Xadrez do caos armado e dos pais da pátria, por Luis Nassif

Conforme previsto há tempos, encerrado o ciclo Lula-PT, ingressa-se em uma nova etapa da Lava Jato, superando o período no qual todos os abusos eram perdoados.  Cessada a blindagem, a Lava Jato começa a ser questionada pelos tribunais superiores, em alguns casos em defesa das prerrogativas desses tribunais, em outros, em defesa prévia sobre os avanços contra políticos aliados.

Tem-se um quadro complexo.

Aberta a caixa de pandora, os procuradores querem avançar além do fator PT. Ficou nítido nas manifestações da Lava Jato paulista sobre a perda do foro privilegiado do ex-governador Geraldo Alckmin. Agora, na mira, está também um dos principais operadores do PSDB, o banqueiro Ronaldo César Coelho, estreitamente ligado a José Serra, e com as contas bloqueadas na Suíça. Sua prisão, e uma investigação séria, promoveria uma verdadeira hecatombe no que restou do partido.

Esse episódio precipitou uma série de movimentos.

Peça 1 – o fator tribunais superiores

Nas últimas semanas, os tribunais superiores – STF (Supremo Tribunal Federal) e Superior Tribunal de Justiça (STJ) – resolveram enfrentar, finalmente, o juiz Sérgio Moro.

O STF, através dos votos de Gilmar Mendes, Dias Tofolli e Ricardo Lewandowski, retirou de Moro vários processos contra Lula, todos baseados na mesma “teoria do fato”, juntando medidas que beneficiaram as empreiteiras com os casos tríplex e sítio de Atibaia.

Ao mesmo tempo, o Superior Tribunal de Justiça (STJ) passou para um juiz do Distrito Federal a decisão sobre um habeas corpus para um português envolvido na Lava Jato.

Moro reagiu, em franca desobediência a ambos os tribunais, provocando reações vigorosas da parte dos desembargadores do STJ.

Ao mesmo tempo, o STF pediu providências para o CNJ (Conselho Nacional de Justiça) e o CNMP (Conselho Nacional do Ministério Público), contra manifestações do procurador Carlos Fernando dos Santos Lima, o mais agressivo dos procuradores da Lava Jato. E avisou que, se não forem tomadas providências, o próprio STF agirá de ofício.

E há, no CNJ, uma representação contra Sérgio Moro pela divulgação ilegal das conversas de Lula com Dilma – que foi um dos principais fatores políticos para o golpe do impeachment. A divulgação foi autorizada pelo então PGR Rodrigo Janot.

Lewandowski está onde sempre esteve. A mudança de posição de Gilmar Mendes – que voltou a ser o garantista de antes do mensalão – se deve ao fator Ronaldo César Coelho. O algoritmo mágico do STF distribuiu para Gilmar as denúncias contra José Serra, Aloizio Nunes, Aécio Neves e Cunha Lima, os principais nomes do PSDB envolvidos com os escândalos.

Em todo caso, seja bem-vindo de volta ao mundo dos garantistas.

À medida em que vai sendo cercada, a Lava Jato tenderá a produzir mais foguetório. E, aí, entra em cena, o fator Raquel Dodge.

Peça 2 – o fator Raquel Dodge

Sem controle sobre a base, a Procuradora Geral Raquel Dodge tratou de se blindar perante a mídia – especialmente a Globo – através de um movimento desmoralizante, que a equipara ao antecessor Rodrigo Janot e às manipulações dos jovens procuradores da Lava Jato – que, pelo menos, têm o álibi da juventude.

Dodge seguiu o mesmíssimo figurino de ilações manipuladas da Lava Jato, a chamada “teoria do fato”, segundo o MPF (leia aqui sobre o tema) – que é uma versão particularíssima da metodologia adotada.

Trata-se de uma metodologia adotada por qualquer bom repórter investigativo e que foi introduzida no MPF pelo procurador Douglas Fischer. Consiste em criar uma narrativa inicial sobre o tema que está sendo investigado, para ajudar a organizar as informações.

Os bons investigadores e os bons jornalistas criam uma narrativa experimental no início das investigações e vão alterando, à medida em que vão aparecendo novos fatos. O fato é soberano. Maus repórteres e maus investigadores se aferram à narrativa inicial, ignorando todos os fatos que possam comprometê-la.

Esperava-se que, com mais experiência na área, a PGR Raquel Dodge não comprometesse o MPF com esse estilo, adotado por seu antecessor. Esperança vã!

Vamos entender seu jogo, por partes.

A falsa isenção

Raquel Dodge tem o desafio de não se comprometer com o PSDB e, ao mesmo tempo, aparentar alguma isenção nas suas investigações.

Para atender às duas necessidades, no caso do PT, atira em quem está no jogo; no caso do PSDB, mira nos patos mancos – Aécio Neves e Eduardo Azeredo – e preserva quem está no jogo, José Serra e, especialmente, Geraldo Alckmin.

Tome-se a denúncia recente contra Lula, Gleise Hofman e Paulo Bernardo. E compare-se com o caso Geraldo Alckmin. A diferença é escandalosa.

A propina

A Lava Jato identificou um financiamento de campanha da Odebrecht para Gleise; e outro para Alckmin. Ambos nas eleições de 2014, parte dos pagamentos pelo caixa 2. Para Gleise, o intermediário foi o marido Paulo Bernardo, ex-Ministro do Planejamento; para Alckmin, seu cunhado Adhemar Ribeiro. Não poderia criminalizar Gleise apenas pelo Caixa 2, pois teria que aplicar a mesma medida contra Alckmin. Qual a saída encontrada pela “teoria do jogo” de Dodge?

A contrapartida

Na denúncia de cada propina, há a necessidade de se identificar a contrapartida oferecida

Gleise Hoffman

A denúncia se reporta a uma decisão de 2010 (quatro anos antes do financiamento eleitoral da Odebrecht!), da Câmara de Comércio Exterior, ampliando o financiamento às exportações de serviços para Angola, medida fiel à estratégia de expansão brasileira na África.

A decisão passou pela Camex, constituída pelos seguintes órgãos:

•          Conselho de Ministros da CAMEX, órgão de deliberação superior e final;

•          Comitê Executivo de Gestão – Gecex;

•          Secretaria-Executiva;

•          Conselho Consultivo do Setor Privado – Conex;

•          Comitê de Financiamento e Garantia das Exportações – Cofig;

•          Comitê Nacional de Facilitação de Comércio – Confac;

•          Comitê Nacional de Investimentos – Coninv; e

•          Comitê Nacional de Promoção Comercial – Copcom (tema em discussão).

O Comitê de Ministros é composto dos seguintes Ministros:

•          Ministro de Estado Chefe da Casa Civil da Presidência da República;

•          Ministro de Estado da Indústria, Comércio Exterior e Serviços;

•          Ministro de Estado das Relações Exteriores;

•          Ministro de Estado da Fazenda;

•          Ministro de Estado dos Transportes, Portos e Aviação Civil;

•          Ministro de Estado da Agricultura, Pecuária e Abastecimento;

•          Ministro de Estado do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão; e

•          Chefe da Secretaria-Geral da Presidência da República.

Paulo Bernardo era um dos oito Ministros do Conselho, com status inferior aos Ministros da Casa Civil, da Fazenda, das Relações Exteriores, e da Secretaria-Geral da Presidência. Pouco importou à PGR. Foi o responsável pelo aumento das linhas de financiamento, e não se fala mais isso. A partir daí, repetiu a teoria do fato apud MPF – que consiste em enfiar provas a martelada na narrativa escolhida. E denunciou a “organização criminosa” comandada por Lula. O que demonstra que a parcialidade e falta de senso não são prerrogativas da 1ª instância do Ministério Público Federal.

Geraldo Alckmin

De acordo com delação premiada de ex-executivos das empreiteiras Odebrecht e Camargo Corrêa, Geraldo Alckmin recebeu R$ 10,3 milhões em caixa 2, através de seu cunhado, Adhemar Ribeiro. Todas foram beneficiadas por obras do governo paulista, autorizadas diretamente por Alckmin, do Rodoanel ao Metrô. Mas o caso foi tratado meramente como financiamento de campanha, sem sequer criminalizar o caixa 2, e remetido para o Tribunal Regional Eleitoral, integrado, em sua maioria, por juízes e procuradores estaduais aliados de Alckmin.

Peça 3 – o terror e o aparato policial

Há um conjunto de evidências mostrando que o crime organizado e a violência política estão cada vez mais entronizada entre integrantes de corporações armadas.

O deputado Antônio Francisquini foi Secretário da Segurança no Paraná, em 2015, no governo tucano de Beto Richa. Antes disso, ocupou cargo de relevância no Espírito Santo. Pertence a ala mais barra-pesada da Polícia Federal e, por seus cargos anteriores, têm relações estreitas com o aparelho policial do Paraná. No seu Twitter trata-se os membros do acampamento como “bandidos órfãos de Lula”

Por aí se entende a quase impossibilidade de apuração, pela polícia do Paraná, dos atentados cometidos contra a caravana de Lula e contra o acampamento do MST em Curitiba.

Esses atentados, mais os que resultaram na morte da vereadora carioca Marielle Franco, mais a identificação de munição das forças de repressão encontradas nos locais dos atentados, são um indicativo preocupante. Indicam que há uma força armada, provavelmente com integrantes dos aparelhos policiais, enveredando cada vez mais pelas sendas dos atentados políticos. Falta pouco para saírem totalmente de controle.

Mas não apenas político.

A mesclagem entre forças de repressão e crime organizado ficaram nítidas em dois episódios. O primeiro, no poder crescente das milícias no Rio, e na influência do PCC em São Paulo. No âmbito federal, o tratamento dado pela Polícia Federal ao caso da helicoca – o helicóptero do senador Perrela, com 500 quilos de cocaína. Qualquer adolescente, detido com quantidades irrisórias de droga, é inapelavelmente preso e condenado. No caso do helicoca, o piloto foi solto em questão de dias, para voltar a delinquir, sendo apanhado em outra operação, a serviço do PCC.

Peça 4 – a teoria do caos

Tem-se, então, os seguintes componentes do caos atual:

  1. O embate entre tribunais superiores e a Lava Jato.
  2. As principais instituições sendo comandas por Michel Temer (Executivo), Carmen Lúcia (STF), Raquel Dodge (MPF) e Rodrigo Maia (Legislativo). É mole?
  3. O racha do STF, anulando completamente seu papel anti-majoritário. Em pleno tiroteio, com atentados explodindo, com a violência política se espalhando, o inacreditável Luís Roberto Barroso se prestava a um trabalho de auditoria para conferir se os condenados da Lava Jato estavam pagando ou não suas multas. E, obviamente, tratando de espalhar o meritório trabalho pelas colunas de jornais.
  4. A economia sem nenhuma perspectiva de recuperação.
  5. O grupo do golpe sem nenhum candidato competitivo.

A partir desses dados, montem suas apostas.

 

Luis Nassif

74 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. A minha “aposta” em tais
    A minha “aposta” em tais condições era guerra civil. Mas eu concluí que o brasileiro médio é covarde demais (ou ignorante demais) para se revoltar, então agora eu diria que o Brasil irá se desfazer ou virar uma típica república de bananas nos moldes africanos.

  2. Uma turma barra pesada…

    O delegado Francischini era um dos vazadores da Lava Jato, ultra-seletivo, claro, só não vazava coisas que comprometiam ele próprio Franchischini…….

    Restagei algumas postagens sobre esta figura aqui no GGN…..aliás, o PSDB sempre deu guarida para esse tipo de perfil….haviam um que era araponga do Serra e, como tal, esteve no episódio que derrubou a candidatura de Roseana Sarney, que era bem mais citada que ele Serra nas pesquisas de opinião publico para a presidencia……esqueci o nome dele……delegado tmbm….

    Ah sim, lembrei-me…..Marcelo Itagiba….

    Resgatei antigas postagens, mas atualíssimas, sobre essa  turma barra pesada…

    http://spinpatologico.blogspot.com.br

     

     

     

     

  3. Minha aposta é que o jogo contra o PT será ainda pior.
    Quando o próprio Nassif abre mão da aposta, de tão desesperador é o quadro, isso é indicativo do nível de absurdo, de nonsense, que atingimos nas instituições, um nonsense tão absoluto, tão inacreditável, que se torna, na prática, impossível prevermos o que virá.

    Na barafunda dos interesses que às vezes se misturam, contrários e aliados têm que fazer um jogo delicado de “toma-lá-dá-cá”. Miss Dodge não pode se desmoralizar junto ao seu público interno, ainda sedento do sangue dos políticos, o que lhes dá o protagonismo social e poder, e ao mesmo tempo, não pode ir contra os que o sistema – Globo + Gilmar Mendes e outros ministros do STF – protege, como Serra e Alckmin.

    A conta sempre sobra para o PT, isolado na ponta da mesa, uma festa onde seu papel é servir de carniça para todos os outros participantes: MPF, mídia, sociedade babando de ódio contra “os corruptos” (eles, petistas…) e o STF.

    Tenho por mim que apesar de toda a confusão, seguirão fazendo EXATAMENTE A MESMA COISA DE SEMPRE, para “acalmar a todos” – factóides contra Lula, contra o PT. Esquece-se por um tempo de Aécio, de Ronaldo César Coelho, e do jeito que têm a faca e o queijo nas mãos, diante de uma sociedade totalmente IMBECILIZADA, no atual estado de catatonia e fanatismo, não será surpresa se Raquel Dodge for além, sugerindo a EXTINÇÃO DO PT por qualquer artigo em que possa, como disse o Nassif, “MARTELAR” a tipificação de um crime qualquer. Extinto o PT, que seja apenas “suspenso por seis meses”, a esquerda fica sem tempo na TV, semi-nocauteada, e novatos como Boulos e Manuela D´Ávila tendo que enfrentar praticamente sozinhos todos os outros candidatos, num tempo somado de TV em torno de “Direita, 45 minutos, X Esquerda, 15 minutos”.

    Pode ser pueril, de tão absurda, mas essa é a minha aposta! O massacre ao PT recrudescerá para que a nação esqueça totalmente qualquer possibilidade de votar em alguém de esquerda ou Centro-esquerda, e o PT seja visto de uma vez por todas como “uma quadrilha que tomou o poder visando roubo e a própria perpetuação no poder….” – alguém duvida que nossa classe média abraçará esta causa com todo o fervor e fé…? O caminho estaria escancarado para Marina Silva, Joaquim Barbosa ou Alckmin, o que seria indiferente para a rede Globo, hoje, penso eu, pai e mãe desse golpe de Estado.

  4. SE OS MINISTROS

    Se os ministros Marco Aurélio, Celso de Mello, Toffoli, Lewandowski e Gilmar com a experiência que tem se eles unirem com toda força ainda mais que resolveram seguir a lei e a constituição como se deve,eles poderão revolucionar para o bem  a suprema corte a começar por derrubar todo poder que o Moro pensa que tem levando também, a Cármen Lúcia a tomar uma atitude em relação a ele. A Carminha se acha muito inteligente, mas ela não é se ela fosse já teria mudado de postura pelo menos para preservar sua boa imagem, mas como ela não liga sairá da presidência com a imagem da pior presidente que a suprema corte já teve. Rosa Weber pode mudar de postura se ela conversar com o ministro certo capaz de convencê-la de pelo menos a votar de maneira correta… O ministro Celso de Mello é  ideal. Fachin, Fux, Barroso e Alexandre esses não mudam são três bajuladores. Os três se julgam espertos e acham que não tem nada demais rasgar a constituição ou fazer mudança na lei e seguindo para o mesmo caminho tem a irmã de Janot, Raquel Dodge.. 

  5. Aposto no legislativo e no esclarecimento do povo

    Nada que o PT faça, pelo menos durante os próximos 20 anos ou mais, terá resultado político positivo quando estas ações envolvam elites, principalmente na nomeação de ministros do STF e a formação da alta administração em cargos públicos. Os pretorianos ainda estarão por aí durante muitos anos, ao comando dos EUA, pelo menos até que gente do Brejo da Cruz chegue até lá e, principalmente, lembre que foi do Brejo da Cruz.

    O único que hoje poderia mudar este quadro é focar onde o verdadeiro poder político do Brasil se encontra: no congresso. O PT e aliados deviam focar no legislativo e aumentar expressivamente a base parlamentar em Brasília, nos estados e nos municípios. É absurdo o PT ser o partido de maior densidade eleitoral e ter apenas 50 ou 60 deputados e algo próximo de 8 senadores. Se apenas os que se dizem petistas (quase 20% dos eleitores) votassem direito, o PT teria mais de 100 deputados e pelo menos 16 senadores.

    O erro principal do PT foi soltar as pontas da base popular e política, permitindo que tanto o apoio popular como a base parlamentar fossem gradativamente esvaziados. Com base parlamentar suficiente, não teria havido golpe e já teríamos fechado a rede Globo e feito muito mais pelo Brasil. Temer é absolutamente impopular e assegurou dois pedidos de impeachment “com provas”, mas Dilma foi impichada sem nenhum delito. A explicação é muito clara: apoio parlamentar. Lula devia falar ao povo: se vota em mim então vote num senador e deputado do PT ou de aliados.

    O PT não fez mais pelo Brasil apenas por ter que negociar a todo instante com uma base incerta e volátil que o povo brasileiro desavisado e ingênuo colocou no congresso.

    Estamos com as eleições chegando. Enchamos o congresso de progressistas e em breve o Brasil voltará a mudar.

    1. URGENTE URGENTE++ Eu, pobre

      URGENTE URGENTE++ Eu, pobre coitado leitor, não consigo, mas algum político com mandato e uma porção de assessor deveriam fazer um HISTÓRICO resumindo todos PROCESSOS desde o mensalão constando as acusações, os réus e suas funções e partidos, andamento do processo  e resumo de setença incluindo progressão da pena e situação atual dos réus…
      É com certeza tarefa para um jornal independente. NASSIF pode providenciar.
      Não vou cobrar nada pela sugestão.!!!!!!!

    2. Tudo isso estaria melhor se,

      Tudo isso estaria melhor se, o STF não fosse nomeado pelo presidente da república, se os congressistas e a maior parcela de ministros e demais próximos da corte não tivessem foro privilegiado… o erro,  no governo PT , ao seguir o mesmo sistema, não propondo de imediato a reforma agrária e política, mudanças prometidas, não cumprindo com suas maiores promessas e não tornando o crime político, de corrupção, hediondo.Hoje precisamos  nos unir .Defender esse ou aquele partido não é discutir idéias ou conceitos. Devemos nos unir em torno das dez medidas contra a corrupção, e tantas outras aspirações mais simples que desinteressam ao congresso, como as infindáveis reeleições, aposentadoria para cargos políticos, privilégios indecorosos.Reforçando, o congresso realmente é o lugar a ser ocupado, e não precisa ser do meu time pois , ser  alguém preparado e honesto, pode ser de outro time e representar os anseios mais necessários ao coletivo; pois que,  todo homem honesto e preparado, seja simpatizante ou registrado na monarquia, esquerda, ou direita, republicano ou parlamentarista, se tiver esses atributos de honestidade e preparo, terá evoluído para a divulgação e implantação de idéias e atitudes  para a coletividade populacional e não apenas para os times e partidos Precisamos garimpar esse tipo de político e colocá-lo no congresso

      1. Bom para síndico de predio

        Isso seria bom para síndico de predio residencial.

        Estamos falando aqui de politica e de opção para o Brasil. 

  6. Fica a cada dia mais claro
    Fica a cada dia mais claro que nossa justissa, foi e sempre será capacho da direita entreguista. A contrapartida a manutenção dos palácios e super salários do judiciário.

    Só que este caldo vai entornar, a imagem de todos eles esta péssima.

    Seus patrocinadores políticos, mdb e psdb vão ter desempenho pífio.

    A imagem da mídia golpista está muito ruim.

    Também os fascistas da direita terão prazo de validade, pois se o brasileiro fosse afeito a violência gratuíta já teria explodido o judiciário é o legislativo.

    E o principal, deu tudo errado na economia. Crise só vai piorar.

  7. Caro Nassif

    Como você afirma entramos no caos. Nas forças reinantes não existe ninguém habilitado para recuperar a nação, nossa economia, nossas instituições políticas e judiciárias. Só nos resta rezar por um milagreiro esclarecido. Se é que ele existe!

  8. Instrumentos do Império,

    Instrumentos do Império, esses imbecis arruínaram o país. Pena que no tribunal da História não existe pena de morte.

  9. Futuro..

    .. infelizmente, bolsonaro vai ganhar as eleições e nos levar a uma guerra civil, que vai durar enquanto durarem os EUA..

    .. somente após o colapso norte americano conseguiremos uma revolução no Brasil, no contexto de libertação de toda a América Latina..

    .. e aí não haverá espaço para os coxinhas, pelos menos as celebridades..

    .. apesar do histórico de golpes, dessa vez acho que a cobrança vai ser forte..

    .. por outro lado, o fim para a pelegada que comanda a esquerda atualmente será triste.. deprimente..

    .. nenhum deles retoma o protagonismo..

    .. provavelmente entram para história como covardes..

    .. as gerações futuras terão dificuldade para entender o que aconteceu nesses últimos 10 anos..

    1. Bolssonaro não é o candidato

      Bolssonaro não é o candidato deles  ..não se elege, e se, não governa

      A HISTORIA terá SIM muita FACILIDADE pra explicar este momento  ..hoje a mídia esta recheada de informações  ..problema é que a MASSA não consegue chegar a tempo e entender  ..fora que nosso aculturamente amansa-nos como a ovelhas

      Quanto a líderes da esquerda, como de direita, é assim mesmo  ..líderes líderes só aparecem, e quando, de 50 em 50 anos

      Assim, levante a cabeça, comemore, pois ao menos vc conheceu e vivenciou na sua EXISTÊNCIA a liderança do MAIOR, entre os maiores, de todos os líderes brasileiros, o cidadão doutor LUIZ INACIO LULA da SILVA

       

      1. Concordo especialmente com o

        Concordo especialmente com o último parágrafo.

        Por este motivo não me conformo com o que estão fazendo com o Lula e a família dele.

        Nem com o que fizeram com outros  do PT como o Dirceu, Genoíno, Gushiken, etc etc etc ou que tentam fazer com a Gleisi e o Lindbergh.

        Estes também são líderes, por isto  são atacados pela justissa e pela globo.

        Penso que não haverá solução pacífica para o buraco que o justissa e a globo nos enfiaram.

         

  10. Nassif generalizando
    Pois é, caro Nassif, quando se tem quadrilha de estimação, a vitimizacao e o ataque a autoridades jurídicas como Moro é sempre repetido por suas análises. Todos os criminosos serão presos, todos. Não existem santos na politica brasileira, inclusive no PT. Não se iluda, pois leitores, como eu, estamos atentos. Em tempo:não tenho apelido.

    1. Ataques, ou seriam as verdades que não querem calar?

      Muitas das autoridades jurídicas, no momento atual, não merecem o mínimo respeito. As ditas autoridades já são motivo de  piadas em papos de botequins! Dizem que juízes não precisam passar no exame OAB. Não concordo, inclusive deveriam passar por um bom exame de português. Vergonhoso conhecermos juízes que não sabem utilizar seu próprio idioma. E, para agravar, soma-se à essa desqualificacão, uma parcialidade que só não vê, quem não quer. E digo mais: Urge que passem por um bom teste psicológico e, também um teste de saúde mental!  Loucos, com mania de perseguição, estão decidindo a vida de brasileiros! E, por falar em conhecimento da língua mãe… Lá vai um vídeo a propósito.

      [video:https://youtu.be/xuHK3WewYVA%5D

       

    2. E vc, tem PAÍS de estimação?

      E vc, tem PAÍS de estimação? Pois não parece.

      Pois se houve um governo nacionalista e este foi derrubado, a contribuição de pessoas sem noção como você (que repetem o que a globo diz) foi inestimável. Acorde!

    3. Trivial & Invariado

      Meu Bem, Seu Mal: Gente de bem, bandido de estimação, pai de família e quadrilha de estimação.

      Beato Xuxu: “Não existem santos na política brasileira, inclusive no PT”, de fato, só ‘Santo’, primeiro e único na planilha.

      Sem tempo: Não apenas apelido…

  11. Nunca me saíu da cabeça uma

    Nunca me saíu da cabeça uma charge ( onde e de quem já não me lembro ) da época da guerra do Vietnã mostrando uma luta de boxe entre um vietcong magrinho, raquítico, e o Super Homem. Vencida pelo…vietcong !  Inquirido sobre como conseguiu a vitória dá a resposta antológica, “é que a razão estava no meu lado”. Verdade que precisou que muitos outros vietcongs morressem para ele vencer, mas, tiremos nossas conclusões e façamos nossas apostas. 

  12. Poxa, quanto tempo vc demorou

    Poxa, quanto tempo vc demorou pra perceber que o CAOS estava sendo insuflado e plantado ? QUe o racha, como em qualquer movimento de turbas histéricas sempre acontece ? 

    Agora colega só falta a “luz no fim do tunel”  ..qual seja, como em 64, diante da ESCURIDÃO, paladinos proporão a intervenção das Forças Armadas ..com apoio dos EUA, nosso grande irmão, evidente

    Olha  ..tem-se que parar de chamar Agilmal Mentes de garantista  ..não é  ..basta lembrar dos processos e suas vistas, de sua associação com Demostenes, das discussões com seus colegas  ..das acusações SEM PROVAS feitas contra o governo de LULA e PT (que teria US$ 300 mm em caixa) ..e claro, de seus casuísmos dedicados a amigos, pra se concluir que ele é simplesmente é MAIS UM GOLPISTA que esta no poder

    ..e se vc relembrar, há pouco ele mesmo disse na sessão que “decidiria” pelo estupro constitucional do caso HC de LULA, que os pares (principalmente Rosinha e Carminha) precisariam refletir que ali seria LULA e amanhã um dos seus (coisa que Marco Aurelio e Celso entenderam perfeitamente)

    Infelizmente temos que entender que no estágio que chegou NÃo tem mais volta  …se tiver eleição, quem se eleger NÃO governa  ..muito menos comanda

    QUALQUER DEMOCRACIA não pode se permitir conviver, pós 2018, com tantos GOLPISTAS espalhados nos 5 poderes (incluso mídia e forças armadas)  ..e convenhamos, no que restou de democracia nas Instituições brasileiras, pouco ou nenhuma tem força suficiente pra isolar e apenar tantos TRAIDORES

  13. GOLPE NO BRASIL
    Eu e minha família estamos determinados a dar um fim a esses golpistas maldotos votando no Lula, ou em quem o Lula indicar, e em todos os candidatos do PT, PC do B para os cargos eletivo e pelo fim da Globo.

  14. O Poder que mais contribuiu para o atual caos foi o Poder Judici

    O Poder que mais contribuiu para o atual caos foi o Poder Judiciário. Se tivessem acatado o mandado de segurança contra um impeachment sem crime de responsabilidade na primeira oportunidade hoje estaríamos em pleno emprego e com a alta estima do povo elevada.

    A conta de tudo isso que ocorreu no país nesses últimos anos deve ser debitadas para a Carmen Lúcia, Edison Fachin, Rosa Weber, Luís Fux e Luís Roberto Barroso. Esses foram os principais responsáveis e que ainda podem reverter essa situação toda, para tanto basta permitir o registro da candidatura do Lula e deixar que o povo vote livremente em seu candidato preferido.

     

    1. desculpe  ..GILMAR MENDES – o

      desculpe  ..GILMAR MENDES – o principal CAPO – trabalhou diuturnamente pra errubar o governo de LULA e de DILMA

      pior que isso, enquanto esta fórmula de mandatos vitalícios ali permanecer (no STF) o país terá pouca ou nenhuma chance de encontrar certa normalidade

      ..isso e a DESPROPORÇÂO democrática que esta implicita nas casas parlamentares desenha-nos um quadro de ABSURDAS E PERSISTENTES anomalias

      1. Citei apenas os ministros nomeados pelos presidentes petistas. Q

        Citei apenas os ministros nomeados pelos presidentes petistas. Quanto ao Gilmar Mendes e Alexandre de Moraes não é possível esperar nada deles, são a extensão da mão podre de quem os nomeou. No caso dos ministros nomeados pelo Lula e Dilma, esperava-se apenas um mínimo de coerência, não foram nomeados para defender interesses obscuros, mas sim para respeiterem a Constituição. Por isso, o peso maior por serem traidores, não do presidente, mas de todos os brasileiros. 

        Concordo quanto aos mandatos vitalícios. Sobre a desproporção no Congresso Nacional, isso se deve ao instituto das coligações que deixará de ser aplicado em 2020, só então o parlamento terá alguma correspondência com a sociedade. Para as próximas eleições não mudará muita coisa, os partidos que tiverem as maiores coligações elegerão mais debutados e terão apoio das legendass de alugeis. 

        1. ..vou ser mais específico qto

          ..vou ser mais específico qto as desproporções  ..SÃO PAULO, com quase 25% da população do BRASIL, 45 milhões, tem 3 senadores .. RR, com 450 mil, também

          ..estenda isso pra camara (no máximo 70 de 513)  ..lembre de alagoas, sergipe, maranhão, acre, rondonia, amapa etc ..se assim, aquelas casas JAMAIS representarão as parcelas populacionais (anseios, valores) do país  ..e isso, fora a penca e partidos  ..afiiii maria

          1. Os senadores representam a

            Os senadores representam a federação, não a população.

  15. Xadrez do caos armado e dos pais da pátria

    -> A partir desses dados, montem suas apostas.

    – Lula já conseguiu sua parte no bojo do Pacto à la Brasil;

    – até as eleições fica preso em “cela especial”, contígua a do Cunha – dai seu completo isolamento;

    – enquanto prossegue o delírio coletivo com o milagroso Salvador da Pátria, Lulinha Paz e Amor indica um vice palatável (Haddad) como o Plano B;

    – o candidato a Presidente até poderá ser de outro partido (Ciro), desde que mantido como seu vice o poste ungido por Lula.

    com as benções do Lulismo, assim se legitimará pelo voto o Brasil como neo-colônia semi-escravocrata.

    antes de se entregar voluntariamente a PF sendo carregado no braços do povo, foi isto o que Lula quis dizer em seu último discurso ao se referir a: “Eu quero fazer a transferência de responsabilidade.”

    .

    1. “…com as benções

      “…com as benções do Lulismo, assim se legitimará pelo voto o Brasil como neo-colônia semi-escravocrata…”

      francamente  ..pra mim, se houve um perdedor com LULA, este foi os EUA ..daí que entendo que ele é o MAIOR artifice e financiador da sua queda Dizer que o lulismo “abençoa” este abaixar de cabeça (que eu chamo de ADERÊNCIA geopolítica, traição) vão anos luz de distancia  ..uma infâmia LULA nos fez BRIC, o mundo soube que existíamos  ..pelas associações, e conjutunra aproveitada, pagamos o FMI  ..AUMENTAMOS em 80 milhas a fronteira nautica (outra amazonia) pra concomitantemnte obtermos o direito exclusivo pela pré sal  ..arrumamos outro parceiro pra caças, desenvolvemos o cargueiro, o submarino, satélite, acelerador de particulas.. é dele tb, do tal lulismo, o mais recente projeto de desenvolvimento dos campeões nacionais  ..setores que por nossas vantagens teriam tido capacidade de competir em igualdade e internar riquezas de outras terras (e que batem de frente com interesses americanos)
       aí vem vc dizer que ele afiança o colonialismo  ..ahhh vá !!!!!

      1. Xadrez do caos armado e dos pais da pátria

        -> ahhh vá !!!!!

        fiz minha aposta. até agora não perdi nenhuma. tá pagando quanto: 100 por 1?

        enquanto vc e o Lulismo persistem em acertar o prognóstico daquilo que nunca teve qualquer probabilidade de ocorrer, assim como citar milagres jamais realizados, aqui postamos desde 17/05/2015:

        confesso: não tenho esperança. os cegos falam de uma saída. vejo. após os erros terem sido usados como última companhia, à nossa frente senta-se o Nada.

        p.s.: quando o fanatismo chega a este ponto, podemos ter certeza que ainda falta muito fundo no poço.

        .

        1. vc não fez aposta nenhuma 

          vc não fez aposta nenhuma  ..estuprou a história  ..ofendeu obras reais, tangíveis, e a memória

          Não vou repetir cada afirmação que listei  (de dezenas de outras de ordem interna que poderia fazer) ..deixo pra vc o papel de provar que estas ações não existiram

          ..mas só citarei uma  ..a mais importante pros próximos 200-300 anos  ..a viabilização econômica e política da pré sal

          LEMBRO que no início “analistas” diziam que ela demoraria 10 anos no mínimo pra produzir, era 2007 (hoje já produz 51% do óleo)

          Vc me faz lembrar um PROFESSOR (PQP, olha o nível da geração pós 64)  que em recente discussão olhou pra mim com cara de sabido e informado pra indagar : “essa pre sal, existe mesmo ?”

           

           

        2. Às vezes me pergunto se este

          Às vezes me pergunto se este cara é real. Será um alter ego do sérgio moro? algum serviçal da globo?

          Ou somente mais um aloprado querendo se passar por sábio?

          Porque somente um completo idiota afirmaria que o período de governo do ex-presidente Lula foi ruim para o Brasil, que isto, que aquilo, que a culpa do que acontece agora é do Lula, etc etc

          Pois é isto que este mentecapto escreve todos os dias. Quando escreve lulismo na verdade que dizer Lula.

          O Lula plantou a semente do nosso desenvolvimento. Nenhum país sai do subdesenvolvimento para o desenvolvimento em 8 anos. Isto é um trabalho de décadas. O Lula somente iniciou.

          Infelizmente os que vieram depois foram totalmente incompetentes para dar prosseguimento ao trabalho porque não tinham visão de futuro e competência para a tarefa.  Nunca pensaram no país e sua população, somente em seus ganhos imediatos que por um breve momento ficaram comprometidos pela baixa dos juros, do desastre Levy/Tombini, da queda do preço do petróleo e alguns outros problemas que seriam resolvidos em curto espaço de tempo.

          Somemos a isto tudo a completa ignorância da população e o domínio das mentes ignorantes praticado pela globo.

          O Lula saiu da presidência em 2010 e penso que nunca quis voltar para lá. Deu sua missão como cumprida. Só pensava em curtir sua aposentadoria com Dona Marisa e tomar umas pingas. Nem isto lhe permitiram.

          O que aonteceu com o Brasil depois de 2013 só reforçou meu entendimento que somos um país de INCOMPETENTES.

          Basta olhar em volta que até você poderá exergar a realidade. E não foi culpa do Lula ou do Lulismo.

           

        3. Cartas de Pasárgada: Questões de fé!

          Meu camarada, desista.

          Olha, eu não li, nem vi ninguém aqui renunciar a “memória” do que foi realizado na era Lula-Dilma.

          Nem você fez isso, mas os delirantes continuam a imaginar que nossas críticas a apatia obediente ao povo do curitibaquistão seja para desmerecer o que foi feito.

          Não, não e não meu camarada Arkx.

          Aqui de Pasárgada sabemos que a mini-reforma do capitalismo parasita-associativo exercitada pelo arco de alianças do PT pôde incluir muita gente, trouxe direitos inéditos, tirou a Maria do quartinho de empregada e a colocou na Universidade e no check-in dos aeroportos, para desespero da classe mérdia tradicional, e permitiu a realização de um monte de sonhos de consumo.

          Tentou criar “os campeões (inter)nacionais”, mesmo que a maioria deles continuasse sua tradição de “cagar” nos direitos dos trabalhadores e nas questões de ambiente, e pior, nas de relevo tributário.

          Ok, that’s were business. 

          Ok, loas ao keynesianismo meia boca.

          Fez o que pode com o que tinha, e nem podemos condenar a compra de apoios, porque sabemos hoje, até Lincoln amaciou uns congressistas para passar a emenda do fim da escravidão.

          Mas veja bem, camarada, depois de 600 mil mortos e de uma cisão entre Norte e Sul que até hoje não foi devidamente recosturada!

          Aqui achamos que bastava “conciliar” sem ter um canhão atrás da porta.

          Ningué cede nada se não tiver muito mais a perder. Nós já cedemos tudo, aneis, dedos, pregas e talvez até o olho do c*…

          Deu no que deu.

          Mas os apóstolos do Lula querem ceder mais, querem mais sacrifícios em nome do Cordeiro de Deus (que tirais o pecado do mundo, tende piedade de nós).

          Cadê a construção de base social de apoio (corações e mentes?) para lutar ao menos pela ideia (idiota, é verdade) de termos um American Way of Life, ainda que tropicalizado e mais pobre?

          Nem isso.

          E é isso que basta? Algum conforto econômico que é tomado no primeiro soluço rentista do Tio Sam?

          Não basta, não bastou, porque como crianças cujo pirulito foi roubado, estamos a deriva.

          E os caras ficam achando que estamos a tentar a desconstrução do mito Lula.

          Ora bolas, se for por isso, faremos o genuflexório movimento e adoraremos em louvor.

          Mas e daí? Acabada a missa de corpo ausente (do Lula), faremos o que?

          Acampamos e esperamos que o próximo atirador tenha melhor mira?

          É de um cadáver que necessitamos para acordar dessa viagem lisérgica?

    2. cuma?

      Sr. Arkx,

      “- Lula já conseguiu sua parte no bojo do Pacto à la Brasil;”

      O sr. poderia fazer a gentileza de explicar para nosotros o que o sr.quis dizer com isto?

      Só preu, se não for pedir demais, os números da megasena acumulada? 

    3. Arkx um tipo inesquecível.

      Essa narrativa do Arkx me lembram duas histórias. A primeira, foi real aconteceu comigo quando estudava no Cursinho Objetivo lá no prédio da Gazeta na Av. Paulista. O prof Dr. Dráuzio Varella dava aula de química, ele costumava contar a história do aluno que sabia tudo, era esperto, mais curiosamente sempre voltava no ano seguinte para fazer o cursinho, pois não passava no vestinular. Segundo Dráusio, ele tinha uma idéia fixa que não lhe saía da cabeça. Quando começava a responder as questões do vestibular, ele analisava cada uma delas e mesmo sabendo que a alternativa correta era p.ex. a B ele achava que era uma “pegadinha” e então surpreendentemente cravava a C. 

      A segunda, é um boa e manjada piada. A do casal que vai ao desfile de 7 de setembro e observa que seu filho que diferentemente de todo colégio está marchando errado, batendo com o pé esquerdo no chão enquanto todos os demais batem com o pé direito. Ai ele se vira para mulher e diz: Querida, que orgulho. O colégio inteiro marchando errado só nosso filho está correto.

      O Arkx parece seguir os dois exemplos: Sempre enxerga a sua “pegadinha” nos fatos que narra, ou então, que o mundo inteiro está errado, só ele certo. 

      1. Luliquistão, onde o sol gira em torno da terra plana.

        Nenhuma procuração para defender o camarada ARK, com quem tenho longas e saudáveis controvérsias.

        Mas fico pensando:

        Será que Galileu Galileu passaria no vestibular (olha que orgulho, cursinho pré-vestibular para adestrar nossas moças e moços que só querem “pagar imposto, ser respeitável, comprar feijão, cristão convicto, burguês padrão”) ou marchariam com o pé esquerdo?

        Pois é, a maioria queimou ele na fogueira. (Alguém se lembra do nome de algum deles?)

        E o sol continua a girar em volta da terra plana.

        1. Xadrez do caos armado e dos pais da pátria

          -> E o sol continua a girar em volta da terra plana.

          pois é… se a galera topar, aposto nisto também. pago 20 x 1. mas parece que na hora de casar a grana na mesa, neguinho vaza rapidinho…

          vamos lá, minha gente. de brinde uma vaga grátis na grande Romaria para Aparecida. e não percam, será sorteada a poltrona ao lado da Gleisi Hoffmann (com a ressalva de que a mesa sempre ganha – com esta até eu quero uma Romaria inteira).

          e por falar em vestibular, olha que daqui a pouco faço um lance maior: “Onde está Lula?”:

          a – numa “cela especial” com a porta e janelas sem trancas, na PF em Curitiba;

          b – numa “cela especial” com a porta e janelas sem trancas, na PF em Curitiba;

          c – numa “cela especial” com a porta e janelas sem trancas, na PF em Curitiba;

          d – todas as anteriores;

          e – nenhuma das anteriores.

          resposta certa: é rir prá não chorar…

          .

        2. Trolls de internet se comparando a Galileo e Jesus… só faltava

          “Ttroll´s” de internet com opiniões impopulares se comparando a Galileo e Jesus! 

          1-Galileu não foi queimado na fogueira

          2-Sim… quem o acusou Galileo foi lembrado pela história: Papa Urbano

          3-Galileo ficou famoso pelos seus feitos que desafiavam a igreja, no caso, descobertas científicas… Arkx não fez nada!

          Houve uma inversão aqui:

          Corrigindo: O mais próximo de Galileo seria Lula… e Arkx um dos idiotas que queria ele na fogueira… e você um puxa-saco do idiota que queria ele na fogueira…

          A história não se lembrará de vocês! Só uma mente narcisista delirante pensaria que ser “troll” de internet é comparável ao feito de Galileo.

          A Terra Plana deve está girando em torno do ego desses trolls inúteis.

          1. Xadrez do caos armado e dos pais da pátria

            não adianta ficar nervosinho e dar faniquito. o final do artigo traz uma conclamação: “A partir desses dados, montem suas apostas.”

            pois minha aposta está feita. inclusive com maiores detalhes neste link.

            nem pense em se impor no grito, até mesmo porque numa mesa de apostas tem sempre algo que berra mais alto.

            faça vc também sua aposta. e aqui fique registrada. em algumas semanas saberemos o vencedor.

            .

          2. Eu aceito qualquer aposta contra você: LULISMO X FREIXOZISMO

            Meu caro, seu papo furado ao estilo MBL pra mim é uma piada!

            “faça vc também sua aposta. e aqui fique registrada” MAS VOCÊ NÃO APAGA COMENTÁRIOS??? QUEM GARANTE QUE VAI FICAR REGISTRADA?

            Eu aceito qualquer aposta contra você… se quiser um debate, eu pago 100×1.

            Se você fosse tão esperto quanto se acha não precisaria ficar apagando comentários contrários, muito menos criando fakes ridículos para se auto-elogiar.

            Você não percebeu ainda que seu discurso batido é a coisa mais óbvia e repetitiva que existe no Brasil atualmente? Você repete as mesmas asneiras da Globo/Veja/MBL/PSDB/PMDB/JovemPan… apenas adapta um discurso pró-PSOL no final.

            Resumo de todo papo furado de Arkx e da grande mídia:

            1-A CULPA DE TUDO É DE LULA/PT

            2-A SOLUÇÃO DE TUDO É [insira aqui seu candidato]

            O problema é que, até para ser panfleteiro, é necessário algum talento. Sua “teoria da conspiração” é uma das piores que eu já vi… entre no cursinho do patético Olavo de Carvalho para melhorar.

            Seu posicionamento político pro-PSOL também chega a dar pena… quem demoniza Lula para defender Bolsonaro é até compreensível… agora demonizar Lula para defender um “projeto de Lula mal acabado” como seus íodolos do PSOL é simplesmente patético! 

            Chega a ser risível alguém tentando dizer que Lula não fez nada pela esquerda… quem fez foi Freixó! hahahahahahahha

             

             

          3. Caro Arkx: Foucault explica, mas nem precisa tanto.

            Vigiar(classificar) e punir. É a chave.

            Não tem argumento? Vigie (classifique).

            Punir não dá, né. Não tem culhão para tanto.

            Tudo se resume a:

            a) Ter uma opinião popular!

            Pois é.

            Vale lembrar ao gajo que ter o rótulo de “ciência” não adianta muita coisa:

            Joseph Mengele morreu reivindicando a condição de cientista!

            Aí ele (O Rei) lança o truque manjadíssimo da hierarquia de saberes:

            Olha, não se compare a Galileo!, nos diz ele!

            Então, se você não é Galileo e a História ainda não passou por você, não discorde de nada! Não fala nenhuma História que lhe caiba, porque você já foi classificado (troll), e o onde você atua também (internet).

            Arf. Cansa, não?

             

            “Olha lá vai passando a procissão, se arrastando que nem cobra pelo chão, e as pessoas que nela vão passando, acreditam nas coisas lá do céu”

             

            No fim das contas, Umberto Eco tinha razão.

            Olha camarada Arkx, desde o começo, eu sempre me ressenti de que o lawfare praticado pelos habitantes da terra plana de curitiba só grassou forte porque encontrou terreno super fértil nos recônditos das almas de suas vítimas.

            Eu mesmo fui um desses que vibrava a cada golpe do ministério público contra a política nos idos de 90, com o procurador brasiliense José Francisco, ou Luiz Francisco (aquele magrelo com cara de nerd), pilotado por Genoíno e Cia.

            De fato, esse viés autoritário e moralista, hierárquico e elitista está arraigado nas entranhas do petismo-classe-média, que se auto denomina “esclarecido”.

            Na verdade, são só serjomoros de sinais invertidos.

            Só isso.

             

             

          4. Xadrez do caos armado e dos pais da pátria

            a web poderia ser um puta espaço de discussão e debate. portanto, de construção coletiva de conhecimento. mas já abandonei qualquer ilusão quanto a isto, desde décadas.

            tá tudo dominado e distorcido. a dinâmica política no Brasil vai ter que ser reconstruída do zero.

            para se fazer qualquer tipo de movimento social, vai ser necessário recomeçar das raízes, num árduo trabalho de reconstrução. o qual não temos qualquer garantia de ser sucedido. e nem mesmo de termos a competência e a determinação para levá-lo a cabo.

            p.s.:

            -> eu sempre me ressenti de que o lawfarepraticado pelos habitantes da terra plana de curitiba só grassou forte porque encontrou terreno super fértil nos recônditos das almas de suas vítimas.

            considere a NSA coletando dados desde antes de 2013 (como o Snowden muito bem alertou). depois todas as dedurações premiadas. hoje os caras tem o inventário de todos os esqueletos nos armários. e caso não haja algum, ou tampouco armário, basta plantar as provas.

            -> Eu mesmo fui um desses que vibrava a cada golpe do ministério público contra a política

            a política não há de ser “moralizada” por obra e graça de nenhum Judiciário. pois isto é uma contradição em termos, já que são duas instituições falidas e com objetivo exatamente oposto ao que se apresentam.

            ao Judiciário enquanto poder constituído não cabe fazer nenhuma Justiça, e sim ser a garantia jurídica da exceção no cumprimento das leis.

            assim como a política representativa tem como função exatamente impedir o protagonismo daqueles que ela diz representar.

            o resgate da ética na política, este sim necessário e muito além de qualquer “moralismo”, se dá por um permanente exercício do Poder Destituinte.

            mas isto é toda uma outra e complexa discussão.

            .

    4. ARKX APAGA COMENTÁRIOS CONTRÁRIOS… E LULA É O COVARDE

      Não pude deixar de notar um posicionamento curioso de Arkx:

      1-LULA É UM COVARDE POIS SE ENTREGOU A MORO.

      Na cabeça de Arkx, Lula deveria resistir a prisão… apesar de todo aparato policial, midiático e judicial contra ele. Fazer um espetáculo para rede Globo… fazer o joguinho de toda mídia nacional… colocar em risco milhares de pessoas…

      2-ARKX, O VALENTE, APAGA OS COMENTÁRIOS CONTRÁRIOS ÀS SUAS TESES

      O mesmo Arkx que chama Lula de covarde por não resistir a Moro… não é capaz de enfrentar um debate aberto. Prefere apagar os comentários contrários às suas teses… mesmo que embasados. A covardia é tanta… que ele apaga os comentários contrários mas não as respostas que ele mesmo deu… é uma piada!

       

      Lula é um covarde… valente é Arkx!

    5. Xadrez do caos armado e dos pais da pátria

      mas quê isso, moçada! do que interessa ninguém se manifesta? é uma aposta! não se garantem? vamo casando na mesa. só dinheiro vivo.

      dobro meu lance. e ainda acrescento:

      – quem está negociando o Pacto à la Brasil com os grandes empresários é o Delfim.

      entrando no jogo tem direito a uma vaga na grande Romaria para Aparecida do Norte: Lula esteja convosco. Ele está no meio de nós. Oremos.

       

  16. O non plus ultra da lava jato

    A lavajato chegou ao seu Estreito de Gibraltar. Finisterra.

    Feito o serviço sujo, os Jateiros perderam sua utilidade e já podem ser descartados como fraldas enfezadas.

  17. Bolsonaro
    Não há incompatibilidade alguma entre os golpistas e Bolsonaro. Nem ideológica nem política. Cedo ou tarde os golpistas irão fazer um acordo com ele e apoiá-los nas eleições. Podem até manter um aparente apoio ao Alckmin, mas de fato apoiarão Bolsonaro. Simples assim.

  18. tiro

    A temporada de tiros já começou. Disparados pela direita. Já há mártires na esquerda. Nem o STF (e o resto do judiciário), nem as forças armadas, nem os jornalistas de programa, nem as igrejas, nadica no legislativo e nenhum dos ricos tem noção de sua responsabilidade com o Brasil.

    Os krentes se organizam para tomar o poder no futuro próximo. Teocracia pouca é bobagem, além do que é baratin, custa só 10%!

    As esquerdas percebem que a única saida é a volta de Lula. Sonham com Lula que desafortunadamente continua preso e é vítima de todo tipo de perseguição incessante. 

    O Brasil caminha célere para atingir o seu ideal: transformar-se-á (perdão!) num imenso …bananal!

  19. Aposto que Lula está fora das
    Aposto que Lula está fora das eleições, infelizmente.

    Aposto tbêm que Lula vai indicar para disputa presidencial uma pessoa fora do foco da mídia e judiciário. Por exemplo, Celso Amorim.

  20. Enquanto isso, em algum lugar da Trumplândia…

    Jim, Jack & Joe – Dois deles agentes da CIA, e um, agente do Departamento de Estado dos EUA – conversam entre si bebendo uísque…

    Joe   — Friends, soube que nosso novo protocolo de intervenção em países subalternos não emprega mais golpes militares; agora, implementamos golpes parlamentares e judiciários, com o apoio da mídia nativa. Me expliquem: como é que funciona?
    Jim   — Fácil. Imagine um governo de esquerda, desses que aplicam políticas desenvolvimentistas e nacionalistas… inclusão social… e tudo o que vá contra os nossos interesses…
    Joe   — Imagino que esse tipo de governo seja muito difícil de derrubar, pois vai ter grande popularidade!
    Jack   — Aí é que está. Nenhum governo é perfeito. Sempre comete alguns erros… E você sabe, na economia globalizada, volta e meia aparecem crises que afetam países periféricos…
    Jim   — Justamente. Ficamos alertas, esperando que surja algum motivo de descontentamento popular no país governado pela esquerda – qualquer coisa, mínima que seja. No Brasil, bastou um aumento de vinte centavos nas passagens de ônibus na cidade de São Paulo…
    Joe   — Mas como? Um assunto municipal pode afetar a popularidade de um governo federal?
    Jack   — Claro que pode. No Brasil, o prefeito de onde teve o aumento das passagens era do mesmo partido que o governo federal: o PT! E, nunca se esqueça: sempre contamos com a grande mídia para trabalhar por nós, detonando governos nacionalistas! A grande mídia é porta voz do capital financeiro… Está sempre contra o povo, e do nosso lado!
    Jim   — No Brasil, temos o melhor parceiro do mundo: a Rede Globo de Televisão. O povão inteiro assiste. Não tem um fucking lugar público onde não haja uma TV sintonizada na Globo: restaurante, sala de espera, cabeleireiro…E a Globo sabe exatamente o que fazer para desmoralizar um governo de esquerda!
    Joe   — Mas como o governo de esquerda permite um monopólio de mídia jogando contra ele tantos anos?
    Jim   — Por ingenuidade. Esse povo de esquerda tem mania de democracia. “Liberdade de imprensa”, toda essa bullshit… kkkkk… Morrem de medo de ser autoritários, policialescos. Não investem em inteligência. São transparentes demais… Só estreitam os laços com as Forças Armadas dos seus países em casos muito especiais, como na Venezuela…
    Jack – Aliás, se Chávez não tivesse tido o apoio da maioria das FFAA venezuelanas, hoje a Venezuela ainda seria quintal americano. O apoio militar dos nativos ao Moreno é que está tornando tão difícil derrubarmos aquele son of a bitch, apesar de todos os seus vacilos…
    Jim   — Não derrubamos, é verdade. Mas também não deixamos governar… Kkkkkk!
    Joe   — Mas continuem a me explicar como foi a operação lá no Brasil. Sei que está sendo um sucesso…
    Jack   — A Globo passou anos manchetando tudo que pudesse trazer descontentamento popular durante os governos de esquerda. Escondeu, minimizou, todas as vitórias do governo. E espalhou suspeitas de corrupção contra os políticos do partido dos trabalhadores. Inventou, quando foi necessário…
    Joe   — Taí outra coisa que eu não entendo. Essas acusações de corrupção feitas contra governos nacionalistas brasileiros têm sido sempre as mesmas, há tantos anos. Getúlio, Kubistcheck, Goulart, Lula… Será que os brasileiros não percebem? “Fulano tem apartamento em praia chique…” E logo que o político é retirado do poder, morre ou é cassado, ninguém fala mais no assunto… Até porque era tudo mentira… Fuck! Ninguém no nosso Departamento tem imaginação pra inventar uma acusação original contra os políticos brasileiros que nos desagradam? Já está dando na vista!
    Jim   — Nota-se que você não entende nada mesmo de Brasil. É muito fácil enganar quem tá a fim de ser enganado. Não é preciso ser original! Não é preciso ter provas! Serve até prova falsa!
    Jack   — As elites desses shit-countries estão sempre prontas a aceitar ajuda estrangeira contra seus inimigos internos: os pobres, pretos, índios… Odeiam conceder direitos aos subalternos. Não se conformaram com o fim da escravidão… Aceitam qualquer mentira contra governos de esquerda.
    Joe   — Ah, entendo… Funcionam como nossos supremacistas brancos lá dos estados do Sul! Umas toupeiras!
    Jim   — Exatamente. O Brasil está cheio de supremacistas: brancos, letrados, concursados, etc. Ricos e de classe média… viciados em desigualdade social. Querem preservar seu modo de vida, baseado em privilégios e superexploração. Ficam irritadíssimos quando negros e pobres começam a reduzir o abismo que os separa deles, dividir  espaços de prestígio e poder com eles. Só aguentam isso enquanto estão ganhando muito dinheiro… Basta vir uma crise à toa, para ficarem com ódio de  governos que  promovem a ascensão social dos mais pobres. Aí, as elites supremacistas brasileiras passam a aceitar qualquer pretexto para derrubar esses governos.  Qualquer coisa mesmo! Vão pra rua, fazem passeata, batem panelas…
    Jack   — E crise sempre vem, mais dia menos dia. Até porque, temos grande expertise em sabotagem econômica…Sabemos como potencializar uma crise num país estrangeiro, quando necessário…
    Joe   — Mas ainda não entendi como foi que derrubaram o governo esquerdista do Brasil…
    Jim   — Foi muito fácil. Arranjamos um punhado de juízes e procuradores afinados com os nossos interesses. Treinamos e financiamos os caras… Fizemos a Globo chantagear todo o mundo que se opunha a eles. Demos a esses juízes e procuradores a receita para obter poder absoluto…
    Jack   — Foi lindo. Nossos parças implantaram uma força tarefa   — tal de Lava a Jato – com o pretexto de combater a corrupção, blá, blá, blá. Logo começaram a prender e condenar um monte de políticos de esquerda…mesmo sem provas. Os caras são tão ousados que até falsificaram provas contra nossos desafetos! Com a Globo fazendo a maior lavagem cerebral na população, apoiando isso tudo…
    Jim –  Em 2016, tinha passeata “contra a corrupção” em todas as grandes capitais brasileiras. Quase que só classe média, mas fazendo um barulho danado!
    Jack   — Com o clima de caça às bruxas já fervendo, subornamos parlamentares de direita, através de intermediários bem escolhidos, para impixar a presidente de esquerda, em 2016. Bastou um pretexto bobo. As elites nativas já estavam devidamente doutrinadas pela Globo a acreditar que a esquerda era culpada de todos os problemas do país… Que a Corrupção era a causa maior de toda a crise econômica  e que a Esquerda era inventora ou campeã da Corrupção.  Que o Estado brasileiro tinha sido corrompido. Que, por isso, o Brasil precisava privatizar tudo, a qualquer preço! Era tudo o que nosso empresariado queria! Kkkk!!! Tomamos o petróleo, as empresas estatais, os mercados internacionais dos brasileiros… praticamente de graça!
    Joe   — Mas não houve resistência? Condenar sem provas… o Judiciário brasileiro aceitou isso?
    Jim   — Aceitou. A Globo criou um clima de ódio contra os políticos de esquerda… nenhum juiz iria contra a corrente arriscando ter a própria reputação assassinada pela Globo. Lembra quando espalhamos que Saddam Hussein tinha armas de destruição em massa? Quem contestasse isso…
    Joe – … na época, seria linchado por traição! É verdade. Funciona! Quem tem a mídia, tem tudo…
    Jack   — E mais. Os juízes brasileiros são uma casta altamente elitizada. Recebem gordos salários, e ainda têm um monte de “auxílios” ilegais… Os golpistas tiveram o cuidado de aumentar ainda mais os salários e jabás do Judiciário, para que juízes e procuradores aceitassem melhor o golpe…
    Jim   — A receita é infalível. Guerra híbrida! Estamos comandando uma variante dela na Nicarágua. Funciona que é uma beleza! Paraguai… Honduras… Já estão no papo!
    Jack   — Em Honduras, foi só subornar os juízes do Tribunal Eleitoral para validarem uma fraude na contagem de votos, a favor do “nosso” candidato. Piece of cake!
    Jim   — Muito melhor manipular a população desses shit- countries,  comprar meia dúzia de juízes, subornar parlamentares, que gastar $$$ invadindo. Poupamos vidas americanas…
    Jack   — Claro. Até porque, as vidas de não americanos não valem nada mesmo…
    Jim    — Com a grande mídia em nossas mãos, é muito fácil! Basta aprofundar as fraturas que existem naquelas sociedades primitivas… Aquilo não são nações de verdade. Basta mentir um bocado, omitir outro bocado… espalhar fake news contra os líderes populares…
    Jack   — Pois é. Nesses países fajutos, as elites e classes médias estão sempre mais preocupadas com seus inimigos internos que com os externos… Não se importam em lamber nossos pés. Até suplicam para fazer isso. Desde que não tenham que pagar impostos…
    Jim   — Justamente. Estão dispostos a tudo para manter o povo pobre na submissão   — e garantir seus privilégios…
    Joe   — Mas, depois que emplacamos o golpe, os brasileiros melhoraram de vida?
    Jim   — Claro que não. Só umas mil famílias estão ganhando dinheiro. O restante está perdendo ou  patinando. Quem ganha dez agora, poderia estar ganhando mil, num governo com política econômica mais soberana… O desemprego explodiu. A miséria aumentou. A desigualdade voltou a piorar…
    Joe   — E tudo isso não pode criar as condições de um retorno da esquerda ao poder?
    Jim   — A Globo está espalhando a tese de que a crise atual ainda foi causada pelo governo esquerdista que ajudamos a derrubar. “Herança maldita”! Pelos próximos vinte anos, tudo o que der errado vai ser posto na conta dos governos petistas. Se alguma coisa der certo, aí será creditada aos governos de direita!
    Joe   — Não acredito que as elites brasileiras sejam tão estúpidas a ponto de engolir essa xaropada…
    Jack (às gargalhadas)   — Você, realmente, não conhece as elites brasileiras. A classe média brasileira, então… É incrível. Adora gozar com o cock dos ricos, por procuração. Até pensa que também é rica, mesmo enquanto empobrece mais e mais…
    Joe   — Mas isso pode acabar mudando. O descontentamento dos mais pobres pode gerar algum tipo de insurreição popular!
    Jim   — As Forças Armadas brasileiras vão sufocar qualquer insurreição popular. Elas não têm doutrina própria. Também foram lobotomizadas pela Globo! Você sabe, milico não prima pela perspicácia… nem aqui nem no Brasil…
    Jack   — Os milicos brasileiros pensam que ser nacionalista é entregar todas as riquezas do país nas nossas mãos, para que os ajudemos a manter a ralé brasileira no cabresto…
    Joe   — Ainda acho que os brasileiros vão acabar desconfiando que tem dedo nosso no golpe de 2016. Não podem acreditar que é coincidência estar acontecendo a mesma coisa em tantos países latino americanos, ao mesmo tempo!
    Jack (suspirando)   — Pois é. Não fosse a esperteza do tal Erdogan, hoje teríamos um governo capacho  até na Turquia. Mas no Brasil, está fácil demais. Agora só falta envenenarmos o Lula na cadeia, e ajudarmos a eleger Marina Silva… Até o Bolsonaro tá servindo. O cara é doido varrido, mas tá do nosso lado…
    Jim   — É maluco, e um tremendo motherfucker… Se eleito, vai acabar de vez com o que resta de nação lá no Brasil! Aí, é só entrarmos catando a xepa! Kkkk!
    (Pano rápido!)

    http://thehill.com/blogs/pundits-blog/international/275051-attempted-coup-in-brazil-seeks-to-reverse-election-results
    https://www.brasil247.com/pt/247/midiatech/234923/Especialista-americano-denuncia-apoio-dos-EUA-ao-golpe.htm
    https://www.brasildefato.com.br/2018/04/30/wikileaks-eua-criou-curso-para-treinar-moro-e-juristas/
     

    1. Enquanto isso, em algum lugar da Trum

      Dandara,  você  foi genial, este texto é  didático e pedagógico, detalha o golpe. Deveria ser lido em praças públicas. Solicito-lhe permissão para enviar para amigos com as devidas fontes.

       

      Obrigado,

       

      Roberto

       

  21. EU APOIO A LAVAJATO(acho q
    EU APOIO A LAVAJATO(acho q vai pegar tucanos)quero q toquem fogo em Roma(Brasil),tô avisando,em Junho agora acontecerá o hecatombe(não sei bem o q é, talvez quebradeira efeito dominó no Brasil ou algo mundial tipo uma guerra)eu sei q o povo brasileiro agora está preparado para agir,só q não será quando a direita quiser e sim quando a esquerda assim o querer!O caminho se pavimentou e a certeza q estaremos do lado certo clareou,o mundo sabe,na guerra o moral da tropa é essencial, NÃO A ESCRAVIDÃÃÃO!!!

  22. A “Doutrina do Choque”

    A conhecida jornalista canadense Naomi Klein aborda esta antiga estratégia estadunidense de criar uma situação de caos social (Oriente Médio, atualmente) para dominar em seu livro “A Doutrina do Choque – A ascensão do capitalismo de desastre”. E esta doutrina é aplicada a qualquer custo, como, por exemplo, na Indonésia que tinha muitos seguidores do Partido Comunista; para dominar o país e aplicar a ferro e fogo o neoliberalismo foram fria e cruelmente executados cerca de 500 mil comunistas. Naomi Klein conta a extensão desta chacina neste livro.

  23. minha aposta…

    os mais influentes, independentes dos culpados e dos inocentes, tomarão as rédeas do país

    desenhando a aposta: o próximo governo não virá da política

    reparem que não é independentemente

  24. Nassif está escrevendo a

    Nassif está escrevendo a história real do golpe de 2016. Obrigado por estar do lado certo. Tudo pode acontecer daqui por diante, mas o preço será muito alto, sobretudo para a massa trabalhadora. O que se pode esperar, quando as forças militares atiram contra o próprio povo e dão suporte para os traidores transformarem o país em um colônia.

  25. O Antagonista: “O desastre do social-democrata Macri.”

    Macri, era a solução liberal de todos os problemas da America Latina… depois que deu errado já estão tentando jogar ele para esquerda… junto com o Nazismo de esquerda… 

     

    Essa superou todas as “fake-news”… e olha que a concorrência é brava!

    É tão surreal… tão manipulativo… subestima tanto a inteligência do próprio público… chega a ser cômico!

    Dispensa qualquer crítica… é só olhar e ter pena da imprensa brasileira..

     

    https://www.oantagonista.com/mundo/o-desastre-social-democrata-macri/

    1. Ô xente, meu Rei.

      É para ter pena de quem?

      Desses jornalistas indigentes intelectuais, ou de nós, a esquerda, que mesmo diante dessa comprovação (indigência intelectual) não consegue ganhar desses caras?

      Pois é.

      A “ixquerda” é phoda!

      E não é só aqui que deliramos por acharmos que nossa mensagem é auto-explicativa, mas no mundo todo, veja só, meu Rei:

      Um bando de dementes inventou uma historinha mequetrefe sobre guerra ao terror, armas químicas e lá foi todo mundo dos EUA às guerras do Iraque, Afeganistão e tantas outras que delas derivaram.

      A Fox e seus canalhas quadrúpedes bagunçaram as últimas eleições, barbarizaram Hillary (se bem que ela até merecia) e elegeram Trump.

      Por aqui, desde sempre os “jornalistas burros” disseram que JK era corrupto, mataram Vargas, derrubaram Jango, Collor, quase derrubaram Lula (em 2006), derrubaram Dilma e agora enjaularam o Lula.

      Pois é.

      Eu tenho pena deles.

      Nós somos phoda!

      1. Nender o Tal… o tal Arkx… criando fakes para se auto-elogiar

        Mais uma vez, Arkx levando o nível do debate para a lama. 

        1-DISCURSO RASO AO ESTILO MBL… ANTI-PT, ANTI-LULA… O DE SEMPRE

        2-DISCUSSÕES IDIOTAS COM TEORIA DA CONSPIRAÇÃO MAL FORMULADAS

        3-UTILIZAÇÃO DE FAKES RIDÍCULOS PARA SE AUTO-ELOGIAR E SE DEFENDER

        4-VITIMIZAÇÃO RECORRENTE SEMPRE QUE QUESTIONADO (SE COMPAROU A GALILEO E JESUS)

        5-CHAMA PARA O DEBATE MAS APAGA COMENTÁRIOS 

        É o retrato perfeito do “brasileiro politizado atual”… uma mistura de panfletagem, discurso da Globo/Veja, conspiração de Olavo de Carvalho, narcisismo, desonestidade intelectual, auto promoção… é o MBL de Bigode… com seus “textões” com frases de efeito sem sentido feitas para mendigar “like” no facebook.

  26. Quintal da Casa Branca
    Nassif, ficou faltando uma informação importante: é impressão minha ou as “jagúncias” da pretoria geral da república – reprivatizada aos EUA, foram feitas logo depois de sua volta de uma farrinha bancada pelos cofres públicos nos EUA…
    Acho que você já fez mas seria muito importante atualizar e ampliar, para subsidiar tanto a compreensão dos próximos passos do golpe como uma futura ação de demissão coletiva dos lesa-pátrias – diferente do que eles fazem, levantar informações verídicas a serem investigadas de forma independente pelos órgãos públicos, esse um dos papéis de utilidade pública do jornalismo, o contrário do consórcio de factóides jurismidiáticos – um xadrez sobre as relações dos órgãos do sistema de justiça, em especial a PGR e o MPF, com os governos, autoridades e agências USamericanas. Para quem acha que não há um organizador das principais ações do golpe, pode surpreender que a política da boa vizinhança quintaleira não seja exclusividade do janota, portanto, é um ato concertado por algum grupo cuja liderança está dissimulada. É óbvio que o sistema de justiça é o fantoche e o território em disputa, e quando os múltiplos agentes USamericanos não detêm o controle integral da máquina, como no MPF e PGR, eles colocam em ação seus outros serviçais, parceiros de vazamentos da lesa-pátria, a mídia venal que aciona o caos informacional e social, caso da Globélica contra os ministros do STF que não estão na sua lista de subempregados, e se for necessário, a família globista aciona ainda como reforço das ameaças suas vozes no exército. Impossível que não deixem vestígios, e assim como no caso da chamada “indústria” (eu chamo de máfia, em respeito às indústrias sérias – existem depois do pato?) das delações que podem levar à anulação da operação lesa-pátria, esta relação promíscua e nem um pouco discreta, até comemorada como modelo de cooperação judicial – o nome é outro, cooptação e alta traição – desvendar logo esse elemento será crucial para a defesa do Estado Democrático de direito, e só o bom jornalismo pode prestar esse serviço de investigação à democracia e à cidadania.

    Sampa/SP, 02/05/2018 – 12:09 (alterado às 12:15 e 12:21).

  27. ELEGIA NO PUTEIRO, ODE NO PROSTÍBULO DAS ELITES PAULISTANAS. ÓDI
    ELEGIA NO PUTEIRO, ODE NO PROSTÍBULO DAS ELITES PAULISTANAS. ÓDIO, HÁ PENAS, PATÍBULO.
    > https://gustavohorta.wordpress.com/2018/04/17/elegia-no-puteiro-ode-no-prostibulo-das-elites-paulistanas-odio-ha-penas-patibulo/

    …Ao regozijo da platéia
    Apreciando a nudez cruel
    Da prostituta esganada
    com suas partes expostas
    E o cafetão a enforcá-la
    E uma plateia aplaudindo, em frenético regozijo e orgasmos de tantos. O mesmo que é indo ao cinema
    O mesmo que de frente à novela da noite
    O mesmo que de frente ao telejornal sacana
    O mesmo que de frente à criança que chora, mas desde que pobre seja, ou preta …

  28. Mais alguém ouviu o Brizola?

    “… o inacreditável Luís Roberto Barroso se prestava a um trabalho de auditoria para conferir se os condenados da Lava Jato estavam pagando ou não suas multas. E, obviamente, tratando de espalhar o meritório trabalho pelas colunas de jornais.”

    Ao terminar de ler o parágrafo acima, o velho Brizola surgiu do nada ao meu lado e disparou: “Francamente!”.

     

  29. Aposto, mas…

    Pensando na situação atual, me vem a cabeça aquele quadro do Viva o Gordo: no Brasil nem a máfia dá certo. Aposto que os golpistas vão abrir as pernas, a não ser … a não ser que estejam prestando contas diárias das suas ações ao grande irmão do norte. Que pode estar cobrando relatórios sobre os avanços do golpe, para que não fracasse a grande obra do desmonte do pais. A verificar, onde está a retaguarda de fato dos golpistas, da lava-jato, etc..

  30. A certeza é que o povo perdeu

    A certeza é que o povo perdeu o mando do país 

    Todas as reformas, medidas, privatizações e entreguismos são uma afronta a todos os brasileiros

    E todos esses brasileiros estão dispostos a dar meia volta em tudo isso e eleger alguém que acabe com a farra que a burguesia nacional entreguista está fazendo conosco

    A aposta era Lula, que foi tirado de cena por sentenças do judiciário que mais parecem uma comédia e que não convence sequer qualquer eleitor de sua culpabilidade, só quem acredita na culpa do lula provocada pelo judiciário são  os tolos manipuláveis e os que tiram vantagem disso e por isso ele é o favorito nas pesquisas

    O poder hoje pertence a pessoas que chegaram lá sem um voto sequer e duvido que queiram mudar isso…

  31. Será?

    Acho que o meu comentário foi pro saco.

    Eu não ia me manifestar, mas depois de ler o post “Cheiro de enxôfre na Gol” por Armando Coelho, fico frustrado porque entre outras coisas eu disse exatamente fatos semelhantes ao que foi relatado pelo Armando.

    Me parece que a turba que está a usar viagens de avião, não são mais os filhos do Lula que ascenderam nas classes sociais, que tanto incomodava essa gente, que agora estão percebendo a cagada que fizeram.

    Quem poderia imaginar que essa turma a uns dois anos atrás se atreveriam a gritar Lula livre?

     

  32. A última oportunidade da

    A última oportunidade da Dilma escapar do impeachment seria trocar o JANOT e nomear um PGR que não fosse amigo de seus inimigos.

    O PGR tinha posse de todas as delações sigilosas que não foram vazadas na mídia pela turma de curitiba. Uma vez empossado, ele poderia mudar a narrativa da lavajato, apresentando denúncias aos adversários do governo, Aécio, Jucá, Cunha, etc…. 

    Mas a Dilma ficou presa em um dilema moral e preferiu, ou fingiu preferir, acreditar na imparcialidade do Janot e reconduzi-lo. Não deu outra, a sequência como foram descartadas as cartas fortaleceram ainda mais o processo de impeachment.

    Fazer o que ? Dilma não soube escolher assessores, não soube escolher ministros pro seu governo, não soube escolher ministros do “stf”, não soube escolher ministros do STJ, TCU.  Não tinha como ser diferente o resultado.

    A PF e o Judiciário agiram por interesses financeiros, por reinvindicações salariais que não conseguiram negociar com o governo PT. Isso pode ser facilmente deduzido, por quem acompanhou as greves/paralisações dos servidores no início do governo Dilma.  Eu assisti a um ódio crescente por ela por parte dos servidores públicos, mesmo por aqueles que votavam no PT. 

    Dilma pode ser honesta, mas não tem competência política, não conseguiu fazer acordos em seu governo, criou rachas dentro do partido e na esquerda. Todo mundo enxergava isso, somente ela que não, pois acredita que o índice de sua aprovação antes dos protestos de 2013 eram imutáveis. Ou, talvez, tenha sido levada a crer nisso, influenciada pela péssima assessoria da qual se rodeou.

     

     

     

     

     

     

     

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador