Observatorio de Geopolitica
O Observatório de Geopolítica do GGN tem como propósito analisar, de uma perspectiva crítica, a conjuntura internacional e os principais movimentos do Sistemas Mundial Moderno. Partimos do entendimento que o Sistema Internacional passa por profundas transformações estruturais, de caráter secular. E à partir desta compreensão se direcionam nossas contribuições no campo das Relações Internacionais, da Economia Política Internacional e da Geopolítica.
[email protected]

Por que os EUA precisam desta guerra em Gaza, por Pepe Escobar

Washington precisa de vencer a guerra de Gaza contra o Irã porque não conseguiu vencer a guerra da Ucrânia contra a Rússia.

The Cradle

do Observatório de Geopolítica

no The Cradle

Por que os EUA precisam desta guerra em Gaza

por Pepe Escobar

O Sul Global esperava o amanhecer de uma nova realidade árabe. 

Afinal de contas, a rua árabe – mesmo quando reprimida nos seus países de origem – tem pulsado com protestos que expressam uma raiva feroz contra o massacre em massa de palestinianos por parte de Israel na Faixa de Gaza. 

Os líderes árabes foram forçados a tomar algum tipo de ação para além da suspensão de alguns embaixadores em Israel, e apelaram a uma cúpula especial da Organização de Cooperação Islâmica (OCI) para discutir a guerra israelita em curso contra as crianças palestinianas. 

Representantes de 57 estados muçulmanos reuniram-se em Riade, no dia 11 de Novembro, para desferir um golpe sério e prático contra os praticantes e facilitadores do genocídio. Mas no final nada foi oferecido, nem mesmo consolo.  

A declaração final da OIC ficará sempre consagrada no Palácio Dourado da Covardia. Destaques do espetáculo retórico espalhafatoso: nos opomos à “autodefesa” de Israel; condenamos o ataque a Gaza; pedimos (a quem?) que não venda armas a Israel; solicitamos ao TPI canguru que “investigue” crimes de guerra; solicitamos uma resolução da ONU que condene Israel.  

Para que conste, estes são os melhores 57 países de maioria muçulmana que poderiam angariar em resposta a este genocídio do século XXI.  

A história, mesmo que escrita por vencedores, tende a ser implacável com os covardes.

Os Quatro Principais Covardes, neste caso, são a Arábia Saudita, os Emirados Árabes Unidos, Bahrein e Marrocos – os três últimos tendo normalizado as relações com Israel sob a mão pesada dos EUA em 2020. Estes são os que impediram consistentemente a adoção de medidas sérias na cúpula da OIC, como o projeto de proposta argelina para uma proibição do petróleo a Israel, além da proibição da utilização do espaço aéreo árabe para entregar armas ao estado de ocupação.

O Egito e a Jordânia – vassalos árabes de longa data – também não se comprometeram, assim como o Sudão, que está no meio de uma guerra civil. Turquia, sob o comando do sultão Recep Tayyip Erdogan, mostrou mais uma vez que tudo é conversa e nenhuma ação; uma paródia neo-otomana do texano “só chapéu, sem gado”. 

BRICS ou IMEC? 

Os quatro melhores covardes merecem algum exame minucioso. O Bahrein é um humilde vassalo que acolhe um ramo chave do Império de Bases dos EUA. Marrocos tem relações estreitas com Tel Aviv – esgotou-se rapidamente após uma promessa israelita de reconhecer a reivindicação de Rabat sobre o Sahara Ocidental. Além disso, Marrocos depende fortemente do turismo, principalmente do Ocidente coletivo.  

Depois temos os cachorros grandes, a Arábia Saudita e os Emirados Árabes Unidos. Ambos estão repletos de armamento americano e, tal como o Bahrein, também acolhem bases militares dos EUA. O príncipe herdeiro saudita, Mohammad bin Salman (MbS) e o seu antigo mentor, o governante dos Emirados, Mohammad bin Zayed (MbZ), têm em conta a ameaça de revoluções coloridas que assolam os seus domínios reais se se desviarem demasiado do roteiro imperial aceite.  

Mas dentro de algumas semanas, a partir de 1 de Janeiro de 2024, sob a presidência russa, tanto Riade como Abu Dhabi irão expandir os seus horizontes em grande escala, tornando-se oficialmente membros dos BRICS 11 . 

A Arábia Saudita e os EAU só foram admitidos no BRICS expandido devido a cuidadosos cálculos geopolíticos e geoeconômicos da parceria estratégica Rússia-China.

Juntamente com o Irão – que tem a sua própria parceria estratégica com a Rússia e a China – Riade e Abu Dhabi deverão reforçar a influência energética da esfera dos BRICS e ser intervenientes-chave, mais adiante, no esforço de desdolarização. cujo objetivo final é contornar o petrodólar.  

No entanto, ao mesmo tempo, Riade e Abu Dhabi também poderão beneficiar imensamente do plano não tão secreto de 1963 para construir o  canal Ben Gurion , do Golfo de Aqaba ao Mediterrâneo Oriental, chegando – que coincidência – muito perto para o agora devastado norte de Gaza. 

O canal permitiria que Israel se tornasse um importante centro de trânsito de energia, desalojando o Canal de Suez do Egito, e isso se encaixa perfeitamente com o papel de Israel como o nó chave de fato no último capítulo da Guerra dos Corredores Econômicos: a  Índia- Corredor Médio Oriente (IMEC) .

IMEC é um acrónimo bastante perverso, tal como toda a lógica por detrás deste corredor fantástico, que visa posicionar Israel, violador da lei internacional, como um centro comercial crítico e até mesmo fornecedor de energia entre a Europa, parte do mundo árabe, e a Índia.  

Essa foi também a lógica por detrás da farsa da ONU do primeiro-ministro israelita, Benjamin Netanyahu, em Setembro, quando mostrou a toda a “comunidade internacional” um mapa do “Novo Médio Oriente” no qual a Palestina tinha sido totalmente apagada. 

Tudo o que foi dito acima pressupõe que o IMEC e o Canal Ben Gurion serão construídos – o que não é uma certeza segundo quaisquer padrões realistas.  

De volta à votação na OIC, os asseclas dos EUA, Egito e Jordânia – dois países nas fronteiras ocidental e oriental de Israel, respectivamente – estavam na posição mais difícil de todos. O estado de ocupação pretendia empurrar para sempre cerca de 4,5 milhões de palestinianos para as suas fronteiras. Mas o Cairo e Amã, também inundados de armas dos EUA e financeiramente falidos à medida que chegam, nunca sobreviveriam às sanções dos EUA se se inclinassem demasiado inaceitavelmente para a Palestina.

Assim, no final, muitos Estados muçulmanos que escolheram a humilhação em vez da justiça estavam a pensar em termos de interesse nacional muito estreitos e pragmáticos. A geopolítica é impiedosa. É tudo uma questão de recursos naturais e mercados. Se você não tem um, você precisa do outro, e se não tiver nenhum, um Hegemon dita o que você pode ter. 

A rua árabe e muçulmana – e a maioria global – podem, com razão, sentir-se desanimadas quando vêem como estes “líderes” não estão prontos para transformar o mundo islâmico num verdadeiro pólo de poder dentro da multipolaridade emergente. 

Não aconteceria de outra maneira. Muitos dos principais estados árabes não são entidades soberanas. Estão todos encurralados, vítimas de uma mentalidade de vassalo. Eles não estão prontos – ainda – para enfrentar de perto a História. E, infelizmente, eles ainda permanecem reféns do seu próprio “século de humilhação”.

O humilhante golpe de misericórdia foi despachado por ninguém menos que o próprio maníaco genocida de Tel Aviv: ele ameaçou todos no mundo árabe se não calassem a boca – o que já fizeram.

É claro que existem valentes árabes e muçulmanos muito importantes no Irã, na Síria, na Palestina, no Iraque, no Líbano e no Iêmen. Embora não sejam de forma alguma maioria, estes atores da Resistência refletem o sentimento nas ruas como nenhum outro. E com a guerra de Israel a expandir-se a cada dia, a sua influência regional e global deverá aumentar incomensuravelmente, tal como em todas as outras guerras regionais do Hegemon.

Estrangulando um novo século no berço 

O desastre catastrófico do Projeto Ucrânia e o renascimento de uma guerra intratável na Ásia Ocidental estão profundamente interligados. 

Para além da névoa da “preocupação” de Washington com a violência genocida de Tel Aviv, o fato crucial é que estamos bem no meio de uma guerra contra os BRICS 11.      

O Império não faz estratégia; na melhor das hipóteses, ela executa planos de negócios táticos em tempo real. Há duas tácticas imediatas em jogo: uma Armada dos EUA posicionada  no Mediterrâneo Oriental – num esforço falhado para intimidar os gigantes do Eixo da Resistência, o Irã e o Hezbollah – e uma possível eleição de Milei na Argentina, ligada à sua promessa declarada de romper as relações Brasil-Argentina. 

Portanto, este é um ataque simultâneo aos BRICS 11 em duas frentes: Ásia Ocidental e América do Sul. Não serão poupados esforços americanos para impedir que o BRICS 11 se aproxime da OPEP+. Um objetivo fundamental é incutir medo em Riade e Abu Dhabi – como confirmado por fontes empresariais do Golfo Pérsico.  

Até mesmo os líderes vassalos no show da OIC estariam cientes de que agora estamos profundamente envolvidos em O Império Contra-Ataca. Isso também explica em grande parte a sua covardia. 

Eles sabem que para o Hegemon, multipolaridade é igual a “caos”, unipolaridade é igual a “ordem” e atores malignos são iguais a “autocratas” – como o novo “Eixo do Mal” russo-chinês-iraniano e qualquer pessoa, especialmente vassalos, que se oponha à “ordem internacional baseada em regras”. 

E isso nos leva a uma história de dois cessar-fogo. Dezenas de milhões de pessoas na maioria global perguntam por que razão  o Hegemon está desesperado por um cessar-fogo na Ucrânia, ao mesmo tempo que recusa categoricamente um cessar-fogo na Palestina. 

O Projeto Congelamento da Ucrânia preserva o Fantasma da Hegemonia só mais um pouquinho. Vamos supor que Moscou morderia a isca (não morderá). Mas para congelar a Ucrânia na Europa, a Hegemonia precisará de uma vitória israelita em Gaza – talvez a todo e qualquer custo – para manter até mesmo um vestígio da sua antiga glória. 

Mas poderá Israel alcançar a vitória mais do que a Ucrânia? Tel Aviv pode já ter perdido a guerra em 7 de Outubro, pois nunca poderá recuperar a sua fachada de invencibilidade. E se isto se transformar numa guerra regional que Israel perde, os EUA perderão da noite para o dia os seus vassalos árabes, que hoje têm uma opção chinesa e russa à espera nos bastidores. 

O Rugido das Ruas está a ficar mais alto – exigindo que a administração Biden, agora vista como cúmplice de Tel Aviv, interrompa o genocídio israelita que pode levar a uma Guerra Mundial. Mas Washington não cumprirá. As guerras na Europa e na Ásia Ocidental podem ser a sua última oportunidade (que perderá) para subverter a emergência de um Século da Eurásia próspero, conectado e pacífico.

As opiniões expressas neste artigo não refletem necessariamente as do The Cradle.

Pepe Escobar – Analista geopolítico independente, escritor e jornalista

O texto não representa necessariamente a opinião do Jornal GGN. Concorda ou tem ponto de vista diferente? Mande seu artigo para dicasdepautaggn@gmail.com. O artigo será publicado se atender aos critérios do Jornal GGN.

Observatorio de Geopolitica

O Observatório de Geopolítica do GGN tem como propósito analisar, de uma perspectiva crítica, a conjuntura internacional e os principais movimentos do Sistemas Mundial Moderno. Partimos do entendimento que o Sistema Internacional passa por profundas transformações estruturais, de caráter secular. E à partir desta compreensão se direcionam nossas contribuições no campo das Relações Internacionais, da Economia Política Internacional e da Geopolítica.

2 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Perdendo apenas para a fabricação de dolares, a indústria bélica americana, como uma funerária, ela precisa de cadáveres para sua expansão. Daí a necessidade de buscar conflitos em todas as regiões do mundo. Embora falem bastante de paz, os líderes americanos, falam de paz para venderem a guerra.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador