21 de maio de 2026

Nordeste bate recorde de geração eólica e solar

Siga o Jornal GGN no Google e receba as principais notícias do Brasil e do Mundo

Seguir no Google

Enviado por Almeida

A região Nordeste está se tornando aos poucos em exportadora de energia, por conta das novas fontes renováveis. São verificados recordes de participação percentual relativa a carga e recordes na produção absoluta. Consolida-se o caminho viável para o futuro da nossa matriz energética.

Do ONS

Nordeste bate recorde de geração eólica e solar na última quarta-feira

Região tem exportado energia para o Sudeste/Centro-Oeste, principalmente devido ao bom desempenho das eólicas

Abrigando a maior parte das usinas eólicas e fotovoltaicas do país, o subsistema Nordeste bateu recorde de geração de energia das duas fontes na última quarta-feira, 29 de agosto. A energia solar registrou recorde de geração instantânea ao atingir um pico de 675 MW às 12h11. O fator de capacidade chegou a 86% naquele momento.

Já a energia eólica bateu recorde de geração média diária ao produzir 7.137 MW médios, com um fator de capacidade de 71%. O volume de energia foi responsável por atender 71% da carga do subsistema Nordeste no dia. O recorde anterior de geração média havia ocorrido em 23 de julho de 2018, quando foi registrada uma geração de 7.062 MW médios.

Devido ao bom desempenho, principalmente da energia eólica, o Nordeste tem sido exportador de energia para o Sudeste/Centro-Oeste. No dia 29 de agosto, a exportação de energia atingiu 2.055 MW médios.  

Leia também: Energia eólica abastece quase 100% do Nordeste

Redação

Curadoria de notícias, reportagens, artigos de opinião, entrevistas e conteúdos colaborativos da equipe de Redação do Jornal GGN

Assine a nossa Newsletter e fique atualizado!

Assine a nossa Newsletter e fique atualizado!

Mais lidas

As mais comentadas

Colunistas

Ana Gabriela Sales

Repórter do GGN há 9 anos. Especializada em produção de conteúdo para as redes sociais.

Camila Bezerra

Graduada em Comunicação Social – Habilitação em Jornalismo pela Universidade. com passagem pelo Jornal da Tarde e veículos regionais. É...

Carla Castanho

Carla Castanho é repórter no Jornal GGN e produtora no canal TVGGN

1 Comentário
...

Faça login para comentar ou registre-se.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. ze sergio

    1 de setembro de 2018 4:27 pm

    A IMBECILIDADE ENCONTROU SEU ESTADO. E SEUS ESTADISTAS

    Ficamos por décadas afirmando que a Região Nordeste carecia de Energia Elétrica por causa da baixa oferta fluvial. E todo atraso que se acarretava por tal dificuldade. Mais um dos braços da Indústria da Pobreza, arquitetada pela Indústria da Seca. Agora entregamos este incalculável Mercado e Capacidade de Produção Elétrica a alguma MultiNacional Estrangeira. Não criamos uma enorme fonte de Empregos e Salários, enquanto mantemos a ‘escravização’ travestida em Assistencialismo Estatal. 40 anos de redemocracia. Tudo diferente, para tudo continuar igual. O Brasil, lamentavelmente, continua de fácil explicação.

Recomendados para você

Recomendados