Primeiro conselho nacional foi criado em 1846

Por Luiz Eduardo Brandão

Comentário ao post “Veja ignorou explicações sobre a Política Nacional de Participação Social

A midiona está com 168 anos de atraso. A Secretaria-Geral, na sua nota burocrática, parquíssima em informações, que aliás a Secom também não se dignou de fornecer desde o início desse tiroteio reacionário e eleitoreiro contra a medida; a Secretaria-Geral, ia dizendo, podia ter se dado ao minúsculo trabalho de informar aos brasileiros quais são os 35 conselhos nacionais já existentes. Talvez seja pedir demais, a ela e a Secom, informar também que, p. ex., na área da Educação, a primeira proposta de criação de um conselho nacional data de 1846. Isso mesmo 1846, quando a comissão de instrução pública da Câmara, certamente formada por fervorosos bolivarianos-bolcheviques, propôs fosse criado o Conselho Geral de Instrução Pública? A ideia não prosperou na época, mas veio a tomar forma em 1911, com a criação do Conselho Superior de Ensino. Este foi evoluindo até ser criado, no gov. FHC (1995), o atual Conselho Nacional de Educação.

O histórico dos conselhos da área pode ser facilíssimamente encontrado no próprio site do Ministério da Educação, que ou se esqueceu incompetentemente de transmiti-lo, ou o transmitiu a quem de direito, a Secom, para municiá-la nessa guerra, e esta incompetentemente desconsiderou. Quem não comunica se trumbica, e o gov. atual está comprovando dolorosamente — para nós em todo caso — esta preciosa afirmação do Chacrinha. Bom aqui vai o endereço para o pessoal do gov. que lê este blog:

http://www.educacao.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=…

 

Redação

2 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Prefeituras????

    Depois que uma pessoa fez um comentário aqui fiquei pensando…

    Pra quê uma cidade precisa de Prefeitura e Câmara de vereadores?????

  2. NADA A VER. Infantil jogo de

    NADA A VER. Infantil jogo de palavras. CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO, assim como dezenas de outros conselhos nacionais , tais como Conselhos de Contribuintes, Conselhos Federais de profissões,  SÃO ORGÃOS COLEGIADOS OD ESTADO, não tem nada a ver como conceito e formação com CONSELHOS POPULARES.

    Os Conselheiros de CONSELHOS DO ESTADO tem ou devem ter CURRICULOS e vinculação com o tema do organismo

    e são INDICADOS PELO PODER POLITICO e não pelo povo.

     

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador