Governo vai esperar sindicância para definir possíveis afastamentos no IBGE

Lourdes Nassif
Redatora-chefe no GGN
[email protected]

Os ministros do Planejamento, Miriam Belchior, do Desenvolvimento Social, Tereza Campelo, da Educacão, Henrique Paim, durante coletiva sobre os dados do Pnad, divulgada pelo IBGE(Fabio Rodrigues Pozzebom /Agência Brasil)

Os ministros do Planejamento, Miriam Belchior, do Desenvolvimento Social, Tereza Campelo, da Educacão, Henrique Paim, durante coletiva sobre a correção dos dados da PnadFabio Rodrigues Pozzebom /Agência Brasil

 

A ministra do Planejamento, Miriam Belchior, disse hoje (20) que o governo irá esperar a conclusão do trabalho da comissão de sindicância, que irá apurar o erro do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) na Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) 2013, para tomar providências sobre possíveis afastamentos de responsáveis do órgão.

A comissão terá 30 dias para analisar os fatos e a responsabilidade funcional e será formada por integrantes da Casa Civil, dos ministérios do Planejamento e da Justiça e da Controladoria-Geral da União (CGU).

Segundo a ministra, o governo “ficou chocado com o erro”, considerado gravíssimo. Além da comissão de sindicância, um grupo de especialistas independentes irá avaliar a consistência da Pnad de 2013, para ver se há algum outro problema no estudo. Os nomes devem ser divulgados na próxima terça-feira (23).

Ontem (19), o IBGE divulgou uma correção da análise de dados da Pnad, divulgada na última quinta-feira (18), o que levou a erro em alguns resultados das estimativas. O índice de Gini, que mede a desigualdade no país, em 2012 estava em 0,496 e, em 2013, caiu para 0,495, o que mostra redução na desigualdade, ao invés do aumento para 0,498 divulgado anteriormente.

O erro ocorreu porque foi superestimada a população das regiões metropolitanas de sete estados que têm mais de uma região metropolitana, onde foi considerado o peso da região metropolitana do estado inteiro, e não apenas o da capital. Isso influenciou no cálculo de dados como o índice de Gini. Outros dados como o rendimento da população, taxas de analfabetismo e de desocupação também sofreram alterações.

Miriam Belchior destacou a rapidez com que o IBGE corrigiu os dados. “Isso não apaga o erro, que é gravíssimo, mas colocou à disposição da sociedade de forma transparente o mais rápido possível, as informações corrigidas.”

Segundo a ministra, ao ser informada do erro do IBGE, a presidenta Dilma Rousseff demonstrou perplexidade por um erro básico como o fato de não ter sido feito um processo de checagem e rechecagem dos dados. Para a ministra, não há problemas de orçamento e de pessoal no IBGE. “Houve um problema técnico básico de não ter sido feita a checagem dos dados”, destacou.

Ontem, a presidenta do IBGE, Wasmália Bivar, pediu desculpas a toda a sociedade pelo erro, mas afirmou que, do ponto de vista significativo, os resultados não mudaram substancialmente.

Também participam da coletiva a ministra do Desenvolvimento Social, Tereza Campello, o ministro da Educação, Henrique Paim, e o ministro da Secretaria de Assuntos Estratégicos, Marcelo Neri. Em nota divulgada durante a coletiva, o governo afirma que os novos dados da Pnad reafirmam a trajetória de queda das desigualdades e mantêm as principais tendências verificadas nesta década.

 

Lourdes Nassif

Redatora-chefe no GGN

16 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Cláusula de confidencialidade

    Cláusula de confidencialidade usada como justificativa pela candidata Marina Silva (PSB) para manter sob sigilo os clientes e valores individualizados de suas palestras não se aplica a todos os seus contratos, que, juntos, somaram R$ 1,6 milhão; ao contrário do que Marina tem dito publicamente, quatro entidades disseram que não assinaram nenhum acordo para tratar como sigiloso o valor pago a ela.

    1. Há certas regraas que são

      Há certas regraas que são culturais, não precisa constar no contrato. Foi por isso que no caso da compra da refiraria nos States não precisava nem informar aos conselheiros de algumas dessas. Por aqui, consultoriapalestra é praxe ser sigiloso quem pagou e para quê.O que querem com se tivesse atacando Marina é querer vascular isso das Palocianas, Pimentescas, Dirceunista, etc

    2. Aquela mesma Claúsula de

      Aquela mesma Claúsula de Confiabilidade que se utilizaram Antonio Palocci (4 milhões) e Fernando Pimentel (2 milhões) para não explicar de onde saiu essa dinheirama em consultorias.

       

  2. Desonestidade , não, campanha

    Desonestidade , não, campanha suja mesmo.

    Faltam poucos dias para a eleição e, neste momento, o clima fica um pouco quente e nós sabemos que começa uma série de mentiras e boatos falsos por aí […] Tem uns que dizem que o Bolsa Família, nosso programa mais importante, o programa que nós consideramos o mais forte para reduzir pobreza e desigualdade, junto com emprego e aumento de salário, vai acabar. Vai acabar se eles forem eleitos.

    Acusa os adversários de criar boatos o que já uma mentira e no mesmo instante ela mesma cria o boato.

  3. Eu sou um profeta. Demonstro

    Eu sou um profeta. Demonstro meus poderes da seguinte maneira: eu não preciso olhar os comentários da página na Folha para saber que lá estão comentando que possíveis exonerações no IBGE foram ordem direta da Dilma por terem publicado dados que atrapalharam a campanha eleitoral.

     

     

  4. Só mudou a manchete. O
    Só mudou a manchete. O problema é a eleição. Tempos chatos.

    Não considerei os erros tão graves assim.
    O IBGE lida com uma quantidade incrível de informações. Erros como este são comuns e são corrigidos com o tempo.

    Triste o nível das críticas. Faltou checagem? Rsrsrsrs

  5. A culpa é do governo, que

    A culpa é do governo, que demitiu 189 trabaladores em greve.

    Isso mesmo, o governo do Partido dos Trabalhadores demitiu 189 trabalhadores por fazerem greve.

  6. ignorancia é contagiosa

    Prezados

    Essa  sindicancia   vai apresentar  suas  conclusões  em  Setembro 2015, na apresentação da PNAD de 2014.

    Isso  se o PT  vencer.

    Se for  derrotado  a proxima diretoria do IBGE vai limnpar a contabilidade criativa realizada  pelo PT.

    Só assim  ficaremos  livres de sermos  a Argentina amanhã.

     

  7. ignorancia é contagiosa

    Prezados

    Essa  sindicancia   vai apresentar  suas  conclusões  em  Setembro 2015, na apresentação da PNAD de 2014.

    Isso  se o PT  vencer.

    Se for  derrotado  a proxima diretoria do IBGE vai limnpar a contabilidade criativa realizada  pelo PT.

    Só assim  ficaremos  livres de sermos  a Argentina amanhã.

     

  8. Brilhante

    O governo já destruiu a autonomia do IPEA, ideologizou a Fiocruz até o talo e agora, pelo visto, está destruindo a credibilidade do IBGE.

    Devem querer mais quatro anos pra ver se acabam também com a Embrapa.

     

  9. Irrespoob

    Erro no IBGE por menor que seja é gravíssimo. Todo mundo, seja da área governamental, da área da medicina, do trabalho, da economia, da educação, entre outras, se baseiam em números para decidir programas e ações. Esse erro, por menor que seja, criou dúvidas sobre as estatísticas realizadas no Brasil. Precisa de punição sim. É uma tremenda irresponsabilidade e indica falta de compromisso com o exercício da profissão.Seja com objetivo eleitoral ou meramente de desatenção os envolvidos não podem continuar no órgão. Se isso acontecesse nos Estados Unidos, país que preza as estatísticas acima de tudo exatamente porque envolve tudo o que se faz, a punição seria muito grave. Essa história de que foram demitidos grevistas e por isso ocorreu erro é piada.

  10. 1- O PIG já puniu até

    1- O PIG já puniu até severamente todos;

    2- Haveria nesse meio alguém que não tenha entrado nos tempos de FHC?

    3 – se a Petrobras que tem os maiores engenheiros calculistas  se erra em bilhões no orçamento de construção de refinaria, posso esperar erro menor de estatísticos?

    4 – O mundo todo sabe que periferia existe exatamente para colocar o pobrismo bem afastado das  capitais e longe dos dados belos desta, como alguém pôde desconhecer  isso?

  11. Depois que um país inteiro

    Depois que um país inteiro acreditar que dois aviôes batem no ar e um continua a viagem mesmo sendo o de menor peso, e depois seus pilotos são “exportados ” no mesmo dia, para dar tempo de inventar uma “historinha”.

    Um pais assim acredita em tudo ate na mitomania petista.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador