Provocações no Mar da China, por Gustavo Gollo

Provocações no Mar da China, por Gustavo Gollo

Duas fragatas chinesas afastaram um contratorpedeiro americano que arriscava iniciar uma provocação FONOP próxima a uma ilha chinesa no Mar da China, foi a primeira provocação desse tipo realizada contra os chineses pelo atual governo americano. Provocações FONOPs costumam ser executadas corriqueiramente pelos americanos por todo o mundo, incluindo o Brasil. A novidade é que os chineses, agora, tornaram-se capazes de confrontar a armada americana, passando a exigir respeito à soberania de seu país.

Dias atrás os americanos anunciaram o envio de mais um porta-aviões ao Mar da China com a supostao finalidade de aumentar as pressões sobre a Coreia do Norte, tal reforço fortalecerá a presença americana naqueles confins, ajudando também a ampliar as provocações aos chineses. A ação tem o propósito de manter a tensão, colocar lenha na fogueira e reavivar questões quase encerradas sobre questões territoriais envolvendo a China e diversos países componentes do ASEAN, que anunciaram recentemente a consecução do esboço de um documento que selará um acordo definindo e pacificando as fronteiras territoriais na região.

Convém ficarmos atentos e denunciar esse tipo de ação com propósitos claramente afrontosos que podem acabar resultando em uma guerra mundial.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Apoie agora