Primeiro-ministro da Itália renuncia após crise com a base aliada

Ana Gabriela Sales
Repórter do GGN há 8 anos. Graduada em Jornalismo pela Universidade de Santo Amaro. Especializada em produção de conteúdo para as redes sociais.
[email protected]

O presidente Sergio Mattarella, no entanto, rejeitou o pedido de renúncia

Reprodução

O primeiro-ministro da Itália, Mario Draghi, anunciou nesta quinta-feira (14) que irá entregar um pedido de renúncia do cargo em consequência do racha com a base aliada. 

O presidente Sergio Mattarella, no entanto, rejeitou o pedido de renúncia e pediu que Draghi converse com o Parlamento sobre a situação política.

Draghi fez o anúncio, por meio de nota, apesar de ter ganho o voto de confiança do parlamento nesta quinta. “Vou apresentar minha renúncia ao presidente da República esta noite”, disse o primeiro-ministro.

“A coalizão de unidade nacional que apoiou este governo não existe mais”, acrescentou. 

“Democracia é coisa frágil. Defendê-la requer um jornalismo corajoso e contundente. Junte-se a nós: www.catarse.me/jornalggn

O cenário se deu após o líder do Movimento 5 Estrelas (M5E – que faz parte da base aliada), Giuseppe Conte, anunciar que os senadores do partido não iriam apoiar o voto de confiança ao governo.

A votação se referiu ao decreto-lei proposto por Draghi de um pacote de ajuda a famílias e empresas contra a inflação. A proposta, no entanto, também inclui a construção de um incinerador de lixo gigante, na capital Roma, um projeto que o M5E sempre se opôs, por considerá-lo caro, poluente e ineficiente.

Leia também:

As peças do Xadrez da Ultradireita

Xadrez da ultradireita mundial à ameaça eleitoral

Jornal GGN produzirá documentário sobre esquemas da ultradireita mundial e ameaça eleitoral. Saiba como apoiar

Ana Gabriela Sales

Repórter do GGN há 8 anos. Graduada em Jornalismo pela Universidade de Santo Amaro. Especializada em produção de conteúdo para as redes sociais.

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador