Proposta de Lei defende fim da necessidade de fiador em locação de imóveis

Patricia Faermann
Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.
[email protected]

Jornal GGN – Um projeto que está para ser analisado pelo Senado coloca fim à exigência de fiador em locação de imóveis. O PLS 29/2013, do senador Paulo Paim (PT-RS), que afirma que a garantia exigida causa “sérias dificuldades”, além de despertar “receio e constrangimento” nos fiadores.

Entretanto, o projeto ainda mantém a possibilidade de um seguro-fiança ou caução requerido. O assunto gerou debates no Senado Federal.

O relator, senador Gim Argello (PTB-DF), concorda com a questão que gera constrangimentos, mas defendeu, entretanto, que a medida poderia “levar o mercado imobiliário ao colapso”. Para ele, a fiança constitui a modalidade de mais baixo custo para garantir locação.

Com o posicionamento do relator, é provável que a matéria seja rejeitada pela Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ).

“O mercado imobiliário precisa fluir regularmente, em subordinação à lei econômica da oferta e da procura, e a certeza do adimplemento da obrigação é o alicerce sobre o qual se fundamenta os contratos dessa natureza e motiva os novos empreendimentos imobiliários”, diz o relatório.

Com informações de Agência Senado.

Patricia Faermann

Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador