Dilma inclui Leonel Brizola no Livro dos Heróis da Pátria

Da Agência Brasil

A presidenta Dilma Rousseff sancionou lei aprovada pelo Senado que inclui o político gaúcho Leonel Brizola no Livro dos Heróis da Pátria, que homenageia brasileiros que se destacaram na defesa e construção da história nacional. A lei foi publicada hoje (29) no Diário Oficial.

O livro, com páginas de aço, fica exposto no Panteão da Pátria, na Praça dos Três Poderes, em Brasília.

Fundador do PDT, Leonel de Moura Brizola nasceu em 1922, em Carazinho, no Rio Grande do Sul, e morreu no Rio de Janeiro, em 2004. Foi o único político brasileiro a governar dois estados diferentes: o Rio Grande do Sul e o Rio de Janeiro. Também foi prefeito de Porto Alegre, deputado estadual e deputado federal.

Brizola, teve participação expressiva na luta contra a ditadura militar e, após o golpe de 1964, viveu no exílio no Uruguai, Estados Unidos e Portugal até voltar ao Brasil com a Lei da Anistia. Foi candidato à Presidência da República por duas vezes e candidato à vice na chapa de Luiz Inácio Lula da Silva na eleição de 1998, quando foram derrotados por Fernando Henrique Cardoso.

O nome do político gaúcho vai aparecer no livro ao lado de nomes como Tiradentes, Zumbi dos Palmares, Dom Pedro I, Duque de Caxias, Alberto Santos Dumont, Chico Mendes, Getúlio Vargas, Heitor Villa Lobos e Anita Garibaldi, entre outros.

Prazo

A lei sancionada por Dilma também altera o tempo necessário para que uma personalidade possa ser homenageada no Livro dos Heróis da Pátria após sua morte, de 50 para dez anos. “A distinção será prestada mediante a edição de lei, decorridos 10 (dez) anos da morte ou da presunção de morte do homenageado”, diz a nova redação.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor

Assine e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Assine agora

24 comentários

  1. bocejantes

    “Livro dos Heróis da Pátria”

    Bocejante Macunaíma já no meio da primeira página: “Ai!que preguiça.”

  2. Éramos felizes e…

    Tinha esquecido que o Brizola tinha sido candidato junto com o Lula ! Já fomos BEM melhor de vice, hein ??

  3. Que falta faz

    Neste momento louco da política , que falta faz um Brizola, um Covas, Ulisses Guimarães. Sabemos que há políticos de valor no quadro atual, mas nenhum tem carisma suficiente para despertar o interesse na mídia frente seu posicionamento sobre assuntos de estado. Tristemente o ‘carisma’ que a mídia busca nos políticos atualmente, não tem nada a ver com republicanismo e democracia. Jornalismo exercido na mídia, raras exceções, está como dito em revista estrangeira: se ocupa de fofocas. Meros cronistas que nada aprofundam. Como diria Cazuza “transformam o País inteiro num puteiro, porque assim se ganha mais dinheiro”.

  4.  
    Justíssima homenagem a um

     

    Justíssima homenagem a um Brasileiro de verdade (com maiúscula) e com honra. Grande LEONEL DE MOURA BRIZOLA, HEROI DA PÁTRIA.

    Orlando

     

  5. Brizola
    Meu primeiro voto para presidente foi para ele. Tenho orgulho disso.
    Mostrou que honestidade e política podem andar juntas.
    Também foi o primeiro político a colocar a Educação como prioridade número 1 de um Governo.
    Merecida homenagem.

  6. Merecido!!
     
    Agora é de doer

    Merecido!!

     

    Agora é de doer ler no PIG que a Dima MUDOU a leie ela sozinha INCULUIU o nome do Brizola como herói da pátira.

    Nenhum portal do PIG se digna a dizer que a lei foi aprovada pelo congresso e sancionada por Dilma

    Alguem aqui no blog sabe o autor do PL que se tornou essa lei?

  7. Muito merecido

    Acho que o Brizola, além de receber esta homenagem, deveria ser mais estudado, em relação ao seu pensamento em relação ao Brasil: CIEPS, Perdas Internacionais e outros temas que apontam para um Brasil melhor e, ainda, que identificam onde e como estamos sendo explorados. Acho que o PDT deveria respeitar mais o seu legado.

  8. UH UH!!! VIVA O MARAGATO!!!

    BELÍSSIMA HOMENAGEM AO LÍDER POLÍTICO LEONEL DE MOURA BRIZOLA.

    E o momento não poderia ser mais propício para mandar um recadinho, se possível numa cartinha e num pergaminho.

    Aos  CHIMANGOS e CANTILINAS, encarnados na atualidade.

    Mais uma vez A VITÓRIA será de CÍCERO e dos MARAGATOS.

    • Você confundiu

      Você confundiu Brizola com Moreira Franco. Brizola e Darcy Ribeiro revolucionariam a educação dos favelados e marginalizados, se Moreira Franco não tivesse boicotado os CIEPs e preferido abrir e fechar crateras de metrô, sem abrir qualquer nova estação. Sem educação integral, a marginalização continuou como a única ou a mais imediata possibilidade.

  9. EU SOU UM HERÓI TAMBÉM!!
    POIS

    EU SOU UM HERÓI TAMBÉM!!

    POIS VIVO COM PRAZER NO BRASIL

    CHEIO DE MAZELAS E DESIGUALDADES

    QUERO MEU NOME E D MAIS 200 MILHÕES DE BRASILEIROS NESTE LIVRO!!!

  10. A campanha  desferida  pelo

    A campanha  desferida  pelo PIG,predomínio    das Organizações Globo,tendo a frente o desafeto Roberto Marinho  foi  semelhante em conteúdo e intensidade a  que Lula  e Dilma vem sofrendo desde  a  assunção do PT.

     VEJA aliada  do Globo ,criou mitos e atingiu vários colaboradores  de Brizola,incluindo  Nilo batista, seu vice  governador, secretário de  justiça e de segurança. Acionada a VEJA,perdeu em todas  as instâncias numerosos processos . Roberto Marinho jamais perdoou Brizola pela criação dos CIEPS e montou campanha difamatória contra Brizola e Darcy, este, idealizador do projeto. Acusava  Brizola de  ter multiplicado  favelas e  proibir   a policia de subir  os morros. Polícia que sequestrava e desafiava o poder civil,estimulada pelos ressentidos   fascistas que abandonaram o poder. Moreira Franco, sucedeu-o  e  incumbiu-se  de desmontar  o projeto dos  CIEPS e outras  heranças  sociais de Brizola.Mas  ,isso já é outra história…

  11. O roberto marinho NÃO ENTRA

    O roberto marinho NÃO ENTRA NESTE LIVRO, por que ele está no livro do congresso AMERICANO COMO GRANDE ARTICULADOR DO GOLPE DE 64!

    Tem que escolher…

    Ou fica rico ou se torna mito…

  12. Pró-forma

    Brizola é um dos brasileiros que mais admiro.

    Mas, sejamos sinceros, isso aí não tem valor nenhum.

    Apenas um afago nos disquerda. Acredito que veremos mais disso para contrabalançar com as medidas econômicas que vem por aí.

    Quando será a solenidade acompanha de um jantar para familiares e amigos ???

  13. justo premio ao grande

    justo premio ao grande brizola.

    heróis há muitos.,de ambos os lados….

    tiradentes x caxias…

    mito é diferente…

    encarna na alma popular….

     

  14. + comentários

Deixe uma mensagem

Por favor digite seu comentário
Por favor digite seu nome