Entrevista: Deputada da Rede, Helou defende postura de Marina Silva sobre candidatura de Lula

Johnny Negreiros
Estudante de Jornalismo na ESPM. Estagiário desde abril de 2022.
[email protected]

Para a deputada, a derrota de Bolsonaro é "imperativo ético", mas alianças devem se dar em torno de programas, não de "personalismos"

Marina Helou, Lula e Marina Silva: deputada e ex-ministra resistem ao "personalismo" no apoio da Rede à candidatura de Lula
Deputada Marina Helou defende a correligionária Marina Silva, que resiste ao apoio da Rede à candidatura de Lula. Fotos: Divulgação/Ricardo Stuckert/Agência Brasil

Em entrevista ao programa Cai na Roda, da TVGGN, a deputada estadual Marina Helou (Rede Sustentabilidade) defendeu a correligionária Marina Silva, que não participou nem comentou o evento de oficialização do apoio da Rede à candidatura presidencial de Lula (PT) na eleição de outubro de 2022.

O evento que confirma a aliança entre PT e Rede ocorreu em 28 de abril. Apesar da ausência de Marina, sentida por Lula, o senador Randolfe Rodrigues (Rede), um dos coordenadores da campanha petista, afirmou que o apoio da Rede a Lula é “incondicional”.

Questionada pela reportagem do GGN se o silêncio de Marina Silva expõe uma divisão na Rede em torno de Lula – como aconteceu com alguns setores dentro do PSOL, que defendiam uma candidatura independente do PT – Helou respondeu que os políticos da Rede estão liberados para apoiar Lula ou Ciro Gomes (PDT).

“A Rede, na verdade, deliberou na sua Executiva Nacional que todos os filiados podem apoiar ou o Lula ou o Ciro. Uma cláusula de independência define que, ao não apoiar Bolsonaro, existe a possibilidade dos mandatários terem outras escolhas”, explicou Marina Helou.

Além disso, a parlamentar defendeu a postura de Marina Silva em relação à candidatura de Lula.

Rede em apoio a Lula
Lula compareceu ao evento da REDE, marcado pela ausência da ex-aliada Marina Silva. Foto: Ricardo Stuckert/Instituto Lula

“O que a Marina fez, com muita propriedade, foi falar ‘o apoio tem que ser mais do que simplesmente uma construção personificada: tem que ser a partir de um programa, de uma base, de uma visão de futuro, de temas importantes em que a gente possa ajudar'”, defendeu Marina Helou.

“E isso está sendo construído. É uma contribuição importante para o sucesso da campanha do Lula, porque ele não vai crescer e se estabelecer se ele não conseguir ampliar as propostas dele, com um plano de governo que seja alinhado ao nosso tempo”, declarou a parlamentar.

Na visão de Helou, é preciso que o petista tenha “a parte de sustentabilidade, do meio ambiente, bem estruturada”. Ainda, segundo ela, “é importante sim ter a gasolina mais barata”, mas é “muito mais importante” pensar no processo de transição para uma matriz energética mais limpa, por exemplo.

Para a deputada estadual, a agenda ambiental impõe uma discussão sobre o potencial energético nacional, o valor que essa matriz pode ter na economia e, consequentemente, a não-dependência do petróleo, inclusive com mudança de discurso no âmbito das relações externas do Brasil.

Para Helou, a candidatura precisa não só derrotar o bolsonarismo, mas apresentar “um programa (de governo) à altura das necessidades do País”.

Assista à íntegra da participaçao de Marina Helou no Cai na Roda, na TVGGN:

Johnny Negreiros

Estudante de Jornalismo na ESPM. Estagiário desde abril de 2022.

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador