Percival Maricato
Percival Maricato é sócio do Maricato Advogados e membro da Coordenação do PNBE – Pensamento Nacional das Bases Empresariais
[email protected]

Torcedores em fúria, por Percival Maricato

Veremos se desta vez a Justiça paulista não fica vesga, como ocorreu com a mineira, quando mataram o torcedor palestrino.

Esporte Bretão

Percival Maricato

TORCEDORES EM FÚRIA

Torcida do Palmeiras põe fogo em ônibus de cruzeirenses e mata um torcedor do clube mineiro.

Em outro episódio inconcebível membros da torcida Máfia Azul, do Cruzeiro foram emboscados por torcedores do Palmeiras que seriam do Mancha Verde. Estes puseram fogo no ônibus e continuaram as agressões causando a morte de um cruzeirense e ferindo vários outros. Seria  uma vingança por torcedores porque a Máfia Azul teria atacado e assassinado um torcedor palmeirense e surrado o presidente da mesma torcida palmeirense, entre outros “feitos”.  Mas no direito penal vingança não é argumento de defesa,  quem participou da emboscada, que resultou em assassinato é cúmplice, correu o risco de cometê-lo (como quem dirige automóvel bêbado e causa acidente mortal), deve ter a pena agravada. Veremos se desta vez a Justiça paulista não fica vesga, como ocorreu com a mineira, quando mataram o torcedor palestrino. Ao não  punir o criminoso, o Judiciário de Minas ajudou a causar a morte do cruzeirense no lance atual. Para a redução de pena dos palmeirenses, estes argumentem que torcedores que insistem em fazer parte de torcidas violentas, estão sujeitos a riscos. Estamos descendo a ladeira. Logo isso valerá para a política.

Torcedores do Peñarol ficarão presos

Vinte e cinco torcedores do Peñarol que a polícia identificou em atos de selvageria no Rio, terão que responder a processos em que se aponta diversos crimes. Defendem-se eles afirmando que foram atacados pela polícia militar no estádio. E foram, a polícia militar do Rio todos conhecemos. Mas não o suficiente para eles saírem pelas ruas destruindo motos, barracas de vendedores autônomos, incendiando ônibus. Devem sofrer pelo menos alguns meses na cadeia e mais ainda se não indenizarem os prejudicados pelo vandalismo. Lembremos os corintianos que mataram um jovem na Bolívia, atirando foguetes contra a torcida adversária. Não há como reclamar.

Que ganha uma torcida matando um ser humano que torce para outro time?

A violência da torcida mostra nossa origem animal e selvagem, lembra nossos tempos nas planícies africanas, o “inconsciente coletivo”. Ajuda muito estar na massa, onde além do sentimento do grupo existe a oportunidade de colocar  para fora todo o ódio de oprimido e ter chance de não ser identificado, o que também tem seu lado covarde. E é uma estupidez, pois é sabido que a pessoa passa a torcer para um time devido a um acúmulo de influências em geral aleatórias (pai, amigos, o local….). Ou seja, se um dos torcedores da Mancha tivesse nascido e vivido em determinado bairro de Belo Horizonte, ele poderia ter se transformado em torcedor da Máfia Azul  e o oposto também pode ser dito (e isso vale para igrejas etc).  E sendo aleatório o fato de alguém se tornar torcedor desta ou daquela torcida, qual o sentido de odiar de morte o outro ser  humano, por gostar de outra camisa? Por que não usar essa energia e esse ódio contra o opressor?   A esperança está em ver as lideranças das torcidas organizadas voltarem a repetir ações de anos anteriores quando comparecia a Avenida Paulista para apoiar movimentos em defesa da democracia.

Jogador do Cruzeiro expulso aos 4 segundos: devolva-se a grana paga pelo ingresso à torcida, mais o dano moral e pedido de desculpas

Rafa da Silva, do Cruzeiro, conseguiu ser expulso aos 4  segundos do jogo de seu time contra o Athlético PR, por agredir o adversário, triste recorde de violência e estupidez,  mostra que  a violência se dissemina cada vez mais também pelo futebol. Com a expulsão de um jogador logo  no inicio, inexiste um jogo de futebol normal. Os torcedores deveriam receber devolução do que pagaram pelo ingresso e o que gastaram ir e voltar do estádio, além do dano moral, indenização devida pelo Cruzeiro devido o tempo perdido, dissabores do deslocamento, decepção com a frustração. E o time deveria indenizar-se de tudo que tiver que pagar com Rafa e mais ainda pelo resultado, 3 x 0 para o adversário. Os violentos sentem dor no bolso mais que pessoas normais e quem sabe pensassem melhor antes de sair agredindo com tanta gratuidade. Lição que serve também para políticos violentos. Estes. como os jogadores, quando estão perante um juiz, começam a lamentar suas agressões e pedir desculpas. Um que aparece nas redes jurando a morte do prefeito eleito em Fortaleza logo estará pedindo desculpas e choramingando  quando chegar a hora do julgamento.

Palmeiras superado pelo Botafogo, que volta a ficar isolado na liderança  

O Palmeiras apenas empatou com o Fortaleza no Allianz e o Fogão bateu o Bragantino jogando fora. Com isso, o time carioca voltou a ficar isolado na ponta de cima da tabela e o Fortaleza mostrou que tem time, mesmo.  O Flamengo corre por fora, ganhou por 4 x 2 do Juventude e mostrou que está vivo. O campeonato vai indo para seu final, cada vez mais emocionante.

Os jogos, os próximos jogos e a classificação do Brasileirão

31ª rodada
Palmeiras2X2Fortaleza
Grêmio3X1Atlético-GO
Vitória2X1Fluminense
Athletico-PR3X0Cruzeiro
Bragantino0X1Botafogo
Atlético-MG1X3Internacional
Flamengo4X2Juventude
Criciúma1X1São Paulo
CuiabáXCorinthians
VascoXBahia
32ª rodada
FluminenseXGrêmio
BragantinoXCuiabá
JuventudeXFortaleza
Athletico-PRXVitória
CorinthiansXPalmeiras
BahiaXSão Paulo
InternacionalXCriciúma
BotafogoXVasco
CruzeiroXFlamengo
Atlético-GOXAtlético-MG
  
ClassificaçãoPG 
Botafogo64 
Palmeiras61 
Fortaleza57 
Flamengo54 
Internacional52 
São Paulo51 
Bahia46 
Cruzeiro44 
Atlético-MG41 
10ºVasco40 
11ºGrêmio38 
12ºCriciúma37 
13ºFluminense36 
14ºVitória35 
15ºAthlético-PR34 
16ºBragantino34 
17ºJuventude34 
18ºCorinthians32 
19ºCuiabá27 
20ºAtlético-GO22 
0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador