
Um torcedor do Mallorca, time espanhol, foi condenado a um ano de prisão por falas racistas disparadas contra os jogadores Vinicius Junior, nas partidas contra Real Madrid e Villarreal, em fevereiro de 2023.
“Vinicius, macaco”, disparou o homem, que apareceu em imagens em transmissão do canal de streaming Dazn e está proibido de frequentar estádios por três anos.
Esta não é a primeira decisão a favor do jogador brasileiro. Em junho, outras três pessoas foram condenadas à prisão por insultos racistas, proferidos durante a partida entre Valencia e Real Madrid.
Além de oito meses de reclusão, os três réus foram condenados também ao pagamento das custas do processo e não podem frequentar estádios nos próximos dois anos.
Apoio
No ano passado, Vini Jr. recebeu apoio até mesmo da Organização das Nações Unidas (ONU). Volker Türk, alto comissário da ONU para Direitos Humanos, classificou os episódios de racismo vividos pelo jogador como um lembrete gritante de que o racismo existe no meio esportivo.
“O abuso sofrido contra Vinicius Jr. é um alerta claro da prevalência do racismo no esporte“, disse. “Peço que os organizadores tenham estratégias para prevenir e conter o racismo (…) Muito mais precisa ser feito para erradicar discriminação racial e isso precisa começar por ouvir os afrodescendentes, envolvendo eles significativamente e tomando passos genuínos para agir sobre suas preocupações”, afirmou.
LEIA TAMBÉM:

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.
Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.