GSI responde matéria da Reuters sobre advertências do diretor da CIA a Bolsonaro

Victor Farinelli
Victor Farinelli é jornalista residente no Chile, corinthiano e pai de um adolescente, já escreveu para meios como Opera Mundi, Carta Capital, Brasil de Fato e Revista Fórum, além do Jornal GGN
[email protected]

Pasta comandada por Augusto Heleno – um dos interlocutores de William Burns durante sua visita ao Brasil – afirma que tratou a mensagem como “promoção da democracia”, e que “não recebemos recados de nenhum país do mundo”

Foto: Agência Brasil

A publicação da reportagem da agência Reuters, informando que o diretor da CIA (Agência Central de Inteligência dos Estados Unidos) manifestou diretamente ao governo brasileiro a sua preocupação pela campanha de Jair Bolsonaro para levantar suspeitas ao sistema eleitoral brasileiro gerou a primeira reação por parte de figuras ligadas ao bolsonarismo, na forma de uma nota divulgada pelo GSI (Gabinete de Segurança Institucional), na tarde desta quinta-feira (5/5).

No documento, o organismo confirma a realização dos encontros em Brasília em julho de 2021, e a presença do titular do GSI, Augusto Heleno – quem, ademais, é citado na matéria da Reuters como sendo um dos assessores próximos de Bolsonaro que ouviu as advertências da delegação estadunidense sobre os perigos de se colocar em xeque o sistema eleitoral.

No entanto, o organismo nega as afirmações da matéria, e disse considerar que as recomendações feitas pelos representantes do governo de Joe Biden teriam sido recebidas como uma mensagem de “promoção da democracia”.

A nota também diz que o governo brasileiro “não recebe recados de nenhum país do mundo, nem os transmite”, e que “nós temos um excelente corpo de diplomatas e adidos para tratar dos interesses nacionais”.

Para completar, o GSI afirmou que a agenda do encontro entre Heleno e Burns “foi devidamente divulgada”. A nota também manifesta que “os assuntos tratados, em reuniões, na área de inteligência, são sigilosos”.

Victor Farinelli

Victor Farinelli é jornalista residente no Chile, corinthiano e pai de um adolescente, já escreveu para meios como Opera Mundi, Carta Capital, Brasil de Fato e Revista Fórum, além do Jornal GGN

3 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador