6 de junho de 2026

IX – As tendências ideológicas na Suprema Corte norte-americana

Suprema Corte dos EUA tem 9 ministros indicados por presidentes e aprovados no Senado, alinhados com correntes ideológicas.
Evelyn Hoc - Reuters - Reprodução

A Suprema Corte dos EUA é composta por 9 ministros (justices), com mandato vitalício e indicados pelo presidente, com aprovação do Senado. Embora teoricamente imparciais, eles tendem a se alinhar com correntes ideológicas. Entenda, com o auxílio do ChatGPT

Siga o Jornal GGN no Google e receba as principais notícias do Brasil e do Mundo

Seguir no Google

🧭 CORRENTES IDEOLÓGICAS NA SUPREMA CORTE DOS EUA

🟥 Originalismo / Textualismo (Conservadores)

Princípio: Interpretar a Constituição conforme o significado original das palavras no momento em que foram escritas.

  • Enfase: Tradição, limites do poder federal, moral cristã, direito à posse de armas, e oposição à ação afirmativa ou expansão de direitos não explicitamente previstos.
  • Inspiradores: Antonin Scalia, Clarence Thomas.

Ministros alinhados:

NomeIndicado porPerfil ideológico
Clarence ThomasGeorge H. W. BushUltraconservador, originalista puro. Contra aborto, ação afirmativa, e defesa radical da liberdade religiosa.
Samuel AlitoGeorge W. BushConservador dogmático, autor da decisão que derrubou Roe v. Wade (2022).
Neil GorsuchDonald TrumpOriginalista, mas ocasionalmente libertário em temas civis.
Brett KavanaughDonald TrumpConservador moderado, alinhado com precedentes em alguns casos.
Amy Coney BarrettDonald TrumpCatólica devota, originalista, conservadora socialmente, mas tecnicamente sólida.
John Roberts (Chief)George W. BushConservador institucionalista – busca preservar a imagem da Corte, mesmo moderando votos.

🟦 Constitucionalismo progressista / Interpretativismo vivo (Liberais)

Princípio: A Constituição é um documento vivo, que deve ser interpretado à luz da evolução da sociedade.

  • Enfase: Direitos civis, igualdade racial e de gênero, proteção ao voto, direitos reprodutivos, meio ambiente.
  • Inspiradores: Thurgood Marshall, Ruth Bader Ginsburg.

Ministros alinhados:

NomeIndicado porPerfil ideológico
Sonia SotomayorBarack ObamaLiberal aguerrida, com forte defesa de minorias e direitos civis.
Elena KaganBarack ObamaLiberal pragmática, busca acordos, foco em equilíbrio institucional.
Ketanji Brown JacksonJoe BidenPrimeira mulher negra na Corte. Forte defensora de direitos civis, justiça social e controle do poder executivo.

⚖️ BALANÇA IDEOLÓGICA ATUAL (2025)

CorrenteNúmero de MinistrosForça relativa
Conservadores6Maioria clara (6 a 3)
Liberais3Minoritários

John Roberts (presidente da Corte) às vezes vota com os liberais em casos institucionais para evitar rupturas extremas, mas permanece essencialmente conservador.

🧠 TENDÊNCIAS DE VOTO EM TEMAS POLÊMICOS

TemaConservadores (6)Liberais (3)
AbortoContraA favor
Ação afirmativaContraA favor
Regulação de big techsContra regulaçãoA favor de regulação e moderação de discurso de ódio
Direitos LGBTQIA+DivididoA favor
Imunidade presidencialA favorContra
Liberdade religiosa amplaA favorCautelosos
Intervenção em eleiçõesRestringemDefendem supervisão federal

Leia também:

Luis Nassif

Jornalista, com passagens por diversos meios impressos e digitais ao longo de mais de 50 anos de carreira, pelo qual recebeu diversos reconhecimentos (Prêmio Esso 1987, Prêmio Comunique-se, Destaque Cofecon, entre outros). Diretor e fundador do Jornal GGN.

Assine a nossa Newsletter e fique atualizado!

Assine a nossa Newsletter e fique atualizado!

Mais lidas

As mais comentadas

Colunistas

Ana Gabriela Sales

Repórter do GGN há 9 anos. Especializada em produção de conteúdo para as redes sociais.

Camila Bezerra

Graduada em Comunicação Social – Habilitação em Jornalismo pela Universidade. com passagem pelo Jornal da Tarde e veículos regionais. É...

Carla Castanho

Carla Castanho é repórter no Jornal GGN e produtora no canal TVGGN

1 Comentário
...

Faça login para comentar ou registre-se.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. fabriciio coyote

    2 de agosto de 2025 5:01 pm

    a globo news está no desespero absoluto, e ainda reverbera o que pensa a elite que concentra todo o nosso pib: os institutos de pesquisa, após ouvirem 1200 pessoas, dão como certa as percentagens obtidas como se fosse TODO o Brasil: 40 % da população odeia Lula; 50 % acha que moraes comete atrocidades contra boçalnaro. um acinte ao cidadão que é induzido por chamadas sensacionalistas pois os conglomerados de mídia perderam o controle da narrativa após as extravagâncias de trump. o desespero se dá em que como podem enfeixar a pressão política sobre o governo que acabou por se fortalecer com o tarifaço? por mais que a internet das coisas seja uma caixa de pandora nas mãos das big techs (em entrevista ao Roda Viva e. 1997 o Geógrafo e Filósofo Milton Santos já alertara sobre a falta de regulamentação dessas corporações), se não fosse a homogeneidade de comunicação entre as pessoas via essas plataformas, com certeza apoiariam o golpe de estado patrocinado pelos eua. como não há como manipular mais a informação, pois não a concentram mais, escondem suas reais ideias de subserviência em pesquisas de opinião, como se captassem de fato as ideias do Povo Btasileiro. uma vergonha serem tão entreguistas. in fux they trust, como disse moro a dalanhol.

Recomendados para você

Recomendados