Dos heróis da Guerra Civil Espanhola

Da Serie 74 anos da Guerra Civil Espanhola, um periodo que produziu personagens extraordinarios, como Enrique Lister, general da Republica. Nascido em 1907, passou a adolescencia em Cuba, regressou à Espanha em 1925, exilado em 1931 já na Segunda Republica por sua participação no Partido Comunista Espanhol, voltou à Cuba aonde combateu a ditadura de Gerardo Machado, tão violenta e corrupta (ou até mais) como a de Fulgencio Batista. Em 1932 foi para a URSS

na qualidade de lider do PCE, entrou para a mais tradicional escola militar russa, a celebre Academia Militar Frunze aonde recebeu ensino e treinamento de oficial de operações. Ao eclodir a Guerra Civil em julho de 1936 volta à Espanha e se junta ao Exercito da Republica, recebendo o comando da 11ª Divisão, aonde ganhou fama como excepcional comandante nas cruentas batalhas do Jarama, de Guadalajara, de Brunette e de Teruel, ( cidade que mudou de mando seis vezes na Guerra Civil) participando depois da defesa de Madrid. Com a derrota da Republica em 1939 foge para Moscou aonde com a patente de General do Exercito Vermelho foi um dos comandantes da força que rompeu o cerco de Leningrado pela Wehrmacht. Ainda na Segunda Guerra lutou na Iggoslavia com as tropas de Tito, recebendo tambem patente de General do Exercito Iugoslavo.

General de três nações, Lister foi mandado pela KGB ao Mexico e de lá à Cuba, aonde foi dos principais assessores militares de Fidel Castro durante a Revolução Cubana em 1959. Só regressou à Espanha após a morte de Franco, em 1977 aonde novamente se juntou ao Partido Comunista Espanhol. Esse grande guerreiro de tantas lutas e em tantos lugares morreu em 1994 em Madrid, um dos generais mais ativos do Seculo XX, sobrevivente de tantas batalhas cruentas, uma historia para contar. Na recebte publicação de Anthony Beevor The Battle for Spain, Liste recebeu merecido tratamento de grande lider militar da Republica.

Beevor é um dos melhores historiadores britanicos da nova geração, casado com outra excelente historiadora, Artemis Cooper, neta do celebre Lord Duff Cooper, importante diplomata da Segunda Guerra, autora de dois excelentes livros Cairo in the War 1939-1945 e em co-autoria com o marido, Paris After the Liberation 1944-1949. Estou tentando convence-la a escrever Rio de Janeiro in the War, uma historia que merece ser contada pela importancia que a então capital do Brasil teve nas grandes manobras diplomaticas para definir a posição da America Latina no conflito, tendo como pano de fundo uma intensa vida social, casinos, shows musicais, animada vida noturna, o Rio entre 40 e 45 foi das mais interessantes cidades do planeta. 

Luis Nassif

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador