páginas não serão incomodados? Cadê a rosa moro e o fux da peruca para chamar a Policia Federal para encontrar esses canalhas que estão emporcalhando essa eleição? Ah! Já sei. Estão juntos.

    E o PT? Vai deixar impunes esses ordinários até que no imaginário da população o partido seja composto só de pedófilos e estupradores?

  3. Não as conhecia até então,

    Não as conhecia até então, mas acreditar nessas mensagens, ou é muita ignorância ou muita falta de caráter.

    Os caras que as criaram, ou são muito baixaria mesmo, ou captaram o valor moral de setores da sociedade.

    Agradeço ao Rodrigo por postar o link.

     

     

  4. Eu acuso !

    O senhor JOSÉ SERRA , de ser o introdutor deste tipo de campanha, quando candidato à presidente junto com Dilma.

    Além de ladrão , é  pior canalha político existente no país; e o respnsável pela venda do nosso petróleo.

    Um AMERICANO ENRUSTIDO !!!!!!

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador