Vini Jr. é eleito o melhor jogador do mundo pela Fifa

Jogador tem longa trajetória de combate ao racismo, que, segundo pessoas próximas, lhe custou o Bola de Ouro deste ano

Crédito: Reprodução/ Fifa

O jogador de futebol Vini Jr. foi, finalmente, reconhecido como o melhor jogador do mundo. Ele recebeu o prêmio The Best, da Fifa, em cerimônia em Doha, no Catar, nesta terça-feira (17). Na temporada 2023/2024, ele atuou em 39 partidas, fez 24 gols e contribuiu com 11 assistências.

“Eu não sei nem por onde posso começar. Porque era tão distante, que parecia impossível chegar até aqui. Era uma criança que só jogava bola descalço nas ruas de São Gonçalo, perto da pobreza, do crime. Poder chegar aqui é muito importante para mim. Estou fazendo por muitas crianças que pensam que é impossível”, afirmou o jogador de 24 anos.

O reconhecimento vem de uma longa luta pessoal do jogador contra o racismo, tendo em vista as diversas ofensas que recebe de torcedores europeus em partidas do Real Madri, time espanhol que defende, e apesar de ser bicampeão da Liga dos Campeões à frente do time. 

Em setembro, a justiça espanhola condenou um torcedor do Mallorca, time espanhol, que chamou o jogador de “Vinicius, macaco” durante partida contra o Real Madri. Em junho, outras três pessoas foram condenadas à prisão por insultos racistas, proferidos durante a partida entre Valencia e Real Madrid. 

Mas antes das condenações, Vini Jr. teve de suportar três anos de ofensas, apenas por conta de sua pele retinta que se destaca pelo talento ante aos demais jogadores do campeonato europeu.

Por conta do seu posicionamento, Vini Jr. acreditou, inclusive, acreditou que o combate ao racismo lhe custou a Bola de Ouro, tendo em vista que o seu desempenho no time espanhol é bastante superior – fez 27 gols em 28 jogos – ao meia-campista Rodri, do Manchester City, vencedor da edição 2024. 

No entanto, em entrevista à Reuters, pessoas próximas a Vini Jr. afirmaram que ele continuará o combate ao racismo. 

LEIA TAMBÉM: 

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador